![]() |
Horst Otto Mödinger filho de imigrantes contemporâneos que viveu as práticas culturais de sua família. Estudou no Dom Bosco de Rio do Sul, no Santo Antônio de Blumenau, tocava harmônica e tinha sempre muitas perguntas e infinitas resposta. amante da leitura e da fotografia. |
Um exemplo, a partir da história de um filho de imigrante, Horst Otto Mödinger que transpirava a busca de conhecimento e de cultura. Personagem de um fragmento da história regional contemporânea, Herr Mödinger faleceu em 17 de julho de 2025 e ficamos sensibilizados de que não mais haveriam trocas de informações através das redes sociais com ele e tampouco, questionamentos, os quais nos levavam a reflexões sobre o cenário, a sociedade e suas práticas locais a partir de suas contribuições. De repente desejamos saber mais sobre sua história, quando nos deparamos com um texto publicado por sua filha Jane Modinger Hilgert em suas redes sociais.
Conhecemos Mödinger nas redes sociais e líamos suas contribuições, muitas vezes trocas de ideias sobre fatos históricos, como por exemplo, a troca abaixo efetuada após a inauguração do Norden:
"A Mercedes era violinista da Orquestra Sinfônica do Carlos Gomes do Maestro Heinz Geyer. Ela sempre me dava uma Entrada que eu tinha o privilégio de assistir.""Foto onde está minha amiga Mercedes Melita Kuhn, quando em 1954, trabalhava na Livonius & Cia. É a terceira da direita, próxima do Sr. Adolfo Schmalz. É a que está ao lado do Sebald Otte e na outra foto, do lado de Roland Otte. Faz anos que não a vejo e também, há anos, soube que ela estaria no Ancionato Elsbert Koehler. Pesquise, uma entrevista, seria ótimo."Horst Otto Mödinger
![]() |
Gottlieb Friedrich Mödinger com a farda da primeira Guerra Mundial. |
Vamos conhecer um pouco sobre a vida de Horst Otto Mödinger, que residiu por muito tempo no bairro de Itoupava Seca, a antiga comunidade do professor Max Humpl, da Altona e da Escola Alemã.
Horst Otto Mödinger
Horst Otto Mödinger foi o sétimo filho de Gottlieb Friedrich Mödinger, nascido em Strümpfelbach, Weinstadt, Rems Murr-Kreis, Baden Wuttemberg, Alemanha, em 11 de dezembro de 1888 (falecido em 1º de outubro de 1959 - em Blumenau SC) e de Sophie Luise Mödinger, nascida em 26 de abril de 1896 em Strümpfelbach, Weinstadt, Rems Murr-Kreis, Baden Wuttemberg, Alemanha (falecida em 5 de julho de 1948, em Ibirama).
![]() |
Horst Otto Mödinger nunca conheceu a cidade de seus pais, Strümpfelbach, Baden Würtemberg, Alemanha. |
O casal migrou para o Brasil, Ibirama, após a primeira Guerra Mundial, onde Gottlieb foi combatente. Migraram para o Brasil em 1924. Seu filho Horst nasceu na localidade de Rio Sellin (nome dado em homenagem ao pioneiro Alfred Wilhiam Sellin), Ibirama, em 16 de maio de 1934, na época que esta região pertencia ao território de Blumenau, portanto, era blumenauense de nascimento, onde veio a falecer em julho de 2025.
![]() |
Nesta época, esta região fazia parte do território de Blumenau. |
![]() |
Ibirama. |
![]() |
Mais ou menos com a idade que ficou órfão da mãe. |
Com 8 anos de idade, o menino Horst foi acometido de poliomielite e sobreviveu, mas com sequelas que o acompanharam pela vida. Ficou órfão de mãe, com 14 anos de idade e passou a residir com a irmã, no município de Rio do Sul, onde frequentou o Colégio Dom Bosco. Quando seu pai Gottlieb faleceu, Horst tinha 23 anos de idade e já residia em Blumenau.
![]() |
Lembrança da formatura do ginasial de Horst Otto Mödinger, em Rio do Sul, Colégio Dom Bosco. |
![]() |
Fotografia oficial de Horst Otto Mödinger para compor a lembrança da formatura ginasial - Rio do Sul. |
Quando concluiu seus estudos no colégio Dom Bosco, em Rio do Sul, mudou-se para Blumenau, com o objetivo de encontrar um trabalho e dar prosseguimento aos estudos.
Em Blumenau, Horst trabalhou na Livonius, na Hermes Macedo, na Cia Hemmer e na Malharia Taeschner. Formou-se Técnico em Contabilidade no Colégio Santo Antônio (atual Bom Jesus) em 1957.
![]() |
Foto de formatura do Colégio Santo Antônio. Contador. |
![]() |
HM - Itajaí SC. |
Quando Horst Otto Mödinger trabalhava na Loja HM - Hermes Macedo, conheceu Dalila Áurea Lourdes Zonta, de família pioneira italiana, nascida em Ascurra em 12 de agosto de 1936. Era filha de Carlos Zonta e Ilda Bertoldi. Horst e Dalila se casaram em Blumenau em 2 de janeiro de 1965, e neste mesmo ano nasceu a filha Jane e quatro anos depois, em 1969, nasceu a filha Doris.
Jane Modinger Hilgert, atendendo ao nosso pedido, enviou registros fotográficos para ilustrar esta história.
A família, o casal e as filhas sempre residiram em Blumenau. Horst Otto Mödinger não conheceu o lindo vale da cidade localizada em Baden Würtemberg, de seus pais.
![]() |
Com sua filha Jane. |
Herr Mödinger sempre apreciou fotografia, com isto montou um pequeno acervo de fotografias de Blumenau de outros tempos. Chegou a contribuir com algumas publicações nossas, com fotografias suas.
Horst Otto Mödinger se aposentou como Contador, na Malharia Taeschner.
[...] e sempre muito ávido por conhecimentos, interessava-se por todo tipo de leitura, informação, cinema, música e televisão. Mesmo com idade avançada, quis navegar pelo mundo da internet, onde manteve-se muito ativo nas redes sociais, principalmente nos grupos de história, fotografia, genealogia e cultura alemã. Lembrava do passado como se fosse ontem. Nomes, lugares, datas e até horários em que as coisas aconteceram. E vivia o presente em tempo real. Sabia tudo de política, atualidades, economia e futebol. Quem assiste a TV Senado? [...] Jane Modinger Hilgert
"Nunca reclamou de suas sequelas físicas ou da vida. Sempre foi grato e feliz. Nos últimos anos, pelas dificuldades físicas e de saúde, Horst e Dalila saíam pouco de casa. Em 27 de março de 2025 a sua amada Dalila partiu e o golpe foi duro pra ele. Em 17 de julho de 2025 ele também partiu de encontro a ela... deixando saudades e orgulho imensos nas filhas, genros, netos, parentes e amigos. Descanse em paz, Horst. Você foi gigante." Jane Modinger Hilgert
Horst Otto Mödinger, nosso amigo (novos tempos) das redes sociais, faleceu em 17 de julho de 2025.
História de família pioneira contemporânea, que ainda teve como cenário Ibirama, Rio do Sul e Blumenau.
Um registro para a História.
Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (X)
Grande figura, de muito conhecimento, amável e de expressão fácil. Conversava muito com meu pai, quando ambos trabalhavam na Taeschner.
ResponderExcluirGrande figura, de muito conhecimento, amável e de expressão fácil. Conversava muito com meu pai, quando ambos trabalhavam na Taeschner.
ResponderExcluir