terça-feira, 14 de agosto de 2018

Trombudo Central SC - Em uma "Roda de Conversas" no Krüger Haus

Krüger Haus - Trombudo Central SC.
No final de semana dos dias 28 e 29 de julho de 2018 estivemos participando de uma "roda de conversas" na sede do Krüger Haus de Propriedade de Ralf Krüger e Mariany Uhlendorf, na cidade de Trombudo Central, atendendo ao convite do casal - o qual muito nos honrou. 
Oportunizamos os momentos para pesquisar um pouco mais sobre a história e a cultura no Vale do Itajaí - Território da antiga Colônia Blumenau.

Trombudo Central - Um pouco de História...

Conhecendo um pouco sobre a urbanização e história da região. Trombudo Central teve o início de sua história alinhada ao início da história da grande Colônia Blumenau e fazia parte do plano dos planejadores daquela época - tornar a grande colônia em um empreendimento agrícola, onde o objetivo era comercializar e industrializar o excedente das colônias agrícolas disseminadas no seu território. Na medida que famílias de imigrantes chegavam no Stadtplatz da Colônia Blumenau, havia um remanejamento de acordo com suas atividades e com o poder de compra da família de imigrantes. Geralmente, as famílias de agricultores, eram locados e induzidas a se fixarem no interior do território, ocupando os vales dos braços dos rios que faziam parte da grande Bacia do Itajaí Açu. 

A região de Trombudo Central era banhada pelo ribeirão Trombudo, nome recebido em função da forma do desenho do rio na paisagem – semelhante à uma pequena tromba – característica de uma animal da fauna local – a Anta. Em nossa opinião, versão mais adequada entre algumas, para explicar o nome Trombudo, uma vez, que os rios já existiam e eram assim chamados quando as famílias chegaram ao local. Outra versão é de que a junção dos rio  Braço do Trombudo e Trombudo Alto forma uma tromba e também são lembrados para explicar o nome do município. (E de onde vieram o nome dos rios?), lembrando, já tinha o nome do Trombudo. 
A região faz parte da região, na qual houve grande extração madeireira, cujo produto era escoado pela estação de cargas da EFSC localizada em Trombudo Central, nas proximidades da casa de Edson Lanznaster, filho do ferroviário Mário Lanznaster, e que trabalhou por muito tempo na Estrada de ferro Santa Catarina. 
Estação de Cargas de Trombudo Central em 2018

Estação de Cargas - 2008

Edson Lanznaster - local de descarregamento dos caminhões de madeira
para embarque no trem da EFSC - Estação de Cargas de Trombudo Central - 2018.





Local da intermodalidade - descarga de madeira dos caminhões e embarque no trem - na estação de cargas de Trombudo Central - 2008.
Paralelamente, junto com a extração de madeira, a região foi conhecida pela presença de grandes fecularias
Recebemos a contribuição importante do pesquisador indaialense Luiz Carlos Henkels que, de maneira informal, apresentou um pouco sobre esta história. Neste dia, em Trombudo Central, também visitamos uma fecularia desativada, onde, um pequeno espaço de suas instalações está sendo usado pela família Franz para fazer e comercializar o chocolate caseiro  Chocolate Franz, com planos de ampliar  e aproveitar o histórico espaço.
Antiga fecularia desativada de Trombudo Central
Propriedade da família Franz
De acordo com Henkels, as fecularias “foram a mola mestra de Trombudo no passado histórico, razão pela qual a EFSC foi esticada para lá em 1958. O terminal de cargas foi edificado ali naquela entrada tendo em vista que a fábrica da Lorenz ficava próximo ao terminal."

Henkels continua...
Luiz Carlos Henkels



“Quantas fecularias tinha em Trombudo? A maior, sem dúvida, era a da Lorenz, que tinha sede em Blumenau. O que sei dizer é que na época da safra da mandioca, mais da metade dos vagões do cargueiro da EFSC era de vagões com fécula, que nas fábricas de Indaial viravam sagu, polvilho, etc, sem falar nas exportações. Ainda deve ter, em Trombudo, pessoas que vivenciaram essa fase áurea. Aliás, a principal causa da desativação da EFSC, por alegação de que não havia mais nada para transportar, foi devido a desativação das fecularias no Alto Vale, transferidas para o Norte do Paraná. Por que foram transferidas? Não dava mais lucro ? Faltou interesse ? Mão de obra muito cara? É um grande estudo, que alguém, um dia, poderia fazer. Juntamente com o término das florestas de pinheiro, a outra carga principal também deixou de existir - A MADEIRA - carregada ali no terminal de Trombudo. Essas duas foram as razões principais para que o governo achasse uma motivação para decretar a desativação da ferrovia, se bem que sabemos que as causas mesmo foram outras.” Luiz Carlos Henkels – Indaial SC.
Retirado do Blog da família Müller - Hotel nos períodos
 áureos de  extração de madeira. Na frente do Hotel 
- frota de ônibus Autoviação  Rio Sulense.
Trombudo Central atual tem uma população de 6.553 habitantes. Os primeiros imigrantes austro-húngaro e italiano chegaram ao local no ano de 1904 e foram os pioneiros Ernesto Prada e Emílio Graupner.

Ernesto Prada nasceu no dia 24 de maio de 1870 no Império Austro Húngaro. Percebemos existir muitas outras famílias desta origem, como por exemplo - a Família Lanznaster, a qual nos recebeu em sua casa nesta visita à Trombudo Central. 

Família pioneira austro-húngara - Lanznaster



Também lembramos que nesta época Prada casou com uma moça de família  italiana – Catarina Finardi (Solteira). Ele faleceu no dia 13 de outubro de 1954 e Catarina Prada que  nasceu no dia 12 de setembro de 1870, faleceu no dia 6 de fevereiro de 1943, na localidade de Rio Novo.
Em 1904, quando o imigrante austro-húngaro chegou à região de Trombudo Central, a Colônia Blumenau já contava com a presença de um Cônsul austro-húngaro há 5 anos - (Para ler clicar sobre) Leopoldo Franz Hoeschl era o Cônsul e tinha seu comercio localizado na comunidade de Warnow.

Leopold Hoeschl e família em 1899.
O segundo pioneiro - Emílio Graubner  nasceu no dia 9 de setembro de 1886 e tornou-se genro de Ernesto Prada. Este, faleceu em 26 de junho de 1977. Cultivavam a sua colônia, como posteriormente, faziam as demais famílias de imigrantes alemães que chegaram à região a partir do entroncamento comercial que estava localizado em  Südarm, foz do Rio Itajaí do Sul junto com o Itajaí do Oeste  – que formavam o grande Rio Itajaí Açú e onde atualmente está localizado a cidade de Rio do Sul.

Elfrieda - primeira garotinha à esquerda 
A Krüger Haus é uma edificação pertencente ao Patrimônio Histórico Arquitetônico de Santa Catarina localizada na cidade de Trombudo Central, munida de estrutura enxaimel, construída pelo avô de  Elfriede Krüger, mãe de Mariany Uhlendorf - Hermann Krüger. O casal Mariany e Ralf, tem parentesco a partir de seus antepassados - O avô de Mariany (que construiu a tipologia enxaimel) e o pai de Rolf, eram primos de primeiro grau. 
A casa construída por Hermann Krüger foi desmontada por Ralf Krüger, e novamente reconstruída em outro local nas imediações, respeitando os encaixes dos caibros de madeira e a originalidade da tipologia histórica. Para isto, Ralf pesquisou e estudou cuidadosamente a estrutura e a técnica construtiva enxaimel, onde uma de suas características é  a marcação feita  com numeração romana pelo carpinteiro que a construiu originalmente. 

A programação pre estabelecida, feita pelos anfitriões:

Para a programação de nossa visita, foi marcado  o início da Programação - previamente formulada - do encontro, para as 9:00 horas do dias 28 de julho. Para isto, saímos de Blumenau, um pouco antes das 7:00h e chegamos no local no horário previsto. 



















9:00 horas - Recepção com música, café e integração. 
10:00 horas - " Roda de conversa".
12:00 horas - Almoço com pato, macarrão caseiro, aipim, salada, paçoca de pinhão. 
13:00 horas - Passeio de trator com carroça 
13:30 horas - Visita à casa enxaimel de Max Krüger e Herbert Hubner
14:30 horas - Visita à Estação ferroviária de São João  - Agrolândia com o Edson Lanznaster.
17:00 horas - Café.

A Programação foi quase totalmente cumprida, não fosse o grande número de assuntos abordados na "roda de conversa" a qual teve seu tempo ampliado.

Chegada - 9:00 horas - Recepção.

Fomos recebidos pelo casal Mariany Hulendorf e Ralf Krüger - e mais outros convidados e músicos, presentes no local. O casal  anfitrião é  folclorista do Grupo Folclórico Sonnental de  Trombudo Central. Fotografamos o juvenil do grupo folclórico de Trombudo Central no Oktoberfest Blumenau 2017 e o adulto, no Tanz in Blumenau 2018, onde Mariany e Ralf se encontram no grupo fotografado.
 Oktoberfest Blumenau 2017



Tanz in Blumenau 2018
Prosseguindo...

Ao chegarmos ao local do Krüger Haus, fomos recebidos com música. Tocavam os músicos: Paulo Rodel (Gaiteiro), Dgiovane Teske (Trompete) e Diogo Krüger (violão), e o casal Mariany e Ralf recepcionaram efetuando as apresentações com os demais presentes. 



Vídeo do momento da chegada e recepção




Trabalho em madeira, feito por Ralf Krüger









Mariany Uhlendorf


Os trabalhos de acabamento, após a relocação de edificação histórica ainda não foram concluídos. Está faltando terminar os acabamentos nos tijolos maciços aparentes.

Café da manhã no Krüger Haus

O café da manhã ocorreu em torno de uma grande mesa posta no ambiente onde foi a cozinha de maneira original e no momento presente é um espaço integrado com a sala, através da presença de um balcão. Em uma parte do espaço, também está a cozinha, com equipamentos, como fogão à lenha, mas também, conta com a presença de equipamentos modernos.
A mesa era sortida e farta de opções da gastronomia local. Cada um dos presentes, contribuiu com sua composição.
Bolo feito por Elfrieda Krüger





..






Observando detalhes do interior da Krüger Haus
Armários característicos construídos com material retirada
do terreno - pelas pessoas da comunidade - lembrava
 os armários usados na Alemanha e áustria no mesmo período.

Detalhe - arte com a madeira.
Outro armário







Elfrieda Krüger preparando almoço

Escada para o sótão.

Já vimos muitas construções históricas no Vale do Itajaí com esta "cruz" no oitão das construções. De acordo com depoimento de Mariany Uhlendorf, esta era uma marca para mostrar para os "benzendeiros" que nesta casa residiam cristãos, atavés da presença da figura religiosa. Um figura lendária nesta época foi João Maria Agostini, um rezador de origem italiana peregrinou pela região sul entre os anos de 1844 e 1870 e teve influencia direta na guerra do Contestado que aconteceu depois. Benzia e curava doentes e não era bem interpretado pelas religiões cristãs locais. ficamos curiosos sobre esta história e vamos nos aprofundar em outra postagem.

Colchão de palha
Sótão - onde estava o quarto dos rapazes




Livro de Ingo Penz
Livr
O sinal aos que praticavam religião e não faziam parte das religiões cristãs locais

Sótão
..
Brinquedos - bonecas de milho

Bonecas de milho


Esta boneca é muito antiga - tem um nome diferenciado e já tínhamos planos de escrever sobre - em breve






Ferramentas de carpintaria - geralmente, também usados na construção de casas com estrutura em enxaimel.




Lousa




Wandschoner - Panos de Parede.
O Wandschoner - Panos de Parede - foi uma peça de decoração usada nas casas de regiões que formaram os países da Alemanha, Áustria, Hungria, Holanda, Suíça, norte da Itália, Dinamarca, Croácia entre outros, no recorte de tempo entre os anos de 1870 e 1930 - e encontrada, ainda, até a década de 1950.

Design - Material reciclado com sobras de antigas máquinas de lavar roupas de madeira.




Livro de Ingo Penz





Design - Poltronas feitas com antigas máquinas de lavar roupas de madeira.





Objetos e fotos da família Krüger






Na tapeçaria pendurada na parede do Krüger Haus - Cotidiano da vida privada de uma família da Alemanha do Século XVIII/XIX. Tivemos o privilégio de entrar em ambientes lá na Alemanha - com estas características históricas retratado neste gobelin ou tapete, que provavelmente veio com uma das famílias de pioneiros do Alto Vale e deveria ter sido parte de um rico enxoval de Trombudo Central - já parte de sua história.
Observando o ambiente retratado no gobelin - nome dado a este tipo de tapete decorativo feito com fios de lã, refletimos de como este veio para o interior da Colônia Blumenau - qual seria sua história? 
A tapeçaria floresceu na Europa durante a Idade Média devido, por um lado, pela abundância de lã e, por outro, pela quantidade de mão-de-obra disponível, embora já fosse exercitada pelos gregos e romanos na Antiguidade.
As tapeçarias mais antigas, normalmente produzidas em conventos e destinada as igrejas, têm temática religiosa.
A tapeçaria tem importante expressão na França. Floresceu durante o Renascimento e no século que se seguiu a este movimento artístico-cultural, agora em território francês. Ela alcançou sua maior expressão no reinado de Luís XIV - que era copiado em toda Europa, principalmente na famosa manufatura dos Gobelins - como este de Trombudo Central.
As obras criadas pelos Gobelins se converteram em peças clássicas e de arte que hoje são preservadas em vários museus conhecidos e também em Trombudo Central. Muito bonito.


"Roda de conversa"

Antes do almoço e após o café da manhã, todos se reuniram na sala da casa enxaimel para conversar sobre a cidade, cultura, herança cultural, identidade da cidade, atividades e lazer nas cidades, questões importantes para a identidade cultural, hábitos e costumes, educação, espaços da cidade e turismo. 
Presentes estavam muitas pessoas da comunidade de Trombudo Central, como por exemplo:
Professora Giane Schweder,
Fernandes da Silva Júnior,
Ex vice Prefeita Hanelore Hedler,
A empresária Calani Helena (Chocolates artesanais),
Elfriede Krüger Uhlendorf;
Professora Luciane Bertelli Kniss
Coordenadora de Educação Regi Senes Franz,
Músicos - Paulo Rodel (Gaiteiro), Dgiovane Teske (Trompete) e Diogo Krüger (violão),
Edson Lanznaster,
Leonir Claudino Lanznaster,
Família Hubner,
Diretor de Cultural de Trombudo Central Deivid Magrão
Secretário Municipal e esposa
Mais tarde - a Prefeita de Trombudo Central Geovane Gessner esteve conosco e conversamos sobre algumas questões.
(A lista será completada)

Vídeo





























Preparando almoço enquanto acontece a "Roda de Conversa"...








Bebidas adaptadas a partir de ingredientes locais, pelos pioneiros. Usavam muito a laranja e a tangerina. Atualmente ainda são produzidas no interior do território da antiga Colonia Blumenau - este servido durante "Roda de conversa" antes de servir o almoço -  cidade de Trombudo Central - Alto Vale do Itajaí.



Servindo o almoço - Registro












Troca de presentes - após almoço

Resultado de imagem para A Ferrovia no Vale do ItajaíHouve o momento de troca de presentes, flores, chocolates entre outros. Nós levamos exemplares do livro A Ferrovia no Vale do Itajaí - destinados à pesquisa local e também kits, gentilmente organizados na Secretaria de Turismo de Blumenau destinados a representantes da Prefeitura Municipal de Trombudo Central,  selando igualmente o intercâmbio intermunicipal.























Visitar o espaço  da EFSC - na companhia de Edson Lanznaster


Estação de Cargas de Trombudo Central




Detalhes da residência da Família Lanznaster
Porcelana Schmidt - Tradição e herança dentro da família - jogo completo na cristaleira








Encontro com a Prefeita de Trombudo Central Geovana Gessner


Visita a Residência de Herbert Hubner

Tipologia de um exemplar de patrimônio histórico arquitetônico, construído com estrutura enxaimel e que se encontra sem uso no tempo presente. A propriedade é patrimônio da família, descendentes,  do construtor da casa. Seu lay out segue a tipologia tradicional da maioria das casas construídas com a estrutura enxaimel desta época. Ou seja:  sala na parte da frente, cozinha localizada no anexo na parte posterior, quarto ao lado da sala, com escada para o sótão, onde também é usado para quartos. Na parte frontal está uma varanda longitudinal, ocupando toda frente da casa, voltada para a estrada. O proprietário atual da edificação é casado com a irmã de Mariany Uhlendorf e também é filha de Elfrieda Krüeger - Rosani Uhlendorf Hubner.




Assinatura de quem fez os tijolos e a casa.



Acabamento nas paredes feitas de tijolos maciços rebocadas e decorada com cores e faixas florais.



A faixa continua no volume da escada, executado em madeira.


Cozinha - local do fogão.



Sótão









Caibro preparado para receber reboco.












































Chocolate Franz  - na antiga Fecularia
Vídeo com Calina Helena Franz

Antigas caldeiras da antiga fecularia





Antiga fecularia - espaço que será usado como parte da fábrica de chocolate


Igreja de madeira - Estrutura enxaimel
Igreja construída com estrutura em enxaimel e fechamento em madeira - com volumetria característica das igrejas de imigrantes alemães - dentro do estilo neogótico
Por questões burocráticas e impasses, a igreja histórica poderá ficar guardada dentro de propriedade privada - não permitindo mais seu uso comunitário. 
A igreja foi construída em estrutura enxaimel sobre baldrames com decorativismo semelhante ao que vimos em edificações centenárias na região de Unterfranken - norte da Baviera - Alemanha, onde o muro de alvenaria passa a sensação de que foi feito a partir de justaposição de pedras. Neste baldrame está uma inscrição em latim - construída na década de 1940 - Período do nacionalismo. Não lhes eram permitido escrever no idioma alemão, escreviam em latim, como também há inscrições em latim no seu interior.
A estrutura é feita em enxaimel com fechamento em madeira - com volumetria característica das igrejas de imigrantes alemães - dentro do estilo neogótico. Na época a madeira era o material disponível na região e mais barato, diferentemente dos dias atuais - onde muitos das edificações são desmontadas e comercializadas, sem respeito à história, para a comercialização do material, atualmente muito valorizado e muito bem pago.
Esta igreja é de um valor imensurável sob o aspecto histórico e não deveria ser tirado do alcance da comunidade de Trombudo Central e Braço do Trombudo. 
Atualmente se encontra na divisa entre Braço do Trombudo e Trombudo Central e por desmembramentos de municípios, ficou do lado de Braço do Trombudo.






















História - nome dos pioneiros no cemitério local


































Visita à Residência de Max Krüger - Quem construiu foi o avô de Ralf Krüger e Max Krüger (seu irmão)

Edificação construída no início do Século XX, com estrutura enxaimel, fechamento com tijolos maciços, aberturas em madeira, sendo janelas com duas folhas envidraçadas e também as portas tem duas folhas para abrir, sendo que foram construídas em madeira.
A edificação chama atenção por sua tipologia vernacular local e sua espacialização volumetria fogem do padrão das edificações em estrutura enxaimel construída na região no mesmo período. Como todas as tipologias enxaimel da região na mesma época, o sótão é utilizado, como quarto, com diferença que nesta edificação, a mansarda (sótão), possui uma sacada, adornada com pilares de madeira, com decorativismo feitos a partir de arabescos produzidos manualmente, em  madeira, a mesma varanda, em largura, repete-se na parte inferior, de onde acessa um grande corredor ladeado de portas que acessam quartos e no seu final,têm-se acesso à sala. No dois extremos da varanda há dois pequenos quartos, cujo acesso fica fora da área da casa. Este detalhe nos fez lembrar da casa brasileira, cujo pano de telhados era feito a partir de 4 águas e munidos de grandes beirais.

Varanda no sótão



Arabescos de madeira feitos manualmente




Características das propriedades rurais do Vale do Itajaí - os ranchos








Rancho







Varanda - que dá acesso a três portas, sendo a central - para o interior da casa - um corredor para os quartos.





Corredor para os quartos - fundos porta para a varanda da frente.

Sala













Sótão com varanda

Cama usada pelos primeiros pioneiros - era complementada com cordas

Arabesco decorativo das varandas.

Varandas frontais - paralelo com a estrada














Curucaca no telhado

Varanda característica com três postas de acesso, sendo que as duas laterais acessam pequenos quartos - a exemplo da casa colonial brasileira

À esquerda - Proprietário 









Aufwiedersehen!
Vielen Dank!



Em Construção!
Em breve  - Vídeos.


Leituras Complementares - Clicar sobre título

















Nenhum comentário:

Postar um comentário