quarta-feira, 8 de abril de 2020

Fábrica de Fósforos de Frederico Guilherme Busch - em Blumenau SC

A primeira fábrica de fósforos instalada na Colônia Blumenau pertencia ao Ex Prefeito e também à pessoa que foi o proprietário do primeiro automóvel de Santa Catarina e também, responsável por instalar a primeira hidrelétrica no Estado - Frederico Guilherme Busch.
Fonte: Fundação Cultural José Ferreira da Silva.
Residência de Frederico Guilherme Busch na Wurststrasse, Estrada da Linguiça - atual Rua XV de Novembro
 Frederico Guilherme Busch 
Frederico Guilherme Busch chegou a Blumenau em 1888, com 22 anos, tendo nascido em Santo Amaro da Imperatriz. 
Ao se instalar na cidade, abriu um comércio que exportava manteiga, queijo, banha e outros produtos oriundos das propriedades coloniais localizadas nas nucleações urbanas instaladas acima do Stadtplatz de Blumenau
Após um período atuando como comerciante na cidade, Busch investiu o excedente do comércio na indústria, criando a fábrica de fósforo, charutos, manteiga e banha. 
Com a intenção de automatizar a manufatura de fósforo, instalou a primeira usina hidrelétrica da Colônia Blumenau - ainda no início do século XX e da Província de Santa Catarina
O excedente da produção de energia elétrica ele passou a comercializar e vender para outros proprietários de industrias, para comércios e até para a administração pública. 
Em 1903, Busch adquiriu o primeiro automóvel, importado dos Estados Unidos da América.
Foi publicada uma nota, na revista Blumenau em Cadernos, tomo IX, maio de 1968, n.5, p. 100, comentando sobre o primeiro automóvel e o desejo de ter uma ferrovia no Vale do Itajaí. Transcrição a seguir.
"Foi nas ruas de Blumenau que começou a rodar o primeiro automóvel que Santa Catarina viu. Isso foi em 24 de setembro de 1903. E quem importava o revolucionário veículo da América do Norte fora o senhor Frederico Guilherme Busch. A respeito, o “urwaldsbote” nº 13 daquele mês e ano publicava a seguinte nota: “os modernos meios de comunicação já estão invadindo o sertão. Na semana passada, podemos ver pela primeira vez, nas ruas de Blumenau, um veículo automotor. O proprietário desse meio de transporte é o Sr. Frederico Busch, que adquiriu na América do Norte. A nossa civilização está progredindo. Ainda há bem pouco tempo, o velocípede era, aqui, uma curiosidade e agora já temos inúmeros dêles. Até já nos acostumamos a ver senhoras montadas em velocípedes. Do velocípede passamos agora para o automóvel. Infelizmente ainda falta o mais necessário: a estrada de ferro. Quando será que ouviremos seu apito?”
Primeiro automóvel de Blumenau e de Santa Catarina - Família  Busch
Foto do livro a Ferrovia no Vale do Itajaí - Estrada de Ferro Santa Catarina.
Primeira Estação de Warnow - Indaial - Ponto Final do
primeiro trecho inaugurado da EFSC  em 03 de maio de 1909
.
O apito da primeira viagem de trem aconteceu 6 anos depois, quando foi inaugurado o primeiro trecho da Estrada de Ferro Santa Catarina - EFSC 3 de maio de 1909 - ligando a sede da Colônia Blumenau à Warnow - Indaial.
A fábrica de fósforos de  Frederico Guilherme Busch estava instalada na  Wurststrasse, Estrada da Linguiça - atual Rua XV de Novembro, onde está o atual. 
Local da Fábrica de Fósforo de Frederico Guilherme Busch e sua residência na Rua XV de Novembro - Blumenau.
Frederico Guilherme Busch instalou a fábrica de Fósforo em 1906, na Rua XV de Novembro, local na fotografia anterior
Inicialmente os palitos - matéria prima eram importados da Rússia. Depois produziam-na com madeira nacional. 

Como isso aconteceu?

Busch escolheu nove ou dez amostras de espécies de madeira nativa, que eram muitas, e enviou-as para a Alemanha, com o objetivo que fossem feitas as experiências necessárias e que fosse separada a madeira que melhor se adaptaria a ser palitos de fósforos. Foi escolhida a madeira de imbaúba pelos técnicos alemães. Afirmaram que a madeira possuía uma inflamabilidade muito superior à do pinho, embora tivesse o defeito de ser mais quebradiça. 
Os fósforos produzidos pela fábrica Busch denominavam-se "Catarinenses", "Dominó" e "10 .000" . 
Imbaúba.
Para ilustrar as caixinhas, que variavam de denominação, utilizava-se da arte para criar os rótulos, os quais traziam a identificação impressa B. Scheidemantel – Blumenau. 
Bernhard Scheidemantel
Bernhard Scheidemantel: Considerado o pioneiro da fotografia na Colônia Blumenau. Foi desenhista, fotógrafo e jornalista. Nasceu no ano de 1834 no território que mais tarde seria a Alemanha (1871). Chegou com sua família, na Colônia Blumenau, com 25 anos de idade, no ano  de 1859. Com vocação para o desenho, não foi preciso muito tempo para tornar-se um jornalista e um dos principais chargistas, ilustrador e fundador do Jornal  Immigrant, em 1883. Durante 9 anos foi o editor da publicação do jornal.Faleceu com 74 anos, no dia 18 de outubro de 1908.
Nos seus primeiros momentos de existência, a fábrica possuía 15 funcionário e sua produção girava em torno de  1800 a 2000 caixa mensais, cada uma com 120 pacotes de 10 caixinhas de fósforo, com a marca "Dominó". 
Revista Blumenau em Cadernos - Tomo VI - N° 1
Leituras Complementares - Para ler, basta Clicar sobre o título escolhido.
  1. Quase tudo sobre a Estrada de Ferro Santa Catarina à Ferrovia da Integração
  2. Blumenau - Frederico Guilherme Busch.
  3. Colônia Blumenau - Final do Século XIX - Fotografias de Bernhard Scheidemantel
  4. Usina do Salto - Ponte de Ferro e Rio Itajaí Açú









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