sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Würzburg - Roteiro Alemanha 2016

Würzburg - Unterfranken - Bavaria - Alemanha

À direita - Doris Zwosta
À esquerda - Annika Zippelius - Weinprinzessis
Rödelsee - 2017 
Dando prosseguimento ao Roteiro Alemanha 2016, saímos bem cedo – no dia 24 de maio de 2016 – de Rödelsee em direção a Würzburg – Capital de Unterfranken – norte da Bavaria – Alemanha. Percorremos aproximadamente 25 km entre Rödelsee e Würzburg pela rodovia B8. quem nos acompanhou de maneira gentil e amiga, foi a Senhora Doris Zwosta.

O dia estava chuvoso, mas não impediu que retornássemos a esta cidade de grande importância histórica. Conhecemos Würzburg no ano de 2013 e escrevemos sobre sua história no link – Clicar sobre: Würzburg - Capital de Unterfranken
Würzburg tem uma história milenar. Foi fundada no século X e por séculos, foi residência de príncipes/bispos poderosos. Mas sua história iniciou muito antes do século X
Além de ser a capital distrital, Würzburg também é uma cidade independente - Kreisfreie Stadt, com estatuto de distrito - Kreis.
Distância percorrida de aproximadamente 25 Km entre Würzburg e Rödelsee - dia  24 de maio de 2016



Geograficamente, Würzburg está equidistante das cidades de Frankfurt e Nüremberg, aproximadamente 120 Km de distância igual entre ambas – está localizada entre as duas cidades, praticamente com a mesma distância entre elas. Sua população em 2015 era de 124.873 pessoas. Curiosamente no ano de 2011, era de 133.808 pessoas. Sua população diminuiu.
Würzburg está equidistante de Frankfurt e Nüremberg
Celtas
Os primeiros registros históricos da cidade foram encontrados por volta do ano 1000 no local onde estão as construções históricas mais antigas da cidade - Festung Marienberg. São resquícios de acampamentos celta, que viviam de maneira nômade na região. As tribos, geralmente habitavam as regiões mais altas por segurança e estratégia. A primeira fortaleza foi construída ainda no final da idade do bronze (Em torno de 4 mil AC), mais ou menos no final do período neolítico, quando o homem passou a permanecer nos lugares por mais tempo – uma das primeiras revoluções da história da humanidade e que fez surgir a abstração e com isso, a religião. O local foi ocupado pelos celtas (tribos alamanas) no Século IV e pelos francos, que chegaram ao local no século VI.
A cidade de Würzburg, ao longo de sua história, sempre teve um papel importante sob o aspecto político, social e econômico. Politicamente, foi muito importante, durante e fazendo parte do Sacro Império Romano-Germânico (Heiliges Römisches Reich). A partir do Século VII passou a ser a sede de um Duque – representante do Sacro Império Romano-Germânico na região. A região foi cristianizada em 686 pelos missionários irlandeses Kilian (Nome comum em nossa região – na época importante nessa região da Alemanha, porém não de origem germânica), Kolonat e Totnan. Existe um documento datado de 1º de maio de 704 onde é mencionada e doação da cidade feita pelo Duque Hedan II ao Bispo Willibrord.
Würzburg - 1550

O nome – Würzburg – é de origem celta, baseada em uma ação etimológica popular alemãWürze – que significa erva, especiaria. Esse nome foi latinizado para Herbícolas – durante o período medieval.
Há uma história sobre o brasão da cidade no início de sua história formal e o Santo Kilian. Vale a pena dar uma pesquisada.
Agora continuemos. Chegamos em Würzburg e o primeiro lugar que paramos, foi no Festung Marienberg ou Fortaleza Marienberg.
Nós vamos apresentar as fotografias dos estudos em Würzburg e comentando um pouco sobre a história local.
O primeiro local que visitamos, ao chegar na cidade, foi o Festung Marienberg ainda na parte da manhã do dia 24 de maio de 2016.
Na sequência, as imagens com parte textuais sobre mais história de Würzburg.

As imagens – Comunicam...
Na saída para Würzburg - com Annika Zippelius Weinprinzessin Rödelsee 2017









Percorremos aproximadamente 25 Km pela rodovia B8 entre Rödelsee e Würzburg. Dia chuvoso.







Rodovia B8



Chegamos junto a centenária muralha do Festung Marienberg, ainda na parte da manhã.
Muralha milenar do Festung Marienberg


Local onde paramos e estacionamos o carro - lado norte da fortaleza
A entrada da Fortaleza Marienberg
A entrada da Fortaleza Marienberg

Festung Marienberg - Fortaleza Merienberg

Festung Marienberg - Fortaleza Marienberg foi construído na parte mais alta da região – 100m, montanha localizada no lado esquerdo do Rio Main.
Há indícios que as primeiras intervenções do homem no local, aconteceram no final do período neolítico, mais precisamente – idade do bronze (4mil AC). Eram tribos celtas. Isso foi confirmado a partir de escavações no pátio interno.

Escavações no pátio interno
Os francos chegaram ao local no Século VI. No início do Século VIII -  ano 706 - foi construída a igreja mais antiga de Würzburg – Marienkirch que estava sendo restaurada no momento de nossa visita. Ela foi consagrada no ano 789 e é considerada a igreja mais antiga da cidade. Festung Marienberg sofreu várias reformas e foi reconstruída várias vezes ao longo de sua milenar história. Em torno do ano 1200 foi construído o castelo com masmorra e foço e os anos de 1253 e 1719 (por quase 500 anos), Festung Marienberg foi a residência de poderosos príncipes/bispos de Würzburg.


Primeira porta de acesso rumo ao primeiro pátio

Porta que acessa o primeiro pátio - após o túnel - parte interna


Localização do Primeiro pátio, túnel e primeiros portão de acesso para o interior da fortaleza - fotografias na sequência.


Portão entre o primeiro e segundo pátio




Portão de acesso para o segundo pátio

Detalhe do portão de acesso para o segundo pátio
















Reforma de Marienkirch

Igreja antes de ser restaurada
Almoçamos na Festung Marienberg, em um restaurante preparado para os visitantes, em ambiente original de época, com mobiliário e decoração originais.















Após o almoço - visita aos jardins e vista panorâmica para o centro histórico de Würzburg, cuja forma é um chapéu de bispo. As duas extremidades são fechadas pelas pontes sobre o Rio Main e a Ponte Velha fica localizada ao centro.
















Caminho para os jardins

Torre sobre o portão que dá acesso aos jardins









Jardins - vista para o Main e o Centro Histórico

Main e o Centro Histórico - Ponte Velha





























Com o jardineiro














Retornando rumo a saída...





Primeiro pátio


Primeiro pátio


Saindo pela  entrada da Fortaleza Marienberg - para o pátio do estacionamento - primeira muro





Rumo ao Centro histórico

Residenz Würzburg 
Localização dos dois importantes edifícios visitados -  da História da cidade. O Residenz Würzburg está quase alinhado ao eixo formado pela Catedral de Würzburg, ponte velha, com ampla visão para o Festung Marienberg - junto ao muro da cidade medieval- extremo.
Saímos do Festung Marienberg de automóvel e o estacionamos no pátio do majestoso Residenz Würzburg, para explorar a pé, o centro histórica dessa milenar cidade - Capital de Untefranken - Norte de Bavaria - Sul da Alemanha. como tínhamos visitado o  Residenz Würzburg, observamos seus jardins e entorno nesse roteiro do ano de 2016.




O que faria o atual Papa Francisco em seu lugar?
Bispo  Johann Phipipp Franz Von Schönborn

Residenz Würzburg foi mandado construir pelo Príncipe-Bispo de Würzburg - Johann Philipp Franz von Schönborn, e pelo seu irmão Friedrich Carl von Schönborn, entre os anos de 1720 e 1744. De acordo com relatos históricos, Johann Philipp dizia que o Festung Marienberg não atendia às suas necessidades e não estava à altura de seu cargo – era um Bispo, representando o Imperador católico romano na Francônia.
Até então, início do Século XVIII, o endereço dos príncipes-bispos de Würzburg era no Festung Marienberg, onde Johann Philipp Franz von Schönborn (1719 - 1724) morou entre 1701 e 1704. Como já mencionado, o nobre e membro do clero católico não estava satisfeito com o local  e dizia que o local era pequeno e não condizia com sua posição, como nobreza absoluta em toda a região. Recebeu 600.000 florins em uma questão de tribunal, que investiu tudo na construção do Würzburg, Residenz.
Arquiteto Balthasar Neumann
A primeira pedra foi colocada no dia 22 de Maio de 1720 e a construção começou pelo bloco Norte.
O projeto foi assinado por vários arquitetos do barroco europeu. Würzburg é a cidade alemã onde estava a resistência à Reforma liderada por Martinho Lutero e o barroco foi o estilo dessa resistência. Dois dos principais nomes foi Lucas von Hildebrandt e Maximilian von Welsch, nomes do barroco da Áustria/Sul da Alemanha. Também contribuíram com o trabalho: Robert de Cotte e Germain Boffrand, arquitetos muito conhecidos na França. Quem coordenou toda essa equipe foi mesmo o arquiteto da corte do Bispo de Würzburg - Balthasar Neumann.
Em 2013, fotografamos e vimos a arte do pintor veneziano Giovanni Battista Tiepolo, e de  seu filho, Giovanni Domenico Tiepolo, principalmente na escadaria a grande escadaria, na capela e no grande salão.
Capela

Escadaria

Würzburg, Residenz foi muito danificado durante a Segunda Guerra Mundial, e sua recuperação teve início no de 1945.
Após a 2º Guerra Mundial 

Jardins e estacionamento
Portão e cerca do pátio - Ferro martelado








Residenz Würzbur - A história na paisagem é atemporal - Pessoas passam como aconteceu com quem idealizou o edifício - um Bispo do Século XVIII 

Residenz Würzbur - A história na paisagem é atemporal


Caminhando sob a chuva nas ruas de Würzburg, encontramos a igreja de  St. Michael.


Igreja  St. Michael


No Século XIII existia uma capela no local da Igreja  St. Michael. Em 1257, quando foi reconstruído o mosteiro, junto foi reconstruída uma nova igreja. O mosteiro deixou de funcionar no Século XVI, que era usado desde o ano de 1561 pelos Jesuítas - a mesma Ordem que veio para o Brasil e fundaram inúmeras cidades em torno de uma capela e escola para catequização dos índios. Um exemplo, o Padre Anchieta e a fundação de São Paulo. Os Jesuítas de Würzburg transformaram o local em uma escola também, de doutrinação. Entre os anos de 1606 e 1610, construíram a sua primeira igreja sob a proteção de St. Michael e St. Agnes
A igreja de St Michael atual foi construída entre os anos de 1765 e 1798. Também no local foi fundada a Ordem dos Jesuítas no ano de 1773. A antiga escola se transformou em um Seminário e a igreja construída era usada para ordenação dos novos padres.
Em 16 de março de 1945, em um bombardeio dos aliados – a igreja foi totalmente destruída. Terminada a guerra iniciou seu restauro. Em um primeiro momento foram feitas ações imediatas e necessárias da reconstrução. Em 1989, quando o Seminário de Würzburg comemorava o 400º aniversário, foi providenciado o restauro interno artístico. O trabalho durou de 1988 a 1991, quando o altar foi consagrado. O desenho da cúpula foi completado 1995. 

 Igreja St. Michael













Ruas centrais...













Alte Mainbrücke


A primeira ponte construída no local da Alte Mainbrücke – a ponte velha foi uma e a primeira ponte de pedra românica construída na região. Isso aconteceu aproximadamente em 1120 e seu projeto foi assinado pelo arquiteto Enzelin. Antes de construir a ponte, como aconteceu aqui na região do vale do Itajaí, mais de 700 anos depois, existia balsa para atravessar o rio. Nessa ponte, anterior a atual, também tinha as estátuas de St Kilian, Kolonat e Totnan.
Freye - Deusa feminina -inadmissível
aos cristãos medievais 
Foi demolida uma estátua pagã - da religião das pessoas que viviam no local, antes dos romanos chegarem e se converterem ao cristianismo. A estátua pertencia à antiga religião e à mitologia germânica era de Freya (uma das mais antigas deusas locais) e foi descoberta no interior de parte da estrutura da antiga ponte.
As estátuas colocadas na ponte são dos santos católicos lembrando o domínio dos bispos. A antiga ponte passou pelas inundações de 1342 e 1442 e foi parcialmente destruída. Foi recuperado plenamente o edifício destruído que estava junto a ponte, quase 350 anos depois a ponte foi substituída pela ponte atual.
Alte Mainbrücke foi construída entre os anos de 1476 e 1488. Os pilares foram feitos de pedra calcária.
Em um primeiro momento as superestruturas da ponte, que são arqueadas e estão localizadas entre os pilares, eram de madeira, também por razões de defesa. No ano de 1512 foram substituídos com abóbadas de pedra. Foram concluídas somente em 1703 – motivo, por falta de verbas.
 Após a morte do príncipe Dom Christoph Franz von Hutten no final da década de 1720, foram erguidas no lado sul da ponte, seis estátuas de santos. Também o Príncipe Bispo Friedrich Carl von Schönborn tinha construído seis estátuas barrocas, com cerca de 4,5 metros de altura. Foram feitas de arenito no lado norte da ponte.
No dia 2 de abril de 1945, às 16:45, o quarto e quinto arco da ponte foram explodidos. Em abril a julho de 1950 aconteceu o restauro da ponte. Desde junho de 1990 é proibido a circulação de veículos a motor.
No verão de 2010, Alte Brücke foi o cenário para a filmagem do filme  “Os Três Mosqueteiros“.
A ponte tem um comprimento 185 metros. A folga dos arcos do segmento tem 17.53 metros na primeira curva, na margem direita e 12,2 metros, na última curva. A largura dos pilares pode variar entre 7,08 metros e 7,92 metros. Para sua construção foram usadas pedras de um pedreira de Bromberg, cerca de 8,5 quilômetros rio acima, na margem esquerda.




Obras de manutenção estrutura em uma ponte centenária. Para chegar a ter a idade de quase 900 anos, passou pela idade de 100 anos....200....300...e por aí. Em nossa região, ponte de 100 anos não serve mais.  Alte Mainbrücke - Würzburg.
















Saímos da  Alte Brückeserviu e caminhamos em direção a Catedral de Würzburg - Dom St. Kilian Würzburg.

Dom St. Kilian Würzburg

É uma igreja do estilo românico e sua construção iniciou por volta do ano de 1040 sob a iniciativa do Bispo de Bruno. É considerada a quarta maior basílica Românica da Alemanha.
Quando os romanos se converteram a partir de seu imperador Constantino, que após a sua vitória sobre Magêncio no dia 28 de outubro de 312, nas proximidades de Roma, professou que Roma era cristã. Até então os cristãos que viviam em Roma, oravam e viviam nas catacumbas e não tinha uma tipologia definida de templo. Após a conversão do Império mais poderoso do Ocidente, adotaram a basílica romana – edificação civil -  como tipologia de seu templo cristão - o primeiro, que os fiéis poderiam adentrar no seu interior, além da imagem da divindade e sacerdotes.
Basílica romana


Basílica romana

Basílica romana

Ágora grego













A origem da basílica de Roma é grega. É uma adaptação da ágora, onde as pessoas se reuniam para filosofar, falar de políticas, julgamentos, negócios e feiras. Um lugar público. Os romanos resolveram fazer uma cobertura nesse espaço aberto – que tanto apreciavam os gregos.
A basílica era um edifício grande e oblongo, geralmente composto por uma nave central, duas colaterais e uma ou mais absides. As naves laterais são mais baixas, por forma a não obstruir as janelas altas (clerestório) na parte superior da nave central. Numa posição bem visível, ao fundo, estava a tribuna que mais tarde seria adaptada transformando-se no altar e no púlpito do culto cristão.
Observando a basílica que deu forma a Catedral de Würzburg é fácil reconhecer esse espaço, uma vez que o hífen dessa história não ultrapassa mil anos, mas somente 7 séculos, entre a basílica romana e a catedral de Würzburg.
Mas esta edifica~]ao é a terceira construção. As primeiras, construídas em 787 e a segunda 855, foram destruídas em incêndios muito comum na época.
A atual catedral de Würzburg foi quase totalmente destruída em um  bombardeio da 2º Guerra Mundial. As partes que não são originais, porém são semelhantemente as originais, foram acabadas com a cor branca.




























































Retornando a Rödelsee pela Rodovia B8, fomos convidado para um original Frischtick servido em uma mesa muito bonita na residência de nossa amável "guia".

Resta-nos dizer: Viele Danke!














Em Construção....


Para ler mais sobre nossas pesquisas e percepções  - Roteiro Alemanha 2016
Escolher um título e Clicar sobre o mesmo:
Para ler - escolher um título e Clicar sobre o mesmo.

  1. Momentos do Musikwoche Kiefersfelden - Rosenheim
  2. O Som do órgão da Igreja St. Jacob de Miltenberg
  3. Momentos em Miltenberg e um pouco sobre esta cidade
  4. Erlenbach - Conhecendo Spiel Boule - Roteiro Alemanha
  5. Momentos em Berchtesgaden - Roteiro Alemanha 2016
  6. Momentos da Frühlingsfest - Großkarolinenfeld
  7. Momentos em Neuendettelsau 1 - Kirche St. Nikolai 
  8. Momentos em München - Roteiro Alemanha 2016
  9. Momentos em Neuendettelsau 2 - Fränkische Freilandmuseum Bad Windsheim - Roteiro Alemanha 2016
  10. Momentos em Neuendettelsau 3 - Mission Eine Welt
  11. Enxaimel e História em Dinkelsbühl - Roteiro Alemanha 2016
  12. Dinkelsbühl - Site
  13. "Restauro" de um Enxaimel - Museu Kinderzeche Dinkelsbühl - "Kinderzeche" - Zeughaus
  14. Restauro Enxaimel - Fachwerk - Iphofen - Unterfrankem Baviera - 
  15. Siegsdorf e Inzell - Pelos caminhos da Alemanha
  16. Igreja Sankt Peter - Müchen - Roteiro Alemanha - 2016
  17. Neues Rathaus München - Roteiro Alemanha 2016
  18. Hofbräuhaus - München - Roteiro Alemanha 2016
  19. Estátua Bavária - Roteiro Alemanha 2016
  20. Montanha Watzmann - Lenda da Família real - Berchtesgaden - 
  21. Análise de uma tipologia enxaimel do século XIV - Alemanha 
  22. Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  23. Schlossplatz Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  24. Königstrasse - Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  25. Höhenpark Killesberg - Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  26. Schloss Hohenzollern - Baden Württemberg - Roteiro Alemanha 2016
  27. Limes - Lorch - Roteiro Alemanha 2016
  28. Kloster Lorch - Roteiro Alemanha 2016
  29. Fachwerk - enxaimel - em Schorndorf - Baden - Württemberg - 
  30. Winterbach im Remstal - A terra dos antepassados 
  31. Kirchheim unter Teck - A terra dos antepassados
  32. Caminho para Unterfranken - Rödelsee
  33. Chegada e 1° Dia em Rödelsee
  34. Uma volta em Rödelsee e Fröshtockheim
  35. Iphofen
  36. Großlangheim - Wasserschloss





Nenhum comentário:

Postar um comentário