terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Annika Zippelius é a Nova Weinprinzessin de Rödelsee

Rödelsee, uma cidade "Co irmã" natural e informalmente de Blumenau, onde laços culturais e de amizades são muito estreitos entre famílias de Blumenau e daquela cidade, situada na região da Baixa Francônia, norte da Bavaria, sul da Alemanha.

Vinhedos de Rödelsee
Rödelsee vista de Schwamberg
Está situada em uma região onde se produz os melhores vinhos da Alemanha - prática cultural e econômica herdada dos romanos, que tinham por hábito, demarcar seus territórios dominados com vinhedos. Muitas famílias nessa região continuam cultivando vinhedos e não somente como fonte de renda, mas como uma tradição repassada de pai para filho. 
Também acontece a tradicional Weinfest - Festa do Vinho - anualmente. O cultivo da uva e a produção do vinho acontece há séculos na região.

Vitral da Velha Prefeitura de Kitzingen

Lembramos de toda a região da Francônia, como dito, onde é produzido um vinho com maior qualidade e até mesmo, com um apresentação e garrafas diferenciadas. Apresentam formas diferentes das comumente usadas – em forma “barriguda”, conhecida como “Bocksbeutel”. 


Em toda a região, as uvas são colhidas manualmente e com máquinas, envolvendo todas as famílias das cidades, desde crianças aos avós. Geralmente, contam com a presença de familiares que residem na cidade e em outras cidades, para ajudar na colheita.
Weinernte







Com o término da colheita, quando a uva se encontra em tanques de fermentação, a satisfação é muito grande e todos comemoram com alegria e agradecimento, na festa do vinho – Weinfest.




Heinz Zippelius - apresentando seu vinho - servido no porão - do  Museu 
 "Casa Velha" - Elfleins Häusla
A tradição continua sendo repassada de uma geração para outra. Em 2013, quando estivemos em Rödelsee perguntamos, a Heinz Zippelius sobre os seus vinhedos e ele nos disse: Mein Hobby!, com os olhos brilhantes. Sua plantação de uva não é sua fonte de renda, é seu Hobby.
Em sua casa nos serviu o vinho que  produziu a partir das uvas de seu vinhedo. Os vinhedos envolvem o núcleo urbano da cidade e preenche os vazios entre as cidades naquela região. 
Heinz Zippelius no seu quintal degustando seu vinho
No início do ano de 2017, recebemos a notícia de que a filha de Heinz Zippelius e Annete Zippelius - Annika Zippelius de 19 anos de idade é a mais nova Princesa do Vinho de Rödelsee.
Coroa da Princesa do Vinho de Rödelsee
A mais nova Princesa do Vinho de Rödelsee foi apresentada à comunidade durante a recepção do Ano Novo pela atual Princesa do Vinho, a qual lhe passará a coroa, Jana Burkholz e pelo Presidente do Weinbauverein Christian Ehrlich. Jana Burkholz foi a Weinprinzessin de Rödelsee no último biênio. Cabe a realeza do vinho se fazer presente em muitos eventos festivos cívicos e religiosos na cidade e na região, durante os próximos dois anos, como também é uma das principais personalidades do Weinfest local e na região. Annika Zippelius representou a Winzerkapelle Rödelsee.
Pais da  nova Princesa do Vinho de Rödelsee - Annete e Heinz Zippelius


Neue Weinprinzessin in Rödelsee Anikka I. übernimmt die Krone
Annika Zippelius heiss die künftige Weinprinzessin von Rödelsee. Beim Neujahrsempfang der Gemeinde wurde sie von der noch amtierenden Weinprinzessin Jana Burkholz und dem Weinbauvereinsvorsitzenden Christian Ehrlich (hinten) vorgestellt. Viele Termine in ganz Bayern hat Jana Burkholz in den vergangenen zwei Jahren absolviert. Zu den aufgaben in Ihrer Heimatgemeinde zählt neben dem Winfest auch der Neujahrsempfang, be idem sich Bürgermeister und Weinprinzessin in der Moderation abwechseln. Bei dieser Veranstaltung, die die Winzerkapelle Rödelsee musikalisch gestalte, wurde nun Annika Zippelius begrüsst. Sie wird in einnigen Wochen zur neuen Weinprinzessin gekrönt. Annika I. ist 19 Jahre alt und absolviert eine Ausbilddung zur Verwaltungsfachangestellten bein der Stadt Kitzingen.

Foto: G Krämer

Desejamos um bom reinado a Annika Zippelius, muitas alegrias e muito bom vinho.
Em Rödelsee apreciam muito a caipirinha - no porta retratos aos fundos -  o genro de um dos fundadores do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Martin Schwertl

Ein Prosit!!
Vinhos de Rödelsee

Vinhos de Rödelsee




Foto de Heinz Zippelius







Leituras Complementares  - Clicar sobre - o título da postagem - escolhido: 








Nenhum comentário:

Postar um comentário