Em 12 de novembro de 2022 aconteceu o Concerto "Um História" contando com as presenças do Coro Misto Stimmen des Herzens, Coro Masculino Liederkranz e a Orquestra da FURB. O concerto também contou com a presença de Helder Cadore - no teclado e piano. O Coro Misto Stimmen des Herzens (50 anos) e a Orquestra da FURB tem em comum, o seu maestro: Roberto Fabiano Rossbach, que construiu as pontes e idealizou este importante encontro e resgate de um trecho da ópera Anita Garibaldi do maestro alemão Heinz Geyer - a peça "Salve Regina", trecho do final do 3º ato (1950/1956). De acordo com as palavras do maestro Roberto Rossbach, esta peça foi sonorizada pela última vez, há 40 anos atrás. Também Geyer regeu o grande Coro Misto no novíssimo Teatro Carlos Gomes.
Na peça original, de Geyer, a solista foi a cantora Rita Joana Schwab (Solteira Kirsten - 1928/2012) que também cantava no Coro Misto do C.C. 25 de Julho de Blumenau. No resgate, versão "Salve Regina" 2022 - peça de Heinz Geyer, a solista foi Raquel Pizarro de Oliveira Castro, como Rita Schwab, também cantora do Coro Misto, agora Coro Misto Stimmen Des Herzens.
Para relembrar, em 1937, o Coro Masculino Liederkranz, o Grupo Musical Germânia e o Grupo de Teatro Frohsinn se uniram e fundaram a Sociedade Dramática Musical Carlos Gomes sob a batuta do maestro Heinz Geyer. Nesta época, sob a regência do maestro, foi criado este grande coro misto.
Heinz Geyer. |
Nos anos de 1985 e 1986, regeu o Coro Masculino Liederkranz - o Maestro Antônio Simplício Müller, quando assumiu o maestro Manfredo Bubeck. Em 1987, após 16 anos à frente dos dois coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau, Manfredo Bubeck passou a regência somente do Coro Misto ao maestro José Acácio Santana, de Florianópolis.
Em 2001, José Carlos Oechsler assume a regência do Coro Masculino Liederkranz e do Coro Misto e assim permaneceu até o ano de 2014.
Em 2014, José Carlos Oechsler passou a reger somente o Coro Masculino Liederkranz, assumindo a regência do Coro Misto algumas maestrinas até que, em 2020, assume a regência, o maestro Roberto Fabiano Rossbach, idealizador do presente concerto, na data de seu 50° aniversário, agora denominado Coro Misto Stimmen Des Herzens.
Nessa noite de 12 de novembro de 2022, antes do concerto, foram homenageados e lembrados ex maestros, entre eles, o grande maestro Heinz Geyer, cuja obra e vida fizeram parte da pesquisa desenvolvida na tese de doutorado de Roberto Rossbach.
O Programa do Concerto, seguiu um roteiro, escrito pelo maestro, intercalam apontamentos históricos, intercalando peças do programa da noite, que foram:
1. Lieb' Heimatland, ade!2. Mein Vaterhaus3. Der Nachtigall antwort4. Grüße an die Heimat5. Meu Senhor, tu me deste6. Ode à Alegria7. Uirapuru8. Salve Regina9. Cantando o nosso BrasilBIS: Lustiges Trinklieder-Potpourri
Vídeo - (Agradecemos a contribuição do vô do musicista João Vitor Passold - da Orquestra da FURB, que tomou conta da máquina fotográfica, enquanto cantávamos junto com os coros.
As imagens comunicam...Trajes. |
A esposa de Márcio Keunecke, Regina Keunecke. Márcio foi homenageado por seus amigos do coro, ante do início do concerto "Uma História". |
Homenagens aos ex maestros e também à memória de Márcio Keunecke - último presidente do Coro Misto Stimmen Des Herzens e que partiu em 16 de fevereiro de 2022. |
Regina Keunecke após a homenagem à memória de Márcio Keunecke. |
Maestro Roberto Fabiano Rossbach e família. |
Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Clay Schulze. |
Parabéns, estimada Angelina. Você realmente alimenta a História da Cultura de Blumenau. Tenho saudades do finado Ingo Hering nosso mecenas na União Blumenauense de Estudantes Secundaristas na década do ano de mil e novecentos. Amiga, postei matéria referente à nossa querida Blumenau. Abraço cordial. Laerte Tavares. http://silolirico.blogspot.com/2022/11/dia-da-bandeira-nacional-brasileira.html#comment-form
ResponderExcluirAlô Laerte. Tem razão. A família Hering foi mecenas desde o alvorecer histórico de nossa cidade. Abraço cordial e apareça em nossa cidade.
Excluir