segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Lançamento do livro Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel - Blumenau SC


O segundo lançamento no Vale do Itajaí do livro Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel aconteceu na cidade de Blumenau - no Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau, local que frequentamos e de nossas práticas culturais e sociais desde o ano de 2005.
Dançando no Tanz- und Spielgruppe Gartenstadt.
O Presidente do Centro Cultural, Dieter Berner gentilmente dirigiu o cerimonial devidamente trajado. Também o grupo folclórico do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Blumenauer Volkstanzgruppe se fez presente e encantou a todos com as danças folclóricas. Convidamos todos os grupos folclóricos associados da AFG - Associação dos Grupos folclóricos do Médio Vale do Itajaí, os quais, comumente fotografamos em suas apresentações e estes registros estão publicados neste Blog. Também convidamos o grupo folclórico no qual dançamos o folclórico alemão - o Tanz- und Spielgruppe Gartenstadt.
A música - melodias do cancioneiro alemão - foi feita pelo músico e organista Hans Jurgen Jopp - o Spitz, músico alemão que toca em algumas bandas locais e também, é o responsável pelo repertório do Coro Masculino Liederkranz em sua performance do "Show dos Velhos Camaradas", como também, responsável por alguns arranjos das músicas apresentadas pelo coro. 
Na noite deste lançamento, apresentaram-se junto com o Spitz, o baterista e percussionista Osni Neumann e o músico de sopros Claudio Neumann, ambos musicistas renomados e que também se apresentam no Show dos Velhos Camaradas  interpretado pelo Coro Masculino Liederkranz, do qual estiveram presentes 6 coralistas, que em algum momento seguiram os músicos com suas vozes.
A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Roberto Wittmann, pessoas no palco
Músicos: Hans Jurgen Jopp (Spitz), Claudio Baumann e Osni Neumann. Coralistas: Ingo Gehrke, Jonas Reuter, Ivo Selbmann, Márcio Vogel e Roberto Wittmann.
Gentilmente o Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau, Dieter Berner presidiu o cerimonial como Mestre de Cerimônias, devidamente trajado com o traje histórico de Unterfranken, norte da Baviera. 

Cerimonial

Lançamento do Livro 
Fachwerk – A Técnica Construtiva Enxaimel
Dia: 31 de janeiro de 2020
C.C. 25 de Julho de Blumenau – 19h30min

Mestre de Cerimônias 
Senhoras e Senhores, boa noite.
Mestre de Cerimônias  
Estamos iniciando, neste momento, a solenidade de lançamento do Livro: Fachwerk – A Técnica Construtiva Enxaimel, de Angelina Wittmann. 
Após uma pesquisa de mais de 25 anos, reforçamos que enxaimel não é um estilo, não é limitado dentro de um conceito engessado dentro de um recorte de tempo somente, não é “ripa” colada em uma parede de alvenaria, não é tecnologia repassada pelos indígenas que viviam no Brasil quando chegaram os pioneiros, não foi construído e usado pelos “colonos” somente, não é coisa velha, não é passado, não é coisa pobre, não é só aquela edificação que tem tijolos à vista, …,.
A casa com a estrutura enxaimel é um dos muitos modelos resultantes de um processo que teve início durante a primeira grande revolução do homem, quando este deixou de ser coletor e caçador e se fixou no solo, tornando-se agricultor a pastor. Homem que domou, segundo Munford, a si mesmo e depois, o meio insalubre que tinha que tirar a sua sobrevivência e construir a sua casa primária com materiais tirados deste meio, o embrião da casa de madeira encaixada, com a presença dos primeiros encaixes.
Enxaimel é uma estrutura de madeira independente das paredes, com toda a complexidades da distribuição de cargas que isto significa e só conseguida nas casas de alvenaria após os experimentos na igreja de Santa Sofia, no século VI e depois evoluído até chegar a leveza dos vitrais das catedrais góticas - o ápice desta revolução na técnica construtiva em alvenaria de pedras. A casa de madeira já apresentava a sua estrutura independente das paredes, há 6.000 anos a.C. e que nunca deixou de ser construída, até o tempo presente.

Mestre de Cerimônias 
Agradecendo pela presença, convidamos para se postarem junto a este cerimonial:

1 - Representante do Prefeito de Blumenau –  Mário Hildebrandt 
Arquiteto Roger Schreiber – Diretor de Planejamento

2 – Cônsulado Honorário da Alemanha em Blumenau
Cônsul Susanne Klemz Adam

3 – Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina - CAU SC 
Presidente - Arquiteta  Daniela Sarmento

4 - Representante do Secretário Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) – Rodrigo Ramos e que fez a apresentação da obra.
Professora Sueli Petry - Diretora do Patrimônio Histórico-Museológico da Fundação Cultural de Blumenau

5 – Câmara de Vereadores  de Blumenau
 Vereador Jens Mantau 

6 – IHB -  Instituto Histórico de Blumenau
Presidente Marcos Schroeder 

7 –  C.C. 25 de Julho de Blumenau
Presidente Dieter Berner 

Mestre de Cerimônias 
Registramos e agradecemos também pela honrosa presença dos folcloristas de Grupos Folclóricos da AFG e da região; coralistas de grupos de canto coral, professores, arquitetos, acadêmicos e proprietários de casas enxaimel residentes em Blumenau e também, em cidades da região como Ibirama, Rio do Sul, Indaial, São Bento, Jaraguá do Sul, Pomerode e Gaspar.

Mestre de Cerimônias 
Registramos e agradecemos, igualmente, a presença da Artista plástica de Pomerode Margareth Rauh Soethe, que apresenta 4 obras – expostas próxima à mesa da autora – cujo motivo é a técnica construtiva enxaimel.
Com Hans Jurgen Jopp - antes do início da cerimônia.
Como também, registramos e agradecemos a presença da Hans Jurgen Jopp – Spitz, organista e músico formado na Alemanha nascido na vila de Mechenhard, conhecida como Erlenbach – norte da Bavária. Spitz é o tecladista e arranjador do Coro Masculino Liederkranz - Coro que ensaio e é um dos grupos culturais do C.C. 25 de Julho de Blumenau. 
Hans Jurgen Jopp foi o primeiro vocalista de uma das grandes bandas alemãs que tocaram no Oktoberfest Blumenau da década de 1990, chamada Die Odenwälder Fidele Buan.

Mestre de Cerimônias 
Saudamos, ainda, os demais convidados que nos prestigiam na noite de hoje, de forma muito especial e carinhosa à família da autora do livro lançado hoje.

Mestre de Cerimônias 
Iniciando esta cerimônia, acompanharemos, com respeito, a execução do Hino Nacional Brasileiro, e em seguida, o Hino Nacional Alemão.
Execução dos Hinos...

Mestre de Cerimônias 
Destacamos, a seguir, a Apresentação do livro feita por Rodrigo Ramos - Jornalista - Produtor Cultural – Professor - Especialista em Arte e Educação e atual Secretário Municipal de Cultura e Relações Institucionais: 
“Ficamos surpresos como o convite para fazer a apresentação deste livro. Como jornalista, produtor cultural, professor e cidadão, tenho observado o trabalho da arquiteta e memorialista Angelina Wittmann nas questões da preservação da memória em Blumenau e região. Este livro não é revisionista, mas apresenta reflexões sobre as formas construtivas como identidade cultural da região do Vale do Itajaí.  A publicação traz informações de forma a entender as dimensões, teóricas e práticas, utilizadas na arquitetura.  
Considerada como um braço da história da arte, a arquitetura marca ideias e os grandes (de)feitos da sociedade humana. Nas próximas páginas o leitor, que se debruçar sobre esta obra, encontrará uma infinidade de informações técnicas e terá também um panorama da história da arquitetura. Nesse recorte histórico e linha do tempo, Angelina vai em busca de informações das primeiras civilizações e mostra detalhes muito similares aos usados no período Neolítico com a técnica construtiva do Fachwerkbau. 
Curiosa e inquieta, não se contenta apenas com a pesquisa histórica e busca, através de relatos que ela obteve, partilhar opiniões e ideias sobre as questões patrimoniais e de preservação. Uma atitude que leva a sociedade a refletir. Angelina trabalha a cultura, a cidade e mais uma vez, aponta para ações de preservação que devem ser vivenciadas por toda sociedade e a que podemos chamar de ação de “cidadania cultural”.  Para os leitores argutos, é uma rica contribuição, com diálogo franco e inteligente, para avançarmos na política pública cultural de preservação do patrimônio da sociedade.” Rodrigo Rogério Ramos
Mestre de Cerimônias 

Também, na apresentação do livro feita por Dr. Wolfgang Betz, traduzido do alemão por Beatriz Niemeyer, se destaca:
“A arquiteta Angelina Wittmann registra através desta obra, o resultado de vários anos de pesquisa sobre a construção enxaimel. Seu trabalho científico estende-se sobre uma vasta área geográfica e compreende profundidade histórica. Imigrantes alemães trouxeram esta técnica de construção de suas regiões para o sul do Brasil e a adaptaram às condições locais.
Durante várias viagens por regiões da Alemanha, a autora estudou o enxaimel, fez comparações e demonstra as diferenças de forma clara, com descrições detalhadas, desenhos e fotografias. Um fragmento dessas viagens de estudos de Angelina Wittmann, eu tive o prazer de acompanhar. Nas cidades históricas de Rothenburg ob der Tauber, Dinkelsbühl, Bad Windheim e outras, ainda hoje os moradores orgulham-se de suas edificações enxaimel e da imagem que as mesmas concedem às suas cidades. A inconfundível identidade dessas cidades revigora a sensação de pertencimento de seus moradores e acentua o agradável estilo de vida que se encontra nas ruas estreitas e vielas, o que atrai anualmente milhares de turistas de todo o mundo.
Durante séculos era a madeira que determinava a forma de construir de grande parte da população, dos trabalhadores, da classe média baixa e agricultores. Na Francônia, como em outras regiões da Alemanha, o legado das construções dos pequenos burgueses é conservado em museus, como também no museu a céu aberto “Freilandsmuseum” em Bad Windsheim. Na engenharia da construção urbana a proteção patrimonial cultural goza de uma posição importante, o que, sem o apoio dos habitantes, não seria possível. Angelina conheceu também, durante suas pesquisas, essas três visões sobre o assunto: a do diretor do Museu, a do arquiteto urbano e a de um curador municipal de patrimônio histórico. Esses especialistas debateram com a arquiteta de Santa Catarina, com espontâneo interesse.
Por essa razão, a obra de Angelina Wittmann deverá servir excepcionalmente bem para fomentar o conhecimento e a compreensão desse legado cultural alemão no Brasil. O mesmo, ainda que represente a forma de construir tradicional e despretensiosa de moradores do campo e cidadãos humildes, merece ser valorizado e protegido. Neste sentido, desejo que este considerável trabalho receba a atenção de numerosos e sensíveis leitores e admiradores.” Dr. Wolfgang Betz
Mestre de Cerimônias  

Para melhor entendermos a obra hoje lançada, ouviremos, a seguir, os seguintes pronunciamentos:
•Da autora: Angelina Wittmann

•Representante do Prefeito de Blumenau – Mário Hildebrandt
 Roger Schreiber – Secretário Municipal de planejamento.

•Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina - CAU SC 
 Arquiteta Daniela Sarmento

•Representante do Secretário Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) – Rodrigo Ramos
Professora Sueli Petry - Diretora do Patrimônio Histórico-Museológico da Fundação Cultural de Blumenau

• (Palavra livre a quem desejar se pronunciar…)

Mestre de Cerimônias 
Apresentação do Grupo Folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe e danças de integração.

 Mestre de Cerimônias 
A seguir, um momento musical: com repertório alemão proporcionado por Spitz (Teclado)e seus Claudio Baumann (Saxofone e flauta) e Osni Neumann (Baterista e percussão) – no decorrer da noite cultural festiva, onde todos poderão fazer uso da pista de dança, como também fazer uso do serviço de bar e cozinha, disponíveis na noite.

Mestre de Cerimônias  
Agradecendo novamente a presença de todos, encerramos esta cerimônia e convidamos os presentes para:
Prestigiar a música ouvindo, ou dançando;
Também, para a visitação às obras de Margareth Soeth
Para a seção de autógrafos de Angelina Wittmann, Autora do livro, ao som de músicas alemãs e austríacas tocadas por Spitz e amigos – lembrando que o salão está disponível a quem desejar dançar, contando com o serviço de bar e cozinha.

A todos, uma boa noite!
--------------------------------------
Lembramos que o primeiro lançamento do livro Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel ocorreu no dia de aniversário da cidade de Pomerode SC no palco da Festa Pomerana - no dia 21 de janeiro de 2020 (Link no final da postagem).
No lançamento de Blumenau, neste dia 31 de janeiro, contou com a presença de autoridades da educação, da administração pública, instituições estaduais e federais, setores culturais, civis e privados, familiares e amigos. 
Também foi convidado de forma especial, representantes da educação municipal, que no momento recebeu livros para estar nas bibliotecas de suas principais escolas. Agradecemos de maneira especial a presença da Professora Maria Luíza de Oliveira, que mesmo sem condições, se fez presente. Em conversa, ficou determinado que faremos parte de momentos especiais dentro de determinadas escolas que receberão os exemplares do livro, em momentos culturais e de ensino. 

Na sequência apresentaremos as fotografias - imagens que comunicam, feitas por Luciele  Beatriz Kessler, com comentários.

As imagens comunicam...
Local do lançamento - C.C. 25 de Julho de Blumenau - 17:30h.

No mural do "25"
Roberto Wittmann e Han sJurgen Jopp - Spitz.





No porta-retratos  - a fotografia do Professor Vilmar Vidor.

Obras da artista plástica de Pomerode Margareth Rauh Soethe


Jorge Wittmann -  responsável pela arte da capa do livro.



Jorge Wittmann - responsável pela arte da capa do livro.



Jorge Wittmann e Luciele Kessler - Fotografias do evento.
























Pesquisadores Marco Antônio Struve (Indaial) e Marcelo Silva (Blumenau).






Ingo e Magried Gehrke.


Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau Dieter Berner.



Com a Diretora da Secretaria da Educação do Município Maria Luíza de Oliveira.





Gabriela Lenzi.

Com a Equipe de execução do livro - Diagramação e comercial.



Fábio Venhorst - Fotógrafo.

Marcos Schroeder - Coralista do Coro Masculino Liederkranz e Presidente do IHB - Instituto Histórico de Blumenau.



Arquiteta Daniela Sarmento - Presidente da CAU SC.












Arquiteta Daniela Sarmento - Presidente da CAU SC.














Hinos Nacionais do Brasil e da Alemanha.



























Arquiteta Daniela Sarmento - Presidente da CAU SC.





Professora Sueli Petry.


Doação de livros para as principais escolas municipais de Blumenau sendo recebidos pela Professora Representante..










Cônsul Honorária da Alemanha em Blumenau - Susanne Klemz Adam.

















Cônsul Honorária da Alemanha em Blumenau - Susanne Klemz Adam.
G.F. Blumenauer Volkstanzgruppe.


G.F. Blumenauer Volkstanzgruppe.








Professora Sueli Petry.








G.F. Blumenauer Volkstanzgruppe.

G.F. Blumenauer Volkstanzgruppe.











G.F. Blumenauer Volkstanzgruppe.




G.F. Blumenauer Volkstanzgruppe.










G.F. Blumenauer Volkstanzgruppe.











G.F. Blumenauer Volkstanzgruppe.






G.F. Blumenauer Volkstanzgruppe.



Annelise Schwertl - pertence a uma das famílias mecenas culturais de Blumenau e que são responsáveis pelo intercâmbio cultural entre Brasil e Alemanha, até os dias atuais - Família Rossmark. Os Rossmark, contribuíram muito para a implementação de um projeto nosso, juntamente com a família Haas, para a recuperação do palco do C.C. 25 de Julho de Blumenau, em 2013 - link no final da postagem.






Autografando o livro para a Marta Vidor, prima do Professor Vilmar Vidor, que fez parte das referências desta obra e também foi a inspiração. Foi o pioneiro desta pesquisa no Vale do Itajaí (Ele está na fotografia - no porta retrato na mesa de autografar). Partiu em novembro de 2015. Link no final da postagem.













Werner e Carmen Annuseck









Coralistas do Coro Masculino Liederkranz cantando.



Reynaldo Pfau.

Sarita e Reynaldo Pfau.













Maico Karminski.

Pesquisadoras.









































Carlos Egerland









Eido Odebrecht - Bisneto de Emil Odebrecht.




Eido Odebrecht - Bisneto de Emil Odebrecht.


Pesquisadores do Alto Vale sendo apresentados ao descendente de Emil Odebrecht.

Romário Schmidt, Fabrício Pedroso e Eido Odebrecht.



Uma Self de Fábio Venhorst.

A self.


Ivo Selbmann e Marlene Marlene Siegle Schonrock.


Claudio Baumann, Hans Jurgen Jopp (Spitz) e Osni Neumann (Sapo).


































Deslocaram-se do Alto Vale para estar no lançamento: Rio do Sul e Ibirama.



































































  O próximo lançamento acontecerá na cidade de Timbó SC, no Museu do Imigrante, dia 22 de fevereiro de 2020, às 19h.



 Para ler mais sobre - Clicar sobre o título escolhido:
  1. Emil Odebrecht - 75° aniversário de um de seus bisnetos - Blumenau SC
  2. Lançamento do livro Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel - 37° Festa Pomerana - Pomerode SC
  3. O Diário de uma Reforma - O Palco do C.C. 25 de Julho
  4. Arquiteto Vilmar Vidor - Sua trajetória - Idealizador do Curso de Arquitetura e Urbanismo - FURB e do IPPUB
  5. Terminado - o livro Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel.
  6. Weltruf - na cidade de Neuendettelsau - conhecem a história da Moellmann - Blumenau
  7. Angelina Wittmann lança obra sobre o enxaimel


























Nenhum comentário:

Postar um comentário