segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Norbert Gälle - Compositor da Polka Böhmischer Traum - no Brasil pela 2º Vez


Os Gälle no Oktoberfest Blumenau 2017.
Norbert Gälle e sua esposa Alexandra Gälle estiveram no Brasil pela primeira vez em outubro de 2017, quando visitaram algumas cidades da região e também estiveram no Oktoberfest Blumenau 2017. As postagens destes momentos podem ser conferidas e estão no final desta.
Gostaram tanto do encontro com músicos de bandas regionais, onde houve intercâmbio e encontros musicais oportunizando a presença do compositor alemão, que o Brasil fez parte de seu roteiro de férias do início do ano de 2020, onde oportunizaram também conhecer outras regiões do país, como Bahia - Salvador, e Foz do Iguaçu no Paraná e Rio de Janeiro. Deste período de férias, destinaram 3 dias para Santa Catarina, onde puderam, entre outros compromissos, ser recepcionados pela Banda Treml, na cidade de São Bento do Sul, reencontrar a Banda Municipal Die Originalen Rega Bläser de Pomerode onde também participaram do Desfile Oficial da 37° Festa Pomerana e visitaram alguns museus da cidade. 
Trouxeram, de maneira especial, um das páginas originais da partitura da marcha "Obrigado" para o Museu de Música de Timbó SC. Esperamos que valorizem o significado deste presente, mais do que demonstraram, ao recebê-los na data marcada para essa entrega, no dia 25 de janeiro - 10:00h. 
Imagem retirada do Facebook de Norbert Gälle - cópia do termo que assinou
 em Timbó SC.

Um página  original da partitura manuscrita da marcha "Obrigado" - Composição de Norbert Gälle
entregue para o acervo do Museu da Música de Timbó SC - janeiro de 2018.
A marcha "Obrigado" é um nova composição de Gälle feita para os novos amigos do Brasil. Tão logo chegou na Alemanha, em 2017, iniciou este trabalho que faz parte do novo CD da banda  Scherzachtaler Blasmusik, onde toca e seu irmão Anton Gälle é o regente.
Osvaldo Prade Junior - músico e regente da região recebendo a partitura da marcha "Obrigado" enviada por Norbert Gälle, através das mãos do Maestro Luiz Francisco Kamienski da Banda Treml, em  13 de agosto de 2018. A entregue foi feita de maneira oficial na Vila Germânica - Blumenau SC.
Tudo isso teve início quando escrevemos sobre Bömischer Traum, no local de "músicas alemãs" neste Blog e esta, é uma de nossas melodias preferidas e sempre foi - mesmo antes de conhecer seu compositor. Em trocas, efetuadas em conversa com o músico da Banda Municipal Die Originalen Rega Bläser de Pomerode SC - Ivan Blumenschein, soubemos que o compositor desta marcha famosa possuía perfil no Facebook. Encontramos muito pouca informação sobre ele na internet para escrever sobre Bömischer Traum. Não exitamos em contactar com Norbert Gälle enviando convite para entrevistá-lo e este foi muito gentil em suas respostas. 


Em 18 de outubro de 2017.
A primeira troca de mensagens aconteceu no dia 18 de março de 2017. Foi quando o convidamos para conhecer nossa região. O convite foi prontamente aceito. Em 18 de outubro de 2017 desembarcou no aeroporto de Florianópolis, e depois, partiu para a região do Vale do Itajaí, onde permaneceu até o dia 22 de outubro
Para ler sobre toda a trajetória e a história dos Gälle no Brasil, acessar os link's no final desta postagem.
Neste, apresentamos os 3 intensos dias em sua companhia, através de imagens feitas nos dias 23, 24, 25 e 26 de janeiro de 2020.

Imagens que comunicam...

Os Gälle permaneceram na região, no estado de Santa Catarina, do dia 23 de janeiro até o dia 26 de janeiro ao meio dia. Exatos 3 dias. Pretendiam nos fazer um surpresa com sua visita. Mas não conseguiram guardar a surpresa. Por conta disto, tinham reservado o  quarto em hotel e alugado um automóvel, o qual ficou parado durante sua estada na região. Rodamos  em um só automóvel. Fomos recebê-los no aeroporto regional de Navegantes, almoçamos e fomos até o hotel, em Pomerode SC, onde deixaram as malas e rumamos para um brinde de Boas Vindas, em nossa residencia que se prolongou até o jantar.





Hotel - Pomerode SC.

Hotel - Pomerode SC.














Resultado de imagem para Walter Malewschik
Walter Malewschik
Estava programado para o dia 24 de janeiro, visitas à museus de Pomerode, ocupando o lugar do programa - visita às cachoeiras de Corupá SC, que não aconteceu, em função do tempo chuvoso. 
A tarde, levamos os Gälle a São Bento do Sul, parando antes na residência de Monica Malewschik, esposa do renomado luthier de São Bento do Sul, Walter Malewschik. Escrevemos sobre sua vida (link no final deste). Frau Malewschik também é folclorista e coordenadora do Grupo Foclórico Jäger Volkstanzgruppe. A anfitriã serviu um lanche para todos.
Depois, levamos o compositor alemão e sua esposa ao local onde a Banda Treml os aguardava. Houve o novo  reencontro com a centenária Banda Treml, cuja história igualmente está neste Blog (link no final deste). 
Em 2018, a banda de São Bento do Sul esteve na Alemanha e foi recebido pelos Gälle. 
Intercâmbio iniciado por este Blog, em 2017, quando se conheceram no palco do Oktoberfest Blumenau.
No palco do Oktoberfest Blumenau 2017, uma hora antes dos Gälle partir em viagem de retorno. A sinapse musical aconteceu.
As imagens comunicam...
No hotel.












Museu Weege
Escrevemos sobre a história e a saga dos Weege, e consequentemente deste museu. No final desta postagem, está o link.





















Wandschoner - Panos de Parede. Link no final da postagem.





































 Museu Pomerano

Seguindo, dentro da cidade de Pomerode SC, a visita seguiu no Museu Pomerano, antes houve um encontro ocasional entre o compositor e o regente da Banda Municipal Rafael Liandro Pinto Nemézio.












Norbert Gälle e Rafael Liandro Pinto Nemézio.









No Museu Pomerano - Pomerode SC.


Com Guilherme Carletto Thies.












Almoço em Pomerode





Rumo a São Bento do Sul...
Residência de Monica Malewschik - São Bento do Sul SC







Os Gälle com Monica Malewschik.



Delicadezas e belezas do jardim da casa.


Os Gälle com Monica Malewschik.















Encontro com a Banda Treml - São Bento do Sul SC
Este momento foi marcado por grande alegria e emoção. Quando o carro de Norbert Gälle chegou ao local do encontro, a banda começou a tocar a marcha "Obrigado". Não tivemos tempo de preparar o equipamento para registros, de tão inesperada que foi a surpresa.
Trocas de abraços e entregas de CD e presentes aos músicos de São Bento do Sul. Todos foram convidados a entrar no recinto onde foi servido um jantar, mas antes foi feita a foto oficial deste encontro.
Após o jantar, regado a muita conversa e boa risada, o compositor alemão e esposa foram homenageados e receberam presentes do grupo anfitrião. Até mesmo, representantes deste Blog receberam presentes. Muito gentis e amáveis. São momentos que permanecerão na memória.
1° Vídeo - Assim banda tocava quan os Gälle chergaram ao local
2° Vídeo - Transmissão ao vivo para nosso canal - sequencia antes do jantar.











































































































Vielen, Vielen Dank!





Vielen, Vielen Dank!




































Vielen Dank!































Museu da Música - Timbó - Entrega da página da original  Partitura da Marcha Obrigado.































Pomerode SC

A tarde do dia 25 de janeiro de 2020, após a esta na cidade de Timbó, foi feita uma volta na 37°Festa Pomerana  onde ocorria o Encontro de Bandoneons. 
No início da noite - após descanso no hotel, os Gälles, a convite da organização da Festa Pomerana, participaram do último desfile oficial dada festa. Frau Gälle trouxe da Alemanha, sacos de guloseimas para oferecer às crianças presentes. Permaneceram parte da noite, na Festa Pomerana, onde foram cumprimentados por fãs.


















Desfile







































Com Prefeito de Pomerode Ércio Kriek.



Com o prefeito e vice prefeita de Pomerode: Ércio Kriek e Gladys Sievert e respectivos pares.


























Com a Banda Musical Banda Musical Die Originalen Rega Bläser




















Desfile em um Ford vermelho 1929.
























































u




































































































Marcio Brosowsky, músico da Banda Treml, Trio Edelweiss e Presidente
 da  Fundação Cultural de São Bento do Sul SC.






Com Luciano Lang da Banda Vox 3 de Blumenau.



Grupo de Dança Folclórica de Jaraguá do Sul Norden Tal Volkstanzgruppe.














Dia 26 de janeiro - almoço e despedidas na 37° Festa Pomerana - Pomerode SC










Acompanhamos em uma parte da estrada.





Aufwiedersehen!
Sehr gut, sie zu treffen! Bis bald!
Muito bom reencontrá-los! Até Breve!
Parte dos link's abaixo contam sobre Norbert Gälle e sua história no Brasil antes de 2020 e link's citados na postagem acima!













Nenhum comentário:

Postar um comentário