quinta-feira, 1 de maio de 2014

Jogo de Skat: em suas mesas girava a vida social e administrativa da Colônia Blumenau


Encontramos entre nossos jornais antigos "especiais", um tesouro em forma de matéria no Jornal O Estado - Florianópolis, que vamos transpor na íntegra para deixar o registro e de alguma maneira, tentar incentivar os jovens a buscarem os poucos grupos praticantes de Skat no Brasil, para aprender e que possamos resgatar este esporte que fez parte das práticas esportivas culturais dos imigrantes alemães que vieram para o Brasil - conhecido xadrez das cartas.
Um prática da cidade desde a época da  Colônia Blumenau, trazida pelos imigrantes alemães.
"No clichê aparecem, da esquerda para a direita, Augusto Zittlow, inspetor de linha telegráficas, aposentado; Leopold Höschel, que foi deputado Estadual e tesoureiro da superintendência e Carlos Rischbieter, industrial. Três veteranos blumenauenses, numa partida de skat, jogo tradicional e que era, então, o entretenimento predileto. Aqui falta a cerveja, que sempre o acompanhava. As mesas de skat constituem outro tema interessante, pois, em redor delas girava a vida social e administrativa da colônia e dos primórdios do município."


A matéria, feita a partir da pesquisa do Sr. Horácio Braun, publicado no Jornal "O Estado" - da cidade de Florianópolis em 05 de abril de 1981 - há exatos, 33 anos atrás. O texto é do Sr. Luiz Mund e fotografias do Sr. Carlos Leão.
Selo na Alemanha - Homenagem ao
bicentenário do Skat no país - 2013

Horácio Braun  Foto: Laércio
 "Skat: um  jogo com três quadrilhões de combinações
Blumenau - Com a participação de representações de seis países, num total de cerca de 300 jogadores, está se realizando em Blumenau, no Centro de  Convenções do Teatro Carlos Gomes, o I Torneio Mundial de Skat. O torneio iniciou dia 2 e será encerrado amanhã, com a entrega de prêmios e troféus aos campões. A promoção é da Confederação Brasileira de Skat.
Desta disputa participam o Brasil, a Alemanha, a Argentina, o Uruguai, o Chile e a Bélgica. Metade dos competidores são estrangeiros.
Jogo dificílimo, o Skat oferece 2.753.294.408.504.640 (quase três quadrilhões) de combinações que possibilitam as 18 mil jogadas para a batida final. Deste esporte participam principalmente senhores de idade beirando aos 50 anos, ou mais, pois, como dizem 'somente após anos de treinamentos seguidos e intensivos é que se pode começar a jogar realmente'.
O Skat é um jogo da cartas peculiar, nascido na Itália há mais de uns 1.500 anos, bastante difundido na Alemanha e que nos últimos anos começou a arregimentar jogadores também do Brasil.
Aqui, o jogo, pode-se dizer, foi estimulado a partir do interesse e apoio do atual relações públicas da Rede Plaza de Hotéis, Francisco Canola Teixeira, que na época, em 1976, era o chefe de turismo da Prefeitura de Blumenau. Hoje, Canola, além de presidente da Federação Catarinense é também presidente da Confederação Brasileira de Skat, desde as suas fundações.
A difusão do Skat para o Brasil partiu especialmente da divulgação que merecem os primeiros torneios realizados em Blumenau, Vale do Itajaí, seguidamente, e de Santa Catarina. Depois de nosso Estado, que criou sua Federação dois anos depois de iniciar, seguiram-se as fundações das federações de São Paulo e Minas Gerais. com a oficialização dessas três federações, foi possível, então, formalizar a Confederação Brasileira que é reconhecida pelo conselho Nacional de Desportos.
O Torneio mundial de Skat, disse Francisco Canola Teixeira, representa um marco que ficará na história desta modalidade esportiva. Reconhece Canola, no entanto, que não são muitos os apreciadores oficiais deste jogo no Brasil, comprativamente com a Alemanha, onde, de uma população de aproximadamente 60 milhões de habitantes, cerca de 19 mil praticam o Skat. Entretanto, ressalta que  o entusiasmo dos que jogam (não é disputado dinheiro) foi tão importante que foi possível realizar este torneio internacional, o primeiro organizado no mundo por um Confederação.
No mundo atualmente, só existem duas  confederações (a do Brasil e da Alemanha). A intenção dos jogadores e especialmente de Canola  que apesar das noites perdidas ainda não sabe jogar Skat) é fundar uma outra (talvez a da Argentina) para que seja possível criar uma liga internacional da modalidade.
A nível nacional, em agosto deste ano ainda será realizado o Torneio Brasileiro, na cidade de gramado, no Rio Grande do Sul.
Com esta programação, somando se a isso as disputas locais e regionais de cada Estado, acredita Francisco  Canola Teixeira  que o Skat já seja uma realidade no Brasil. a luta agora, adiantou, é estudar a possibilidade de  enquadrar este esporte nos jogos e disputas oficiais. isso, porém, acrescentou, é uma proposta que 'faremos futuramente, quando o Skat for mais popular e jogado por muito mais gente'. No momento, o objetivo é manter ativos os atuais jogadores e conseguir a adesão de jovens.

O início no Brasil
A história da entrada do Skat no Brasil não poderia ser diferente do que contam os diários dos imigrantes, ou até nos documentos literários deixado por eles. Ele veio nos bolsos dos imigrantes e fez parte das agonias e das esperanças durante as viagens de vapor entre Europa e o Rio de Janeiro. se analisarmos os documentos deixados pelos imigrantes alem~es, a prática do Skat chegava a ser, durante as viagens migratórias, a única diversão de que dispunham e praticavam.
Também esta é a única razão encontrada para o fortalecimento do jogo entre as colônias alemãs no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e posteriormente, Paraná. 
No entanto o jogo não continuou fortalecido. com a morte dos primeiros colonizadores, os adeptos foram diminuindo. a tese base para esse enfraquecimento era a própria sofisticação do jogo, que acabou sendo preterido por outros mais simples e mais difundido no brasil, como a canastra, o pife, o buraco e o bridge.
A redescoberta do Skat em Blumenau, e consequentemente em Santa Catarina e no Brasil, aconteceu por acaso.  Francisco Canola Teixeira, ao descer as escadas da Prefeitura de Blumenau, já há 5 anos, encontrou-se com Martim Klabung, um amigo seu das festas de caça e tiro. A ele perguntou qual a festa que poderia promover, aproveitando o típico e tradição, para o fortalecimento do turismo em Blumenau. Foi aí que surgiu o Skat, de que nem Canola havia ouvido falar. Mas, mesmo assim, em agosto, já organizava o primeiro torneio  em Blumenau.
Em Blumenau e na região do Vale do Itajaí, a prática do Skat era conhecida como 'preis-skaten' A promoção era feita somente era feita  somente no interior do município, onde um grupo limitado de pessoas usava o Skat como forma de obter uma reunião festiva, feita sempre aos domingos, em qualquer sociedade ou clube de caça e tiro.
Nesses encontro, nunca faltava e música típica sem  qualquer instrumentação eletrônica, além de chope, da salsicha, do 'eisben' e do chucrute. Aos vencedores dos torneios, eram dados como  prêmios marrecos, perus e bebidas.

O Jogo
Grande habilidade das combinações  e o raciocínio rápido nas suas realizações (principalmente de cálculo matemático) são os segredos fundamentais para um bom jogador de Skat.
A velocidade de jogadas e de cálculos para neutralizar o adversário só são comparadas ao do xadrez - mundialmente conhecido e que exige do competidor alto grau de inteligência.
O baralho comum tem 52 cartas, divididas em quatro naipes, que se subdividem em série da ás rei, com peças intermediária  numeradas até dez, além das figuras do valete e da dama. No Skat, desprezam-se as numerações do baralho até seis. O uso das 32 cartas para o jogo normal passa a contar somente do sete ao dez, respeitando o valor do próximo número. Enquanto isso, o valete passa a valer dois: a dama, três; o rei, quatro; e o az, onze.
Uma rodada de Skat pode levar de uma até quatro horas de duração. Tudo depende dos contendores e do grau de habilidade e inteligência aplicada a cada jogo. De cada rodada, participam sempre quatro pessoas, o que totaliza 60 batidas. No entanto, cada jogador só bate 45 vezes, já que, a cada batida, um jogador se torna fiscal de outras três, e assim sucessivamente, num rodízio constante, até completar as 60 batidas pedidas pelo regulamento.
Ao contrário do que podem pensar muitos, este tipo de carteado não se  traça em silêncio, apesar da exigência que impõe os cálculos e o raciocínio rápido. todo o jogo é cortado por gritos e gestos dos participantes, que nada mais nada menos que o cumprimento da regra, onde se declara e se obriga o adversário a tentar nova combinação e até a perda do jogo. Por isso, para saber jogar Skat é necessário, além do domínio das cartas, o domínio de um extenso vocabulário técnico, que deve ser usado com exatidão e inteligência para obter-se uma vitória.

Turismo
Passada a fase pioneira, o jogo de Skat recebeu amplamente o apoio da Prefeitura de Blumenau, no caso específico da sede do maior foco de jogadores do Brasil, que quer preservar a tradição como meio de fomentar o turismo no município.
O Skat é visto em Blumenau como mais uma atração turística que ajuda a cidade a desenvolver o setor a nível nacional e internacional. As autoridades do turismo contribuem facilmente com o esporte, atualmente. O Jogo, quando disputado em grandes grupos, é uma autêntica cena típica, parece trazida da história dos ancestrais germânicos.
São quatro jogadores, e, quase sempre, de idade avançada, beirando os 50 anos. a euforia antes de uma partida é grande. Todos querem ganhar, obviamente, mas ninguém demonstra ansiedade. A língua falada em qualquer mesa é a alemã. Todos se entendem, e nunca se soube até hoje de algum caso de discussão mais séria.
Muitas vezes a partida,  mesmo disputadíssima, termina e ninguém fica sabendo quem é o vencedor. Todos ficam alegres.
E isto, sem dúvida, é típico da racionalidade germânica (mesmo que agora já esteja misturado com o sentimentalismo latino). Quem observa os competidores, tem a impressão de ter viajado no tempo, ou melhor, à Alemanha, país que Blumenau traz de sua descendência, com originalidade, aos dias de hoje."
------------------------------
Importante publicação que deixou registrado para a história, mais esta prática esportiva cultural, quase extinta e foi uma das principais de Blumenau e de outras cidades da região. Grande contribuição do Sr. Horácio Braun.

O Skat, sem qualquer dúvida, é um esporte envolvente e desafiador, a partir do raciocínio rápido e a habilidade com o cálculo matemático
Fizemos parte da Equipe de Skat do C.C. 25 de Julho de Blumenau. Aprendemos as regras e algumas dicas do jogo. É um jogo fascinante que foi trazido para Santa Catarina pelos imigrantes alemães. Haviam muitos praticantes e grandes torneios na região. Hoje, poucos jogadores restam e a tradição do Skat corre o risco de se perder, pela falta de renovação dos jogadores dentro da nova geração, o que não ocorre na Alemanha que possui grandes torneios com participantes de todas as idades, com participação de homens e mulheres.
Atualmente, na cidade de Blumenau, a Associação dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau - ACCTB, mantem um torneio dentro das Olimpíadas Culturais da associação, nas quais tivemos a oportunidade de participar de duas edições com o Grupo de Skat do C.C. 25 de Julho de Blumenau.  Competições dos anos de 2012 e 2013.







 



 

Uma prática esportiva que poderia ser resgada dentro dos clubes de caça e tiro e clubes e centro culturais, como já era feito, através da participação dos jovens, folcloristas dos grupos folclóricos, oportunizando a presença dos poucos competidores que ainda restam, para ensinar as regras do jogo.
Bela iniciativa da ACCTB, que mantem o esporte em suas olimpianas. 

Como já foi mencionado, ao contrário da ideia de "passado", "nostalgia" transparecido nas palavras do saudoso Horácio Braun organizadas no texto do Sr.Luiz Mund, este esporte é praticado por todas as idades e sexo na Alemanha atual. Existem grandes campeonatos de Skat e o  acompanhamento atento da mídia, como ilustram os vídeos abaixo.

Skat: 55.Deutsche Einzelmeisterschaft

Skat Master 2013 - Torneio na Alemanha


Para ler mais sobre o Skat, acesse  o link, clicando sobre: Regras do Skat










2 comentários:

  1. Meu falecido Opa, Frederico Blank, jogou até próximo ao falecimento dele. Vários anos viajou para participar de torneios brasileiros, senão me engano, inclusive foram ao Chile uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro torneio internacional de Skat, foi em Blumenau. Por certo seu Opa participou. queria muito participar de um grupo de skat. Os "skateiros" estão diminuindo. Abraços.

      Excluir