segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Um local da Wurtstrasse, atual Rua XV de Novembro - Fotografia histórica - Blumenau

 
Um fotografia histórica muito conhecida de todos, cujo original está no Arquivo Histórico José Ferreira da Silva não deixou lastro ou um detalhe de seu local na antiga Wurtstrasse, atual Rua XV de Novembro. Praticamente todas edificações foram substituídas, não somente uma vez, mas mais que uma, dentro de um recorte histórico tão pequeno, nem 150 anos de história - no local da foto.
Pessoas vieram nos questionar onde seria este local ilustrado na foto acima.
A importante revista Blumenau em Cadernos - Tomo VIII No°4 de 1966, elucidou nossa busca.
Local fotografado marcado na Wurtstrasse, em um mapa de 1864.
"Uma vista da rua 15 de Novembro, nos começos do século, do trecho entre a entrada da Ponte Deputado Adolfo Konder e o Edifício em que está instalado o I. A. P. I .. atualmente.O prédio de enxaimel. à esquerda e o seguinte de dois andares, pertenciam à firma Luiz Altemburg. No local, está atualmente a Casa Moellmann S/A. A Casa seguinte, com escadaria, fronteira, era o negócio dos Irmãos Rabe. A direita, o primeiro prédio era um depósito de cal da firma Altemburg, o segundo, a residência de Fides Deeke, há pouco demolida e a seguinte, de dois andares era a residência do Sr. Ninstedt. Entre esta e a anterior fica atualmente o Teatro "Carlos Gomes". Quem viu êsse trecho há uns 60 anos atrás e o vê hoje."
Na frente do Teatro Carlos Gomes.














Teatro Carlos Gomes.
Foto da foto original guardada no Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, feita por nós, em 2005

Se o autor deste texto destaca mudanças do início do século XX e meados dos anos de 1960 do mesmo, não faz ideia o quanto o local mudou, nos dias atuais.



Em Construção...


















Nenhum comentário:

Postar um comentário