sábado, 9 de maio de 2020

Hermann Christian Rüdiger - Um Pioneiro do Vale do Itajaí - Biografia

Nesse momento vamos relatar a história e as práticas de um pioneiro da Colônia Blumenau - uma homenagem a um jovem que reside na cidade de Jaraguá do Sul e nos procurou para conhecer mais sobre um de seus antepassados - seu trisavô - Opa de sua Oma, que residiu em Blumenau desde a década de 1860 e foi um dos primeiros pioneiros e personagem da história desta região, entre outras que já narramos.

Hermann Christian Rüdiger ...

...nasceu em 19 de dezembro de 1842 no Reino da Saxônia. Foi filho de Friedrich e Magdalene Rau Rüdiger. Imigrou para o Brasil em 1862 e no dia 30 de outubro de 1864 casou-se com Frederike Mahnke enteada de David Seibe e filha de Caroline Mahnke
Hermann e Frederike tiveram 14 filhos. Dos quais, abaixo estão nas fotos, em frente à Casa Comercial Rüdiger, dois de seus filhos: Adolf Rüdiger e Leopold Rüdger, em 1929 - data que este já havia partido há 3 anos.
Bicicleta inglesa, meio transporte usual, principalmente pelo cavalheiros, como ainda o é na Alemanha atual para damas e cavalheiros. Em frente a Casa Comercial Rüdiger, negócio de Hermann Christian Rüdiger e filhos. Foto do Acervo de Daniel  Wischral - trisneto de Hermann Christian Rüdiger.
Mesmo que Hermann Christian Rüdiger tenha chegado em Blumenau com apenas 21 anos de idade, já veio para o Brasil sabendo tocar  6 instrumentos musicais e no território onde depois se formou a nação alemã, dirigia corais e grupos musicais. 
Chegando em Blumenau, em 1864, não demorou um ano, para fundar a primeira Musikkapelle da colônia, o qual também dirigia, que seria uma pequeno grupo musical de sopro e percussão, conhecida como Rudigeskapelle. Chegou em Blumenau -  casou-se  e formou a Kapelle, no mesmo ano de sua chegada. 
Musikkapelle Rüdiger  ou   Rudigeskapelle.- Fonte Fundação Cultural de Blumenau.
No trabalho - Rüdiger trabalhou no garimpo e na agricultura, nos primeiros momentos de Brasil - exercendo na Colônia Blumenau, como todos os demais imigrantes, também a atividade de colono, trabalhando na terra. Depois mudou para o ramo do comércio.
Fundou o negócio de secos e molhados e também uma relojoaria na Rua XV de Novembro, esquina da Estrada para a Velha –  atual Rua Dr. Amadeu Luz. Naquele época não existia a Rua 7 de Setembro e esta estrada da Velha acompanhava a o Ribeirão da Velha para o interior de seu vale, cuja foz no Rio Itajaí Açu ficava nas proximidades do local do Comercial Rüdiger - observar o mapa.


Na publicação ACIB 90 anos, no ano de 1900, é mencionado  que H. Rüdger e Filhos, tradicional casa de negócios da cidade, põe em oferta uma variada coleção de máscaras e grande volume de artigos para  o carnaval. Portanto, em 1900, já existia a conhecida Casa Comercial Rüdiger. Também na mesma publicação, na página do ano de 1906 - menciona a sociedade comercial entre Hermann Christian Rüdiger Sênior (Como ficou sendo chamado em Blumenau) e seu filho Oscar Rüdiger, fundada em 1° de janeiro com o nome de H.Rüdiger e Companhia - com o perfil de Secos e Molhados com registros de 1898.







Além da atividade comercial e também musical, da família Rüdiger, Todos e principalmente Hermann Christian Rüdiger  possuíam uma atividade social muito intensa  na Colônia Blumenau do final do século XIX e início do século XX. Participavam de atividades esportivas e teatrais. Hermann Rüdiger atuou nas peças de Edith Gärtner, interpretando vários personagens, entre estes, alguns foram registrados para a história.

Otto  von Rohkohl nasceu em 21 de janeiro de 1881 e faleceu em 4 de agosto de 1969. Ernst Steinbach nasceu em 18 de Novembro de 1864 e faleceu em  13 de janeiro de 1937.
Com a partida de Oscar Rüdiger, o negócio foi administrado pelo filho Arthur Rüdiger, que não teve muita oportunidade de trabalhar no ramo, pois faleceu relativamente moço. O edifício com com uma arquitetura impar, foi demolido em 1962, para a construção de Edifício Impala
Arquitetura característica do pioneiros alemães com acréscimo da arquitetura vernacular portuguesa local - contando com a presença de varandas conseguidas a partir de um perfilado de colunas clássica que suportam o anexo do telhado dessa. A varanda é munida de guarda corpo rendilhado a partir do assentamentos de tijolos  maciços. Conta com a presença da mansarda, existente quando o sótão é utilizado e conta com a presença de janelas.
Hermann Rüdiger partiu no dia 4 de dezembro de 1926, às 4:00h da manhã, com 83 anos de idade. A morte de Hermann Christian Rüdiger foi publicada no “Der Urwaldsbote” ano 34 nº 37, sexta-feira em 5 de novembro de 1926. A nota do jornal dizia ainda que os familiares agradeciam ao Dr. Kuebel que atendeu Rüdger e o tratou ainda em vida, e ao Pastor Schroeder. Antes de falecer, Rüdiger havia presenteado o maestro Heinz Geyer com a sua batuta. 

"Ontem à noite faleceu nesta cidade o Senhor Hermann Ruediger Senior com 83 anos de idade. Com a morte dele nossa cidade perde mais um dos velhos pioneiros que trabalhou no desenvolvimento de nossa colônia. Com 19 anos emigrou para o Brasil em 1862. Após uma vida de privações e lutas seguiu uma mais tranqüila e próspera. Suas horas de lazer as procurava na Música. A banda de música Ruediger tornou-se famosa além da fronteira de nosso município. Também na vida da comunidade teve uma atividade próxima, foi por muitos anos cobrador da Poupança (Caixa) “Sparkesse”. Autógrafo nos estatutos da Caixa Agrícola vide pasta 1, arq. 4. Ver foto da casa de negócio de Hermann Ruediger na pasta 7/1. Foto de Hermann Ruediger Senior entre os sócios do clube de bolão Vollmond na pasta 72."

Quando  Hermann Christian Rüdiger partiu , 7 de seus filhos já o haviam precedidos. Quando partiu, tinha 45 netos e 30 bisnetos. 

Alguns dos Filhos de Hermann Rüdger

RÜDIGER, Hermann Oleiro e músico em Velha, nascido a 2 de setembro de 1867 em Blumenau, filho de Hermann Rüdiger e Friederike geb. Mahnke. 
Casou-se pelo pastor Sandrezcki em 6 de novembro de 1888 em Blumenau com Wilhelmine HOERNKE.

RÜDIGER, Hermann Luis Oscar 
Data de nascimento: 14 de abril de 1877 em Velha. 
Nome do pai: Hermann Rüdiger – músico. 
Nome da mãe: Friederike geb. Manke. 
Padrinhos: Hermann Reinhold, Caroline Matthes

RÜDIGER, Julius Gottlieb 
Data de nascimento: 22 de julho de 1874 em Blumenau. 
Nome do pai: Hermann Rüdiger – músico. 
Nome da mãe: Friederike geb. Mahnke. 
Padrinhos: Gottlieb Huscher, Friederike Kaestner, Johann Reinhard - bisavô de Daniel Wischral - residente em Jaraguá do Sul SC.

RÜDIGER, Minna 
Filha de Hermann Rüdiger e Friederike geb. Mahnke, nascida em 25 de abril de 1866 em Blumenau. 
Casou-se pelo pastor Runte em 26 de outubro de 1889 com Wilhelm BUTZKE.

RÜDIGER, Richard Christian 
Data de nascimento: 4 de novembro 1875 em Velha. 
Nome do pai: Hermann Rüdiger – músico Nome da mãe: Friederike geb. Manke Padrinhos: Johanna Froehner, Christiane Trotsche, Peter Hartmann.

RÜDIGER, Rosa Anna Wilhelmine 
Data de nascimento: 13 de outubro de 1871 em Velha. 
Nome do pai: Hermann Rüdiger. 
Nome da mãe: Friederike geb. Mahnke 
Padrinhos: Wilhelm Siebert, Eva Beims, Johanna Hackbart.

RÜDIGER, Thecla Ida Auguste
Data de nascimento: 10 de setembro de 1889 em Velha
Nome do pai: Hermann Rüdiger – músico.
Nome da mãe: Wilhelmine geb. Hoernke............
Padrinhos: Wilhelm Butzke, Ida Seiler, Auguste Manke.

RÜDIGER, Wilhelmine 
Data de nascimento: 25 de abril de 1866 em Blumenau. 
Nome do pai: Hermann Ruediger – músico. 
Nome da mãe: Friederike geb. Mahn.

RÜDIGER, Clara Minna 
Data de nascimento: 12 de junho de 1878 em Velha. 
Nome do pai: Hermann Ruediger – músico. 
Nome da mãe: Friedrike geb. Mahnke. 
Padrinhos: Minna Seiler, Luise Pauli, Franz Geithner.

RÜDIGER, Ernestine Emma Marie
Data de nascimento: 17 de março de 1878. 
Nome do pai: Hermann Rüdiger. 
Nome da mãe: Anna geb. Strahsburger 
Padrinhos: Wilhelmine Kuenzer, Marie Fischer, Jacob Holler

RÜDIGER, Friedrich Richard Gottlieb
Data de nascimento: 19 de fevereiro de 1873 em Velha.
Nome do pai: Hermann Ruediger – músico.
Nome da mãe: Friedrike geb. Mahnke.
Padrinhos: Friedrich Ruediger, Gottlieb Froehlich, Anna Bornhold.

RÜDIGER, Friedrich Rudolf Gustav
Data de nascimento: 15 de novembro de 1879 em Velha.
Nome do pai: Hermann Rüdiger – músico.
Nome da mãe: Friedrike geb. Manke.
Padrinhos: Friedrich Raabe, Gustav Krieck, Emma Seyde.





 Daniel Wischral reside em Jaraguá do Sul, é folclorista do Norden Tal Volkstanzgruppe e também, músico. Aprecia a tradição e a História de seus antepassados e foi ele que apresentou a foto da casa dos Rüdiger para nós e mencionou o pioneirismo deste.
Wischral é trisneto de Hermann Christian Rüdiger que é Opa de Oma.
À direita, Daniel Wischral - descendente de Hermann Rüdiger que reside em Jaraguá do Sul SC.
Daniel Wischral ao piano

Já para a História!!

(Sem revisão....)
Leitura Complementares - Clicar sobre o Título escolhido:
  1. O Carnaval é uma festa brasileira?
  2. Biografia - Maestro Heinz Heinrich Geyer
  3. Aniversário de 5 anos do Norden Tal Volkstanzgruppe Jaraguá do Sul SC - Momentos.
  4. Para conhecer a Tradição do Schützenverein e Momentos do 29° Schützenfest - Jaraguá do Sul
  5. Por que o dia 25 de Julho é uma data importante
  6. Cemitério I - Local de Visitação e História - Cemitério Luterano Centro - Blumenau







Referencias - nas fotografias: Blumenau em Cadernos e do livro:  "Colônia Blumenau - no Sul do Brasil"  Gilberto Schmidt Gerlach - Bruno Kilian Kadletz - Marcondes Marchetti.





























2 comentários:

  1. Olá! Gostaria de complementar algumas informações sobre a família Ruediger! Tenho todos os dados e gostaria de compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por gentileza - encaminhar para o e mail angewitt@hotmail.com - Obrigada. A pesquisa agradece.

      Excluir