terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Badenia - Uma Cervejaria Alemã em Santo Amaro da Imperatriz - SC

Andando por aí, mais precisamente, por Santo Amaro da Imperatriz, nos deparamos com um lugar que nos fez lembrar de nossa viagem pelo sul da Alemanha, no ano que passou - 2013. Lembramos do Estado de Baden Württemberg. Estado de onde veio parte de nossa família. A lembrança se deu por sua bebida, gastronomia, entorno, local e arquitetura. 

Que lugar é este?
Estado de Baden Württemberg
Conhecemos o Sr. Oliver Ralf Boje e o Sr. Günther Sauer - Proprietários da Cervejaria Badenia, nome originário a partir do nome do estado alemão do qual são naturais o Sr. Oliver e o Sr. Günther - Baden Württemberg. Também conhecemos o Sr. Clóvis, natural do estado vizinho de Santa Catarina - Rio Grande do Sul.
 A Cervejaria está em funcionamento há quase um ano (inaugurada em março - 2013) e já é conhecida na região da Grande Florianópolis - Capital de Santa Catarina, pela fidelidade de sua produção à "Lei de Pureza Alemã", a partir de seu cervejeiro, natural da cidade de  Pforzheim  - Estado de Baden Württemberg - Alemanha.

Herr Günther Sauer und Herr  Oliver Ralf Boje
Baden Württemberg - Mapa - Para ampliar - clicar sobre
Foto: Site Oficial
O chope produzido na Badenia  é servido em seu próprio Gasthaus, o qual está localizado em anexo ao ambiente de produção. Neste local, servem pratos originais da gastronomia do sul da Alemanha, preparados, pessoalmente pelo Sr. Oliver Boje, que tem formação em gastronomia, além de ter tido trabalhado na Rede Ferroviária de Baden Würtenberg - Alemanha, antes de vir para o Brasil. No cardápio, pratos como: Käsespätzler, Fleischküchle, Pantertes Schintzel, Spätzle, entre outros, composto com salsichas, batatas e chucrute.
Gasthaus da Cervejaria Badenia                                                    Foto: Site Oficial

Foto: Site Oficial

Foto Site Oficial



Nas paredes - os brasões das estações
 ferroviárias das cidades  de Baden
Uma Homenagem e lembrança - Sr. Oliver
 trabalhava na Rede Ferroviária de Baden 
Os proprietários disseram que optaram em  vir para o Brasil, por não se adaptarem muito às estações frias, na Alemanha. A mãe do Sr. Günther é natural de Treze Tilhas, interior de Santa Catarina e seu pai é alemão. Sr. Günther viveu na Alemanha até bem pouco tempo, quando resolveu, com o amigo, montar a cervejaria.
Sr. Clóvis teve a gentiliza de nos mostrar o local da produção, mesmo com o avançar do horário. Esclareceu que o chope produzido segue a "Lei da Pureza Alemã" do ano de 1516, onde são utilizados os melhores maltes e  os mais finos lúpulos alemães - importados da Alemanha. 






A Cervejaria foi possível a partir de uma parceria entre um fabricante de equipamentos cervejeiros do Rio Grande do Sul e o mestre cervejeiro.
Também esclareceram, que para obterem um chope com a qualidade do chope alemão ou a cerveja alemã, além da matéria prima, é muito importante a qualidade da água. Santo Amaro da Imperatriz está localizada próxima a Bacia do Tabuleiro, região que abastece quase toda a grande Florianópolis.
Foto: Site Oficial







Tipos de Chope produzido pela Badenia

Greifenbier "Munique Helles"
É o chope claro - levemente amargo em função da presença do lúpulo que atenta o equilíbrio. o corpo e a carbonação são médios. Este chope faz um espuma branca, permitindo no paladar, um gosto agradável do malte.
Greifenbier "Munique Dunkel"
É o chope escuro. Sua cor é a cor de um cobre intenso ao marrom-escuro. O paladar detecta o sabor adocicado natural do malte, com nuances do sabor de chocolate e caramelo. A carbonatação é moderado e o colarinho cremoso.
Greifenbier "Badische Weisse"

É o conhecido chope de trigo. É um chope típico de verão, leve e refrescante. Sua cor é clara, com uma espuma branca e abundante e uma carbonatação maior.
Chope sazonal:
Greifenbier "Festbier"


É uma opção de chope que a Cervejaria Badenia oferece  para passar ser saboreada durante o período de festas, no mês de outubro. Sua cor é dourada e tem um gosto com amargor mais acentuado.  

Vídeo - Entrevista informal


Os sócios fazem questão de destacar que o chope produzido na Badenia seguem as regras da "Lei da Pureza da Cerveja" de 1516 - Reinheitsgebot.

Reinheitsgebot

Duque Wilhelm IV
A lei, que foi promulgada em 23 de Abril de 1516 pelo Duque Wilhelm IV (Guilherme IV) da Baviera, basicamente, regulamentava que a cerveja/chope somente poderia conter três ingredientes: malte, lúpulo e água. Considerada como uma das mais antigas regulamentações de defesa do consumidor - a qual protegia os compradores de que a cerveja comprada não teria nenhum outro aditivo ou componente “estranho” ou “exótico”, como acontece com muitas marcas brasileiras.
"Rein" significa limpo ou puro; "-heit" significa "-eza"; então "Reinheit" seria “limpeza” ou “pureza”; “Gebot”significa “Mandamento” ou “Lei”.
A intenção da lei não era somente garantir a qualidade da cerveja e também controlar seu preço (porque limitava a criatividade dos produtores), mas também garantia que grãos mais valiosos e em falta naquele tempo como o trigo e o centeio, deixassem de ser utilizados na fabricação do pão para serem utilizados na cerveja.
Pela presente nós proclamamos e decretamos, pela autoridade da nossa província, que de agora em diante no Ducado da Baviera , neste país bem como nas cidades e mercados, as seguintes regras se aplicam na venda de cerveja:
De Michaelmas a Georgi, o preço de um Mass [Caneco Bávaro de1, 069 litros] ou um Kopf [Recipiente com volume semelhante], não poderá exceder o valor de um Pfenning. De Georgi aMichaelmas, o Mass não pode ser vendido por mais de dois Pfenning e o Kopf não mais do que um e meio Pfenning.

Caso isso não for respeitado, a punição indicada abaixo será administrada:

Qualquer cervejeiro ou pessoa que comercialize cerveja que não for do mês de Março não poderá vendê-la por mais de um Pfenning cada Mass. Além disso, nós enfatizamos que no futuro em todas as cidades e mercados do país os únicos ingredientes utilizados na fabricação de cerveja deverão ser malte, lúpulo e água. Qualquer pessoa que deliberadamente descumprir ou transgredir esta ordem deverá ser punido pelas autoridades competentes através do confisco dos barris de cerveja, sem falta.

Pode, entretanto, um dono de pousada no país, cidade ou mercado comprar dois ou três barris de 60 litros e revendê-los aos camponeses comuns. Somente para este será permitido adicionar meio Pfenning para cada Mass ou Kopf do que foi mencionado acima.

Ademais, caso aconteça uma escassez e um subseqüente aumento do preço da cevada (também considerando os diferentes locais e tempos das colheitas), NÓS, do Ducado da Baviera teremos o direito de ordenar reduções para o bem de todos os aflitos.

Assinado: Duque Wilhelm IV da Baviera, 23 de Abril de 1516 em Ingolstadt.
Esta é a lei da pureza alemã, qual está em vigor a quase 500 anos, no Estado da Baviera. Foi implantada em todo o país da Alemanha, somente em 1909. No resto do planeta, sua aplicabilidade está defasada. Por exemplo, no Brasil, poucas marcas seguem a lei da pureza alemã.


Quanto a Cervejaria Badenia - Foi uma boa surpresa encontrar este ambiente original - com sabor, cor, aroma, gosto, entorno e forma originais da Alemanha - localizado na cidade de Santo Amaro da Imperatriz. Sentimo-nos, por alguns momentos, em um autêntico Gasthaus alemão, bebendo um autêntico chope alemão, como se chama por lá, cerveja ou Bier.







Músicos de Blumenau e região - Sentimos falta de música alemã por lá. Quem sabe, não vale a pena uma visita a esta original cervejaria? - Cervejaria Badenia

Reconhecimento na Comunidade regional
Ein Prosit!

Contato
Nome: Cervejaria Badenia
Endereço: Rua Intendente Leopoldo Broering 3479
88140-000 Santo Amaro da Imperatriz - SC
Fone: (48) 3245-8853
email contato@cervejariabadenia.com.br








2 comentários:

  1. Parabens pelo texto, as informacoes sao completas e da uma vontade danada de conhecer o lugar e saborear as iguarias,claro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sérgio. Ficamos felizes que tenha gostado. É fato. Não precisamos ir até a Alemanha para provar uma boa cerveja/chope acompanhado de pratos adequados da culinária daquele país. Abraços.

      Excluir