sábado, 11 de fevereiro de 2017

Kitzingen - Unterfranken - Roteiro Alemanha 2016

Às margens do Rio Main - Kitzingen - Unterfranken - Sul da Alemanha



Estamos quase terminando a série do Roteiro Alemanha 2016, o qual o detalhamos com o objetivo de trazer outras realidades de outros lugares. Lugares que tem estreito relacionamento com a cultura local e que já estiveram em sintonia com a cidade de Blumenau e outras cidades da região, considerando que muitas dessas, foram fundadas por pessoas e famílias oriundas das muitas regiões da Alemanha.
Família Hering na frente de sua residência e firma -  Wurststraße - atual rua XV de Novembro - início do Século XX

No final do Século XIX e início do Século XX, eram muitas as dificuldades existentes nas comunicações ou mesmo, realizações de viagens dessas famílias à terra natal. Muitos não retornaram mais à Europa, poucos, sim. A cultura local e regional teve raízes em terra além mar. em contato com outras culturas locais e também pelo afastamento e ausência de comunicações, houve mudanças e modificações na forma de praticar e na essência, mesmo que muitas vezes, esteja presente no inconsciente coletivo, sem a compreensão do "por que?".
Imigrantes alemães chegando ao seu lote colonial com sua família e mudança
Faz-se importante esse intercâmbio, para que compreendamos muito da herança cultural e mesmo aquela presente no inconsciente coletivo e que se perdeu em sua originalidade e continua sendo praticado aqui e, na Alemanha. Um exemplo é o tiro ao alvo, a dança folclórica, a música, muitos pratos da culinária, etc.
Blumenau SC - Brasil
Blumenau SC - Brasil
Alemanha
Estivemos, quando registramos as imagens dessa postagem, no último ponto de hospedagem do roteiro feito para 2016 - cidade de Rödelsee, cidade que tem uma grande ligação histórica, social, política econômica com a cidade de Kitzingen. Muitos residentes de Rödelsee trabalham e estudam em Kitzingen, cidade que resolvemos explorar e conhecer - no dia 25 de maio de 2016.  









As cidades alemãs preservam sua história na paisagem e nos espaços de suas cidades - centro históricos, centenários e até milenares, como é o caso do centro histórico de Kitzingen. As cidades novas são construídas com tecnologia atual e com planejamento da cidade, considerando a área histórica e elementos naturais com o rio, por exemplo. Esse, elemento natural presente em quase toda cidade alemã.




Fomos sozinhos a partir do desejo de retornar à velha edificação da Prefeitura de Kitzingen - Rathaus, onde estivemos no ano de 2013 junto com os Coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Com os Coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau em frente da Prefeitura de Kitzingen - Rathaus - 2013

Fomos de automóvel até a entrada da cidade e o deixamos estacionados no estacionamento de um grande mercado, onde também almoçamos. Encontrar estacionamentos nas cidades alemãs é uma das grandes dificuldades para quem não as conhecem e também para quem as conhecem.


Kitzingen dista aproximadamente 8 km de Rödelsee. Percorremos a pé o trajetos das duas margens do Rio Main que corta a parte histórica central – medieval (trajeto entre as duas pontes) e onde está localizada a velha prefeitura - Rathaus de kitzingen. Não somente encontramos o histórico edifício, como também no momento que o visitávamos testemunhamos o casamento de um brasileiro com uma moça da Alemanha, com direito a brinde e rituais de sorte.

Rathaus Kitzingen Unterfranken
Antes de prosseguirmos, vamos conhecer um pouco sobre essa charmosa cidade de Unterfranken, estado da Baviera e  capital do distrito, do qual pertence Rödelsee - Kitzingen.
Alte Mainbrücke (Pippinsbrücke) Ponte Velha - ligava direto à porta da cidade ao Marktplatz.












Observando esse vídeo da cidade de Kitzingen feito em 2015, pode-se ter uma noção do planejamento da cidade, considerando área industrial, cidade nova, cidade histórica, margens do grande Rio Main, dentro de um plano urbano, considerando as pessoas e suas atividades, a área construídas em diferentes períodos históricos e áreas naturais. Não há necessidade somente de investir, mas de cuidar da paisagem existente - construída e natural.


Os dois pontos focais históricos da cidade visitada considerando que sua economia está baseada na comercialização do vinho produzido em Unterfranken são a  Falterturm e a Alte Mainbrücke (A ponte da capa do vídeo acima).
Falterturm -  torre redonda construído entre 1469 e 1496, feita para ser observatório de segurança da cidade - sentinela e parte do muro da cidade medieval. A torre tem 52 metros de altura e está dividida em sete níveis.  O que cham atenção da torre é a sua cobertura que ficou inclinada. Dizem ser a "Torre inclinada" da cidade aludindo a outra importante torre. O efeito do inclinado surgiu pelo trabalho da madeira. Mas lendas locais contam que foi a mistura da argamassa com o vinho.
A história da cidade tem seu  início oficial marcada no ano de 745, quando foi fundado um mosteiro pela abadessa Hadeloga ou Adeloga - a primeira abadessa do mosteiro beneditino local. Mais tarde, ela foi canonizada na religião Católica de Roma.
Monumento de  Hadeloga - Kitzingen

Conta a lenda que Hadeloga foi uma Princesa – filha do prefeito do Palácio - Charles Martel - Carolys Martellvse - de sua esposa Kunechild. Hadeloga foi criada no castelo de Schwanberg - o mesmo que vistamos nesse roteiro e em 2013 – a montanha próxima a Rödelsee. Ela não aceitou nenhum dos muitos candidatos para se casar e dizia ao pai que desejava ser freira. Seu pai desconfiou da história e cismou que a Princesa estava se encontrando com seu capelão Kitz e não gostou disso, não aceitando a falta de respeito em sua casa.


Charles Martel - Carols Marttelvs
Prefeito do Palácio
Os dois - Princesa e capelão -  foram expulsos da casa paterna de Hadeloga. Saindo do palácio, nas imediações, abriram uma clareira e levantaram o mosteiro, no qual receberam muitas freiras e em torno do qual surgiu a cidade. 
Outra versão da lenda é mais romanceada e talvez exista para esconder e verdadeira razão (a  primeira - para não macular a vida da Santa Hadeloga) Essa versão conta que a Princesa - filha do prefeito franco do palácio - Charles Martel, em um dia de verão, estava no terraço do castelo de seu irmão, o rei Pippin III, no Schwanberg  e ao olhar seus pés, ficou impressionado com a beleza da paisagem. Ela decidiu fundar um mosteiro no local. (No livro de conta a história de Rödelsse - afirma que Hadeloga era filha de Pippin III e vivia no Schloss de Schwanberg.  Essa paisagem é a mesma que reproduzimos quando estávamos na cidade de Rödelsee. Ainda no terraço, ela tomou  seu véu e o soltou ao vento, esse sendo  "carragado" à vontade do vento, para o oeste do vale. O local, no qual o véu desceu, em meio a um vinhedo - sobre um cacho de uva de ouro ( história de Rödelsee e parte que faz parte de seu brasão) foi o local, onde foi decidido  construir o mosteiro - Benediktinerinnenkloster Kitzingen.
Cacho de uva de ouro no brasão
de Rödelsee
Benediktinerinnenkloster Kitzingen

Contam que o capelão Kitz tomou o véu na praia ocidental do Rio Main, em uma plantação de videira, onde foi construído o mosteiro  -  Benediktinerinnenkloster Kitzingen, e em homenagem ao religioso, foi chamado de Kitzingen.
Detalhe - rosto de Hadeloga - Schwanberg - Rödelsee

Portal histórico localizado  no alto de Schwanberg - resquícios do antigo schloss - Rödelsee - Unterfranken
Estátua de Hadeloga - fundadora de Kitzingen - Nossa dúvida nesse momento - é se os moradores de Rödelsee conhecem esse fato histórico.
O que diz  o livro Gemeinde Rödelsee  de Amberger e Ortner
In der Rödelsee Gemarkung, dich am Waldesrand des Schwanbergs, liegt die "Villsenah". fragt man die Bewohner, was dieser Flurname Villsenah (Sprich:  viel zu nahe!) zu bedeuten habe, zo bekommt man eine Sage zu hören, die auch für die Grüdung de Frauenklosters Kitzingen wichtig ist.Adeloga, die vom Vater Pippin der Kurzen die Erlaubnis bekommen hatte, in schönen, sonnigen Maintal ein Kloster zu gründen, sei sich über den Ort nicht schlüssig gewesen. In jugendlicher Laune wollte sie dort das Kloster erbauen lassen, wohin der Wind ihren Schleier (oder den Handschuh nach anderer Darstellung) wehe. sie stand also auf der Burg des Schwanberges und liess den Schleier fallen, der - o Schreck - gleich am Hang des Berges niederfiel. Aus  ihrem Ausruf: "Viel zu nahel" sei der Gemarkungsname "Villsenah" geworden.Ihrem Ausruf: Viel zu nahe!" sei der Gemarkungsname "Villsenah" geworden.Wiederum warf sie den Schleier. diesmal wurde er wom Sturm erfasst und ging bei dem heutigen Dorf Hoheim nieder. Sie rief "Hô" d.h.  "zu hoch". Noch heute heisst der ort Hoheim in der Mundart "Hô".Wieder liess Adeloga sich den Schleier bringen und endlich beim dritten Wurf wuede er weit ins Land hineingetragen. Der Schäfer Kitz soll den Schleier an einen Rebstock mit goldenen Trauben gefunden haben. Nach ihm wurden Kloster und Siedlung "Kitzingen" genannt.
Rödelsee - Schwanberg 2013

Ruínas do antigo Schloss do rei Pippin - quem toma conta do local é Hanz Zippelius - limpando, tirando as folhas de  tílias e plantando flores - Herr Zippelius é a mesma pessoa amiga que criou uma casa de passarinhos próximo ao local,  com nossos nomes e nos surpreendeu nesse roteiro 2016 - foto abaixo.
Delicadeza e trabalho de Heinz Zippelius - Schwanberg - 2016


Hadeloga - Schwanberg
De acordo com documentos antigos do mosteiro e biografia de Kitzingen  - foi no ano de  748, que citaram  Hadeloga como abadessa. Acredita-se que levou alguns anos para o mosteiro ser construído. com data oficial e formal é considerado o ano de 745, o ano de fundação de Kitzingen e Hadeloga, como sua fundadora.
Em 1040, pela primeira vez foi encontrado um documento em torno de um contrato que envolvesse o mosteiro. Do Século XI até o Século XV,  Kitzingen se desenvolveu e mudou de poder várias vezes entre os Condes de Hohenlohe, Bispado de Würzburg, Margeve de Bradenburg-Ansbach.
Durante a Segunda Guerra Mundial, no dia 23 de fevereiro  de 1945, a cidade foi severamente bombardeada, próximos ao meio dia, por 300 aeronaves – conhecida Operação Clarion. Foram disparadas em torno de 2500 bombas.
O ataque à cidade fazia parte de uma série de ataques feitos no sul da Alemanha para atingir infraestrutura como; rodovias e ferrovias com o objetivo de não permitir a redistribuição das forças dentro do território. Nessa época passava por Kitzingen a rodovia B8 e a linha principal da ferrovia que ligava de Frankfurt/Main – trecho principal – até à Nürnberg.
Bombardeio na 2º Guerra Mundial - 1945


Vamos conhecer um  pouco da cidade, em imagens...
As mesmas comunicam...










Atravessando a Konrad Adenauer Brücke

Vista de cima da ponte Konrad Adenauer Brücke


Konrad Adenauer Brücke






Parque linear e as pessoas - às margens ao Rio Main


Konrad Adenauer Brücke sobre o Rio Main - construída com pedra em 1938.



Margem do Rio Main













Margem do rio Main - Parque Linear


Alte Mainbrücke (Pippinsbrücke) Ponte Velha


Alte Mainbrücke (Pippinsbrücke) Ponte Velha

Alte Mainbrücke (Pippinsbrücke) Ponte Velha - embarcação de médio  sob a ponte



Navegabilidade do Rio Main sempre existiu - Para embarcações que transportam carga e pessoas.





Edificações novas  (Esquerda) na paisagem somente são aceitas quando toda a vizinhança está de acordo e essa não tenha impacto visual no conjunto - deve seguir diretrizes da legislação local.
Uma edificação residencial em Kistzingen, munida de toda a tecnologia atual, na área da cidade medieval e que exibe sua data de construção na sua fachada - 1563. No canto onde está a preciosa informação, existem um detalhe arquitetônico para "aliviar" o canto e protegê-lo das movimentações da rua.
Na região do Vale do Itajaí - edificação construída nos anos 1800 e lá vai, é considerada velharia e com argumentos suficientes para que no seu lugar devam ser construídos edifícios de "tantos pavimentos". 


Bumenau SC - 2016
Parede de pedra milenar




Caminho medieval - Kitzingen


Tipologia muito antiga, com estrutura enxaimel - e ao longo de sua longa história deixou as marcas, as quais são perceptíveis nos vários tipos de fechamento sob o reboco que protege a madeira da estrutura. É fácil perceber a presença da taipa, pedra, blocos atuais e tijolos. Deve ter passado por inúmeras reformas mas, jamais foi tirada da paisagem do núcleo medieval de Kitzingen.


Tipologia com estrutura em enxaimel - característicos da Francônia - mais recente onde a verticalização era feita a partir de elementos ou caibros mais curtos do que o usual períodos anteriores e a junção desses mais curtos -  de uma andar para o outro se fazia necessário o trespasse, criando um movimento escalonado na paisagem. Esse movimento também fazia com que houvesse uma proteção contra ação da chuva e também criou um local para receber o decorativismo muito usado em algumas construções urbanas desse tempo.



Edificação muito antiga - estrutura em enxaimel com muitos tipo de fechamento - denotando as muitas reformas e usos


Edificação muito antiga - estrutura em enxaimel com muitos tipo de fechamento - denotando as muitas reformas e usos

Rathaus und Marktplatz
Marktturm - Torre do mercado - tem 39 metros de altura e era usado para vigia e prisão 
em períodos de cidade murada. Atualmente é patrimônio público da Prefeitura  e é arquivo

Porta da Prefeitura - Rathaus - Kitzingen

Tudo pronto para recepcionarum casal de noivos que se casavam na Prefeitura - Rathaus -
ele era brasileiro de acordo com a  informação dessa senhora.
 


O brinde aconteceu


Com vista para o Marktplatz de Kitzingen



Rathaus de Kitzingen - Prefeitura

Detalhe na fachada da Prefeitura acusando sua data de construção


Marktturm



Rathaus von Kitzingen mit Marktturm





















Após a cerimônia de casamento no Rathaus von Kitzingen - Prefeitura, onde o noivo era brasileiro, foi feito um brinde com amigos e familiares na frente da Rathaus  ou Prefeitura de Kitzingen. Tudo estava previamente preparado com vinho e taças para o brinde. Antes, os noivos receberam dois alicates de corte e tiveram que romper uma "Corda" de fios de cobre, parte de um ritual para dar sorte.












Estrutura enxaimel de uma parede interna da Prefeitura de Kitzingen


Interior de  Rathaus - Prefeitura de Kitzingen















Na rua - Marktplatz


Torre do Mosteiro - Benediktinerinnenkloster Kitzingen

Torre do Mosteiro - Benediktinerinnenkloster Kitzingen

Equipamento urbano


Atravessando a Alte Mainbrücke (Pippinsbrücke) - Ponte Velha




Parque linear na margem do Rio main oposta à margem que está o Stadtplatz
Parque linear na margem do Rio main oposta à margem que está o Stadtplatz




Flores no parque linear

Ensaio de coral no Parque linear

Ensaio de coral no Parque linear

Para chegar ao local do ensaio - muitos dos cantores chegaram
de bicicleta e com o pic nic




Informações do local dentro dos vários níveis de interesse disponibilizado
através de equipamentos urbanos.



Ponte Konrad Adenauer Brücke

















Interferência na paisagem sem impacto visual. Ponte de pedra sobre o Rio Main - Konrad Adenauer Brücke. Um convite à contemplação. Para reflexão - um exemplo: a cidade de Blumenau foi fundada em 1850 e a cidade de  Kitzingen, em 745.




Konrad Adenauer Brücke







Próximo - Confraternização na Sede de Winzerkapelle Rödelsee.

Aufwierdersehen!!











Para ler - escolher um título e Clicar sobre o mesmo.
  1. Momentos do Musikwoche Kiefersfelden - Rosenheim
  2. O Som do órgão da Igreja St. Jacob de Miltenberg
  3. Momentos em Miltenberg e um pouco sobre esta cidade
  4. Erlenbach - Conhecendo Spiel Boule - Roteiro Alemanha
  5. Momentos em Berchtesgaden - Roteiro Alemanha 2016
  6. Momentos da Frühlingsfest - Großkarolinenfeld
  7. Momentos em Neuendettelsau 1 - Kirche St. Nikolai 
  8. Momentos em München - Roteiro Alemanha 2016
  9. Momentos em Neuendettelsau 2 - Fränkische Freilandmuseum Bad Windsheim - Roteiro Alemanha 2016
  10. Momentos em Neuendettelsau 3 - Mission Eine Welt
  11. Enxaimel e História em Dinkelsbühl - Roteiro Alemanha 2016
  12. Dinkelsbühl - Site
  13. "Restauro" de um Enxaimel - Museu Kinderzeche Dinkelsbühl - "Kinderzeche" - Zeughaus
  14. Restauro Enxaimel - Fachwerk - Iphofen - Unterfrankem Baviera - 
  15. Siegsdorf e Inzell - Pelos caminhos da Alemanha
  16. Igreja Sankt Peter - Müchen - Roteiro Alemanha - 2016
  17. Neues Rathaus München - Roteiro Alemanha 2016
  18. Hofbräuhaus - München - Roteiro Alemanha 2016
  19. Estátua Bavária - Roteiro Alemanha 2016
  20. Montanha Watzmann - Lenda da Família real - Berchtesgaden - 
  21. Análise de uma tipologia enxaimel do século XIV - Alemanha 
  22. Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  23. Schlossplatz Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  24. Königstrasse - Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  25. Höhenpark Killesberg - Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  26. Schloss Hohenzollern - Baden Württemberg - Roteiro Alemanha 2016
  27. Limes - Lorch - Roteiro Alemanha 2016
  28. Kloster Lorch - Roteiro Alemanha 2016
  29. Fachwerk - enxaimel - em Schorndorf - Baden - Württemberg - 
  30. Winterbach im Remstal - A terra dos antepassados 
  31. Kirchheim unter Teck - A terra dos antepassados
  32. Caminho para Unterfranken - Rödelsee
  33. Chegada e 1° Dia em Rödelsee
  34. Uma volta em Rödelsee e Fröshtockheim
  35. Iphofen
  36. Großlangheim - Wasserschloss
  37. Würzburg




Nenhum comentário:

Postar um comentário