terça-feira, 6 de maio de 2014

Tradição 25 de Julho - 60 anos de História

No último dia 1° de maio, o C.C. 25 de Julho de Blumenau completou 60 anos de história, que serão festivamente comemorados na próxima sexta feira, dia 9 de maio, com um grande baile dançante na sede social. A História do 25 de Julho, em Blumenau, como é carinhosamente chamado, não iniciou sozinha e exclusivamente na cidade de Blumenau. Iniciou um pouco antes,  em várias cidades do sul do Brasil, em intervalos de tempo diferentes, a partir de uma iniciativa do Coro Masculino da cidade de Porto Alegre que completou 60 anos de história no ano de 2011.
1951 -2011

Como aconteceu o surgimento dos 25´s?

Logo após o término da 2° Guerra Mundial foi organizada uma ação de ajuda humanitária, em Porto Alegre, denominada: Socorro à Europa Faminta – SEF, através da qual, muitas contribuições - alimentos e roupas -  foram enviadas para a Alemanha

Em 1951, o C. C. 25 de Julho de Porto Alegre recebeu uma carta do 1º. Presidente alemão da então, República Federal da Alemanha Sr.Theodor Heuss - expressando o seu agradecimento e de todo o povo alemão pela ajuda prestada através da SEF.
Acompanharam a carta: dois candelabros elaborados por artistas alemães com os dizeres: Dankspende des Deutschen Volkes – 1951 - (agradecimento do Povo Alemão – 1951).
Em Porto Alegre, participaram dessa ação humanitária, integrantes de diversos grupos corais da cidade. Entre eles estava o antigo Coro Masculino da Sociedade de Canto Eintracht de Porto Alegre”. Em 1950, os coralistas formaram um novo coral, o Coro Masculino 25 de Julho. Esse novo coral deu a partida para a fundação do C. C. 25 de Julho de Porto Alegre, que aconteceu em agosto de 1951. 
Esta iniciativa inspirou outros imigrantes alemães e descendentes, de outras regiões, a se organizarem e, a exemplo do C.C. 25 de Julho de Porto Alegre, fundaram os centros culturais, surgindo o "25"  nas mais variadas cidades do sul do Brasil, como também aconteceu na cidade de Blumenau.

Por que o nome "25 de Julho"?

No início do Século XIX, a região sul era um problema de segurança e infra estrutura para o governo central brasileiro recém liberto de Portugal. A região fazia parte de constantes disputas de terras entre, principalmente, portugueses e espanhóis e era pouco desenvolvido e povoado, comparada às regiões sudeste e nordeste do país. 

Em 1822, quando o Brasil se libertou de Portugal, o governo brasileiro investiu em propaganda para promover a imigração para o Brasil, principalmente a alemã e italiana. A Europa, neste período, estava passando por uma série de conflitos e revoluções -  final do século XVIII e  início do Século XIX. 
Brasil não dispunha de um exército para manter sua segurança nacional a partir de seu continental território, principalmente na região sul, que estava sob constantes ameaças em suas fronteiras - investidas das tropas espanholas. Por questões de segurança, não podia confiar nos portugueses que vivam na região.  O governo brasileiro, encontrou uma saída. Através de propaganda de convencimento na Europa, propagava as vantagens do novo país, entre estes: o direito à terra, paz e alimento em abundância. Ofereceu vantagens (Nem sempre cumpridas) às famílias interessadas a residir no sul do Brasil, como: passagens, direito à cidadania, isenção de impostos e direito a posse de uma ou duas colônias de terras (24 a 48 ha). O objetivo era que estas famílias, principalmente alemãs e italianas, ocupassem a terra e os homens servissem no exército de reserva para manter a segurança da região sul , principalmente contra os espanhóis.

Nesta época, início do Século XIX, a Alemanha e a Itália não existiam como países unificados e passavam por intensas transformações sociais em seus territórios com a industrialização tardia e movimentação de pessoas do campo para as cidades. Como já postamos aqui no Blog, a unificação alemã somente ocorreu em 1871. Na mesma época, ocorreu a unificação da Itália, consolidada somente em 1929, com o Tratado de Latrão, entre Mussolini e o Papa Pio XI.
Tratado de Frankfurt - 10 de maio de 1871  - Versalhes  -  Guilherme I (Rei Prussiano) é aclamado imperador da Monarquia Federal Germânica
Já existiam famílias alemãs no Brasil, soldados alemães nos quartéis do Rio de Janeiro, empresas alemãs nas regiões litorâneas do Brasil, mas foi somente no dia 25 de julho de 1824, que chegou ao país, um grupo organizado e orientado pelo Estado brasileiro, de imigrantes alemães. Um grupo de 39 imigrantes alemães que chegou no Porto de Tebas na Real Feitoria da Linha Cânhamo, na atual cidade gaúcha de São Leopoldo.
Sr. Hermann Bruno Otto  Blumenau - fundador de Blumenau, em uma primeira visita ao Brasil, descreve este Porto e o Rio Grande do Sul, através de uma carta, aos seus familiares, na Alemanha. Para ler, clicar sobre carta de Blumenau.

Prosseguindo...



Formaram muitas colônias de imigrantes alemães no sul do Brasil. Estes novos brasileiros, resolveram adotar esta data de 25 de Julho, como a data que homenageariam os imigrantes alemães, o colono, agricultor e a festa da colheita, muito comum na Alemanha e também parte da mitologia germânica - A festa do agradecimento

Ficou então determinado que no dia 25 de Julho seria o Dia do Colono, aludindo aquelas primeiras famílias alemãs que receberam colônias de terra e também seria a data de homenagens e agradecimento, em memória, aos pioneiros alemães que enfrentaram muitos desafios e ajudaram a construir muitas das cidades do sul existente principalmente nas paisagens dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Como também, foram batizado os centros de cultura alemã que surgiram a partir da iniciativa do coro Masculino de Porto Alegre e o C.C. 25 de Porto Alegre, em várias cidades do sul, também, fundados por imigrantes alemães e seus descendentes


Os vários centros culturais existentes no sul do país foram denominados - C.C. 25 de Julho com o prefixo do nome da cidade onde está instalado  - C.C. 25 de Julho de Blumenau. Surgiram como espaço para a prática cultural e esportiva destes primeiros imigrantes alemães e seus familiares.
A música sempre esteve presente nas famílias de imigrantes alemães
Conhecendo a origem do C.C. 25 de Julho...

Sr. Theodor Heuss
Após o término da 2° Grande Guerra, um Coro só de homens - Coro Masculino Alemão de Porto Alegre, e seus familiares organizaram uma ação de ajuda humanitária à Alemanha - chamada na época, de Socorro à Europa Faminta - SEF. Captaram donativos e enviaram para o país de origem de muitos que viviam no sul do Brasil e para não assim dizer, com familiares na Alemanha. 
Para a surpresa do Coro que teve a iniciativa, não demorou muito e recebeu uma carta do Presidente alemão da época, Sr. Theodor Heuss, expressando o seu agradecimento  e de todo o povo alemão  pelo ato caridoso e solidário. Acompanharam a carta, dois candelabros elaborados por artistas alemães com a seguinte frase: Dankspende des Deutschen Volks (Agradecimento do povo alemão).
Em 1950, os coralistas formaram um novo coral que batizaram exatamente com a data 25 de Julho e ficou então batizado Coro Masculino 25 de Julho. 
Em 1951, os senhores do Coro Masculino entendendo que poderiam ter outras atividades culturais além do canto, resolveram abrir o espaço e criar um espaço físico, para canto, dança, teatro entre outras atividades, fundando o C.C. 25 de Julho de Porto Alegre
Toda esta história sensibilizou, como também, motivou outros grupos de imigrantes alemães no sul do Brasil a fundarem "seus centros culturais" com o mesmo nome e Homenagem - C.C. 25 de Julho, com o acréscimo da cidade no final, como também acontece em Blumenau, no dia 1° de maio de 1954, quando foi fundado por um grupo de jovens alemães e e brasileiros filhos de alemães - o C.C. 25 de Julho de Blumenau. 

A História do C.C. 25 de Julho de Blumenau

A História do C.C. 25 de Julho Blumenau foi resgatada através de uma detalhada pesquisa efetuada pelo Sr. Wilfried Volkmann e Sra. Renata M. Rossmark. O objetivo foi atingido, que foi a publicação da pesquisa e com isto, ficou o registro desta história às gerações futuras. O lançamento do livro "Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau - 1854 a 2009" aconteceu em julho de 2013 - durante a abertura da Semana da Imigração, com a presença de autoridades, sócios e integrantes dos seis grupos culturais do C.C. 25 de Julho de Blumenau. Todas as fotos históricas usadas nesta postagem estão publicadas na obra.




Palavras de um dos autores: Sr. Volkmann...
"Prezadas autoridades, associados e amigos do 25 de Julho.

Peço licença à Renate, para falar em nosso nome. 

A Renate e eu queremos expressar a nossa alegria em ver coroado o nosso trabalho de alguns anos em que pesquisamos o passado, para realizar esta obra. Moveu-nos o propósito de registrar a história do Centro Cultural 25 de Julho, cuja atividade cultural sempre esteve ligada ao desenvolvimento cultural de Blumenau, até de forma mais estreita em épocas passadas. 

Expressamos nossa gratidão ao Sr.Dieter Berner - Vice-Presidente do 25 de Julho, por ter abraçado esta causa; à Sra. Angelina Wittmann pelo seu apoio; à Sra. Roswitha Ziel por ter iniciado o processo de captação de recursos; à Prefeitura Municipal de Blumenau através da Fundação Cultural de Blumenau, por ter disponibilizado os recursos para a impressão; à Professora Sueli Petry - Diretora do Patrimônio Histórico pela apresentação do livro e enfim a todos que colaboraram, direta ou indiretamente, para que esta obra se tornasse uma realidade. 

Muito obrigado a todos."

Wilfried Volkmann
Para saber mais sobre o Lançamento do livro do 25 de Julho - onde há a história resumida de cada um de seus grupos culturais - Clicar sobre o link - Livro do 25

Era uma vez...

mais de 60 anos atrás, existia em Blumenau, um grupo de jovens organizados que faziam caminhadas, pic nic, teatro, canto que se denominavam Jungendgruppe. Ainda há muitos destes, frequentando o centro cultural atual. A iniciativa de fundar o C.C. 25 de Julho de Blumenau tem muita ligação com as atividades esportivas e culturais destes jovens alemães e descendente de alemães.
Documentalmente, foi encontrada uma ata entre as antigas atas do centro cultural que documenta que no 1º de maio de 1954, vinte e sete pessoas fundaram o C.C. 25 de Julho Blumenau.
Ao lado da assinatura - Nacionalidade


Mesmo tendo sido atingida pela enchente de 1983, foi possível ler os nomes assinados pessoalmente por alguns dos fundadores.

São eles:
  • Sr. Otto Baumeier;
  • Sr. Ary Ferber;
  • Sr. Franz von Knoblauch;
  • Sr. Karl Kuester;
  • Sr. Hans von Knoblauch;
  • Sr. August T.J. Fey;
  • Sr. Rudolf Kleine;
  • Sr. Albert Schmider;
  • Sr. Carlos Frank;
  • Sr. Willy Sievert;
  • Sr. Paul Frischknecht;
  • Sr. Eugen Seelbach;
  • Sr. Eduard Fischer;
  • Sr. Gertrud Gross;
  • Sr. Alfred Zinkhahn;
  • Sr. Hermann Hofschulte;
  • Sr. Oswald Buerger;
  • Sr. Willybald König;
  • Sr. Ernst Kiekbusch;
  • Sr. Karl Genster.
A partir dos primeiros fundadores, que também era os integrantes do Jungengruppe, novos sócios chegaram a cada reunião e a cada nova reunião, seu público aumentava. O C.C. 25 de Julho cresceu.
Jungengruppe - Passeio -1956

Jungengruppe Passeios - 1956
Nos primeiros tempos, as reuniões aconteciam em um quarto alugado, onde já faziam apresentações de canto.

Primeiro Documento
Primeira promoção

Em 1959 foi construída uma pequena casa na Rua Victor Konder, sede onde foram organizadas eventos de Natal, Páscoa e bailes. A placa com o nome do Centro cultural ainda existe e foi encontrada pelo Sr. Rolf Haas - Diretor de Patrimônio, em uma reforma recente.
Primeira sede própria do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Bairro Victor Konder - Blumenau
Construída em 1959

Na seqüência, o extinto Coro Masculino Liederkranz, que até então passou a fazer parte do canto da Sociedade Dramática Musical Carlos Gomes, voltou a ensaiar no centro cultural, quando também, surgiu um grupo de Doppelkopf. Grupos que se reuniam com freqüência.

Para ler mais sobre a História do Coro Masculino Liederkranz - Clicar no link - Männerchor Liederkranz

Um grupo de sócios, também, organizou a turma que jogava tênis de mesa, que a pouco tempo, completou 50 anos de atividade ininterruptas. 
Männerchor Liederkranz - Natal - 1962

Natal - 1962
Outros sócios já ensaiavam e faziam pequenas apresentações de teatro que animavam festas e encontros internos do centro cultural. O espaço físico ficou pequeno para tanta atividade e a diretoria da época, juntamente com todos os sócios, organizou, a partir de uma ideia, a construção da nova sede, a mesma que existe atualmente. Todos os sócios se envolveram pessoalmente, com doações e mão de obra na construção da nova sede.
Ainda há pessoas que frequentam o centro cultural e lembram destes momentos. Foi o patrimônio, literalmente, construído com as próprias mãos de jovens - Jungengruppe -  que sabiam o que queriam a partir de um lazer saudável. Temos o compromisso de manter este Patrimônio.


Os sócios (Homens e mulheres)
construíram a nova sede - 1962
Fase da Estrutura do telhado em madeira














Parede frontal autoportante dupla
Está registrado em atas do ano de 1962, a colocação da pedra fundamental da atual sede.
Com sede nova e maior, surgiram novos grupos culturais e novos sócios. 

Sede Social - 1967

Dia do Colono - Julho 1967

Dia do Colono - Julho 1967




















































Dois coros começaram a cantar. Sendo que no ano de 2010, o Coro Masculino Lierderkranz foi premiado no final da Oktoberfest 2010 como destaque e revelação do evento. O coro do C.C. 25 de Julho se apresentou em 4 noites, no Biergarten - Vila Germânica, cantando músicas do folclore alemão e austríaco, contagiando, com alegria, o público presente que lotou o espaço.
Coro Misto - 1976


Coro Masculino Liederkranz - 1968
















Um grupo de teatro amador apresentou, com sucesso, comédias e peças em no idioma alemão, na sede do C.C. 25 de Julho. Voltou a atuar no final de 2013.

Para saber mais sobre o retorno do Theatergruppe, clicar sobre o link - Theater

Conjunto de teatro - 1976

Conjunto de teatro - 1977 - Destaque para a Sra. Gertrudes  Scheltzke




























O grupo de dança folclórica -  Blumenauer Volktanzgruppe - começou a dançar e é um dos grupo ativos, mais antigos da cidade. Iniciou em 1984 e é o único grupo folclórico que esteve presente em todas as edições da Oktoberfest Blumenau.
Grupo folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe no desfile da primeiro 
Oktoberfest - Único grupo que participou de todos os desfiles
















As Harmônicas tocam ao vivo e em CD - única orquestra de Harmônica existente.
Primeira apresentação do grupo de Harmônicas Blumenau na empresa
Waltec situada na rua José Deeke.
Primeiro músico é o atual maestro da Coro Masculino Liederkranz
Sr. José Carlos Oeschler
Os grupos do Bolão e Bocha fazem as bolas rolar e os sócios se encontrarem, na sede, semanalmente.
Os jogadores do Doppelkopf e de tênis de mesa continuaram sua prática esportiva.
A dança Senior não permite que o avançar da idade lembre desolação e tristeza. Convida as pessoas, que já não sentem  o vigor físico de outros tempos, para a prática de atividade da dança cadenciada e própria e para, as interações entre amigos.
Também passaram, ou ainda estão presentes na sede do C.C. 25 de Julho: o Rotary Clube Blumenau Oeste, o Coro da Casa da Amizade, e o Clube de Radioamadores de Blumenau, onde uma das mais queridas, atuantes e ativas radioamadora ainda freqüenta o centro cultural: Sra. Alda Niemeyer.
Ao longo de sua história, desde o ano 1954 até os dias atuais, o C.C. 25 de Julho Blumenau, teve 13 presidentes:
  • Sr. Otto Baumeier;
  • Sr. Eduard Fischer;
  • Sr. Oswald Buerger;
  • Sr. Emílio Rossmark;
  • Sr. Friedrich Idecker;
  • Sr. Curt Bethe;
  • Sr. Harry Dickmann;
  • Sr. Harold Letzow;
  • Sr. Wilfried Volkmann;
  • Sr. Rolf Mathias Hass;
  • Sr. José Carlos Oechsler;
  • Sr. Dieter Berner;
  • Sr. Hans Prayon.
Sr. Dieter Berner e Sr. Hans Prayon
Ao último presidente, Sr. Hans Prayon, sem tirar o mérito dos demais presidentes do C.C. 25 de Julho de Blumenau, que muito contribuíram com seu trabalho voluntário em prol da cultura através do centro cultural, queremos deixar nosso agradecimento pessoal, pelas atividades que desenvolveu e desenvolve junto à cultura de Blumenau. Deixar registrado, sobre o quanto contribuiu, nestes dois anos de mandato como Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau. Agradecer por ter atendido um pedido pessoal nosso, ao assumir a chapa  da nova Diretoria como presidente, a qual foi empossada há dois anos atrás - em 2012. A partir da humildade que lhe peculiar, aceitou e sempre esteve disponível nos momentos de dificuldade do centro cultural, como acontece em nossa realidade social, quando o assunto é cultura. Sr. Prayon é um mecenas. Muitas de suas ações passam e passaram despercebidas e no anonimato.
Curso de Restauro de 40h., ministrados pelo renomado Deutsches Zentrun fur Handwerk und Denkmalpflege - Sr. Manfred Gerner, no dia 16 de agosto de 1996.
Em 06 de maio de 2012


Em 25 de julho de 2013 - junto ao Monumento do imigrante
Prosseguindo....

No C.C. 25 de Julho de Blumenau, atualmente há uma pré programação anual, seguida tradicionalmente, com a participação direta dos grupos culturais. A apresentações dos grupos, acontecem na sede do centro cultural, fora da sede: na cidade de Blumenau, região, estado e até mesmo, fora do estado e do país. Muitas vezes as apresentações e encontros são encontros de intercâmbios culturais, principalmente nos países da Alemanha e da Áustria.
Coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau durante turnê Alemanha/Áustria/França - Strassbourg - Abril  2013
Rodaram mais de 6 mil km por terra - Fizeram 4 apresentações oficiais


Na programação oficial geral do centro cultural - a partir de uma agenda anual, com poucas variações, consta os seguintes eventos:
  • Baile de abertura das atividades culturais no ano;
  • Baile de Aniversário: Tanz im Mai (1º de maio );
  • Noite de Queijos e Vinhos: Blumenauer weinfest;
  • Semana da Imigração Alemã;
  • Olimpíadas Culturais do ACCTB
  • Churrascada Amigos do 25;
  • Oktoberkaffee;
  • Concerto de Natal: Weihnachtskonzert e Encerramento das atividades Culturais no ano.
Os atuais grupos culturais são - por ordem de idade:
Coro Masculino Liederkranz... 
A história do Coro Masculino Liederkranz, é anterior a fundação do centro cultural. Já no ano, de 1909, como era comum na Alemanha, um grupo de imigrantes formaram o coro somente de vozes masculinas. No ano de 1936, sob a batuta do Maestro Heinz Geyer, o Coro Masculino Liederkranz e a Sociedade Teatral e Musical Frohsinn se uniram e surge, então a Sociedade Dramático- Musical Carlos Gomes. O Liederkranz, por alguns anos ficou inserido neste espaço até que, no início da década de 60 um grupo de senhores se reuniram e resgataram o Coro Masculino Liederkranz na cidade Blumenau. No natal de 1962, se apresentaram na pequena sede do C.C. 25 de Julho de Blumenau, situada na Rua Victor Konder. E permanecem cantando até os dias atuais. No ano de 2012 comemorou 60 anos no C.C. 25 de Julho de Blumenau e no ano de 2014, completará 105 anos de existência como  Männerchor Liederkranz - na cidade de Blumenau.
Oktoberfest Blumenau 2013
Concerto de Natal no palco do C.C.25 de Julho de Blumenau

Coro Misto... 

Em 1972, o maestro Heinz Geyer, que vinha colaborando com o Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau, sugeriu a formação de um Coro Misto. Conseguiu o apoio da Diretoria do centro cultural e a adesão de alguns casais que se entusiasmaram com a idéia: Werner e Iracida Frischknecht, Erwin e Erica Knaesel, Franz e Paula Isleb, Hercílio e Gerda Stahnke, Heinz e Edith Tuerpe e Manfredo e Rita Bubeck. Sr. Stahnke participa até os dias atuais, do Coro Masculino Liederkranz. O maestro Geyer convenceu o Sr. Manfred Bubeck assumir a parte técnica, como os ensaios e a regência. A pianista Iris Ramers dispôs-se e fazer o acompanhamento musical. Em outubro de 1972, foi formalizada a fundação do Coro Misto do Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau e os ensaios começaram sob a regência de Manfredo Bubeck (orientado pelo Maestro Geyer) e acompanhamento da Sra. Iris Ramers ao piano. No ano de 2012, o Coro misto completou 50 anos de existência no C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Concerto durante a Semana de imigração em julho de 2013









Grupo Foclórico Blumenauer Volkstanzgruppe

O grupo folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe foi oficialmente fundado a 7 de julho de 1984 pelo embaixador da Oktoberfest e na época ex-Presidente do Centro Cultural do de Julho de Blumenau, Sr. Harold Letzow. Já em 1983 foram feitas as primeiras tentativas de formar o primeiro grupo folclórico de Blumenau, porém as enchentes postergaram este sonho.
Participou de todas as edições da Oktoberfest de Blumenau, estando presente em todos seus desfiles e apresentações. Atualmente realiza seus ensaios e apresentações com música ao vivo, conferindo maior originalidade às danças. Durante todos estes anos levou a sério o resgate, a manutenção e a divulgação da cultura alemã através da dança. A apresentação de suas danças e trajes são fruto de um trabalho árduo de pesquisa, respeitando os valores históricos que o compõe. O traje oficial que utiliza é da região de Schweinfurt devido a laços históricos com o Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau. Este traje foi utilizado pelos habitantes daquela região entre 1880 à 1910. Durante sua Viagem de intercâmbio com a Alemanha em 2006, apresentou seu traje juntamente com nosso grupo parceiro de Geldersheim - Alemanha no Mainfränkisches Museum de Würzburg. Recentemente retornou de seu terceiro intercâmbio cultural com grupos da Alemanha e Áustria.


Grupo de Harmônicas Blumenau... 
Um tempo atrás, o Coral Masculino ensaiava toda sexta feira no espaço do 25. Depois do ensaio, a maioria de seus integrantes permaneciam um pouco mais, para conversar. Em 1994, em uma destas sextas feiras, o maestro do coral, Senhor Erwin Knaesel, levou uma gaitinha de boca. Foi um sucesso entre todos presentes além do que, ele a usou no acompanhamento do ensaio do coro. Em outra sexta feira de ensaio, o senhor Robert Hirt e Fausto Emmendoerfer, também levaram suas gaitinhas. Neste dia, o maestro Erwin Knaesel disse ao grupo de amigos que possuía um baixo. Propôs a formação de uma orquestra. O Senhor José Carlos Oechsler se prontificou tocar o baixo e assim ficou determinado. O grupo de amigos conseguiu uma vineta (Gaita especial de acordes) emprestada, que passou a ser tocada pelo Senhor Wilfried Volkmann, atual coordenador do Grupo de Harmônicas Blumenau e o narrador desta valiosa história. Após tudo organizado e combinado, aconteceu o primeiro ensaio do Grupo de Harmônicas Blumenau em 2 de Agosto de 1994, data de sua fundação. Sua primeira apresentação aconteceu na Empresa Waltec - no Bairro do Salto Weissbach - Blumenau, em 23 de Dezembro deste mesmo ano. 
Oktoberfest Blumenau 2012

 Dança Sênior 25 de Julho... 
A dança Sênior é uma atividade que pode ser praticada por pessoas de todas as idades. Na faixa de idade da “melhor idade” é uma atividade sociabilizante que permite a interação das pessoas com um grupo maior, através da dança e da música. 
Em 1994, a Sra Herta Haas participou de curso livre de Dirigentes de Dança Sênior, reconhecido pela Secretaria de Educação e Desporto do Estado de Santa Catarina. Em 1996, a Sra. Herta foi convidada a coordenar um grupo de Dança Sênior no C. C. 25 de Julho. A primeira reunião do grupo contou com 8 participantes, número que foi dobrado na segunda reunião do clube, e não mais parou.

Foto: Cynthia Emmendoefer
Grupo Musical Die Tanzelmusi... 
O Die Tanzelmusi já participava das atividades do C.C.25 de Julho antes de sua apresentação formal no dia 5 de abril de 2011. Somente não havia sido batizado.
Sr. Stefan Ziel, líder do grupo, explica que o principal objetivo do trabalho é resgatar a sonoridade original da música tradicional germânica. O repertório é composto por músicas originais do sul da Alemanha e da Áustria pouco conhecidas no Brasil, por não dizer, inéditas. Geralmente, são canções com características para aproveitamento na dança folclórica germânica.
A Volksmusik (música popular da raiz alemã) foi a base para a inspiração de compositores clássicos conhecidos, como: Mozart, Schubert, Brahms, Strauss e muitos outros. Segundo Sr. Ziel, a Volksmusik é preservada com muito zelo no sul da Alemanha e na Áustria.
Oktoberfest Blumenau - 2012
Theatregruppe 25 de Julho 
Para saber mais sobre o retorno do Theatregruppe - Clicar sobre o link - Grupo de Teatro
Como na época do Clube Juvenil -Jugend Gruppe e seu Theatergruppe 25 de Julho - com sua estreia no dia 17 de novembro de 1956, apresentando as peças: Die Holssteinmühle e Femilie Kerbholz, aconteceu também, sua nova estréia ontem à noite - dia 9 de dezembro - apresentando a peça Ein Kaffee. Esta reestreia marca o retorno do teatro amador no palco do C.C. 25 de Julho de Blumenau após um hífen de 13 anos sem atividades cênicas.

A Sra. Alda Niemeyer, última coordenadora do teatro do C.C. 25 de Julho de Blumenau, esteve presente na noite festiva. Antes do encerramento dos grupos culturais, disse-nos quando falávamos do Theatergruppe: "Um presente, na data que completo 30 anos" - 30 anos de sua participação na organização do Concerto de Natal do centro cultural.

A memorável coordenadora do antigo Theatergruppe - Sra Alda Niemeyer fez questão de entregar, em mãos, à atual coordenadora - Sra Rita Schmitz, um pacote, contento cópias de relatórios e fotografias relacionados às peças de teatro que o antigo grupo apresentou, como também, relatórios de viagens/excursões, contando detalhes, marcantes, engraçados, hilários os quais eram lidos para o grupo, após a viagem ou evento. De acordo com a Sra. Alda, era algo que unia o grupo ainda mais, através da cumplicidade criada.

Registramos este encontro e a entrega do material do antigo Theatergruppe efetuada um pouco antes do início das apresentações dos grupos culturais do C.C. 25 de Julho de Blumenau em seu Concerto de Natal 2013. O Theatergruppe 25 de Julho foi o segundo grupo cultural a se apresentar na noite festiva.
Sra Alda Niemeyer e Sra Rita Schmitz 

Sra Alda repassando a Sra Rita - o presente   -  Juntos - parte do elenco do Ein  Kaffee

O elenco:

Sra Anita Schaabe (a sogra)
Sr. Eduardo Diniz Machado (o genro)
Sr. Daiene Pfiffer (Elisabeth Armbruster)
Sr. Ingo Gehrke (Ullrich)
Sr. Martin Berner (Picolo - ajudante)
Sr. Oswin Reistenbach (Garçon)
Sr. Sálvio J. B. Pinto (Freund - amigo)

Direção: Sra. Rita Schmitz
Geralmente estas peças de teatro apresentadas aos feridos de guerra tinham como objetivo, também repassar uma mensagem de fé e esperança, com perspectivas de dias melhores. Uma mensagem boa, em momentos não muito bons.

Parabéns ao novo Theatergruppe 25 de Julho, cujo primeiro encontro aconteceu no dia 5 de agosto de 2013 - um presente, de acordo com a Sra. Alda Niemeyer - por sua brilhante estréia.
Uma reflexão: É sabido que houve a imigração, também, de outros países, em diferentes momentos, para o Brasil. Como por exemplo: a espanhola, a portuguesa, a holandesa, a africana, a francesa, a japonesa, a italiana entre outras. São os diversos folclores que, juntamente com os nativos (índios) formaram e formam o perfil étnico do Brasil, com respeito à sua diversidade cultural e identidade. País sem identidade é país sem memória!
Comemorações do 60 anos do C.C. 25 de Julho de Blumenau, no próximo dia 9 de maio no C.C. 25 de Julho de Blumenau.


Parabéns C.C. 25 de Julho de Blumenau! 
Parabéns às pessoas que "fazem" o 25 - um precioso legado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário