Um pouco desta História...
A Banda Treml é uma banda 10 anos mais antiga e que foi rebatizada por um de seus músicos - na ausência de seu legítimo fundador - Jorge Zipperer. Esta banda abrilhantava as atividades da Sociedade de Atiradores e seu líder e fundador - Jorge Zipperer - era descendente de uma família bohêmia.
Quando Zipperer mudou-se para Rio Negrinho, João Treml, com 28 anos de idade, assumiu a banda e rebatizou-a com seu nome - Treml. Isto aconteceu no ano de 1913.
A banda antes de receber o nome Treml, foi fundada pela família Zipperer. O patriarca, Josef Zipperer não sabia tocar instrumento musical. Mas isto não impediu de levar seu filho Jorge para ter sua iniciação musical com Kasper Tauscher, com quem aprendeu a tocar gaita ou harmônica. Usavam partituras oriundas da Alemanha e da Bohêmia.
Jorge Zipperer |
Jorge Zipperer não pára mais de tocar gaita, mesmo ela tendo problemas. Várias vezes, sua gaita foi levada para ser concertada em Joinville.
Tocou com Willy Bollmann, Werner Weber, Carlos Hoffmann e Gustavo Lutz.
No ano de 1903, Jorge Zipperer idealizou, montou e coordenou uma banda musical - Banda Zipperer - portanto 10 anos antes de João Treml trocar o seu nome para Banda Treml. A primeira formação da banda teve os seguintes músicos:
Hugo Fischer, Max Jakusch, João Wordell, João Linzmeyer, Guilherme Beckert, Antônio Beckert, Miguel Gschwendtner, Aloís Kollross, Ernest Bollmann, Oswaldo Hoffmann Jr, Adolfo Weber Jr, Heinrich Weber, Alfred Tschöke e o próprio, João Treml que trocaria o nome da banda em 1913 para o seu nome. Naturalmente a banda fundada por Jorge Zipperer teve ligação com a Sociedade dos Atiradores de São Bento do Sul.
A Banda Zipperer animava as festas de Rei, entre outros eventos, como o aniversário da atual Sociedade de Cantores 25 de Julho, nos anos de 1905 e 1910.
Em 1912, Jorge Zipperer, por motivos pessoais, mudou-se para Rio Negrinho. Também saiu o músico Andreas Ehrl.
No ano seguinte, João Treml toma a frente da banda, rebatizando-a com o seu nome e admite novos músicos que pelas fotografias históricas, não são muitos mais.
No ano seguinte, João Treml toma a frente da banda, rebatizando-a com o seu nome e admite novos músicos que pelas fotografias históricas, não são muitos mais.
A Banda Treml tem mais de 100 anos, historicamente tem 116 anos de história. No Oktoberfest Blumenau 2019, esteve no palco do Setor 4 da Vila Germânica, no dia 20 de janeiro.
Uma curiosidade histórica, no palco do Oktoberfest Blumenau. Jorge Treml foi o bisavô de Sílvio Roberto Hantschel, atual Presidente da Associação Cultural Deutsche Welt de Florianópolis.
Uma curiosidade histórica, no palco do Oktoberfest Blumenau. Jorge Treml foi o bisavô de Sílvio Roberto Hantschel, atual Presidente da Associação Cultural Deutsche Welt de Florianópolis.
Mais História de São Bento do Sul - Clicar sobre:
- 2017 - São Bento do Sul - 40° Aniversário do GFG Böhmerwald
- Walter Malewschik - um construtor de cultura e de violinos - São Bento do Sul SC
Jeanine Rauh Probst Hantschel e Sílvio Roberto Hantschel. |
As imagens comunicam...
Vídeos
ROCK
Leituras similares:
- Banda Treml/Banda Zipperer - São Bento do Sul
- Dia 16/17 Outubro - Oktoberfest Blumenau 2019 - Momentos com a Presença da Lendária Nüsslberg Buam
- Momentos do 1° dia do Oktoberfest Blumenau 2019 - Desfile Oficial e Sangria do 1° Barril de Chope. Dia 9 de outubro de 2019
- VoXXclub - 2° Apresentação no Oktoberfest Blumenau 2019
- Dia 11 Outubro - Oktoberfest Blumenau 2019 - Momentos.
- Musik in der Nacht - Show dos Velhos Camaradas - Oktoberfest Blumenau 2019
- Musik in der Nacht - VoXXclub - Oktoberfest Blumenau 2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário