Ingo Penz e Horácio Braun. |
Na edição de 2024, a Oktoberfest Blumenau estará comemorando 40 anos de existência.
O trabalho publicado e aqui apresentado foi assinado pela pesquisadora - Marita Deeke Sasse e foi realizado dentro da Disciplina Carnaval e Carnavalização, sob orientação do Professor - Affonso Romano de Santanna - 1° Semestre de 1987, na Pontífice Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Marita Deeke Sasse - Breve Biografia no final desta postagem.
Acervo - André Sasse
|
Publicação...
Oktoberzeitung - ano 1986 - Vovô Chopão
Parte II...
Victor Fernando Sasse entregando troféu Campeã Feminina do Concurso Nacional do Chope em Metro do Oktoberfest Blumenau - 1991. |
O artigo é uma reflexão abrangente, apurada e muito bem embasada. Poder-se-ia dizer, em todos os períodos históricos, abrindo e disponibilizando um "leque" de opções para serem aprofundados na forma de pesquisa, a partir das festividades, não somente na cidade de Blumenau, mas no país que inspirou a Oktoberfest Blumenau com influencia local. Texto fácil e convidativo à reflexão e que, também desperta a vontade de emitirmos nossa própria opinião. Um ponto de vista inteligente de uma mulher que viveu à frente do seu tempo. Na 3° edição da Oktoberfest Blumenau, emite esta análise - grande contribuição à pesquisa. Parece que intuía, na época, que a Oktoberfest Blumenau seria uma das grandes festas do Brasil.
Este artigo resultou em um belo livro, o qual faz parte das referências do livro que estamos burilando e ainda este ano, 2024, estará disponibilizado, para lembrar os 40 anos da Oktoberfest Blumenau.
Breve Biografia da autora:
Marita Deeke Sasse, filha de Udo Deeke e Olga Müller Weickert, foi esposa do Ex-prefeito de Blumenau - Victor Fernando Sasse, com quem se casou 13 de agosto de 1960. Tiveram 5 filhos: Luciana, Fernando, Angela, Cristina e André.Mesmo sendo de família do Vale do Itajaí, Marita Deeke Sasse nasceu em Florianópolis no dia 22 de novembro de 1937 e com e sua família - de Blumenau, retornou a Blumenau em 1947. Estudou no Colégio Pedro II. Foi Professora da Língua Portuguesa, a partir de 1967, na Escola Barão do Rio Branco, no Conjunto Educacional Pedro II e no Colégio Franciscano Santo Antônio. Em 1971 iniciou seu curso de Letras na FURB. Em 1980, defendeu sua dissertação de Mestrado na UFSC - Florianópolis. Sua pesquisa foi feita em torno da obra e vida do escritor Virgílio Várzea. Em 1983, passou a lecionar na FURB, onde permaneceu por 15 anos. Seu Doutorado, concluído em 1993, foi feito na UFRJ, cuja tese teve como título: Mulheres no Espelho - Aspectos da Narrativa de Autoria Feminina.
Marita Deeke Sasse escreveu vários trabalhos, cujos temas estão inseridos na: mitologia, simbologia, ritos, folclore, cultura, entre outros muitos. De sua autoria, podemos citar: Blumenau, sua História. Florianópolis: Lunardeli, 1980; Uma família feliz. Florianópolis: LADESC, 1986.; Oktoberfest – A festa da cerveja. Rio de Janeiro: Ultraset, 1991.
Faleceu na cidade de Blumenau com a idade de 61 anos - em 5 de fevereiro de 1998.Ao comentar sobre a morte da mulher, Marita Sasse, Victor Sasse fez uma revelação: apaixonou-se por ela quando tinha nove anos.- Quando eu a vi pela primeira vez, éramos crianças e morávamos no mesmo bairro. Eu era filho de pessoas pobres, ela era rica. Por alguns anos estudamos juntos, até conversávamos, mas nunca tive coragem de dizer nada. Marita chegou a morar em Florianópolis durante alguns anos, quando estudava, mas voltou a Blumenau e nos reencontramos. Sasse manteve durante toda a infância e adolescência o sonho de ter Marita como esposa.Parte da entrevista concedida ao jornalista Carlos Toner - Jornal de Blumenau.
Saudoso grupo que fazia muito sucesso no Oktoberfest Blumenau de - Grupo de Harmônicas Blumenau.
Retornando ao artigo de autoria de Marita...
Como seria uma reflexão, nos mesmos moldes,
Como seria uma reflexão, nos mesmos moldes,
após 40 anos de história de Oktoberfest Blumenau?
Um registro para a História!
Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twitter)
Nenhum comentário:
Postar um comentário