quarta-feira, 21 de maio de 2014

Feng Shui e a Arquitetura

Um dos prazeres que temos, é o de trabalhar na área da Arquitetura e do Urbanismo. Dom que nos acompanha desde a tenra idade, quando ainda andávamos pelas ruas de paralelepípedos da antiga Nossa senhora do Desterro -  ilha de Santa Catarina, na década de 1970 - século passado, observando o casario com linhas portuguesas e o contorno a partir da paisagem natural. 
Nossa família residia no Bairro do Abraão e nosso translado para a ilha acontecia via transporte público, o qual contornava os bairro de Bom Abrigo e Coqueiros até chegar "aos pés" da Praça XV de Novembro, sem ainda contar com o aterro da Baia Sul. 
Praça XV de Novembro


Florianópolis       Foto - Sr. Carlos Bertemes
Durante o trajeto, observávamos a harmonia da cidade e sua integração com o meio natural, analisando as cores, indiferentemente do valor monetário do objeto observado. Quando a aula terminava antes do horário, dávamos um pulo rápido no prédio antigo da Alfândega, ou no hall de qualquer edifício público - sempre tinha uma exposição de artes. Estudávamos na ilha - na antiga Escola Técnica Federal de Santa Catarina - ETF SC. Observava o equilíbrio a partir das cores, textura e volumes, como também, acontece no meio natural. Quando atravessávamos a Ponte Colombo Salles rumo a nossa casa, observava o mar, o som, aroma, as gaivotas, as cores, os barcos, ...
Tudo como composições, as quais, transmitiam e continuam transmitindo alguma coisa ao homem, ali presente. 
Com o passar do tempo, aprofundamos-nos um pouco sobre este estudo, a partir das composições espaciais criadas e a interferência destas no homem.

Nosso trabalho na área da Arquitetura e Urbanismo, tem um pouco de intuição sensorial. Quando conseguimos atingir estes patamares, geralmente encontramos o equilíbrio no resultado final do projeto ou da idéia que fazemos.

Parte destas análises e reflexões que fazemos, foram observadas,muitos séculos atrás, no oriente e a partir destas, foram formuladas diretrizes que "orientam", durante a composição dos ambientes - Feng Shui.
Projeto do ano de 2000
A partir da arquitetura, decoração, jardins, espaços da cidade, trânsito, conflitos há uma interferência no humor, na felicidade, nas relações de uma família, das pessoas.
Isto acontece em qualquer espaço, seja ele urbano público, privado - em uma edificação residencial, comercial ou residencial. Se há conflitos, atinge a saúde das pessoas, em vários aspectos.
Por que as pessoas andam nervosas no trânsito de Blumenau?
Também dentro de uma casa, onde seu interior pode determinar a qualidade de vida de seus habitantes. Pode-se contribuir para a tristeza, a depressão, o stress e a irritabilidade. Assim como pode "gerar" bem estar, segurança e conforto, como em qualquer outro espaço não organizado.
Isto independe do valor monetários dos objetos que participam da composição.
O Feng Shui é uma prática chinesa de 3000 anos, descoberta pelo ocidente somente há duas ou três décadas.
O Feng Shui (vento e água, literalmente) parte da crença chinesa do ch’i - energia vital que existe em nós e no meio ambiente. Como a boa circulação do sangue em um corpo sadio, quando ch’i flui suavemente em casa, os resultados são positivos.
Schwanberg , Rödelsee - Alemanha - Paisagem natural que irradia harmonia.
Não é necessário derrubar a casa para eliminar os problemas que geram energia negativa (sha). A correção pode ser feita posicionando espelhos, cristais, harpas eólias e plantas em locais estratégicos. Esses objetos estimulam a energia positiva.
Algumas dicas...

1 - Colocar, se possível, uma poltrona voltada para a porta, parece dizer “bem vindo”.
2 - Os chineses costumam pendurar um espelho convexo octogonal no lado externo da porta de entrada, para fazer retroceder as energias negativas. Uma maçaneta de metal, bem polida, produz o mesmo resultado.

3 - A entrada deve ser luminosa, por isso recomenda-se pintá-la de amarelo. Pode-se usar também quadros e tapetes coloridos e vibrantes. 

4 - O espelho no alto da escada faz com que a energia não se escoe. Aplique este macete nos corredores.

5 - Nos quartos, a posição da cama é importante. O
ideal é situá-la no canto oposto a porta.

6 - Espelhos redondos no quarto favorecem relacionamentos, mas não deve refletir a pessoa dormindo, senão o espirito não descansa. Melhor cobri-los com um pano na hora de dormir.

7 - Evitar TV´s, computadores ou FAX no quarto, pois eles irradiam um campo eletromagnético, mesmo desligados, caso não haja outro jeito, uma pedra de quartzo branca ou vasos de plantas ajudam a neutralizar esse campo.

8 - Um quarto que fique em frente ao banheiro pode receber energia negativa. Para evitar pendure um pingente de cristal no teto, entre as portas do quarto e do banheiro.

9 - A sala de estar deve dar a sensação de hospitalidade; a disposição ideal do moveis é em forma de “U”, aberto para a entrada.
10 - Pilares arrendados ajudam a boa energia a circular.

11- O lixo (energia estagnada) deve ficar sempre fora da cozinha e nunca perto do fogão, pois representam valores opostos.

12- Harpas eólias são ótimas aliadas para atrair boa energia. Pendure em janelas e terraços.
13 - Em primeiro lugar, uma boa faxina é fundamental. Bagunça, sujeira, coisas amontoadas ou objetos quebrados indicam restrição ao fluxo de energia. Segundo as diretrizes do Feng Shui, excesso gera sensação de opressão. Se houver coisas amontoadas em determinado ambiente, a energia fica estagnada, nosso subconsciente capta a inércia e se enfraquece. Caixas sobre armários, roupa suja acumulada, livros empilhados são situações de energia aprisionada. Comece a se desfazer de tudo que não tiver utilidade e valor afetivo. Tudo em casa deve funcionar: relógios, lâmpadas, encanamentos e calhas. Depois de concertar ou eliminar, de ordem no que sobrou.

Ba-Guá

O ba-guá é uma espécie de "mapa" de forma octogonal que tem origem no I Ching, o Livro das Mutações. Cada uma de suas oito casas corresponde as seguintes áreas de vida: trabalho, espiritualidade, amigos, criatividade, relacionamentos, sucesso, prosperidade e família. O centro, por sua vez, esta relacionado ao Tao ( conceito filosófico da unidade dos opostos ying/yang, ou feminino e masculino, que se unem e formam o absoluto) Quando todas as áreas estão em equilíbrio, garante-se a harmonia.
Para se usar o ba-guá, é necessário a planta da casa. A leitura é feita em sentido horário, a partir da entrada. A parte inferior que representa a espiritualidade, trabalho e amigos, vai estar alinhada a parede junto a porta de entrada. 
Assim a porta corresponderá a uma dessas áreas citadas, a seguir:

Prosperidade:

É importante manter coisas ou animais sempre em movimento, tudo o que expresse o oposto `a estagnação: um aquário, um mobile, ou uma campainha de vento. Usar cores dourado, amarelo, vermelho, que simbolizam riqueza material.

Sucesso

É recomendado objetos que ofereçam reflexão, para se ter em dobro. Se for em uma parede, pode ser um espelho. Se for, janela, um prisma ou uma conta de cristal lapidado, que reflita a luz do sol.

Relacionamento

A ideia de parceria esta ligada ao sexo oposto. Para encontrar a pessoa ideal, a sugestão e pendurar um quadro produzindo um par. Os casados podem colocar uma foto em que estejam juntos, tirada em um momento inesquecível, para trazer bons fluidos. Objetos em par, como dois vasos idênticos, também funcionam. Melhor se contiverem flores vermelhas, símbolo da paixão.

Criatividade

Este canto pode conter seus instrumentos de criação, do piano ao computador, ou um objeto de arte. Um quadro deve retratar imagens tranquilas ou representar figuras de mãe e filho, sobretudo para quem quer engravidar, pois a criatividade liga-se tanto as idéias como a geração de filhos.

Amigos

Com um painel de cortiça pode-se colocar fotos de amigos ou porta-retratos. Como esta área também representa viagens, a opção é decorá-la com cartões postais enviados por amigos, reunindo os dois aspectos.
Trabalho

Canto onde pode-se guardar objetos ligados ao trabalho. Bom também para arquivos, livros e gravuras que retratem a sua profissão e diplomas. 

Espiritualidade

É uma área perfeita para se criar um pequeno altar contendo todos os objetos que simbolizam parte da crença religiosa de preferencia: imagens de santos, reproduções de anjos, velas perfumadas de cores claras, incenso ou flores frescas. Ou então, apenas uma simples ametista, pedra ligada a espiritualidade. 

Família

Os moveis mais pesados, como as estantes, as cristaleiras e os guarda roupas de madeira maciça, que simbolizam a estabilidade, são os mais indicados. Este também é um bom lugar para expor as fotos dos familiares ou um objeto de estimação como aquele vaso que pertenceu a avó.


A tradução

A tradução literal de Feng Shui é "Vento e Água". Vento (ou ar) e Água tem movimento, ação, circulação energética. São fontes de vida e energia mais fundamentais na natureza. 

O Vento representa uma energia que sobe, enquanto água representa uma energia que desce. Ou seja, temos representado a polaridade "Yin/Yang" (positivo/negativo - dia/noite - quente/frio - homem/mulher - barulho/silêncio), ou seja, o principio que faz nossas vidas e o Universo se movimentar. 

Para os antigos chineses, intrigava o fato de que determinadas áreas de uma mesma região apresentassem aspectos tão diferentes (mais Yin, ou mais Yang), como regiões mais secas (yang) ou mais úmidas (yin). 

O estudo, análise e compreensão da natureza e o que afetava cada região ou área, fez com que se desenvolvesse uma técnica de harmonização de ambientes para uma residência ou propriedade, trabalhando para atrair energias positivas, evitando as energias nocivas – o Feng Shui. 

Cores 
O poder das cores nos ambientes 

Não existe situação mais difícil do que escolher as cores dos ambientes de nossa casa, seja na pintura da parede ou na decoração em geral. Muito mais do que saber combinar e coordenar as pinturas dos ambientes, precisamos conhecer as energias que as cores podem trazer para a casa. Quando estamos nesta etapa do trabalho, muitas vezes, precisamos alto grau de sensibilidade para abstrair e "sentir" a composição.

As cores podem ter diferentes efeitos nos ambientes. Através da ótica do Feng Shui, cromoterapia e decoração vamos procurar explicar um pouco dos efeitos e do poder das cores sobre os ambientes. 

Branco 
Decoração: O branco é muito usado para dar uma sensação de amplitude e claridade para espaços muito pequenos e escuros. Devemos ter cuidado, um ambiente todo branco, dependendo da pessoa, pode trazer muita calma e, para outras, frieza, tristeza e impessoalidade. O branco nos passa também uma sensação de limpeza até exagerada. O branco só é branco quando recebe uma luz intensa direta. Para nós, o branco é ausência de cor e reflete o medo de ousar em adotar uma cor

Cromoterapia: Ela potencializa as demais cores. Representa a luz divina. A luz da verdade. 

Feng Shui: É a cor do elemento metal no Feng Shui. É considerada uma cor neutra que pode ser usado em qualquer ambiente. Devemos tomar cuidado quando o branco aparece em demasia em um ambiente, pois nos passa uma sensação de infinito. Se isso acontecer, "quebre" o branco com quadros e móveis bem coloridos e alegres. 

Preto e cinza 
Decoração: São cores que devem ser usados em pequenos detalhes, principalmente quando queremos fazer um "efeito especial", tanto dentro, como fora da casa. Quando usadas dentro da casa, podem fazer contrastes, principalmente com o branco. 

Cromoterapia: É o oposto da luz. Escuridão total. Não é usado na cromoterapia. 

Feng Shui: Simboliza o elemento água no Feng Shui e deve se usar com muito cuidado. É opressivo, depressivo e angustioso. Em geral, é usado em pequenos detalhes na decoração da casa. 

Verde 
Decoração: É uma cor muito usada tanto da decoração como na pintura, dependendo do gosto. No chão, nos lembra a natureza. Não incide muita luz, mantendo a cor original. Em locais abertos complementa madeira e jardins. 

Cromoterapia: É a cor que nos leva a natureza. Traz força equilibrada e progresso mental e corporal. Acalma o sistema nervoso e os sentidos. Também significa esperança e satisfação. É a cor da saúde.

Feng Shui: É uma cor neutra que representa o elemento madeira no Feng Shui. Muito cuidado em usar   a cor verde em locais que predomina o vermelho, pois teremos um local muito quente explosivo. Deve-se usar nos banheiros para elevar a energia deste local. Para casas com problemas de saúde, o verde é um ótimo remédio.

Lilás e violeta 
Decoração: Se for em tons mais claros podem ser usados em todos os ambientes. Já em tons escuros, deve-se estudar como ficará seu efeito na decoração. Se for uma cor predominante na casa, poderá cansar.

Cromoterapia: Tem efeito purificador. Transforma as energias negativas em positivas. Ótimo para a saúde. Acalma o coração, a mente e os nervos.

Feng Shui: Traz tranqüilidade, paz, sossego e calma. Estimula a prática espiritual. Nas casas, o melhor local para uso é em locais de meditação e oração. Em excesso, pode trazer depressão e ansiedade. 

Laranja 
Decoração: É uma cor que nos lembra sabores agradáveis, sendo muito usado em cozinhas, pois abre e estimula o apetite. Pode ser usada na sala de jantar. Em tons mais escuros, sugere estabilidade. É considerada umacor quente.

Cromoterapia: Auxilia a mente a assimilar novas idéias, mas deve ser usado com certo cuidado. 

Feng Shui: Em pequenas doses, estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação. Ótima cor para ser usada nas áreas da casa que quer se estimular o diálogo, como sala de visitas, de jantar e cozinhas. Em excesso, pode provocar conversas demais, rebeldia e abrir demais o apetite. 

Vermelho 
Decoração: Muito cuidado em seu uso. Por ser uma cor muito energética e vibrante, pode provocar excitação e nervosismo, quando aparecer em excesso nos ambientes. Em pequenas doses, traz aos ambientes um ar glamouroso e até exótico. Em demasia, cai para na vulgaridade. 

Cromoterapia: Muito indicado para pessoas tímidas e retraídas porque estimula a atividade mental e quebra barreiras. Revigora a coragem e a força de vontade. Dá vitalidade e vibração.

Feng Shui: No Feng Shui, a cor vermelha representa o elemento Fogo, cor que ativa e estimula as áreas de relacionamento afetivo, sucesso, auto-estima, fama e prosperidade. Deve ser usado com muito cuidado e em pequenas doses, pois é uma cor estimulante. No quarto de casal, ativa a sexualidade. Na sala ou cozinha estimula o apetite e a fala. Em excesso, provoca brigas, confusões e explosões de humor. 

Azul 
Decoração: Pode ser usado em grandes áreas sem tornar-se cansativo, mas deve ser combinado com outras cores para evitar a monotonia.Tons mais escuros, transmitem autoridade.

Cromoterapia: Nos passa calma, paz e serenidade. Também é asséptico. 

Feng Shui: Cor que representa o elemento água. É uma cor calmante e traz tranqüilidade aos ambientes. Muito cuidado em locais cujas paredes são pintadas de azul claro, pois irá provocar sono em excesso e calma. Já, para quem é muito agitado, pode ser usado.

Amarelo 
Decoração: É muito usado para esquentar ambientes frios e escuros. Aumenta a sensação de iluminação dos ambientes Em pisos, provoca sensação de avanço. Em grandes áreas e superfícies pode incomodar por causa da incidência de luz. 

Cromoterapia: É uma cor que atua diretamente sobre a mente e pensamentos. É animador, inspirador e estimula o raciocínio. Ajuda no autocontrole. Fortalece os ouvidos e os olhos. 

Feng Shui: É a cor da Luz. É umacor alegre. Estimula a comunicação, atividades mentais e abre o apetite. Deve ser usado no quarto de estudo ou na criança. Na cozinha em doses equilibradas. Em excesso, provoca muita conversa, pensamentos acelerados e confusos, provocando preocupação.
Sensações visuais acromáticas e cromáticas 

As sensações visuais acromáticas são as que têm apenas a dimensão da luminosidade. Elas não são cores. Incluem-se todas as tonalidades entre o branco e o preto, isto é o cinza claro, o cinza e o cinza escuro, formando a chamada escala acromática com variação de luminosidade que se efetua com sucessão de espaços regulares e contínuos (escala de cinza). 

O branco e o preto não existem no espectro solar. O branco é pois, a síntese aditiva de todas as cores e o preto, resultante da síntese subtrativa, isto é a superposição de pigmentos coloridos. As sensações visuais cromáticas compreendem todas as cores do espectro solar. Elas são experiências visuais.
Denominaremos os componentes cromáticos resultantes da refração da luz: violeta, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho. A mescla de sensações cromáticas e que denominaremos de mesclas aditivas seriam cores básicas aditivas: azul-violeta, verde e vermelho-alaranjado. Elas tem como base inicial o preto. A mescla de duas cores básicas aditivas resultará nas cores básicas subtrativas: amarelo, vermelho-magenta e azul-esverdeado. Magenta é o nome para indicar a cor púrpura e se produz pela superposição do azul-violeta com o vermelho alaranjado. 

Internacionalmente estão sendo aceitas como cores primárias (ou básicas ou originais) o amarelo, o vermelho-magenta e o azul esverdeado. Com estas denominações pretende-se uma unificação na nomenclatura das cores. Chamamos cores secundárias (ou complementares) as que, ao se mesclarem, se anulam em branco: vermelho-alaranjado, verde e azul-violeta. 

Prosseguiremos com este assunto...





Nenhum comentário:

Postar um comentário