quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Pomerode SC - Um pouco de sua história através do texto e registro do Prof. João Ehlert - Tradução de Lauro Harbs

Localidade do Testo Alto em 1871  - Foto - Marcos Röck .
Igreja de Testo Alto - momento presente.
Deparamo-nos com uma publicação  interessante - contendo uma descrição histórica de uma comunidade luterana  do município de Pomerode, a partir do período anterior ao início da 2° Guerra Mundial - 1939 e publicada em Blumenau, no ano de 1957.
Lembramos, que a primeira comunidade luterana de Pomerode está localizada no Testo Alto. Há bem pouco tempo foi encontrado um registro valioso comprovando a existência desta comunidade - na cidade de Pomerode - foto de capa desta postagem. Trata-se da atual Comunidade Luterana de Testo Alto, onde, também, está localizado um antigo cemitério com os nomes pioneiros, na Rota do Enxaimel. Na fotografia (de capa), a igreja ainda possuía a torre provisória construída em madeira - trocada depois, e a data de 1871 (ano que surgia a Alemanha - como nação). Ao seu lado, está a escola alemã - Deutschschule construída em enxaimel. 
As evidências nos levam a acreditar e pesquisar mais sobre o fato de que também, neste local - Testo Alto, possa ter surgido a primeira nucleação de Pomerode,  no início formado por propriedades rurais, parte do projeto de Hermann Blumenau dentro do projeto de sua colônia agrícola.
A segunda igreja mais antiga é a da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana da atual centralidade de Pomerode  - conhecida Igreja da Paz. O início de sua construção aconteceu em 1884 e foi inaugurada em 1° de novembro de 1885. Muitos confundem e acham que esta igreja é a mais antiga. Talvez pela sua posição geográfica, na atualidade. Lemos sobre esta afirmativa em jornais locais de Pomerode. Mas não é bem assim.
Torre com características do Período
romântico  alemão, construída em 1900,
após a Proclamação da República.








Introduzimos - mencionando a Igreja da Paz, por ser o foco principal, junto de sua comunidade, do texto do Professor João Ehlert, publicado no periódico "Blumenau em Cadernos", Tomo 1, N°12, ano de 1957.
De acordo com a legislação vigente no Brasil - constituição imperial - antes da Proclamação da República, somente a igreja católica poderia possuir torre (possuía o papel de estado também). 
Por isto, a Igreja da Paz, como as demais igrejas luteranas - até a data de 1889, foram inaugurada sem a torre - mesmo assim, seguia a tendência e as linhas das igrejas da Alemanha -  a partir do Período Romântico. Ou seja, possuía uma tipologia de igreja - inacabada, mas uma igreja. Fato comprovado posteriormente, quando recebeu a torre, sem perder as características de uma igreja. Seu projeto foi assinado pelo  engenheiro Heinrich Krohberger.
Na frente da igreja - originalmente está o Cemitério do Imigrante
Talvez. sepultados os mesmos que participaram de sua construção.

Texto do Professor João Ehlert - traduzido por Harbs.

Rio do Testo  
 João Ehlert
"Foi então empreendida a renovação da igreja de Pommerode, inclusive a torre. Provisoriamente, assumiu o cargo de pároco da comunidade o Sr. Pastor Johannes Blümel. Sua atividade na comunidade foi das mais destacadas, tendo dedicado especial esfôrço à educação da mocidade e fazendo constantes visitas de fiscalização às escolas. Procurou solucionar os problemas e dificuldades que se ofereciam à comunidade. Quase todas as comunidades, com o falecimento dos velhos professores que haviam sido instruídos pelo Sr. Pastor Runte, nomearam para os cargos vagos novamente filhos de colonos e o Sr. Pastor Blümel, com o propósito de dar a esses novos professores, conhecimentos suficientes para um bom desempenho de sua função, organizou um curso especial e os convidou a frequentarem o mesmo, nomeando o professor Sr. João Ehlert para dirigir os serviços desse curso de preparação. Foi ainda instalado um curso de violino, também sob orientação do Sr. João Ehlert. Infelizmente, após pouco tempo de atividade na comunidade, atendendo o apelo que lhe fora formulado, o "Pai dos Professôres", como os professores costumavam apelidá-lo, assumiu o cargo de diretor da escola preparatória de professares em Benedito Timbó. O ainda jovem Pastor Sr. Curt Friege, vindo com a sua esposa da Alemanha, assumiu então os serviços da paróquia. Demonstrou grande atividade durante os 6 anos que serviu a comunidade.
Não prosseguiu apenas as obras iniciadas pelo seu antecessor, mas incentivou ainda mais os serviços em benefício de sua comunidade.
Ambos dotados de temperamento bondoso, prontamente conseguiram angariar a simpatia de todos os membros da comunidade. Era desejo de todos que o Pastor Friege permanecesse aqui pra sempre. Enquanto exercia as funções de pároco, foi construída a casa da comunidade e, sob sua própria orientação fundada uma escola com duas classes. Pela Sra. Pastor Friege, foi fundada a agremiação das Senhoras de Pommerode. A antiga residência do pároco foi demolida e substituída por um novo prédio de material. No ano de 1939, pouco antes de romper a segunda guerra mundial, empreendendo, juntamente com a sua família, uma viagem de recreio à Alemanha, os acontecimentos vieram impedir o seu retorno ao Brasil.
Seguiram-se os anos de guerra. Mas o feliz casal Pastor Friege permanecia nos corações de todos os membros da comunidade e nutria-se a esperança de vê-los retornarem um dia a Pommerode.
Durante os anos de guerra, a comunidade foi gentilmente servida pelo pastor de Badenfurt, Sr. Werner Andresen. As doutrinas em geral na comunidade, inclusive a dos confirmandos, ficou a cargo do professor João Ehlert, auxiliado pelos seus filhos Hubert e Gerhard, tendo também sido auxiliado em parte pelo professor Sr. Leopold Krueger, até que a guerra contribuiu para que, dentro de algum tempo, também o Sr. Pastor Andresen não mais pudesse praticar atividades de caráter religioso na comunidade. Com a cessação obrigatória dos serviços religiosos, toda a comunidade passou uma época muito triste e o desânimo era geral. Conseguiu- se que nesse período a comunidade fosse visitada de vez em quando pelo .jovem vigário Sr. Edgar Liesenberg. Já nos primeiros cultos, angariou a simpatia dos presentes. As suas palavras e maneiras bondosas para com todos, constituíram um consolo para os membros das comunidades que costumava prestar os seus serviços.
Por certo, muitos ansiavam possuir o jovem pastor Edgar Liesenberg em sua comunidade devido as suas ótimas virtudes.
Edgar Liesenberg, filho Edmund Liesenberg e Paula (solteira Paupitz), nasceu em Blumenau em 13 de agosto de 1918. Viveu sua infância e adolescência em Itoupava Norte. Estudou no Instituto Pré-teológico de São Leopoldo/RS, e a seguir estudou na Faculdade Superior de Teologia, também em São Leopoldo. estudava ainda, quando iniciou a 2ª Guerra Mundial, quando também iniciou o período do Nacionalismo impetrado por Getúlio Vargas. Fonte: Testo Notícias, 2019.
A guerra havia chegado ao seu término. Ansiosa, a comunidade aguardava uma notícia do Pastor Friege. Porém, inutilmente. Decorrido algum tempo, o Sr. Pastor Andresen voltou à Badenfurt e então passou a ministrar novamente os cultos em Pommerode.
O pedreiro foi Harnisch  e o projeto original foi assinado pelo engenheiro Heinrich Krohberger.
Sem obter notícias e também não mais regressando o Pastor Friege, o Sínodo expediu circular, oferecendo a vaga paroquial de Pommerode. Veio então o Pastor Sr. Gustav Schuettkus. Assumindo as funções, logo se apresentou ao mesmo uma tarefa bastante difícil, porquanto se tencionava levar a efeito a reforma da igreja. Dotado de espírito empreendedor e contando com a boa vontade e colaboração de toda a comunidade, foram as obras iniciadas e concluídas sem maiores dificuldades e dentro de curto espaço de tempo. A igreja sofreu uma modificação tanto externa como interna, constituindo atualmente uma bela obra do lugar e o orgulho da comunidade. As paredes laterais foram elevadas em 1,5 metros. O telhado foi completamente renovado e acrescentada a sacristia e a parte onde se encontra o altar.  A torre foi mais uma vez reformada e o seu cume coberto com placas de cobre para oferecer maior durabilidade ao tempo. Do lado da torre, escadas amplas dão acesso à galeria. Internamente, foram modificados o teto e o púlpito e os bancos velhos substituídos na sua totalidade por novos. Também foi feito um anexo à casa da comunidade para funcionamento do jardim da infância e fundado o mesmo, cuja administração está a cargo da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas de Pommerode.
Quando o Sr. Pastor Schuttkus já havia assumido o cargo, a comunidade recebeu finalmente notícias do Pastor Friege. Demonstrou ele grande interesse em retornar à Pommerode. A diretoria da comunidade respondeu-lhe que infelizmente não era possível atender seu desejo, já era tarde." 

(Que triste, depois de passar toda a guerra longe!! Aconteceu com Dona Alda Niemeyer, sua irmã e mãe, também. Foram passear na Alemanha e não puderam mais retornar ao Brasil, antes do fim da guerra - em 1945. Dona Alda vive em Blumenau - e conta com 100 anos de idade.)

"Em meados do ano de 1954, o Sr. Pastor Schuttkus, devido ao seu precário estado de saúde e diante das recomendações e conselhos médicos, resolveu voltar à Alemanha. Todavia, grande era o desejo de estar presente às festividades de posse do seu sucessor Sr. Pastor Edgar Liesenberg, que durante o tempo de guerra já prestou valiosos serviços à comunidade. Tiveram assim lugar às festividades de despedida e posse, dos dois pastores com as suas dignas esposas, que foram abrilhantadas pelo coro da igreja de Testo Alto, sob direção do Professor João Ehlert. O Sr. Pastor Edgar Liesenberg e sua digna esposa, já há 4 anos se encontram no meio de nossa comunidade. Pode-se dizer que nesse espaço de tempo, angariaram a estima de todos os membros da comunidade. Não está o Sr. Pastor Liesenberg cuidando tão somente da conservação dos feitos de seus antecessores, mas vem prosseguindo com grande dedicação em novos empreendimentos, de necessidade e utilidade para a comunidade.
Sepultura de Christian Frahm - Testo Alto
A paróquia de Pommerode conta atualmente com 3 igrejas: Pommerode, Têsto Alto e Alto da Serra. O culto é praticado em mais dois locais de estudo bíblico. As comunidades de Riberão Grande em Rio da Luz, Rio do Cêrro e Benjamim Constant, que antigamente pertenciam à paróquia de Pommerode, aderiram com o decorrer dos anos a outras paróquias, de acôrdo com a conveniência de sua localização. O Sr. Pastor Edgar Liesenberg, além dos cultos nas igrejas, se dedica ativamente ao estudo bíblico, em 13 locais diferentes, que são bem frequentados. Aulas de doutrina são exercidas em 6 locais. Em Pommerode pelo Sr. Pastor Edgar Liesenberg, Testo Alto I, pelo Sr. Rudolf Hornburg, Testo Alto 11, pelo Sr. Christiam Frahm, Wunderwald, pelo Sr. A Gaedtke. Testo Rega, pelo Sr. João Ehlert e Alto da Serra, pelo Sr. R. Volkmann. Culto infantil é dado em 7 locais. Para tanto, se têm apresentado valiosos auxiliares, que vêm facilitando os serviços do Pastor. Dois coros embelezam os cultos com as suas demonstrações de hinos sacros: Em Pommerode, sob direção do Sr. Ewald Beppler e, em Testo Rega, sob direção do Sr. João Ehlert. Também à juventude vem sendo dedicada atenção toda especial. Contam-se atualmente três círculos juvenis, que têm periodicamente os seus encontros. Ao lado da casa da comunidade, está sendo erigido um prédio novo, que servirá para funcionamento da escola particular da comunidade, que por enquanto funciona na casa da comunidade, sendo administrada pela Senhorita L Germer. A escola está funcionando atualmente com três classes. Grande esfôrço o Sr. Pastor Edgar Liesenberg tem empenhado com o "Hospital e Maternidade Rio do Têsto", que em data de 30 de outubro de 1955, foi definitivamente transferido à Paróquia Evangélica de Rio do Testo pela Sociedade Hospitalar. O hospital está sendo administrado por um médico e irmãs do "Agnes-Karl- Verbandes". A população atual de Rio do Testo pode ser estimada em 95% de protestantes. Seguem aqui os nomes dos conselheiros da Paróquia, que durante muitos anos vêm colaborando e se esforçando pelo bem da causa: Hermann Ehlert, cujo filho Heinz até o momento figura como único filho de Rio do Testo que se formou pastor e exercendo a função em Ibirama. Heinrich Baumann, Wilhelm Rahn, Hermann Wachholz, Heinrich Borchardt, Wilhelm Krüger, Hermann Günther, J . Ehlert, Curt Brandes. A atual diretoria da Paróquia é constituída pelos seguintes membros: Rudolf Hornburg - Presidente, Curt Brandes - Secretário e Hubert Ehlert - Tesoureiro."

Chamamos a atenção para a denominação "Rio do Testo" no texto do Professor Ehlert, que é a comunidade luterana centro de Pomerode e a segunda a surgir na história do município, evidenciada pela reforma, ocasionada no edifício, após a 2° Guerra Mundial - em 1949. Isso talvez, por sua posição geográfica junto ao Rio do Testo e que em um determinado período histórico não possuía o status de centralidade como ocorre na atualidade.
Reformas pontuadas no texto do Professor Ehlert. Observar como ficou mais "vertical".
Como narrado no texto do professor Ehlert, em 1949, aconteceu a primeira obra de manutenção da Igreja da Paz e também sua ampliação. Foi construído um novo telhado e acrescido o ambiente da sacristia na parte posterior e os vitrais na parede do fundo do altar doados por Weege e por Gerhmann. Interessante é a busca de uma das características do gótico, o verticalismo, inexistente na igreja, com o acréscimo de 1,5 metro ao pé-direito final.
A implantação da igreja no terreno no contexto atual ficou um pouco sem sentido, porque a maneira de transitar na cidade mudou. Na época de sua construção, havia uma estrada movimentada na sua frente até o rio, local onde era mais raso. Cogitava-se de construir uma ponte ligando as duas margens - no outro lado, estava o Weege. Sem ponte sobre o rio, ocorria sua travessia pelas carroças e transeuntes a pé. Pomerode merece esta ponte.



O professor João Ehlert, autor deste texto, emprestou seu nome a uma pequena rua de Pomerode. Na época de seu trabalho, conhecido Rio do Testo, rio que era um dos afluentes do grande Rio Itajaí Açu, este descoberto por Ferdinand Ernst Friedrich Hackradt - durante uma exploração da região, sócio de Hermann Blumenau, quando este definiu o local da sede de sua colônia agrícola. Ferdinand Ernst Friedrich Hackradt também foi tio de Carl Hoepeck, colono de Blumenau, que depois se mudou para Nossa Senhora do Desterro e tornou-se, entre outras coisas, um construtor de navios. O Vale do Testo foi muito importante para abrir caminhos para as colônias alemãs do norte do estado de Santa Catarina, criando uma malha de nucleações fundadas pelos imigrantes alemães, apresentado na postagem (Clicar sobre): História comum entre as Colônias Blumenau, Pommerroder, Itapocu, Humbold e São Bento - José Deeke

De acordo com um trabalho de genealogia publicado no Testo Notícias, em 29 de agosto de 2020, o pioneiro da família do professor João Ehlert foi o imigrante pomerano Friedrich Wilhelm Hermann Ehlert, nascido em 15 de fevereiro de 1832. Os Ehlert são naturais de Damen bei Bad Polzin do Kreis de Belgard. Os Ehlert chegaram ao Brasil em 1878 (Já existia o estado da Alemanha - portanto seus descendentes podem obter a binacionalidade se tiverem a documentação necessária) - segunda esposa Johanna Budendorf (a primeira foi Johanna Pokrant), os filhos da primeira esposa; August Ehlert, Mathilde Ehlert, Paul Ehlert e a filha com a segunda esposa Tereza Ehlert. Os Ehlert adquiriram um lote na região de Pomerode Fundos, no qual trabalhavam na lavoura. Um dos filhos, August Heinrich Julius Ehlert, tinha 20 anos quando chegou a Pomerode. Além da lavoura, trabalhou na abertura de estradas. Sua esposa foi a viúva Friedericke Auguste Wilhelmine Mallüe (solteira - Samp). A família de August se instalou na localidade de Testo Central Alto.

João Ehlert.
August e Friedericke Auguste tiveram 10 filhos: Bemhart, Ida, Wilhelm, Wilhelmina, Hegwig, Albert, August Filho, João, Hermann e Olga. João Ehlert nasceu em 25 outubro 1895, em Rio do Testo e é considerado um dos primeiros professores nascidos em Pomerode. Casou-se com Emma Ehlert e faleceu em Blumenau em 11 maio 1973.
Histórias resgatadas a partir de uma singela anotação. 
Quem gosta de história, faz História.

Leituras Complementares - Para ler: Clicar sobre o título escolhido.
  1. O "Alemão" de Pomerode
  2. Pomerode - Um pouco de História
  3. Cemitério VI - Cemitério da Comunidade Testo Alto - Pomerode SC
  4. Uma volta em Pomerode
  5. Greifswald - Cidade co irmã de Pomerode (Cidade Pomerana)
  6. Nacionalismo no Vale do Itajaí - a partir do Governo de Getúlio Vargas
  7. Como será o Traje da Realeza da Festa Pomerana 2017?
  8. História...Hino da Prússia e um pouco de sua História
  9. História - Prússia e Alemanha
  10. História comum entre as Colônias Blumenau, Pommerroder, Itapocu, Humbold e São Bento - José Deeke
  11. Carl Franz Albert Hoepcke - Uma personalidade da História Catarinense
  12. Os Primeiros Caminhos no Vale do Itajaí e do interior
  13. Fundação de Blumenau a partir de seus meios de transportes
  14. Legado Hermann Weege - Pomerode
  15. Colônia Blumenau - História das famílias dos imigrantes
  16. Cia Jensen - Pedaços de História de Blumenau
  17. Colônia Blumenau - Final do Século XIX - Fotografia
  18. Wandschoner - Panos de Parede
  19. Voluntários da Pátria - Imigrante alemães da Colônia Blumenau
  20. Refletindo...Cultura e o idioma alemão
  21. Proclamação da República do Brasil - Golpe Militar
  22. Peter Christian Feddersen
  23. Cemitério - local de visitação e História
  24. Porcelana Schmidt - Uma tradição
Referências:

EHLERT, João. Rio do Testo. Blumenau em Cadernos, Tomo 1, N°12, Blumenau,1958.

RADUENZ, Genemir; KLEMANN, Edson; STRELOW, Johan Ditmar; WERLING, Claudio. Uma família de origem Pomerana - Ehlert. Testo Notícias - 29 Agosto 2020. Disponível em: http://www.testonoticias.com.br/geral/uma-fam%C3%ADlia-de-origem-pomerana-ehlert-1.2255215. Acessado em: 04/02/2021 - 18:06h.

SILVA, José Ferreira da. História de Blumenau. 2.ed. - Blumenau : Fundação "Casa Dr. Blumenau", 1988. - 299 p.

________Testo Notícias. Unidade de Saúde da Família Edgar Liesenberg será entregue a comunidade no dia 09/03. Pomerode, 28 de fevereiro de 2019. Disponível em: http://www.testonoticias.com.br/sa%C3%BAde/unidade-de-sa%C3%BAde-da-fam%C3%ADlia-edgar-liesenberg-ser%C3%A1-entregue-a-comunidade-no-dia-09-03-1.2126732. Acessado em: 04/02/2021- 21:51h.










Nenhum comentário:

Postar um comentário