quarta-feira, 2 de julho de 2025

O Hino da Oktoberfest - "Hallo Blumenau" e a presença de um de seus compositores - Michael Högl (e banda) - na Oktoberfest Blumenau 2025

Parte da História da Oktoberfest Blumenau - Os Högls em dois períodos históricos (Décadas de 1980/1990 e 2020) e a canção "Hallo Blumenau".
Em 30 de junho passado estivemos na abertura do evento "Contagem regressiva de 100 dias para o início da 40ª edição da Oktoberfest Blumenau" da Oktoberfest Blumenau e tomamos conhecimento de que um dos compositores do "hino do Oktoberfest Blumenau" estará na edição de 2025 com sua banda. Trata-se de Michael Högl, filho do maestro e compositor alemão Helmut Högl, bávaro que deixou sua marca na festa de Blumenau.
Momentos do evento mencionado no qual foi anunciada a vinda da banda para a Oktoberfest Blumenau 2025.


"Hallo Blumenau!"
foi tocada pela primeira vez na Oktoberfest Blumenau 1988. A canção foi a materialização de uma ideia de Michi Högl, ou MichaelA banda formada pelos músicos que estiveram na Oktoberfest Blumenau 1994 com o maestro e músico da banda Helmut Högl Und Seine Musikanten, estará voltando a Blumenau e a tocar na grande festa de outubro, após 31 anos. Acreditamos que haverá um momento de emoção entre o público que os assistia nas décadas de 1980 e 1990, e também entre os músicos que voltam a tocar na festa, ainda que não mais no “Pavilhão A” da Proeb. 
Michael e banda reencontrarão pessoas que conheceram na década de 1990.




Pavilhão A da Proeb, o "espaço" de Helmut Högl.
Dois momentos: 2025 e a década de 1990. Pode ser que o número de músicos que estiveram no Brasil nas décadas de 1980 e 1980, seja maior. Não conseguimos visualizar os rostos dos músicos que ficaram atrás. Assim que soubermos, atualizaremos estes dados. No centro, na foto de 2025, de chapéu branco, está Michael Högl, filho de Helmut Högl.
Reportagem de um jornal de 11 de outubro de 1988, quando houve a estreia de "Hallo Blumenau" na Oktoberfest.

Músico mostra amor por Blumenau

Blumenau - A grande atração da Oktoberfest, o músico e compositor Helmut Högl, no dia de seu aniversário, lançará oficialmente a música que dedicou a Blumenau e sua festa popular. A música já é grande sucesso no Brasil, mas seu autor faz questão de dizer que a composição é apenas uma homenagem.
O criador de "Hallo Blumenau!" é mais modesto do que se esperava: "A música é uma criação familiar", salienta. Ele recebeu a ideia do filho Michael, também integrante da banda e da mulher, Sonir, uma brasileira que ensina todos a falar português. Logo depois da quarta Oktoberfest, no ano passado, durante a viagem, começaram a conversar sobre o assunto, saindo uma composição, que pode não ser uma "obra de arte", mas que o povo e turistas da cidade já consagraram como um verdadeiro hino à festa de outubro. 
Helmuth e seu grupo ensaiaram ontem à tarde no Pavilhão A da PROEB, e, mesmo com a privacidade solicitada pelo líder do grupo, a segurança teve dificuldades em conter o público que pretendia assistir ao ídolo em seu ensaio. Högl ficou impressionado com o grande movimento, orgulhando-se por sempre ser convidado a participar da festa: "Se fosse apenas para ganhar dinheiro, nem sairia de casa. Eu gosto do pessoal, e, se é para trazer alegria da Alemanha, faço questão de vir sempre. Diário Catarinense, 11 de outubro de 1988
Helmut Högl e banda tocando na Prefeitura Municipal de Blumenau, 1988. Acervo: Reinhold Klotz.
Apresentação, Helmut Högl em 1993, na Alemanha, de uma das canções cantada no dialeto bávaro, que, também, apresentava na Oktoberfest Blumenau.
Um pouco de História...

Quando o nome de Helmut Högl era anunciado no microfone do Pavilhão A da Proeb, o ambiente lotava. Um marco de seu legado é cantado até hoje na Oktoberfest Blumenau: a música "Hallo Blumenau!", criada para a edição da festa de 1988.

Eu era uma das fanáticas que ficava na frente do palco. Depois dos Beatles, Högl foi meu ídolo, disse a escritora Urda Alice Klueger. O que encantou milhares de pessoas, como Urda, foi a simpatia do músico, a animação e o profissionalismo da sua banda. Sem contar o eterno voto de amor a Blumenau e ao Brasil, que Högl fazia questão de promulgar. OGEDA, 2001

A banda alemã, liderada pelo músico bávaro Helmut Högl, foi convidada a tocar na Oktoberfest Blumenau 1985, sob o patrocínio da Lufthansa, empresa em que Fred Ullrich trabalhava e que também foi responsável pela vinda da banda Götz Buam.
O prefeito de Munique, Winfried Zehetmeier, encaminhou saudações aos frequentadores da Oktoberfest Blumenau 1985, via imprensa alemã e também pela Helmut Högl Und Seine Musikanten.
Depois da apresentação na Oktoberfest Blumenau 1985, Helmut Högl e sua banda voltaram ao Brasil para tocar em outras edições da festa. Quando sua banda iniciava o show no Pavilhão A, atraía todas as atenções, não só deste pavilhão, mas também dos demais que compunham os espaços do complexo naqueles tempos. Sua alegria e carisma contagiavam, fazendo com que o músico alemão se tornasse um dos principais nomes da história da festa, ainda que cercado por polêmicas que surgiram, originadas de suas imposições de estilos musicais durante as edições da Oktoberfest Blumenau de que participava.
O maestro Helmut Högl esteve na Oktoberfest Blumenau em 1985, 1986, 1987, 1988, 1989, 1990 e 1994. Destes anos, o ano de 1989 foi movimentado e com grandes debates sobre o que tocar ou não na Oktoberfest Blumenau. Nesse ano, Helmut Högl foi contestado por muitos blumenauenses e pela organização da Oktoberfest Blumenau, sobre o repertório da banda que vinha sendo apresentado. A explicação para isso pode ter relação com a possível interferência cultural de sua esposa, Sonir Högl, brasileira, nascida no Rio de Janeiro, e que apreciava o samba, típico de sua cidade, mas não em muitas regiões do Brasil e muito menos na cidade de Blumenau.
Manifestação de desagrado de Helmut Högl no jornal. Sem compreender o perfil da festa de outubro, de Blumenau, e suas regras, que também deveriam existir na Oktoberfest München. Fonte: Jornal de Santa Catarina de 22 e 23 de outubro de 1989.
Após os questionamentos e debates ocorridos na Oktoberfest Blumenau 1989, criou-se uma expectativa sobre a vinda, ou não, de Helmut Högl Und Seine Musikanten à festa de 1990. Ele não só retornou para tocar na grande festa, como também trouxe novidades e a presença de novos músicos na banda.
Em 1990, Helmut Högl e banda chegaram a Blumenau antes do início da festa. Nesse ano, haviam se apresentado no Nymphenburg Weinszelt, único pavilhão do vinho na Oktoberfest München.
E a expectativa era sobre  como ficou o repertório da Oktoberfest Blumenau 1990?
Matéria do Oktoberfest Zeitung, que menciona a nova música de Helmut Högl dedicada a Blumenau, mas que não foi apresentada aos blumenauenses. Oktoberzeitung, 11 de outubro de 1990.
"Hallo Blumenau" não é exatamente uma canção alemã, mesmo que assinada por Helmut Högl - letra com contribuição de sua esposa Sonir e música do filho Michael Högl. 
Sua importância para Blumenau e região está no fato de ter sido espontânea e naturalmente foi adotada como o "hino do Oktoberfest Blumenau" - um presente de Högl durante a 5ª Oktoberfest Blumenau. Escreveu a música especialmente para a festa de Blumenau e demonstrava grande carinho por seu público do Brasil.
Helmut Högl foi um dos primeiros maestros que veio da Alemanha com sua banda especialmente para tocar nas primeiras Oktoberfests de Blumenau. Na época foi trazido, pelo então Secretário do Turismo e idealizador da festa, Antônio Pedro Nunes, intermediado por Fred Ullrich.
Quanto sua banda iniciava o show no Oktoberfest Blumenau, atraía todas as atenções da noite.
Postal com a canção "Hallo Blumenau" no verso.


Vídeos
Voz de Helmut Högl


Bandas locais  

VoXXclub
Letra
Letra: Helmut e Sonir Högl
Música: Helmut Högl

Hallo Blumenau,
Bom dia Brasil,
Dezessete dias de folia
Música, cerveja e alegria

Hallo Blumenau
Bom dia Brasil
Schön ist wieder hier bei Euch zu sein
Hier lacht auch bei Regen Sonnenschein

Hallo Blumenau,
Bom dia Brasil
Hoje todo mundo está cantando
Hoje todo mundo está dançando

Hallo Blumenau
Bom dia Brasil
Dezessete dias de folia,
Música, cerveja e alegria,

Hallo Blumenau,
Bom dia Brasil,
Schön ist wieder hier bei Euch zu sein
Hier lacht auch bei Regen Sonnenschein

Hallo Blumenau,
Bom dia oh Brasil
Festas para o povo da cidade,
Música pra nossa mocidade.

Hallo Blumenau, Bom dia oh Brasil,
Oktoberfest em Blumenau, Festa cada vez mais legal.,
Freu mich schon das ganze Jahr auf Euch
Euch zu sehen, euch Freunde

Hallo Blumenau,
Bom dia Brasil,
Alles gut, alles Blau
Alles Himmelblau in Blumenau
Michael Högl, em pé, no centro .


Michael Högel e  banda, se apresentarão na 40ª Oktoberfest Blumenau no dia 16 de outubro, no Setor 1, a partir das 23h45. Também estarão no Galegão nos dias 17 e 18, a partir das 21h00. Em 19 de outubro voltarão a tocar no Galegão, só que no horário das 15h00. Participarão do desfile oficial do dia 18 de outubro, que tem início às 16h00.
A  Högl Fun Band tocará na Oktoberfest Blumenau na sua 40ª edição, outubro de 2025.
Dia 24 de julho de 2025, estaremos lançando o livro "Oktoberfest Blumenau - 40 anos - O palco de um despertar Cultural", no Teatro Carlos Gomes, Blumenau, a partir das 19h30.
Um registro para a História.

Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (X)

Referências

  • ALVES, Pedro Leonardo. 5° Ano da Oktoberfest – 1988. Outubro de 1988.
  • OGEDA, Alessandra. O Magnético efeito do maestro Helmut Högl mexeu com Blumenau. Outubros Inesquecíveis. Jornal de Santa Catarina. 19 de setembro de 2001 – 7B.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário