quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Ponte Nova de Badenfurt - Pretendia-se Retirar Última Ponte Coberta de Madeira de Blumenau - Complexo Viário Bernardo Wolfgang Werner e Biografia


 Foi entregue à comunidade blumenauense, em 17 de agosto de 2014, o Complexo Viário Bernardo Wolfgang Werner, ou a Ponte Nova de Badenfurt sobre o Rio Itajaí Açu localizada no Bairro do Badenfurt e Passo Manso.
Esta infra estrutura rodoviária dividirá um pouco do fluxo e frota de automóveis que entram na cidade de Blumenau - Via BR 470, pelos bairros situados ao Norte. Parte desta frota, agora passou a trafegar no seio do segundo bairro mais populoso de Blumenau, que é o Bairro da Velha e que não recebeu  ajustes e adequações para conviver com esta nova realidade urbana. Lembramos que o bairro já  apresentava a presença de congestionamentos e conflitos em suas vias locais com caixa pequena, exprimidas no Vale do Ribeirão da Velha e a montanha. Também o bairro, vem sofrendo célere verticalização por conta da especulação imobiliária fomentada pela presença deste novo fluxo de entrada na cidade - sem planejamento. Não poderia se afirmar, que diante da nova configuração viária ou por que era mais uma opção.

Os bairros e seus residentes, próximos às margens em questão e no trajeto do fluxo oriundo da nova ponte, momentaneamente, ficam satisfeitos e não percebem o "amontoado" de infraestrutura sem a devida adequação ao local e à cidade, enquanto conjunto unitário e corpo vivo, a médio e longo prazos. Também, se haverá, o acompanhamento sobre a ocupação das margens do rio Itajaí Açu, esta, totalmente descaracterizadas nas proximidades da Usina do Salto e no bairro do Salto, com a presença de construções irregulares, onde poderiam ser preparados como espaço de contemplação e parques lineares. Projeto existente, porém, nas gavetas e no momento atual,  impossível  executá-lo, devido a presença da ocupação irregular do solo no local.
Última Balsa do Rio Itajaí Açu - em Blumenau - Passo Manso.
Por conta da presença da nova ponte, inaugurada em 30 de agosto de 2014, um dos meios de transportes mais comuns na história inicial de Blumenau e dentro de todo o Vale do Itajaí, perderá seu espaço, natural espaço (tememos por ele). A última balsa deixará de atravessar o Rio Itajaí Açu. Este veículo de travessia do rio era comum em várias localidades ribeirinhas, desde o leste ao oeste da cidade e da colônia. Existiam balsas na área central da cidade, no Bairro de Badenfurt, Salto do Norte, Itoupava Seca e esta última do Passo Manso.

Noutros tempos - a balsa transportava além de pessoas,
 seus cavalos e conduções tracionadas por eles
Centro da cidade de Blumenau - ligando a Prainha ao Porto fluvial, localizado na foz do Rib. Garcia
.
Ao fundo da imagem a nova ponte inaugurada e a paisagem natural - intacta e linda das margens do Rio Itajaí Açu.

Até quando permanecerá assim? Se houver modificações, estas serão acompanhadas por uma equipe de pessoas que projetam e planejam a cidade? Fica o registro para a História de Blumenau. O impacto da ponte, nos bairros e no entorno natural que os permeiam.
Aos atentos, conseguiram fazer mais um fluxo no novo traçado em "X".
Temos que negociar com o fluxo de outra via, a passagem  para seguir viagem.
Está ali - encontre-o.
Mas, como é propagado na mídia escrita, falada, televisiva e virtual, no de agosto de 2014, foi entregue o Complexo Viário Wolfgang Werner. Mais uma inauguração que alimentará os livros e páginas de história e faz parte da construção da cidade - organismo vivo que nunca fica estático. Modifica o tempo todo, com boas ou, não tão boas, ações, intervenções, movidas, muitas vezes, sob a coordenação de grupos muito restritos. Ali na frente, no futuro, saberemos, ou não, o nome de alguns, como o nome do Diretor da EFSC (Ferrovia local erradicada e 1971) Breves Filho, ou mesmo de lideranças locais que permitiram sua erradicação com muita facilidade, hipnotizadas pelas qualidades "plantadas" das rodovias. O tempo mostrará e os pesquisadores sempre existirão. 
No novo traçado há a presença de mais um "espiral" no trajeto para Indaial.
Em Blumenau circulamos em espiral em nossas rodovias.
Também deixaremos para ser encontrado.






Biografia
Bernardo Wolfagang Werner
 - emprestou seu nome à nova Ponte.
Werner nasceu em Blumenau, em 1927. Em 1947 começou a trabalhar na Electo Aço Altona - Empresa fundada por seu pai na nucleação urbana da Colônia Blumenau - Altona, atual Itoupava Seca, nas proximidades da escola alemã, mais tarde Escola Municipal Machado de Assis. A Firma foi fundada pelo seu pai - Engenheiro - imigrante alemão - Paul Werner.
Durante a 2° Guerra Mundial, a exemplo de muitos blumenauenses, ficou "preso" na Europa, sem conseguir retornar para casa. Quando retornou, terminou sua graduação de Direito, em 1956, na cidade de Curitiba - capital do Paraná. 
Além de trabalhar na Firma da família, ocupou o cargo de vereador de Blumenau por quase  20 anos, dentre os quais, assumiu por duas gestões, a Presidência da Câmara Municipal de Blumenau. Neste período, foi uma das lideranças empenhadas na criação da FURB - Centro Universitário, não só para a cidade de Blumenau, mas para a região.
Pez parte da diretoria da FIESC, período que contribuiu para a ampliação de investimentos para o aumento de produção de energia elétrica, problema enfrentado no Estado de Santa Catarina, como também debates sobre a ampliação da infraestrutura viária, como duplicação da BR 101.
Ocupou a presidência da FIESC, a Diretoria da Confederação Nacional da Indústria - CNI e também do conselho Estadual da reconstrução de Santa Catarina (Após enchentes de 1983 e 1984). Na cidade de Blumenau, participou também do Conselho de Administração do Hospital Santa Isabel.
Estivemos com Wolfgang  Werner, em sua residência, durante nossa pesquisa sobre a EFSC. Falou-nos um pouco sobre a Blumenau de outros tempos.
Em 2014, fotografamos sua casa, para guardar a imagem em nosso acervo.
Faz parte do Patrimônio do Clube Ipiranga - Bairro Itoupava Seca - Blumenau
Estado de Conservação satisfatório.
Enquanto isto, ali perto...
Uma ponte centenária sofria por inconsciência alheia.


Em Construção...

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