sexta-feira, 5 de agosto de 2016

65° Aniversário do C.C. 25 de Julho de Porto Alegre.


Queremos, muito calorosamente, abraçar os amigos do C. C.  25 de Julho de Porto Alegre, que está comemorando seu 65° Aniversário, e fazendo-nos lembrar de seu pioneirismo e todos aqueles que tiveram a iniciativa de orientar intenções e fundar um centro cultural batizado, simplesmente, com a data da chegada do primeiro grupo de imigrantes alemães de maneira organizada - 25 de julho. A partir desta iniciativa, germinado do grupo do Coro Masculino de Porto Alegre, que generosamente se mobilizara para a ajuda humanitária, período pós-guerra, para ajudar àqueles que sofriam com os revezes da Guerra - na Alemanha. A partir desta iniciativa - receberam o humilde agradecimento do governo alemão da época, Sr. Theodor Heuss.
Detalhes da Secretaria do C.C. 25 de Julho de Porto Alegre.

Detalhes da Secretaria do C.C. 25 de Julho de Porto Alegre.
Detalhes da Secretaria do C.C. 25 de Julho de Porto Alegre.
Hall Externo Frontal.



Escrevemos esta história...há algum tempo atrás.

1951 -2016 
Vamos conhecer um pouco sobre o aniversariante...

Como o C.C. 25 de Julho de Blumenau e outros "25's" espalhados pelo sul do Brasil, o aniversariante tem como objetivo, realizar a manutenção e a divulgação da cultura germânica trazida pelos imigrantes alemães ao Brasil, em distintos períodos. 
C.C. 25 de Julho de Porto Alegre, atualmente, possui 6 grupos culturais:

- Coro Masculino 25 de Julho












- Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Tanz Mit Uns (Completando 30 anos)
O grupo durante  à Blumenau - Oktoberfest.














- Expresso 25










- Grupo Flamboyant












- Feminina Vox













- Schlaraffia

C.C. 25 de Julho de Porto Alegre - 65 anos...

Como já postamos , o por que de se comemorar o dia do colono - ou do imigrante -  no dia 25 de Julho. 
A data de 25 de Julho de 1824 é considerada a  data oficial de início a imigração alemã no Brasil
Chegada do primeiro grupo organizado de 
imigrantes alemães no Brasil - 25 de julho de 1824
 São Leopoldo - RS
Texto escrito pelas administradoras do Blog Susy e Nikita de São Leopoldo - RS.
http://www.fotolog.com.br/fhotosusy/46558134

Este fato explica o nome dos vários centros culturais, mudando somente a denominação da cidade, na qual está situado - C. C. 25 de Julho de Porto Alegre

Conhecendo um pouco da história...

Theodor Heuss
Logo após o término da segunda grande guerra, foi organizada em Porto Alegre uma ação de ajuda humanitária denominada: Socorro à Europa Faminta – SEF, através da qual, muitas contribuições - alimentos e roupas -  foram enviadas para a Alemanha
Em 1951, o Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre recebeu uma carta do 1º. Presidente alemão da então República Federal da Alemanha Sr.Theodor Heuss- expressando o seu agradecimento e de todo o povo alemãopela ajuda prestada através da SEF.
Acompanharam a carta: dois candelabros elaborados por artistas alemães com os dizeres: Dankspende des Deutschen Volkes – 1951 - (agradecimento do Povo Alemão – 1951).
Esta iniciativa inspirou outros imigrantes alemães e descendentes, de outras regiões, a se organizarem e, a exemplo do C.C. 25 de Julho de Porto Alegre, fundaram os centros culturais, surgindo o "25"  nas mais variadas cidades do sul do Brasil. 
Em Porto Alegre, participaram dessa ação humanitária, integrantes de diversos grupos corais da cidade. Entre eles estava o antigo Coro Masculino da Sociedade de Canto Eintracht de Porto Alegr”, fundado em 1881, que encerrou suas atividades em 1940 com o início da guerra.
Em 1950, os coralistas formaram um novo coral, o Coro Masculino 25 de Julho. Esse novo coral deu a partida para a fundação do Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre, que ocorreu em 1951. 
Inicialmente, alojados nos fundos de um prédio, na Av. Cristóvão Colombo. A sede atual foi inaugurada  em 1961contando com o Coro Masculino, um grupo de teatro em alemão, uma biblioteca e um jardim de infância entre várias outras atividades, gradativamente surgiram outros grupos culturais no C. C. 25 de Julho de Porto Alegre, como: Grupo de gaitasorquestra, grupo de danças gaúchas, bolão, coro e grupo de danças infantil e juvenil.



Em atividade - dias atuais: o Coro Masculino, o Coro Misto, atualmente denominado Expresso 25, e o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Tanz mit Uns. Somaram-se a estes o Coro Feminino Fêmina Vox 25, o Grupo de Culinária Max und Moritz e o Grupo de Amizade Flamboyant. Além desses grupos culturais,  o Centro Cultural 25 de Julho abriga em sua sede: grupo cultural Schlaraffia, uma Escola de Danças de Salão, um Centro de Línguas, um restaurante e o 25 Bistrô Café.
Também foi inaugurada a biblioteca, neste ano de 2011, com acervo voltado para a história da imigração alemã no Brasil, que poderá ser disponibilizado a pesquisadores e interessados em geral.
Galeria dos Presidentes.
Endereço do C.C. 25 de Porto Alegre
Rua Rua Germano Petersen Junior, 250
Auxiliadora, Porto Alegre, RS, Brasil, CEP 90540-140
Fone: (51) 3342-8733
(51) 3028-4621


Para quem estiver em Porto Alegre, poderá participar das festividades do aniversário de 65 anos do C.C. 25 de Julho de Porto Alegre que vai acontecer nesta sexta feira sábado, dia 05 de Agosto.

Agradecemos, o gentil convite para os festejos. Gostaríamos muito de estar presentes na companhia dos amigos neste momento de grande importância. Mas, por vários motivos, não poderemos lhes abraçar pessoalmente.



Parabéns C.C. 25 de Julho de Porto Alegre!!




Monumentos Símbolo do 25 de Julho
Monumento do Imigrante
Este está na cidade de Blumenau


























Nenhum comentário:

Postar um comentário