segunda-feira, 5 de maio de 2014

4ª Caminhada Noturna na Rota do Enxaimel - Em Junho

Quem não conhece a rota do enxaimel...? Maravilhosa rota do enxaimel. Uma proposta para conhecê-lo à noite, a partir de uma caminhada noturna ...

No Vale da Rota do Enxaimel,  encontramos várias tipologias do enxaimel em satisfatório estado de conservação, em uso, inseridas no entorno original e na paisagem, na qual foram construídas. A Rota do Enxaimel está localizada na localidade do Testo Alto, no Vale do Rio da Luz, inserido na cidade de Pomerode e Jaraguá  do Sul. O resultado é consequência de um trabalho comunitário, administração pública e dos proprietários que iniciou há mais de 20 anos.
É o primeiro conjunto Paisagístico Cultural Brasileiro tombado, enquanto conjunto cultural. De acordo com a portaria IPHAN 127/09, constitui uma paisagem Cultural Brasileira: "uma porção peculiar do território nacional, representativa do processo de interação do homem com o meio natural, à qual a vida e a ciência humana imprimiram marcas ou atribuíram valores."



Casa Wachholz - construída com a técnica enxaimel, foi construída somente 4 anos após a chegada dos primeiros imigrantes na região - 1861.


Casa Wachholz - construída com a técnica enxaimel, foi construída somente 4 anos após a chegada dos primeiros imigrantes na região - 1861.






Ribeirão da Luz


Nome do evento: 4ª Caminhada Noturna na Rota do Enxaimel.
Local: Clube Água Verde (Rua Progresso, 3599 – Testo Alto).
Data: 14 de Junho de 2014.
Horário: Saída 18h - Chegada prevista até as 23h.
O que se trata: A 4ª Caminhada Noturna na Rota do Enxaimel está credenciado a Anda Brasil (www.andabrasil.com.br), a qual é responsável pela divulgação das caminhadas no Brasil. Este projeto tem como premissas básicas à inclusão da agricultura familiar, a divulgação da cultura local e o contato com a natureza.
As “Caminhadas” têm sua origem na Europa, onde são chamadas de Esportes Populares, podem ser praticadas individualmente ou coletivamente em todos os meses do ano. Os meios de locomoção são as caminhadas, ciclismo, cavalgada, natação. Com o intuito de contemplar o pitoresco cenário da localidade de Testo Alto e suas históricas casas enxaiméis, Pomerode se torna palco da quarta edição da Caminha Noturna na Rota do Enxaimel. Local da qual se encontra a maior concentração destas casas e da qual, titula Pomerode como sendo a cidade com o maior número de casas nesta técnica construtiva fora da Alemanha.
Quem pode participar?
  • Crianças acompanhados de seus pais ou responsáveis
  • Jovens / Adolescentes
  • Melhor Idade
  • Portadores de necessidades especiais
Atrações: O Circuito de Caminhadas em Pomerode tem por objetivo a interação da comunidade local e visitantes, com o legado cultural da colonização Alemã em Pomerode.
Um ponto, em especial, faz da Caminhada Noturna um atrativo único: Trata – se de um evento que foi em 2009, o 1° circuito noturno de caminhada, entre os mais de 200 circuitos existentes no Brasil e teve a participação de mais de 100 pessoas de Pomerode e região.
Em 2012, aconteceu a 2ª Caminhada Noturna na Rota do Enxaimel na qual, teve um público com mais de 250 participantes de Pomerode e região. Já a última edição da Caminhada Noturna obteve um público significativo, com mais de 500 participantes. 

Durante o evento:

Iluminação valorizando o patrimônio arquitetônico local;
Reprodução do Fackelzug (cortejo de tochas), ao longo do trajeto;
Feira de agricultura familiar, com produtos típicos de Pomerode;
Apresentação de música típica;
Contato com a natureza de Pomerode;
Apresentação de grupos folclóricos compartilhando de seus costumes e tradições através da dança;
Passeio com o carro de mola;
Café colonial.

Percurso: O percurso tem em torno de 9 km. O posto de abastecimento aos participantes, está montado estrategicamente no meio do trajeto, na rua Testo Alto, defronte ao Clube de Caça e Tiro 15 de Novembro, onde será oferecido frutas e água.
Local de saída e chegada do Circuito: O Posto de Controle (PC) será no Clube Água Verde (Rua Progresso, 3599) - Local, onde será feito o credenciamento dos participantes, onde acontece a feira da agricultura familiar, as apresentação musical, culturais e na chegada os participantes terão suas cadernetas carimbadas (carimbo local e internacional).

Modalidades: Caminhada e Ciclismo.

Como participar: A participação na Caminhada é gratuita. Inscrições antecipadas no site da Secretaria de Turismo de Pomerode de 07 de maio a 11 de junho (até meio dia) www.vemprapomerode.com.br . Outras informações imprensatur@pomerode.sc.gov.br.

Organização: Prefeitura Municipal de Pomerode através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e Adeture – Associação de Desenvolvimento do Turismo da Rota do Enxaimel.

Apoio: Clube Água Verde, Secretaria Municipal de Saúde, Gerenciamento de Trânsito- Getran, Anda Brasil, Fundação Promotora de Eventos, Esportes e Lazer- Funpeel, Associação Visite Pomerode – AVIP.

Em breve, mais informações sobre.
Anotemos em nossas agendas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário