segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Ponte coberta de madeira de Blumenau - Badenfurt - História

Histórica Ponte Coberta de Badenfurt - Blumenau SC. 
Última Ponte Coberta de Madeira de Blumenau. A municipalidade pública de Blumenau pretendia retirá-la da paisagem a partir da execução do projeto da nova ponte sobre o Rio Itajaí do Sul, nas proximidades da foz do Rib. do Testo no grande rio. Colocaram a ponte em uso dentro do canteiro de obras, usada-a para o tráfego de grande caminhões. Seria usada desta maneira - antes de ser desmontada. De dentro da Prefeitura Municipal de Blumenau, fomos alertados e nos pediram ajuda, para tentar impedir esta ação e aí iniciou a nossa maratona.
Via Rede Social em 2015..
Fotografia de 2017.
A construção de pontes cobertas de madeira são comuns na Alemanha. Além da cobertura, muitas vezes recebem também fechamento de madeira.
Sul da Alemanha - Ponte do Chiemsee.

Sul da Alemanha.
Os primeiros imigrantes alemães
Sul da Alemanha.
e seus descendentes construíram, pelo menos, três pontes de madeira cobertas treliçadas (Enxaimel - pesquisamos sobre)  no território que atualmente é Blumenau - no início do Século XX. São elas: A Ponte Preta do Garcia sobre o ribeirão Garcia, na rua Progresso; a ponte sobre o Ribeirão Fresco - Stadtplatz da colônia, que dava acesso da Rua das Palmeiras para a Igreja Luterana do Centro e a ponte sobre o Rio do Testo, no Bairro Badenfurt - a única ainda existente. Quase sempre, a estrutura das pontes obtinham seu contraventamento a partir da treliça que dava suporte à cobertura, esta feito de cobertura de folhas de zinco ou de tabuinhas planas, como podemos observar na fotografia da ponte da Alemanha - original a partir de sua história.

Para ler sobre enxaimel - Artigo nosso publicado em revista alemã Weltruf - Clicar sobre:

5 fev. 2016 ... Na sequência, postaremos as páginas da Weltruf com a versão do artigo no idioma alemão - traduzido, do texto original português
Ponte Preta -  coberta de madeira -  sobre o ribeirão Garcia - Blumenau - demolida na década de 70 do Século XX para dar lugar a construção de uma ponte concreto.






Estrutura de madeira rica em detalhes. Havia um grande triângulo
fora do eixo de simetria, que centralizava toda a estrutura.


A ponte sobre o Ribeirão  usada pelos fiéis para ir à igreja.





Ponte  coberta de madeira sobre o Ribeirão Fresco - atualmente canalizado.
Croqui ilustrando local aproximado da ponte coberta de madeira.
O único exemplar que restou na paisagem de Blumenau foi a ponte coberta de madeira do bairro Badenfurt
Salvaguardada dentro do bairro pela comunidade de Badenfurt, que até bem pouco tempo tinha poucas ligações para outras regiões da cidade. A ponte histórica está localizada nas proximidades da Hemmer Alimentos - na rua Arnold Hemmer, sobre o Rio do Testo, o mesmo que passa pela cidade de Pomerode e deságua no Rio Itajaí Açu, nas imediações do patrimônio histórico.
Quando iniciaram as obras da ponte nova de Badenfurt e deixaram a ponte histórica dentro do canteiro de obras escondida atrás dos tapumes e nós ficamos em estado de alerta. E não deu outra coisa. Insensibilidade. Por que será que não tinha uma "trave de metal" para evitar passagens de caminhões? 
Local da Ponte Histórica Hemmer - dentro do canteiro de obras da Ponte Nova de Badenfurt.























Tudo mudou com o início das obras da construção da nova ponte de Badenfurt, em janeiro de 2011.
A ponte histórica sofreu avarias sequenciais, resultado das movimentações durante as obras da construção da nova ponte que foi inaugurada no dia 17 de agosto de 2014.

Para ler mais sobre clicar sobre: Complexo Viário Bernard Wolfgang Werner 
Fotografia aérea - Obras da nova Ponte de Badenfurt - Foto Clip RBS
Agressão ambiental nas margens do rio Itajaí-Açu - Agressão também ao patrimônio histórico local. Sem contar a ausência de estudo de impacto do tráfego "jogado" dentro do segundo bairro mais populoso de Blumenau e já com problemas - que mediante estas movimentações sofreu valorização do imóveis e tem recebido a construção de novos edifícios residenciais (Especulação imobiliária) - tudo sem estudo e planos a longo e médio prazos. Depois surgem estas propostas - é o que resta. E mais virão. A cidade?...Bom...
Não se tem conhecimento de que  permitiam a passagem de caminhões da obra pela pequena ponte histórica, mas no dia 8 de agosto de 2012, um caminhão tentou atravessá-la e destruiu a sua cobertura. Havia sido reformada três meses antes. A ponte estava com a sinalização da proibição do tráfego de veículos com mais de dois metros de altura. O motorista forçou a passagem do caminhão com uma altura superior aquela determinada e ficou trancado na metade da ponte histórica.
O tráfego foi liberado no dia seguinte, na manhã do dia 9 de agosto de 2012. As obras da nova ponte prosseguiam.
No mesmo dia que liberaram o trânsito, trabalhadores da Prefeitura retiram os entulhos do acidente. O Secretário de Obras determinou a aquisição de folhas de amianto e a ponte foi coberta na semana seguinte. Antes disto, foram colocados sarrafos de madeira, com intuito de impedir a passagem de veículos com mais de 2 metros de altura pela ponte. 
Fotografia: Ricardo Salles
A ponte histórica continuou praticamente dentro do canteiro de obras da nova ponte sobre o rio Itajaí Açu. Quase um ano depois aconteceu novamente. Outro caminhão, ao tentar passar pela ponte histórica, carregou parte de seu telhado mais uma vez. O ocorrido aconteceu por volta das 17:00h do dia 29 de julho de 2014. Segundo pessoas que estavam no entorno, no momento da infração, o barulho fora tão intenso que imaginaram que a ponte caiu. O motorista, percebendo  o que aconteceu e não ficara preso, como no acidente do ano anterior, manobrou o veículo e fugiu do local.
Depois de ter sido parcialmente destruída e com a quebra da estrutura do telhado e talvez comprometida sua estrutura, neste dia 29 de julho de 2014, de acordo com o poder público, a ponte histórica de Badenfurt foi recuperada. Não se poderia chamar de restauro, porque não seguiu e respeitou características e diretrizes de restauro. Foi reformada.
Sua cobertura original não era telha de amianto, como visto e fotografado, não caracterizando, portanto o restauro proclamado pela Prefeitura
Foto de Luciano Bernz.


Foto de Luciano Bernz
Foto: Jandyr do Nascimento - Grupo RBS
Clic RBS do dia do Acidente:
"O secretário de Serviços Urbanos, Rafael Jansen, foi informado sobre o acidente pela reportagem do Santa. Ele afirmou que na quarta-feira a equipe de avaliação deve finalizar o levantamento dos danos para poder dar início às obras. No entanto, antecipou que existia uma trave na entrada da ponte que impedia a entrada de veículos maiores. No entanto, a trave de ferro sumiu do local, de acordo com o chefe da pasta."
Em outubro de 2014 a ponte foi fechada para reformas, gerando conflitos para os transeuntes locais que sempre conviveram, cuidaram e tiveram presente e em uso a pequena ponte histórica. Pessoas da localidade tiveram que entrar no pesado trânsito da BR 470, para retornar às suas residências. A Prefeitura, através da Secretaria dos Serviços Urbanos, durante a troca de tablado da estrutura, pois percebeu que vigas de sustentação no lado direito se encontravam deterioradas. O Secretário determinou que a obra permaneceria fechada por questão de segurança.
Foto Rafaela Martins
Pode ser o problema detectado - Características do 
colapso da estrutura em função de sobrecarga

Entregue à comunidade, por pouco tempo, pois, logo foi novamente interditada.
Durante as obras da ponte nova de Badenfurt, mais de uma vez, caminhões "enroscaram" na estrutura do telhado.
Neste tempo passamos no local e a ponte estava disponível somente para pedestres e ciclistas sem qualquer sinal de obra ou de restauro de fato. A ponte coberta de madeira de Badenfurt, continua interditada até hoje, com passagem permitida somente para pedestres. É visível que sua estrutura treliçada de madeira foi comprometida e avariada e pode estar por muito pouco para entrar em colapso. Sua cobertura foi feita, repetimos mais uma vez, com telhas de amianto. 
Clip RBS
Dia 11 de dezembro de 2014
"Gostaria de saber informações sobre a ponte da Rua Arnold Hemmer, até quando estará interditada? Sou moradora de Indaial e a utilizava todos os dias para chegar ao serviço, pois trabalho na Itoupavazinha."
Neila Louise da Silva

"Como a ponte tinha sinais de deterioração, foi interditada por questão de segurança. Na próxima semana deve ficar pronto o laudo técnico, que vai apontar o tipo de conserto que deve ser feito. Em seguida começa a elaboração da licitação para contratar a empresa que fará a obra. Ainda não posso afirmar quando a reforma se inicia."
Rafael Jansen, Secretário de Serviços Urbanos"
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Na Alemanha, novamente, quando o Patrimônio/Monumento histórico apresenta comprometimento natural ocasionado pela ação do tempo ou outras causas que fogem do controle, como as guerras - é recuperado, pela sua importância, como ícone, ponto focal e história presentes na paisagem. Um exemplo, apontamos nesta postagem no Blog, que mostra os Limes - fortalezas também contruídas de madeira - da época do Império Romano - mas não como material, mas como paisagem e referências para as pessoas, não somente do local, mas também para o visitante. 
Para acessar - Clicar sobre: Limes - Limites
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Imagens do seu estado atual - dia 7 de fevereiro de 2015.
Complexo Viário Bernard Wolfang Werner
Entregue no dia 17 de Agosto de 2014.


Ponte coberta de Madeira de Badenfurt sobre o Rio do Testo.



Ponte coberta de Madeira de Badenfurt sobre o Rio do Testo.



Marca da altura permitida para passagem de veículos - Sem a capacidade peso.

"Restauro"  (Vergonha) efetuado pelas equipe da Prefeitura Municipal de Blumenau.
Este treliçado, tão bem feito, contribui para o contraventamento da estrutura da ponte, além da beleza estética. Tem um limite de carga. Afinal, o material é madeira.

Pode ser o problema detectado - Características do colapso da estrutura em função de sobrecarga.

Carpintaria

Passagem somente para pedestres desde o mês de outubro de 2014.



















Novidades em matéria televisa do Jornal do Almoço RBS TV
Dia 10 de fevereiro

Coincidentemente, no dia 10 de fevereiro de 2015, a ponte histórica de Badenfurt fez parte da pauta do Jornal do Almoço - RBS TV.
A matéria foi apresentada pelo Jornalista Joelson dos Santos. A equipe jornalística teve com representantes da Prefeitura Municipal de Blumenau e comunicaram sobre as ações futuras no patrimônio. Uma delas, como - A SOLUÇÃO - é fazer uma ponte nova no local. (Nós já sabíamos que diriam isto!) Fizeram até uma alça no novo complexo da ponte nova, para que isto acontecesse e com a presença da ponte histórica esta alça é inútil
Lembramos que antes das obras da nova ponte de Badenfurt, que faz parte do Complexo Viário Bernardo Wolfgang Werner, esta ponte atendia perfeitamente a comunidade.
Permitiram a passagem de caminhões, por ausência de uma trava de segurança de ferro. Danificaram-na, com risco de ter causado um colapso em sua estrutura. 
Uma das opções apresentadas - é a retirada do patrimônio da paisagem. Sem deixar muitas alternativas, é uma pressão sobre a comunidade, que está sem esta passagem sobre o Rio do Testo. Para isto, necessitam transitar na intransitável BR 470.
A comunidade poderia cobrar a situação existente anterior à construção da ponte nova de Badenfurt. Não existiam os problemas presentes. 

Reflexos de falta de planejamento.
Veja a matéria - clicando no link: 
Não somente a pequena ponte histórica necessita de cuidados.
Fala-se tanto dos reservatórias mundiais de água doce, escassez  e não desperdício de água. Quando fizemos estas fotografias, era quase impossível permanecer às margens deste importante rio da Bacia do Itajaí Açu - Rio do Testo. O cheiro de dejetos era muito forte. Lembramos ainda seu papel importante na fundação de Pomerode. Por sua foz, os primeiros pioneiros adentraram para seu interior para fundar a cidade de Pomerode. 
Para resgatá-lo, basta encontrar as fontes poluidoras e cessar a agressão, que a água se renova.
Rio Itajaí Açu - Salto Weissbach

















Dia 27 de Julho de 2015

Quem ou que instituição poderá ser responsabilizada por este patrimônio estar descaracterizado? Quem ou que instituição tem a responsabilidade de salvaguardar patrimônios e monumentos públicos?  Quem falhou?






























Dia 24 de Agosto de 2015

Sem polêmicas. É um fato...
E a História estará aí para comprovar. Deixemos os registros.
A municipalidade deveriam trazer a ponte ao uso, porque sempre esteve ao uso, e responder pelos danos. Onde estão os representantes na Câmara, cujos cargos também existem para fiscalizar estas situações?
Segue

 O resto da matéria publicada em um dos jornais locais...


"Pressão" sobre a comunidade, para que esta, cansada do conflito criado, aceite a proposta oferecida. Como há verba para construir uma ponte nova e não há para revitalizar a estrutura da ponte histórica?


A municipalidade tem a obrigação de entregar este patrimônio, que não tinha avarias. Percebemos marcas de que foi irresponsavelmente usado, dentro do canteiro de obras da nova ponte de Badenfurt. Um dos caibros da treliça está comprometido e estruturalmente põe o conjunto em colapso.
Esta ponte estava em uso pela comunidade local, até então, e deveria recebê-la para o uso, novamente. 
Pode ser o problema detectado - Características do colapso da estrutura em função de sobrecarga.
Pergunta:
Como há verbas para relocar o patrimônio histórico e construir uma ponte nova no local? 
Foto publicada no jornal - "auxiliar na mobilidade" - Lobe e pressão.  A mobilidade existia e funcionava.

















Obras??

Dia 11 de setembro de 2017

No dia 11 de setembro de 2017, estávamos in loco pesquisando sobre a região da centenária Firma da Cia Hemmer - Bairro de Badenfurt - quando percebemos que há obras ocorrendo na histórica Ponte Coberta de Badenfurt. Sua história está delineada nessa postagem e o risco que o patrimônio histórico vem correndo a partir de ações da própria administração pública de Blumenau.
Encontramos fotografias do início do Século XX, que mostra a ponte coberta já na paisagem do bairro. Percebemos que o traçado viário, "contava" com o uso dessa "alça" - para o fluxo da comunidade local, sendo que sem essa opção, a comunidade - diante do projeto do novo traçado viário - ficou isolada e sem acesso local. 



Foto de Marcos Röck - Acervo: ( - )












Foto de Marcos Röck - Acervo: ( - )





















































A ponte ficou no canteiro de obras da construção da nova ponte de Badenfurt.
Obra da nova ponte de Badenfurt e Cia Hemmer -  Acervo Da Cia Hemmer





Viaduto  do novo complexo viário pronto para o  uso da Ponte Histórica (olhar mapa abaixo) - Acervo Da Cia Hemmer
Percebemos que o traçado viário, "contava" com o uso dessa "alça" - para o fluxo da comunidade local, sendo que sem essa opção, a comunidade - diante do projeto do novo traçado viário - ficou isolada e sem acesso local.

Sempre que estamos no bairro  - visitamos a histórica Ponte Coberta de Badenfurt - chamou nossa atenção - a ponte estar "Guardada" atrás de tapumes com sinalização a denominando  de Passarela e com a presença de funcionários de uma empresa contratada - os quais mexiam na estrutura de madeira do patrimônio, bem como concretavam alguma coisa - com a presença de caminhões de enconteirara no local.
Passarela??
Lembramos que essa ponte e a comunidade, até o momento da obra da grande ponte sobre o rio Itajaí Açu, em trecho cheio de ilhas, sempre estiveram em harmonia com a paisagem e a infra estrutura histórica supria muito bem o tráfego interno. Foi criado o conflito viário a partir de ausência de um estudo mais apurado, independentemente da vontade dos residentes locais. Nesse momento os mesmos, são envolvidos a concluírem que há só uma saída para sua comunidade. A solução deve vir, valorizando, enaltecendo e salvaguardando o patrimônio histórico, por parte daqueles que criaram o conflito - a administração pública de Blumenau.

Fotos feitas in loco no dia 11 de setembro de 2017.













Por que há caixaria junto aos pilares da ponte - esses feito e pedra granítica?

Também chamamos atenção para o material usado no telhado, após algumas avarias por falta de cuidado e sensibilidade. Na época que a ponte coberta foi construída, não existia o material "eternit" - material colocado pela Prefeitura Municipal de Blumenau - antes fosse telhado de tabuinhas. Tem tudo para que a cobertura oficial fosse de zinco.
Percebemos a ausência dos caibros de contraventamento e de função estrutural - se a
 estrutura for a original - como mostra as imagens de 2014 e 2017 respectivamente.

Notícia - dia 12 de dezembro de 2017 - O Município
Ministério Público entra com ação para preservar ponte histórica da rua Arnold Hemmer
Ação civil pública foi registrada depois que o município não fez o tombamento como patrimônio histórico

O Ministério Público ajuizou ação civil pública exigindo que o município, sempre que fizer intervenções na conhecida ponte “Emma Hemmer”, da rua Arnold Hemmer, peça uma aprovação à Fundação Cultural, sob pena de multa. A decisão foi tomada levando em consideração a riqueza histórica da construção.
O promotor André Indalêncio, da 5a Promotoria de Justiça da Comarca de Blumenau, autor da ação, explica que a atitude foi necessária visto que o município não tombou a ponte como patrimônio histórico. O Ministério Público busca, assim, garantir que próximas reformas não a descaracterizem.
“A ação visa a proteção da ponte dado seu valor histórico (centenária). A ação foi necessária porque não houve o tombamento pelo município”, afirma.
Durante três anos a ponte ficou interditada por problemas estruturais. Durante esse período, chegou-se a cogitar a transferência da estrutura para outro local, permitindo a construção deu ma ponte nova para a passagem de veículos.
O plano não seguiu adiante e passagem foi liberada para circulação, reformada, em outubro de 2017. A prefeitura fez o reforço das cabeceiras, a reposição do piso e das madeiras que estavam danificadas pelo uso e tempo.
Depois que a reforma foi feita e a ponte voltou a ter circulação, Indalêncio ajuizou ação civil apenas para que as próximas construções sejam sempre supervisionadas pela Fundação Cultural de Blumenau. Ao que tudo indica, não deve haver dificuldades para conciliação neste caso.
O Presidente da Fundação, Rodrigo Ramos, diz que será feita uma espécie de comissão de profissionais para acompanhar as futuras intervenções. A solução permitirá um monitoramento a longo prazo, independentemente de quem governa o município.
 Julia Schaefer
“Envolve museólogo, historiador, arquiteto, o Conselho de Patrimônio Histórico Edificado, entre outros, e isso tudo é conversado para ver qual é o material que vai causar menos impacto visual na manutenção da ponte, procurando resolver o problema causando o menor impacto possível nas características originais”, informa. 
Dia 5 de maio de 2018 - NSC
Serão realmente capazes de assumir o que sempre pretendiam?

"Prefeitura fará projeto para substituir ponte histórica revitalizada no Badenfurt..."

Mais um capítulo - e de repente, os últimos capítulos, de uma história escrita por uma administração de pouca sensibilidade, planejamento e comprometimento com o patrimônio público de todos.
Hoje lemos em uma das colunas de um a dos meios de comunicação mais lidos da região:
O poder público tentou, mas, pelo visto, não conseguirá manter no local a histórica ponte de madeira e telhado (foto) que há décadas faz a ligação das duas margens do ribeirão do Testo, na Rua Arnold Hemmer, bairro Badenfurt. A Prefeitura de Blumenau lançou na semana passada uma licitação para contratar uma empresa que vai elaborar o projeto executivo de um nova ponte no local. Pancho
 Finalmente assumem  aquilo que sempre pretendiam, pois não teriam projetado e executado uma alça, no novo complexo, onde está a Ponte nova de Badenfurt, para ligar somente à ponte histórica. Oneraram a comunidade e deixaram esta sem saídas a partir de suas iniciativas sem compromisso com a história e comunidade locais.
.
'Ora, mas, se na Europa e até nos EUA elas sobrevivem porque aqui não? Falta boa vontade, né? Os "homens de boa vontade é que andam sumidos"'. Luiz Carlos Henkels
 _______________ 
Publicação Jornal  O Município  - 20 03  2019
Mais um capítulo da História da última Ponte Coberta de Blumenau, ventilada em um veículo de comunicação local.

O Ministério Público abriu um inquérito civil para investigar o projeto de construção de uma nova ponte na região do Badenfurt, em Blumenau. O objetivo é saber se a prefeitura está descumprindo liminar judicial que protege a atual ponte existente no local, uma das últimas travessias de madeira cobertas da cidade.
Em 2018, a prefeitura contratou o projeto básico e executivo de engenharia de uma nova ponte no local, ao preço de R$ 94 mil. Segundo o promotor Gustavo Mereles Ruiz Diaz, que abriu a investigação, o termo de referência do projeto prevê a demolição da ponte atual, cujo nome oficial é Emma Hemmer.
Em maio do ano passado, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Ivo Bachmann Jr., disse a O Município Blumenau que a intenção da prefeitura era transferir a ponte de madeira para outro local.
Para Diaz, o projeto afronta decisão de junho de 2018 que atendeu a um pedido apresentado por outro promotor, André Indalêncio. Aquele pedido era motivado pela ausência de tombamento da ponte pelo município.
Além disso, segundo o documento que oficializou a abertura do inquérito, publicado na segunda-feira, 18, o ato “também indica, ao menos em tese, a prática de atos de improbidade administrativa por ofensa aos princípios que regem a Administração Pública, assim como o prejuízo ao erário diante da realização de projeto de uma obra que é inviável em razão da incompatibilidade com o patrimônio histórico já edificado no local”.
A liminar judicial que ordenou a suspensão do processo licitatório foi expedida no dia 20 de junho de 2018, 15 dias depois que a prefeitura assinou o contrato com a empresa SC Engenharia e Geotecnologia. A decisão, do juiz Raphael de Oliveira e Silva Borges, previa multa de R$ 50 mil em caso de descumprimento.
No portal da transparência do município, o contrato permanece ativo. O prazo de execução do projeto terminou no dia 13 de março deste ano.
Conforme Diaz, o secretário de Administração, Anderson Rosa, e os ex-secretários de Infraestrutura Urbana, Alexandro Eduardo Fernandes e Régis Evaloir da Silva, poderiam ser enquadrados em prática de improbidade administrativa.

Contraponto

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Blumenau respondeu um pedido de informação da reportagem no fim da tarde desta quarta-feira, 20. Confira a nota:
“A Prefeitura de Blumenau esclarece que efetivamente realizou a contratação da empresa para realizar a elaboração de projeto de engenharia de duas pontes, nas ruas Alberto Stein e Arnold Hemmer. A seleção dos dois locais atende demandas da comunidade, especialmente na Rua Arnold Hemmer, onde a atual ponte limita a circulação e são necessários estudos especializados para entender a viabilidade de novos acessos. Entretanto, seguindo recomendações anteriores do próprio Ministério Público, a Prefeitura optou suspender os estudos no que diz respeito à Ponte da Arnold Hemmer e remanejar os recursos para outro local com demanda semelhante. Vale lembrar que os estudos prosseguem normalmente na Rua Alberto Stein e que a aprovação de alterações precisa de aval junto à Caixa Econômica Federal. A Prefeitura de Blumenau reforça ainda seu compromisso com a  mobilidade, mas também com a história e a tradição de nossa cidade.”

Nossa História na paisagem! 
Registros para a História.
Como era a ponte histórica de Badenfurt quando "estava bem",
dentro da comunidade de Badenfurt.

A nucleação urbana de Badenfurt, fundada por imigrantes alemães oriundos do estado alemão de Baden, foi a segunda nucleação e ser fundada na Colônia Blumenau, sendo a primeira, o Stadtplatz de Blumenau.


























Imagens em 4 de abril de 2021






Peça falquejada. Madeira beneficiada manualmente.
















Quem conhece - gosta. Quem gosta - cuida!
































9 comentários:

  1. Uma pena o descaso com a nossa história. Para a maioria dos políticos e pessoas da área do turismo nossa cultura e história se limita a uma Oktoberfest que não passa de um estereótipo... Belo texto Sra Angelina.

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    1. Se nada podemos, ao menos deixamos o registro histórico às futuras gerações, para contribuir com a educação e o aprendizado destas a partir dos erros de nosso tempo. Abraços Eleonésio.

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  2. Angelina,
    Bela matéria sobre pontes, para que nossa comunidade saiba como era e como é.
    Já lhe comentei sobre a foto da Ponte Preta, e lhe mostrei. Essa foto eu a tenho original comigo e com a mesma falhinha esbranquecida em cima mais para o lado direito.
    Parabéns pelo trabalho.
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau.

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    1. Grata Sr. Adalberto. São lindas estruturas de trabalhos de carpinteiros, talvez os mesmos que construiam as casas nos primeiros tempos na ColOnia Blumenau. Legal sobre a foto da ponte PReta. Fica assim o registro que o original está com o senhor. Esta imagem, tirei na internet. Fica o registro. Original impresso está com o Sr. Adlberto Day. Abraços.

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  3. Angelina
    Já comentei isso que na Internet são pessoas irresponsáveis que pegam de meu blog e colocam. Mas neste caso você sabia disso pois lhe avisei. Mas de qualquer forma, não somos donos de nada mesmo, apenas cuidamos, porém por toda mídia, redes sociais, são apresentadas fotos retiradas de meu blog com nomes de outras pessoas. isso é lamentável.
    Mais uma vez parabéns pelo seu belo trabalho, sou muito admirador desse seu esforço em pesquisar.
    Adalberto Day.

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    1. Abraços Sr. Adalberto...E que esta história fique para as próximas gerações. Grata por tudo.

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  4. Adoro estas pontes de madeira... Se alguém tiver alguma imagem adicional da "... Ponte Preta - coberta de madeira - sobre o ribeirão Garcia - Blumenau - demolida na década de 70 do Século XX para dar lugar a construção de uma ponte concreto ..." Agradeço o envio... Parabéns Angelina...

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    1. Sou Nivaldo Klein, de Joinville/SC.

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    2. Oi Nivaldo. Elas são maravilhosas.Vou buscar e colocar nesta postagem. Abraços de Blumenau.

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