quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Antropóloga alemã está em Blumenau para pesquisar sua dissertação de mestrado sobre imigração e cultura a partir de raízes familiares.

Histórias de família fomentam a pesquisa na área da antropologia, envolvendo dois países. Na foto, além de Maya, Christian Gottlieb Mödinger, seu antepassado e Gottlieb Mödinger, pai de Christian e avô de Horst Otto Mödinger que nasceu em Blumenau. A avó de Horst é Johanne Hengsberg. 

É interessante as pontes que podemos construir através da tecnologia que convivemos nas comunicações e a presença da internet.
Um tempo atrás, ao sabermos do falecimento de um curioso e pesquisador que desejávamos conhecer — por seu trabalho e contribuição — e não termos tido a chance, escrevemos um registro sobre ele, Horst Otto Mödinger, após seu falecimento em 17 de julho de 2025.
Horst Otto Mödinger nascido em Ibirama e tendo formação escolar em Rio do Sul. Faleceu em Blumenau em 2025.
Nós desconhecíamos parte de sua história e de seus familiares residentes na Alemanha até que uma prima distante de Horst Otto, Maya Helene Röttger, ao ler o artigo que escrevemos em julho de 2025, entrou em contato conosco. Maya Helene descende do familiar comum Gottlieb Mödinger (1814–1884) e Anna Maria Mödinger, casados em 24 de novembro de 1846 e pais de:
  • Gottlieb Mödinger (1850–1923).
  • Anna Maria Margaretha Mödinger (1851–1917)
  • Johanne Louise Modinger (1862–1862)
  • Johanna Margarete Mödinger (1863– -)
Gottlieb Mödinger (1850–1923), nascido em Strümpfelbach, casou-se em 8 de novembro com Johanne Hengsberg (1846–1902) e são os pais de:
  • Marie Karoline Mödinger (1878–1978)
  • Christian Gottlieb Mödinger (1878–1949) — antepassado de Maya Helene.
  • Johanne Marie Mödinger (1880–1883).
  • Immanuel Gottlob Mödinger (1881–1894).
  • Karl Friedrich Mödinger (1884–1917)
  • Gottlob Friedrich Mödinger (1888–1959) — imigrou para Blumenau e casou-se com Sophie Luise; são os pais de Horst Otto Mödinger, que trocava correspondência com o avô de Maya Helene Röttger, Erwin Kiesel.
Gottlob Friedrich Mödinger com a farda da Primeira Guerra Mundial e sua esposa Sophie Luise Mödinger, pais de Horst Otto Mödinger. Ela está com a certidão de casamento nas mãos. Eles imigraram para Blumenau e são tios da bisavó de Maya Helene, pesquisadora que está em Blumenau para estudar a migração e cultura alemã na cidade e região. 
Nos primeiros 20 anos de Brasil, minha mãe foi muito feliz. Comida que faltou na Alemanha, aqui sobrava. Tinha aqui se tornado uma pessoa estimada por todos e uma liderança na comunidade. Sua maior felicidade, aconteceu quando foi autorizada a dar Culto Infantil. 
Aí veio a segunda Guerra Mundial e com ela a proibição de dar o Culto Infantil, falar em alemão e ameaçada de prisão. Aí toda alegria se foi e o amor ao Brasil também. Horst Otto Mödinger - 13 de junho de 2024. 
Esta família vivia em Strümpfelbach. Horst Otto Mödinger nunca conheceu a cidade de seus pais, Strümpfelbach, Baden-Württemberg, Alemanha.
Strümpfelbach, onde a cultura da uva prevalece. Notem que um lado ficam as casas e no outro as videiras. Lá, meu pai era um "Weingärtner", profissão que aqui seria de "técnico em videiras. Horst Otto Mödinger - 10 de maio de 2020.
Strümpfelbach, Weinstadt, Rems Murr-Kreis, Baden Wuttemberg, Alemanha. Foto do acervo de  Mödinger. 
Gottlob Friedrich Mödinger, um Weingärtner (viticultor) em sua cidade natal, Strümpfelbach (Weinstadt, Rems-Murr-Kreis, Baden-Württemberg, Alemanha), pai de Horst Otto Mödinger, nasceu em 11 de dezembro de 1888 e faleceu em 1º de outubro de 1959, em Blumenau, SC. Era casado com Sophie Luise (Hengsberg) Mödinger, nascida em 26 de abril de 1896, também em Strümpfelbach, e falecida em 5 de julho de 1948, em Ibirama. Casaram-se em Strümpfelbach (Weinstadt, Rems-Murr-Kreis, Baden-Württemberg, Alemanha) em 30 de julho de 1918 - 4 meses antes do término da Primeira Guerra Mundial (11 de novembro de 1918).
O casal imigrou para o Brasil após a Primeira Guerra Mundial, conflito no qual Gottlob foi combatente. Eles desembarcaram em Florianópolis em 16 de fevereiro de 1924. A família era formada pelo casal, Gottlob Friedrich (36 anos) e Sophie Luise (27 anos), e seus três filhos: Anna (8 anos), Luise (4 anos) e Kurt (2 anos).
Viajaram de Hamburgo com destino a Florianópolis a bordo do navio Bilbao. Relatam que, durante a travessia para chegar à costa, a barca virou e muitos pertences foram perdidos; entre eles, as ferramentas e as mudas de uvas dos Mödinger. A família foi indenizada pela empresa de transporte pela perda material, e o valor foi utilizado para a compra de uma propriedade. Horst Otto Mödinger descreve o local como "um terreno já plantado e com uma casa relativamente boa (parte inferior de alvenaria e superior de madeira, mas com cobertura de Schindeln)."
Horst Otto Mödinger nasceu na localidade de Rio Sellin (nome dado em homenagem ao pioneiro Alfred William Sellin), Ibirama, em 16 de maio de 1934, quando sua mãe contava com 37 anos de idade. Na época, esta região pertencia ao território de Blumenau; portanto, era blumenauense de nascimento.
"Ganhei hoje um presentão que guardarei com muito carinho. Primeiro porque coloca minha querida Rio Sellin como ter uma atrasção turística e por eu ter presenciado o surgimento, no meio de uma roça um rancho. Guri de escola a curiosidade me fez ir ao local e o Carlos (Karl) Hajek, mesmo eu ser criança deu detalhes que de semana em semana se tornaram reais." Horst Otto Mödinger - 25 de setembro de 2020.
Nesta época, esta região fazia parte do território de Blumenau.
O irmão do pai de Horst Otto Mödinger que ficou na Alemanha era Christian Gottlieb Mödinger, o antepassado de Maya Helene. Ele nasceu em 20 de outubro de 1878 em Stetten e casou-se com Luise Karoline Schwartz, nascida em 22 de junho de 1883 em Lobenroth. A filha do casal, Marie Karoline Mödinger, nascida em 8 de setembro de 1908, casou-se com Erwin Kiesel, nascido em 23 de agosto de 1907. Marie e Erwin são os bisavós de Maya Helene e pais de seu avô, Erwin Kiesel, nascido em 4 de janeiro de 1938, que se correspondia com Horst Otto Mödinger (Brasil). Erwin casou-se com Rosemarie Würtele, avó de Maya Helene, nascida em 7 de agosto de 1941. O casal é pai da mãe de Maya Helene, Simone Kiesel, que se casou em 19 de junho de 1999 com Stefan Röttger. Eles são os pais de Maya Helene Röttger, nascida em 15 de maio de 2002, e de seu irmão Moritz Röttger, nascido em 29 de setembro de 1969.

Anotações de Horst Otto Mödinger.
Ao ler a postagem sobre Horst Otto Mödinger publicada neste espaço, Maya entrou em contato conosco, após decidir que pesquisaria a imigração alemã para a região onde seus familiares e antepassados também residiram, e também sobre a cultura alemã. Ela nos escreveu em 13 de novembro de 2025, quatro meses após o falecimento de Horst Otto Mödinger (17 de julho de 2025). Sua mensagem:
Querida Angelina,
Encontrei seu WhatsApp no blog! Meu nome é Maya, sou alemã e em breve visitarei Blumenau. Por acaso, encontrei sua publicação sobre Horst Otto Mödinger! Sou neta de Erwin Kiesel, sobrinho de Gottlob e Luise Mödinger, que emigraram de Strümpfelbach para Blumenau. Meu avô contou-me muito sobre este lugar; apesar de nunca ter estado lá, ele formou uma imagem através de todas as cartas e e-mails que trocou com Horst. Infelizmente, tal como Horst, meu avô faleceu há alguns meses.
Estudo Antropologia e, para minha tese de mestrado, decidi pesquisar a conservação da cultura alemã em Blumenau, pois é culturalmente interessante, mas também para restabelecer a ligação que meu avô mantinha com este lugar. Tentei entrar em contato com as filhas de Horst Otto Mödinger através do Instagram, mas não consegui. Talvez você possa me ajudar a contatá-las? Seria ótimo. Eu adoraria conhecê-la e conversar sobre a história e sua própria pesquisa. Talvez você também se interesse pela versão alemã da história!
Não sabia qual seria a melhor forma de entrar em contato com você... Adoraria receber uma resposta! Maya
Maya chegou a Blumenau no dia 15 de janeiro como pesquisadora. Ela é antropóloga e está cursando o mestrado; como mencionado, seu tema de estudo será a imigração e a cultura alemã em Blumenau e região. Encontramo-nos no mesmo dia 15. Está nos planos a pesquisa em Ibirama, Dalbérgia e Rio Sellin, onde a família Mödinger fixou residência. Por certo, Horst Otto Mödinger, onde estiver, deve estar feliz por ter uma descendente de seu tio Christian pesquisando na região.
Coro Masculino Liederkranz.
Hoje, dia 21 de janeiro, ela acompanhará o Coro Masculino Liederkranz até Pomerode, onde o grupo se apresentará na Festa Pomerana. Ela também observará outras atrações da festa, como a banda Os Montanari, tendo já tido a oportunidade de conhecer o Falk, um de seus cantores.
E assim vamos construindo pontes e levando conhecimento a partir da história — além dos espaços, também das famílias.
Com a antropóloga Maya Helene Röttger.
No Norden observando a história em imagens.
Um registro para a História.

Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
Angewitt  (You Tube) 
AngelinaWittmann  (Facebook)








Nenhum comentário:

Postar um comentário