quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Conversando..."Neo enxaimel " e o enxaimel construído nos dias atuais


Outro dia ouvimos uma expressão - durante a transmissão de um programa de rádio do qual participávamos - expressão esta que conhecemos dentro de uma pergunta feita para nós, um tempo antes de palestrarmos em Itapiranga - extremo oeste de Santa Catarina -  no mês de setembro de 2018, sobre Fachwerkhaus - enxaimel. Refletimos e resolvemos comentar alguma coisa e compartilhar - no meio das atividades da montagem de nosso livro - Fachwerkhaus - Técnica Construtiva Enxaimel. 
A expressão?  - "Neo-enxaimel".

I s t o   n ã o    e x i s t e !!

Quem usa essa expressão desconhece o mínimo sobre a técnica construtiva enxaimel, que é a parte de uma edificação que reporta a sua estrutura - essa feita de madeira. As edificações mais antigas dessa tipologia, construídas com estrutura de madeira - tem confirmação de sua existência, na época do período neolítico.

A técnica construtiva foi trazida para a região pelas mãos do imigrante alemão, no entanto, essa existe no mundo inteiro - como por exemplo - no Japão. 
A edificações Fachwerhaus - enxaimel - nunca deixaram  de serem construídas na Alemanha. Erroneamente muitos afirmam se tratar de "coisa velha" e questão de saudosismo. 
Edificação do Fränkische Freilandmuseum Bad Windsheim - Alemanha - data de construção  - 1367.
Edificação do Fränkische Freilandmuseum Bad Windsheim - Alemanha - data de construção  - 1367.







































Estrutura enxaimel atual - com fechamento feito com vidro.
Em alguns lugares da Alemanha, a estrutura de madeira da edificação Fachwerkhaus contemporânea é feita dentro de uma produção industrial  automatizada, para que não ocorram o desperdícios de madeira (de reflorestamento) - é uma edificação ecológica e sustentável e pode receber um fechamento de materiais contemporâneos - como por exemplo - o vidro.

Segue, alguns exemplos de Fachwerkhaus - enxaimel, que são tipologias construídas na Alemanha, algumas construídas no tempo atual, com materiais contemporâneos.

Estrutura enxaimel com contraventamento com cabos de aço de fechamento com vidro - construção atual.








A estrutura enxaimel - definitivamente não é algo que reporta ao passado - mas sim, é um técnica construtiva que poderá ser usada em composições formadas com materiais contemporâneos - e  muita criatividade. 
Esta prática poderá resgatar uma cultura, de uma arquitetura atual baseada em uma releitura de uma identidade da arquitetura dos pioneiros que construíram as cidades da região do Vale do Itajaí, construindo uma arquitetura contemporânea, integrada à paisagem histórica formada pelas tipologias pertencentes ao patrimônio histórico arquitetônico local e regional. 
Isto vale para qualquer região do Brasil que tenha herança cultural de construir a arquitetura dos pioneiros alemães.
Escrito no ano de 1983.
"A tendência atual em Blumenau e outras cidades de colonização alemã de construir imitando o enxaimel alemão perdurará ainda por alguns anos, mas será certamente superado quando os arquitetos da região encontrarem soluções que incorporem as conquistas construtivas e estéticas atuais, mantendo uma identidade arquitetônica com as construções do passado, não apenas no “estilo” enxaimel, mas também com todo um rico patrimônio arquitetônico, de diversas épocas." Vilmar Vidor - 1983

Em muitas cidades, o Fachwerkhaus - enxaimel tem estreita ligação com a identidade da paisagem e jamais existirá o "novo enxaimel" ou, "Neo Enxaimel", como afirmam alguns ignorantes (no sentido de ignorar) no Brasil. Se de fato fosse assim o  mais correto - seria dizer Neues Fachwerkhaus.

Fiquemos ligados...



Edificação do Fränkische Freilandmuseum Bad Windsheim - Alemanha - construída no ano de 1455.

Edificação do Fränkische Freilandmuseum Bad Windsheim - Alemanha - construída no ano de 1455.

Construção da cidade Iphofen - Francônia - Bavaria - Alemanha.

Blumenau - Bairro Itoupovazinha - contrução do final do Século XIX
Não é correto reproduzir cenários com edificações com estrutura de concreto armado, adornadas e maquiadas - sendo denominadas de "Neo enxaimel". 
É muito Kitsch!
A construção da estrutura de madeira- enxaimel da Estação Ferroviária de Blumenau - Foi demolida e no seu lugar foi construído o edifício - foto anterior - da Prefeitura Municipal de Blumenau atual - com estrutura de alvenaria e fachadismo de ripas coladas na fachada.
Estação Ferroviária de Blumenau - uma das tipologias mais lindas construídas na Colônia Blumenau  - início do Século XX - foi demolida e no local construído um edifício fake - atual prefeitura Municipal de Blumenau.
Fachadismo - Prefeitura Municipal de Blumenau
O Arquiteto e idealizador do primeiro curso de Arquitetura e Urbanismo no interior de Santa Catarina - Curso da FURB - Professor Vilmar Vidor escreveu em um artigo seu, o seguinte: 
"Preservar a herança cultural da cidade é uma intenção louvável, mas fantasiar os prédios com roupas típicas não parece ser a maneira mais adequada de fazê-lo. Melhor seria que se dirigisse os esforços para a preservação das construções originais dos imigrantes."


 Trabalhando no livro " Fachwerkhaus
 A Técnica Construtiva Enxaimel".


Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido
  1. Enxaimel - Conversando - Vila Itoupava - 2 tipologias históricas
  2. Conversando sobre Enxaimel - Fachwerk 
  3. "Restauro" de um Enxaimel - Museu Kinderzeche Dinkelsbühl - "Kinderzeche" - Zeughaus
  4. Técnica do Enxaimel
  5. Uma tipologia em enxaimel a menos - Bairro Vila Nova - Blumenau
  6. Restauro Enxaimel - Fachwerk - Iphofen - Unterfrankem Baviera
  7. Fachwerk, a técnica construtiva enxaimel
  8. 7ª Caminhada Noturna de Pomerode - Rota do Enxaimel - Turismo sustentável
  9. Uma Volta em Pomerode - Domingo a tarde
  10. Mansarddach - Uma tipologia de telhado trazida pelo imigrante
  11. Fachwerkbau in Südbrasilien - A Técnica Construtiva Enxaimel - Revista Weltruf
  12. Conversando sobre Enxaimel - Fachwerk 1
  13. Arquitetura Enxaimel - Palestra do XIII Encontro das Comunidades de Língua Alemã da América Latina
  14. Tradição de mais de 800 anos na Festa Pomerada - com Ivan Blumenschein
  15. Restauro Enxaimel - Fachwerk - Iphofen - Unterfrankem Baviera 
  16. Análise de uma tipologia enxaimel do século XIV
  17. "Restauro" de um Enxaimel - Museu Kinderzeche Dinkelsbühl - "Kinderzeche"
  18. Blumenau - do Stadtplatz ao Enxaimel
  19. Fachwerk, a técnica construtiva enxaimel
  20. Fachwerkbau in Südbrasilien - A Técnica Construtiva Enxaimel - Revista Weltruf
  21. Enxaimel e História em Dinkelsbühl - Roteiro Alemanha 2016
  22. A Rota do Enxaimel - à bordo do Bruttus - Pomerode














2 comentários:

  1. Na Alemanha não tem cupim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas, na Alemanha, têm outros problemas do tipo, como broca. Estivemos reunido com colegas que nos confirmaram isso. Este assunto não representa, que tenham que usar alguns tratamentos nocivos à natureza. A partir da ótica sustentável, o material natural e limpo é o mais indicado. Tem desenvolvido tecnologia neste sentido. Abraços

      Excluir