segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Pfarrmusik Olang e o Traje de Olang


Entre as muitas festividades e eventos que ocorrem em países de origem germânicas recebemos, na época, notícias da festa de aniversário da Pfarrmusik Olang, banda de uma pequena cidade do Sul do Tirol.
Vamos conhecer um pouco sobre esta história de pontos que nos é familiar, aqui no Brasil, como por exemplo o traje da banda.

Vamos conhecer um pouco...

A Pfarrmusik Olang é uma das mais antigas bandas de Pustertal - no Tirol italiano. Foi fundada em 1824.
O nome "Pfarrmusik" foi adotado no século XVIII. Refere-se à atividade de "Musikbanden", que existia quase que exclusivamente para os programas de eventos da igreja e feiras de música. A partir de meados do século XIX, a banda "Musikkapelle Niederonlang" foi convidada a participar da programação local da igreja. Não  tinha nenhuma razão particular para o convite. Aconteceu naturalmente. As bandas participantes representavam sua aldeia. A Pfarrmusik é nomeado como a representante oficial da região de Niederolang






Na ocasião do aniversário de 160 anos de fundação, em 1984, foram encontrada duas Partituras com a assinatura da banda como Farrmusik Olang - uma cidade que em 2013 tinha 3099 habitantes. A partir desta data, a banda adotou este como seu nome oficial.
Cidade de Olang

O traje tirolês oficial da banda que representa a Paróquia Olang atualmente, tem origem no de 1952 e o uniforme usado em funerais data do ano de 1947, inspirado no primeiro uniforme do século XVIII.
Foi um grande desafio passar pelas duas guerras mundiais, dificuldades econômicas, e diferenças políticas locais. Sempre houve pessoas comprometidas com as atividades da associação que conseguiram superar as diversidades e fazer com que a tradição continuasse.
Ao longo de sua história, participaram de grandes momentos históricos, como: Participação no desfile em homenagem ao Imperador Franz Joseph nas montanhas de Welz, em 1886. Também participou co passeios de Viena nos anos de 1951, 1952 e 1986 e na muitas excursões à Alemanha
Ao longo da História de Farrmusik Olang, teve 15 regentes e 13 Presidentes diferentes. Desde o ano de 2009, o Maestro é o Sr. Christian Oberhammer, e o atual Presidente, desde 2012, é o Sr. Matthias Niedermair.

No dia 5 e 6 de Julho participaram do Pfarrlinga Kirschta 2014 - comemorando o aniversário de 190 anos de Pfarrmusil Olang.

















 Vídeo



No dia 20 de julho de 2014, houve um concerto para comemora o  190° aniversário de fundação através de festividades com o Concerto da Banda de Peter Meyer Pfeffersberg.














 

Festividades Históricas que permanecem na tradição,, com outra denominações e conceitos, os quais podemos com prendê-lo por outros caminhos...





Nenhum comentário:

Postar um comentário