sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Jaraguá do Sul - Alguns momentos na cidade...

Jaraguá do Sul - SC.                     
Fonte: jaraguagigante.com.br
Em várias oportunidades estivemos no Vale do Itapocu, marcado pelo skyline das curvas das montanhas. Além de ministrarmos aulas, por durante dois anos, no curso de Arquitetura e Urbanismo - na região, nas quais observávamos os espaços públicos - construídos e naturais, a cidade chama a atenção por suas peculiaridades dentro da região e no Estado de Santa Catarina. 
Turma de acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo - Muitos residentes na cidade de Jaraguá do Sul.
Em agosto de 2016, mais uma vez, estivemos caminhando pelas ruas da cidade de Jaraguá do Sul. Observamos o acervo ferroviário existente na paisagem central -  modal de outros tempos, não tão "longe" na escala histórica, como imaginamos.
Antes de comentarmos estes pontos focais da cidade, vamos conhecer, de maneira sintética, um pouco de sua história.

A sua origem tem ligação com com a história da cidade de Joinville. Em 1851, como parte do dote da Princesa Francisca de Bragança e do Príncipe de Joinville, ocorre o início da colonização das propriedades da Princesa, cujos limites era o lado esquerdo do rio Itapocu. 
Francisca de Bragança, Princesa de Joinville, 1850, Winterhanter.
Casal Jourdan
No dia 17 de outubro de 1870, através da Lei Federal n° 1904, estas terras foram consideradas devolutas e foram demarcadas, em Santa Catarina. No ano de 1875, Emílio Carlos Jourdan, engenheiro agrimensor e Coronel honorário do Exército Brasileiro, foi convidado para fazer a medição e tombamento de 25 léguas quadradas no Vale do Itapocu e Rio Negro, assinando contrato em 21 de janeiro de 1876. 
Emílio Carlos Jourdan nasceu no dia 19 de julho de 1838 e é considerado o fundador de Jaraguá do Sul. Nasceu nas proximidades de Namur - Bélgica e foi o Patrono da 3° Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada do Exército Brasileiro.
Na mesma época, assinou instrumento particular de arrendamento de 430 hectares das terras, com a Princesa Isabel. Após sua chegada a Joinville, viaja para São Bento no dia 29 de fevereiro de 1876 e 49 dias depois, retorna a Joinville, encerrando a demarcação.
Louis Niemeyer – Fotógrafo alemão, registra a implantação da Colônia Dona Francisca, na província de Santa Catarina - atual cidade de Joinville.
Jourdan passa a colonizar os lotes e com auxilio de 60 trabalhadores, inclusive escravos, que cultivam a cana-de-açúcar, constituindo-se ali um engenho de cana, serraria, olaria, engenho de fubá e mandioca. O Estabelecimento Jaraguá, em tupi-guarani - Senhor do Vale, ficava entre os rios Itapocu e Jaraguá e a região pertencia ao município de Paraty (Araquari). Em 17 de abril de 1883 foi anexada por Joinville. Diante da impossibilidade de reverter a situação, em 1888Jourdan desistiu do empreendimento, depredado em 1893.
Proclamação da República.

Com a Proclamação da República em 1889, as terras dotais passam para o domínio da União e, em 1893, para a jurisdição dos Estados. As terras devolutas na região, à margem direita do Rio Jaraguá, passam a ser colonizadas pelo Estado através do Departamento de Terras e Colonização, sediado em Blumenau, a partir de 1891: na região de Garibaldi e Jaraguá Alto, com imigrantes húngaros; na região do Rio da Luz e Rio Cerro com colonizadores alemães e neste último também com italianos.
Rio da Luz - Fonte: poracaso.com

Rio da Luz - Fonte:www.sentidosul.com.br


Após sua participação na Revolução de 1893 ao lado do Marechal Floriano Peixoto, (Um dos nomes da Proclamação da República do Brasil - permaneceu o tempo todo "em cima do muro"Emílio Carlos Jourdan retorna à região e solicita ao Governador do Estado de Santa Catarina, Hercílio Pedro da Luz, a concessão de 10.000 hectares de terras para a Colônia Jaraguá, o que ocorre em 15 de maio de 1895, com escritura lavrada em 4 de fevereiro de 1896. Devido a problemas de demarcação da concessão e desavenças políticas, Emílio Carlos Jourdan vendeu a concessão no dia 1° de julho de 1898, para Pecher e Cia e muda-se para o Rio de Janeiro - capital do país onde tinha o apoio político e boas relações dos e com os militares que aplicaram um golpe no Governo Imperial brasileiro sob denominação de República.
Joinville - 1902.

Maximiliano Schubert - 
nascido na província
da Saxônia, Alemanha, 
em setembro de 1867. 
Imigrou para Joinville, 
em 1889, depois indo 
residir em Itapocu.
No ano de 1895, Joinville institui Jaraguá como o 2.º Distrito, nomeando para Intendente, Maximiliano (Max) Schubert e no dia 22 de agosto é criado o Distrito de Paz. 
Em 1896, um ano depois, a região volta a pertencer a Paraty. Houve movimentações, de ainda, formar um município com o nome de Glória, junto com Barra Velha
Em 1897, foram realizadas consultas populares: Georg Czerniewicz e Roberto Buhler lideraram o grupo que defendia a emancipação; Rosemberg, Butschardt e Koch eram do grupo que queriam ser anexados a Joinville. Venceu o segundo grupo e Jaraguá passou a ser o 2.º Distrito de Joinville.

Para complementar - recomendamos a leitura da Postagem - Clicar sobreHistória comum entre as Colônias Blumenau, Pommerroder, Itapocu, Humbold e São Bento - José Deeke




Residência da Família Czerniewicz - Georg Czerniewicz (1866-1938), foi um dos comerciantes oriundos de Joinville. Comprou a casa de comércio de Victor Rosenberg, juntamente com uma balsa que transportava pessoas atravessando o  Rio Itapocu. 






A ferrovia foi inaugurada no ano de 1910, um ano após a EFSC no Vale do Itajaí e contribuiu para o desenvolvimento da cidade a partir de questões sociais, econômicas e políticas. 
Fotografia mostra o movimento na primeira estação. Foto: Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul.
Provavelmente o seu desmembramento de Joinville teve o mesmo teor político dos muitos desmembramentos ocorrido na região do Vale do Itajaí - motivo político liderado por Getúlio Vargas e interventores do Governo do Estado de Santa Catarina, neste caso, Aristilianos Ramos, foi o personagem histórico.
Indicamos a leitura da postagem (Clicar sobre) Nacionalismo no Vale do Itajaí - a partir do Governo de Getúlio Vargas - para a compreensão de muita coisa, que ocorreu com a cultura dos fundadores destas, e de outras inúmeras cidades catarinenses colonizadas por imigrantes alemães e italianos.
Também sugerimos a leitura de (Clicar sobre) - Urbanismo - Parque da Malwee - A iniciativa de um cidadão
Outras leituras - (Clicar sobre)Sünnros Volkstanzgruppe


Estivemos, de maneira muito rápida, na tarde do dia 4 de agosto de 2016, na cidade de Jaraguá do Sul e percebemos "marcas" de uma cidade que adensou de maneira muito rápida - sem observar alguns critérios. Como acontece com todas as cidades que se tornaram médias/grandes nas últimas décadas, em nossa região. Percebemos alguns ícones na paisagem - pontos focais naturais, que se encontram dispersos no meio de "fragmentos de cidades" de alguns períodos de sua própria história, sem o devido "enviés" entre si e os "anexos" e intervenções.
Conhecemos um pouco de Jaraguá do Sul, através da percepção de nossos alunos de Planejamento Urbano, História da Arte e de Planejamento Regional - em sua análises urbanas/regionais.

As imagens comunicam...
Espaço da antiga Estação Ferroviária


Lado da plataforma de embarque e desembarque  - presença das edificações dos funcionários da ferrovia ainda presente na paisagem - mesmo sem o uso da estrada de ferro - à esquerda.

Parte da Ferrovia sem uso, nas proximidades da Estação - É perceptível um pedaço que recebeu humanização e é usado pela pessoas, que se deslocam a pé ou de  bicicleta. A revitalização da indexação do espaço urbano para uso das pessoas e integrado à cidade  poderia ser maior e mais abrangente.
Segmento humanizado - Proximidades da antiga estação.








Proximidades da antiga estação - Equipamentos urbanos - lembra o que se faz em cidades da Alemanha sem a presença de manutenção adequada.

Antiga estação -Atual biblioteca Municipal.










Residência dos funcionários da ferrovia.




















Bons equipamentos urbanos, com uma boa linguagem , espacialidade conjunto - porém sem a manutenção.





Contrastes do crescimento desordenado.






























Nova Estação Ferroviária - Também sem uso para qual foi construída
Fundação Cultural de Jaraguá do Sul

Estação ferroviária nova.









Bicicletário.








 
Semelhante aos que vimos na Alemanha.









Equipamentos urbanos semelhante aos que vimos na Alemanha
Materiais: metal, pedra, madeira e quando for possível: água.


Resquício de um modal que complementava o modal rodoviário e talvez o cicloviário - Não mais presente na paisagem  da cidade.





Antiga Prefeitura
Inauguração da Prefeitura e da praça Ângelo Piazera - 4 de outubro de 1941
(Foto: Acervo Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul/Divulgação).




Igreja Matriz




















Um momento em Jaraguá do Sul...
Olhando  a cidade.
Que cidade deixaremos para as futuras gerações?









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