quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Rolf Mathias Haas



Rolf Mathias Haas nasceu em Blumenau no dia 25 de setembro de 1938. Pertenceu a terceira geração da Família Haas - residindo em Blumenau. Seu avô construiu sua residência e negócio na rua São Paulo no início do século XX e está  na família até o tempo presente. Em 2017, a empresa completou 100 anos de História e de trabalho interruptamente - familiar. 
Além do trabalho,  Rolf Haas  viveu para a música e para a cultura - através de suas inúmeras atividades no C.C. 25 de Julho de Blumenau, do qual foi presidente no ano de 1998 e 1999 e vice presidente por algumas gestões. 
Galeria dos ex Presidentes do C.C. 25 de Julho de Blumanu - Faltam a fotografias dos ex Presidentes: Hans Prayon e  Dieter Berner - que está no seu 4° mandato

No C.C. 25 de Julho de Blumenau foi membro fundador e cantor do Coro Misto, no ano de 1972 até o tempo presente. Também foi cantor do Coro Masculino Liederkranz - desde 1967. Participou do Theatergruppe do 25 e também do Grupo de Dança Sênior 25
Theatergruppe do 25 - 1996.

Coro Masculino Liederkranz - 2001.
Sempre estava a disposição para contribuir com o centro cultural e participou assiduamente das reuniões de Diretoria. Coordenou trabalhos de manutenção do centro cultural, muitas vezes assumindo os investimentos calado - um mecenas.
Fez parte, até ser impedido pela saúde - do projeto Folia Renascentista. Participou do Coro Vocal Consorte Blumenauensis. Sempre procurou se superar tecnicamente através dos estudos musicais. Era dotado de uma belíssima voz e se inspirava nos cantores alemães Freddy Queen e Roger Whittaker.
Rolf foi um homem determinado, conciliador, amigo, adepto da prática da empatia. Além da música, apreciava ler e viajar na companhia dos familiares e amigos. Outro predicado foi a simplicidade e habilidade com trabalhos manuais. Apreciava um bom desafio e ficava feliz quando conseguia vencê-lo. Quase nada lhe era impossível. Tinha o hábito do bom pensamento e com isto, atraia bons resultados, naturalmente. Gostava do natural, da natureza, da simplicidade e das pessoas.
Uma pessoa positiva e sempre pronta a contribuir, não  importando-se com a escala de sua interferência.
Amigo de muitos, que sentirão um vazio, certos de sua presença nas melhores lembranças e momentos de lazer e cultura.
Casal Haas em outros tempos.
Rolf Mathias Haas foi casado com "seu amor",  referência usada por ele, no dia que nos contou sua história com Herta Elfrida Haas. O Casamento aconteceu em maio de 1966.
O casal teve cinco filhos: Ronald, Waltraud, Karin, Guido e Elke e a partir deles, a família recebeu 5 netos, 3 genros e duas noras. Talvez, seu maior legado - a família, sem desmerecer os demais,  referencial para muitos. 
Casal Haas



















Escrevemos com esta liberdade, pautados na amizade instaurada entre nós e a Família Haas.
Será um dos personagens  dentro desta história que iniciou há mais de 100 anos, que contribuiu para sua continuidade e para a continuidade de sua continuidade, através de seus filhos que prosseguem seu trabalho, não somente na empresa familiar, mas também na conduta e na sociedade, através da cultura e educação.

As imagens comunicam...
Natal no C.C. 25 de Julho de Blumenau.




Posse de Diretoria do C.C. 25 de Julho de Blumenau.











Com o Letzow

Noite Francônia - C.C. 25 de Julho de Blumenau.






Inauguração do palco - após reforma que coordenou voluntariamente .










Ensaio Concerto de Advento.

Com o grupo de Dança Sênior do qual participava e é
coordenado pela Frau Haas.

Apresentação no evento de natal com as filhas Elke e Karin.





Com seu grupo de Dança Sênior - coordenado pela Frau Haas.









Com os Coros do C.C. 25 de Julho em São Paulo.

O Caminho...







Cinco Presidentes do C.C. 25 de Julho de Blumenau
e sua Secretária
Cinco Presidentes do C.C. 25 de Julho de Blumenau.



Reunião de Diretoria do C.C. 25 de Julho de Blumenau.

Reunião de Diretoria do C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Reunião de Diretoria do C.C. 25 de Julho de Blumenau.









Com o Coro Masculino Liederkranz - Homenagem ao imigrante no dia 25 de julho.


Integrante do grupo dos Velhos Camaradas no Show do Oktoberfest Blumenau 2013.


Integrante do grupo dos Velhos Camaradas no Show do Oktoberfest Blumenau 2013.




Com a nova formação do Theatergruppe do C.C. 25 de Julho de Blumenau.

Coro Masculino Liederkranz - Noite de Natal no C.C. 25 de Julho de Blumenau.









Almoçando com amigos de Viena - Áustria - Intercâmbio cultural via centro cultural.
Reunião de Diretoria do C.C. 25 de Julho de Blumenau.




Compartilhamos o mimo recebido dos amigos de Rödelsee com os amigos do C.C. 25 de Julho, após reunião de Diretoria - Vinho produzido na Francônia.

Aniversário de 15 anos do Grupo de Dança Sênior do C.C. 25 de Julho de Blumenau.


Grupo de Dança Sênior do C.C. 25 de Julho de Blumenau.




Congraçamento com o amigos do Coro Masculino Liederkranz.





Trabalhando na reforma do Palco do C.C. 25 de Julho Blumenau.


Participando da equipe do C.C. 25 de Julho que foi a
Escola Oscar Unbehaun palestrar e divulgar o
livro do centro cultural.

Na Assembléia Legislativa de Santa Catarina durante lançamento de um livro publicado em Blumenau.

Cantor do Coro Vocal Consorte Blumenauensis.

Participando da equipe do C.C. 25 de Julho que foi a
Escola Oscar Unbehaun palestrar e divulgar o
livro do centro cultural.

Momentos do natal no C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Na Assembléia Legislativa de Santa Catarina durante lançamento de um livro publicado em Blumenau - com o Conselheiro do Tribunal de Contas - Wilson Wandall.

Integrante do grupo do Projeto Folia Renascentista - com as filhas Waltraud, Elke e Karin.
Com amigos no encerramento do ano de 2014 das atividades do Coro Masculino Liederkranz.




Com os amigos do Coro Masculino Liederkranz - Velhos Camaradas.

Com os amigos do Coro Masculino Liederkranz - Velhos Camaradas.

Coro Misto do C.C. 25 de Julho de Blumenau.






Rolf Mathias Haas partiu na tarde do dia 05 de novembro de 2015 - em sua residência. 
Seu corpo foi velado na Capela mortuária da Igreja Luterana do Centro - Blumenau. Seu sepultamento aconteu a partir das 16:00h do dia 6 de novembro no cemitério luterano centro.


Em Construção!




























Permanece vivo, sempre, em nossos corações. Foram muitos bons momentos em sua companhia que estarão vivos para sempre - nas mais caras lembranças.













A voz - para sempre...

















Mensagens

"Nossos sentimentos! Que grande energia, simplesmente uma pessoa muito humilde, íntegro e de um ótimo senso de humor. Lembro-me de muitas vezes cantar a seu lado e honestamente, falei pra ele mais de uma vez, que eu me daria por satisfeito cantando só metade do que esse nobre homem cantava. Lembro bem das dicas que ele nos dava: Não feche a pasta rápido, pois fica feio ouvir o barulho da pasta batendo.... Jamais repeti... Um grande BAIXO... Nos deixou e certamente será mais um nobre integrante no Coral dos Anjos! Descanse em Paz"...Evandro Nardelli Müller


"Bitte richte Herta unsere Anteilnahme von mir und ernst aus. Gerne würde ich sie in die arme nehmen und ihr trost zusprechen. Leider sind wir zu weit entfernt von einander. Ich erinnere mich gerne zurück an die zeit wo wir eine woche bei Rolf und Herta wohnen durften und später an den Besuch bei uns in Österreich. Liebe angelina .. im Gedanken bin ich jetzt bei euch in blumenau und bei Rolf."   Elfi Krennmair

"Aos meus primos Waltraud, Ronald, Guido, Elke, Karin e Tia Herta, meu carinho neste momento tão triste da despedida do Tio Rolf. Que Descanse em paz.
A música é uma das formas mais sagradas de expressão. 
Através do meu canto, meu carinho aos meus primos e tia, parentes e amigos, que juntos se somam em oração e na música, quando da despedida do tio, cantor, empresário e entusiasta cultural Rolf Haas, que nos deixou neste dia 5 de novembro." Ricardo Haas

"Queridos, pensamos em voces e sentimos com voces.. Ele não vai ser esquecido em nossos corações." Alda Niemeyer

"Homenagem preciosa e linda, mas as lembranças pessoais ultrapassam o tempo e trazem a presença e a voz que ouvi na 'Ave Maria' pessoalmente. Primo Rolf você parte deixando muita dor e saudades, jamais esqueci seus conselhos, como um irmão, sábias palavras juntamente com prima Herta.
Waltraud, Karin, Elke, Ronald, Guido e prima Herta, nunca os esqueci, meu coração está com vocês, compartilhando a dor daqueles que aqui permanecem. Minha homenagem ao primo Holf que foi, é e será digno da merecida paz eterna!
Sinto saudades..."Marlene Klesse






2 comentários:

  1. "Homenagem preciosa e linda, mas as lembranças pessoais ultrapassam o tempo e trazem a presença e a voz que ouvi na 'Ave Maria' pessoalmente. Primo Rolf você parte deixando muita dor e saudades, jamais esqueci seus conselhos, como um irmão, sábias palavras juntamente com prima Herta.
    Waltraud, Karin, Elke, Ronald, Guido e prima Herta, nunca os esqueci, meu coração está com vocês, compartilhando a dor daqueles que aqui permanecem. Minha homenagem ao primo Holf que foi, é e será digno da merecida paz eterna!
    Sinto saudades..."
    Marlene Klesse

    ResponderExcluir