Acompanhamos o Coro Masculino Liederkranz - do C.C. 25 de Julho de Blumenau em sua segunda apresentação na cidade de Pomerode durante sua festa maior e no dia de aniversário de sua emancipação política.
No dia 21 de janeiro - Pomerode tradicionalmente festeja sua emancipação política de Blumenau. A Festa Pomerana surgiu há 34 anos, mas seu "embrião" surgiu há 58 anos - a partir das festividades de aniversário de emancipação do município.
Parabéns aos moradores de Pomerode. Na essência, consideramos todos, filhos da mesma história e cultura.
Hermann Blumenau |
Relembrando, Pomerode foi uma colônia estrategicamente criada em 1861, no caminho entre a Colônia Blumenau e a Colônia Dona Francisca - Atual cidade de Joinville - e também acesso ao Porto de São Francisco do Sul, por onde chegaram inúmero imigrantes.
Os primeiros imigrantes a ocupar esta região, foram os pomeranos. Conta a história que foi Hermann Blumenau que organizou e incentivou a formação desta colônia, criando, além de um novo núcleo urbano entre as colônias de Blumenau e Dona Francisca, também mais um núcleo comercial e consumidor. Os primeiros imigrantes pomeranos - oriundos da mistura de povos germanos (cristãos convertidos) e eslavos - que povoavam o atual território do norte da Alemanha e parte da Polônia, recebiam lotes, a partir de um primeiro parcelamento do solo, onde cultivavam arroz, batata, fumo, aipim, feijão e criação de rebanhos.
Demarcação dos lotes coloniais - Colônia Blumenau - Segunda metde do século XIX |
Durante a edição da Festa Pomerana 2017, entre os dias 20 e 21 de janeiro, próxima a meia noite, os ambientes da Festa Pomerana pararam e todos assistiram o show pirotécnico para celebrar a história do município. Estávamos no Pavilhão Cultural - onde acontecia o Show apresentado pelo Coro Masculino Liederkranz, interrompido, mas que retomou após a homenagem colorida e festiva.
Também registramos canções do Hausmusikanten. Registramos uma histórica integração entre cantores do Coro Masculino Liederkranz e o tradicional Grupo Musical. Registramos vídeo. Maestro José Carlos Oeschler estava presente.
Hausmusikanten |
Nesse dia 20 de janeiro encontramos inúmeros líderes de comunidades do Rio Grande do Sul ligados à cultura alemã. Entre eles, o prefeito da cidade de Lagoa dos Três Cantos - Dionísio Pedro Wagner, acompanhado de assessor e também, do folclorista Diego Alexandre Jost.
Prefeito Dionísio Pedro Wagner à esquerda e o folclorista Diego Alexandre Jost - ao centro |
Lagoa dos Três Cantos - Linda cidade |
Também encontramos pessoas ligadas a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul - Rio Grande do Sul. Conversamos com essas pessoas e houve trocas de pareceres, idéias e de maneira efetiva, o intercâmbio cultural. Também efetuamos apresentações entre os visitantes e pessoas da cultura local.
Visitantes de Santa Crus do Sul - RGS e o Maestro do Coro Masculino Liederkranz - José Carlos Oeschler |
Lideranças de Lagoa de Três Pontas e o coordenador do Grupo Folclórico Alpino Germânico de Pomerode - André Cristiano Siewert |
No dia 21 de janeiro almoçamos em um dos restaurantes da Festa Pomerana - localizado no Pavilhão Principal, onde, finalmente encontramos as Realezas da festa, que também almoçaram no local.
Vestiam um antigo traje e não a nova versão 2017. Fomos cumprimentá-las, e perguntamos suas opiniões sobre o novo traje da edição 2017. Uma das princesas respondeu - "É diferente"! O acompanhante oficial da Realeza na 34º Festa Pomerana respondeu; "Com o clima que tem a cidade durante a festa, é muito difícil ter somente dois trajes para usar durante o período da mesma."
De fato o é e também, de fato, é diferente. Pomerode fez história ousando mudar. Principalmente, por ter dado espaço para o início de debates sobre o que realmente uma realeza da Festa Pomerana deva usar nas próximas edições. Esse debate saiu de Pomerode e está acontecendo em outras regiões e também, estados.
A equipe que teve essa iniciativa de apresentar outra opção de traje para a realeza, foi ousada e corajosa. Quebrou paradigmas.
Realmente, 2 trajes são poucos para tantos dias de festa, onde os dias são extremamente quentes. Mas já existem dois trajes, muitas idéias e opiniões. É preciso que esse trabalho não se perca a partir da comodidade de continuar fazendo a "mesmice" sem reflexões e base histórica.
As fotos da realeza com o novo traje? Ficamos devendo, pois não tivemos oportunidade e a sorte de encontrá-las vestidas com o mesmo.
Uma sequência de imagens, que comunicam...
Momentos da 34º Festa Pomerana
Realeza da Festa de Guabiruba SC |
Historiador e Professor Dietrich Drews |
Folcloristas do Grupo Folclórico Pomerano |
Prefeito da cidade gaúcha Lagoa dos Três Cantos - Dionísio Pedro Wagner |
Rainha da Schüzentfest – Festa dos Atiradores de Jaraguá do Sul - Alice Vogel Bast e seu noivo Edson Persike. Na foto - Alice Vogel Bast está com a Faixa da Sociedade que representou no concurso da Realeza da Schüzentfest.
Curiosidade: O traje usado pela Rainha da Schüzentfest na 34º Festa Pomerana foi pesquisado e confeccionado pela própria Rainha. Além da beleza, a Rainha da Schüzentfest de Jaraguá do Sul é interessada na pesquisa e habilidosa com trabalhos manuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário