quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
Caspar David Friederich. |
Nasceu em 5 de setembro de 1774. Sua arte é reconhecida pelas paisagens bucólicas, que mostra figuras contemplativas em silhuetas contra o entardecer ou mesmo, na noite escura ou estrelada, neblina da manhã, árvores torcidas e secas ou ruínas góticas.
Fazia sua arte a partir da contemplação da natureza e geralmente tentava se opor, através desta, às obras clássicas sempre tão racionais e simétricas. Foi um vanguarda.Transmitia com subjetividade e provocava, e provoca o emocional do observador, através da paisagem natural. Uma das características de sua pintura é o contraponto que conseguiu a partir da escala humana, tamanho do homem dentro de um cenário natural maior, amplo. O historiador Christopher John Murray a definia: como “o olhar do observador para a dimensão surreal”.
Friederich nasceu na cidade de Greifswald - na Pomerânia sueca – Báltico da Alemanha. Teve 9 irmãos. Era luterano e seu pai, Adolf Gottlieb Friederich era fabricante de velas e caldeirão de sabão. Ficou órfão de mãe, quando tinha 7 anos.
Também ficou marcado, quando testemunhou seu irmão cair no lago frio e partir afogado, quando o gelo da superfície quebrou. Tinha então 13 anos de idade.
Também ficou marcado, quando testemunhou seu irmão cair no lago frio e partir afogado, quando o gelo da superfície quebrou. Tinha então 13 anos de idade.
Estudou em Copenhagen até 1798, antes de morar em Dresden. Foi um crítico da sociedade materialista e desenvolveu muito seu lado da espiritualidade, tendo reflexos em sua arte.
Sua obra teve oscilações quanto ao reconhecimento do público, mesmo após a sua morte. Foi reconhecido no início de sua carreira.
O escultor Frances David dÁngers (1776-1856) dizia que Friederich tinha descoberto a “tragédia na paisagem”. Mais tarde, não mais apreciavam seu trabalho. Vinham-no como louco. Morreu na obscuridade. No final do século XIX, a Alemanha passava por uma série de transformações sociais políticas e econômicas e o silêncio da contemplação da obra de Friederich passou a ser vista como algo do passado e ultrapassado para os novos tempos vividos na Alemanha.
A partir de uma exposição de 32 trabalhos seus (pinturas e esculturas), em 1906 na cidade de Berlim, começou novamente a ser admirado. Em 1920, sua obra era estudada e apreciada pelos expressionistas e na década de 1930 e início de 1940, pelos surrealistas e existencialistas, que se inspiravam em seu trabalho.
A partir de uma exposição de 32 trabalhos seus (pinturas e esculturas), em 1906 na cidade de Berlim, começou novamente a ser admirado. Em 1920, sua obra era estudada e apreciada pelos expressionistas e na década de 1930 e início de 1940, pelos surrealistas e existencialistas, que se inspiravam em seu trabalho.
No apogeu do Nazismo, o qual adotou a obra do artista pomerano como parte da identidade nacional alemã, fez com que novamente sua popularidade caísse.
A opinião pública e a crítica relacionou sua arte com o movimento nazista. Nada a ver, um vez que foi feita séculos antes deste período.
Em 1979, finalmente sua obra foi e é considerada o ícone do movimento romântico alemão e Caspar David Friedrich, um artista de qualidade e reconhecimento, um pintor de renome e reconhecido internacionalmente.
Em síntese, um pouco sobre este pomerano nascido em 1774, que faleceu em 1840, 31 anos antes da unificação da Alemanha e 10 anos antes de chegar o primeiro grupo de imigrantes alemães ao Vale do Itajaí - Colônia Blumenau.
Um pouco de sua obra:
Rica cultura Pomerana!
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