O ano de 2026 marca as celebrações do 67º aniversário de emancipação de Pomerode em relação a Blumenau. A data oficial, celebrada em 21 de janeiro, é o ponto alto das festividades locais, simbolizando a autonomia política. Isso explica a existência da Festa Pomerana há tanto tempo: ela nasceu, originalmente, para comemorar a emancipação da cidade.
Um pouco de história...
Relembramos um pouco desta história levantada em nossas pesquisas e postagens anteriores. O mapa abaixo — desenhado em 1905 pelo engenheiro blumenauense e diretor da Companhia Hanseática, José Deeke — ilustra os caminhos de outros tempos, muito diferentes dos atuais. Naquela época, os acessos à região eram feitos a partir dos portos marítimos de São Francisco do Sul e de Itajaí. A nucleação urbana de Pomerode, então denominada Pommerroder, foi fundada em território da Colônia Blumenau, às margens do Rio do Testo. Sua localização era estratégica: situava-se no caminho para o porto de São Francisco do Sul, passando pelas colônias de Itapocu, Humbold e Dona Francisca.
A nucleação de Pommerroder foi criada em 1861 — marco onde sua história realmente se inicia — estrategicamente posicionada no caminho entre as colônias Blumenau e Dona Francisca (atual Joinville), facilitando o acesso ao Porto de São Francisco do Sul, por onde desembarcaram inúmeros imigrantes.
Os primeiros colonos a serem assentados no Vale do Testo foram os pomeranos. O fundador da colônia, Hermann Blumenau, organizou e incentivou a formação deste núcleo urbano para servir de apoio aos viajantes e, simultaneamente, estabelecer um novo centro consumidor e comercial para sua colônia agrícola. Sob o ponto de vista dos administradores que visavam ao desenvolvimento regional, a iniciativa consolidava a firma fundada por Hermann.
Esses pioneiros pomeranos — oriundos da mistura de povos germânicos e eslavos que habitavam o norte da atual Alemanha e parte da Polônia ( e não da região do Tirol ou da Bavária) — chegaram na segunda metade do século XIX. Ao receberem seus lotes, a partir do primeiro parcelamento do solo, iniciaram o cultivo de arroz, batata, fumo, aipim e feijão, além da criação de rebanhos.
![]() |
| Demarcação dos lotes coloniais - Colônia Blumenau - Segunda metade do Século XIX. |
Em 14 de janeiro de 2026, ocorreu a solenidade de abertura da 41ª Festa Pomerana, cuja programação estende-se entre os dias 14 e 25 de janeiro na cidade de Pomerode. A abertura oficial da festa foi realizada no Pavilhão Municipal de Eventos — localizado na Avenida 21 de Janeiro, nº 2.700 — logo após o primeiro desfile oficial, que percorreu o trajeto do centro da cidade até o local do evento.
Estivemos no no local e na abertura desta tradicional festa regional catarinense. Presenciamos o cortejo de diversas autoridades que testemunharam o momento, acompanhadas pela Banda Municipal de Pomerode Die Originalen Rega Bläser, Grupo Coral Pommernsänger, representantes das 15 Sociedades da cidade, a Realeza desta edição (Rainha Júlia Beatriz Siewert, 1ª Princesa Jennifer Cristina Karsten, e 2ª Princesa Kaylane Kopsch) e diversas outras atrações.
Observamos que a grande tenda situada à esquerda da entrada — que havia se consolidado como um espaço de encontro e descanso — foi retirada. Notamos, também, uma redução nos pontos de alimentação e nos locais para sentar e comer com tranquilidade. Por outro lado, foi muito positivo o sistema de refrigeração do ambiente, que amenizou o calor característico desta época do ano.
Embora o tema desta edição de 2026 seja "Nossa Pequena Alemanha", não ouvimos, junto ao Hino Nacional Brasileiro, a execução do hino alemão — um momento que sempre emociona quem aprecia a cultura local. Registramos também a apresentação da dupla alemã Hans Jopp e Michael Lochner, que dão vida ao Die Zwei Franken, encantando o público com sucessos da Alemanha de todos os tempos.
As imagens comunicam...
Vídeo
Fotografias
Um registro para a História.
Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (X)
Angewitt (You Tube)
AngelinaWittmann (Facebook)



Nenhum comentário:
Postar um comentário