segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Dia 20 de Outubro - Oktoberfest Blumenau 2019 - Momentos com a Presença da Banda Treml

Apresentamos nesta postagem momentos do dia de domingo - 20 de outubro de 2019, com passagens da centenária banda de São Bento do Sul - Banda Treml.

Um pouco desta História...

Banda Treml é uma banda 10 anos mais antiga e que foi rebatizada por um de seus músicos - na ausência de seu legítimo fundador - Jorge Zipperer. Esta banda abrilhantava as atividades da Sociedade de Atiradores e seu líder  e fundador - Jorge Zipperer - era descendente de uma família bohêmia. 
Quando Zipperer  mudou-se para Rio Negrinho, João Treml, com 28 anos de idade, assumiu a banda e rebatizou-a com seu nome - Treml. Isto aconteceu no ano de 1913.
A banda antes de receber  o nome Treml, foi fundada pela família Zipperer. O patriarca, Josef Zipperer não sabia tocar instrumento musical. Mas isto não impediu de levar seu filho Jorge para ter sua iniciação musical com Kasper Tauscher, com quem aprendeu a tocar gaita ou harmônica. Usavam partituras oriundas da Alemanha e da Bohêmia.
Jorge Zipperer
No ano de 1897 tocou gaita junto com Oswaldo Hoffmann. Também tocou com seu professor de música, Tauscher. Tomou coragem para animar casamentos de conhecidos na cidade e região, como a festa de casamento de Francisco Ronsberger e Catharina Bachel. Antigamente, as festas de casamentos aconteciam na sala da residência dos pais da noiva. Neste caso, foi na casa do noivo.
Jorge Zipperer não pára mais de tocar gaita, mesmo ela tendo problemas. Várias vezes, sua gaita foi levada para ser concertada em Joinville.
Tocou com Willy Bollmann, Werner Weber, Carlos Hoffmann e Gustavo Lutz.
No ano de 1903, Jorge Zipperer idealizou, montou e coordenou uma banda musical - Banda Zipperer - portanto 10 anos antes de João Treml trocar o seu nome para Banda Treml. A primeira formação da banda teve os seguintes músicos: 
Hugo Fischer, Max Jakusch, João Wordell, João Linzmeyer, Guilherme Beckert, Antônio Beckert, Miguel Gschwendtner, Aloís Kollross, Ernest Bollmann, Oswaldo Hoffmann Jr, Adolfo Weber Jr, Heinrich Weber, Alfred Tschöke e o próprio,  João Treml que trocaria o nome da banda em 1913 para o seu nome. Naturalmente a banda fundada por Jorge Zipperer teve ligação com a Sociedade dos Atiradores de São Bento do Sul.



Banda Zipperer animava as festas de Rei, entre outros eventos, como o aniversário da atual Sociedade de Cantores 25 de Julho, nos anos de 1905 e 1910. 
Em 1912, Jorge Zipperer, por motivos pessoais, mudou-se para Rio Negrinho. Também saiu o músico Andreas Ehrl. 
No ano seguinte, João Treml toma a frente da banda, rebatizando-a com o seu nome  e admite novos músicos que pelas fotografias históricas, não são muitos mais.
Banda Treml tem mais de 100 anos, historicamente tem 116 anos de história. No Oktoberfest Blumenau 2019esteve no palco do Setor 4 da Vila Germânica, no dia 20 de janeiro.

Uma curiosidade histórica, no palco do Oktoberfest Blumenau. Jorge Treml foi o bisavô de Sílvio Roberto Hantschel, atual Presidente da Associação Cultural Deutsche Welt de Florianópolis. 

Mais História de São Bento do Sul - Clicar sobre:


Jeanine Rauh Probst Hantschel  e Sílvio Roberto Hantschel.
Também encontramos no Setor 4 da Vila Germânica, na tarde do dia 20 de outubro, integrantes da Associação Cultural Deutsche Welt de Florianópolis, acompanhado de sua Rainha - 20° Deutsches Fest - Ingrid Scherer. A associação está completando em novembro deste ano de 2019, 20 anos existência e seu atual presidente é Sílvio Roberto Hantschel.
Associação Cultural Deutsche Welt
As imagens comunicam...





















 











































































































































































































Vídeos
















Nenhum comentário:

Postar um comentário