sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Catedral São João Batista - Rio do Sul SC

No dia 27 de agosto de 2017, fizemos registros da Catedral  de uma cidade do Alto Vale do Itajaí - Rio do Sul. No período  que Rio do Sul pertencia ao grande território da Colônia Blumenau tinha o importante papel de interposto comercial, pois estava na rota dos viajantes para o oeste e norte do Estado e também para a Serra Catarinense, parte dos projetos dos caminhos projetados pelos primeiros pioneiros e idealizados pelos engenheiros agrimensores alemães, como por exemplo, Emil Odebrecht.


O lugar da "encruzilhada de caminhos" tinha as características necessárias para o desenvolvimento da célula embrionária urbana que logo se tornou a cidade - atual capital do Alto Vale do Itajaí

Na fotografia abaixo, está a nucleação urbana com a definição do local da igreja (1° igreja) no espaço da cidade - que é o mesmo local da atual Catedral São João Batista que registramos em fotografias. Observamos que nesse período e em períodos pretéritos da história, não somente no Brasil, mas também, na Europa - o templo religioso ocupava os locais mais elevados, onde poderia ser visto de todas as partes da cidade - com isso, era um ponto focal importante - ou um ponto de referência e localização, como também ponto de contemplação e convívio. Fato também percebido na localização da igreja luterana de Rio do Sul - que ainda é a primeira igreja (histórica) e ainda se encontra em um local bem mais elevado, porém com sua "vista bloqueada" por outras construções colocadas na paisagem posteriormente, sem algumas observações a partir de um projeto na paisagem da cidade (veremos em outra postagem).
No Brasil colônia, muitas cidades nasciam em torno de uma igreja, como é o caso de Itajaí - em Santa Catarina. 
Onde estão os originais destes patrimônios históricos arquitetônicos (Foto abaixo)?  Hoje estariam com aproximadamente, somente, 100 anos - edifícios importantes para a história da cidade de Rio do Sul.
Uma das causas das inundações com mais agressividades na cidade - aterramentos e impermeabilização do solo, bem como a ocupação do alto das montanhas do entorno imediato.


Atuais Colégio Dom Bosco e Catedral São João Batista.
No dia 13 de março de 1912, passou a ser um dos distritos de Blumenau - então rebatizado como Bela Alliança (nome italiano). Cm a Nacionalismo implantado durante os governos de Getúlio Vargas  e do governo estadual Nereu Ramos - a localidade foi emancipada  pela lei Estadual N° 1708 de 10 de outubro de 1930 e passou a se chamar Rio do Sul (Nome brasileiro).

Para ler sobre o nacionalismo - Clicar sobre: Nacionalismo no Vale do Itajaí - a partir do Governo de Getúlio Vargas


 Após a emancipação do município, mais precisamente no ano de 1949, foi lançada a pedra fundamental  da Catedral São João Batista e no dia 5 de julho de 1950 -  foi iniciada a sua obra. O seu projeto foi assinado pelo arquiteto alemão oriundo do Rio Grande do Sul - Simão Gramlich. - nascido  em Baden, na Alemanha, no dia 7 de agosto de 1887. 

O responsável pela obra foi o engenheiro  Gino Alberto de Lotto. A nova igreja foi  consagrada no dia 28 de dezembro de 1957.
É sabido que o período da história da arte considerado nacional para a Alemanha romântica foi o período gótico. Muito de suas características foram regatadas pelos pioneiros em suas vilas fundadas em todos os locais do mundo - também no Vale do Itajaí. Quando eram adotados elementos que caracterizam o gótico porém, com tecnologia moderna - após a industrialização - o neogótico - que também apresenta como características: a simetria, a monumentalidade, a presença dos vitrais, arte sacra em efusão e ricamente detalhada, colunata distribuída de maneira simétrica e abóbodas internas, mesmo que não tivesse  mais a função estrutural.
Aliás, foram as características de todas as igrejas projetadas pelo arquiteto  Gramlich em todo o sul do Brasil.
A Catedral completa um conjunto com o Colégio o Dom Bosco, Praça Ermembergo Pellizzetti e o monumento do Cristo.

 Endereço  Atual: 
Mitra Diocesana de Rio do Sul 
Rua São Ludgero 
Centro – Rio do Sul - SC

As imagens Comunicam
Monumentalidade e simetria da fachada - colunatas e grande rosácea - algumas
das características do neogótico.
Agressão visual ao patrimônio a partir da instalação de várias redes de fios expostas  no entorno imediato. A fotografia registra os que nós vemos quando passamos na sua frente.

Monumentalidade no acesso principal e a presença da rosácea

Rico decorativismo

Simetria na parte interna - nave principal que lembra a origem da igreja cristão - Basílica romana

Vitrais - uma das características das igrejas góticas e não usadas nas igrejas renascentistas.


A presença da arte sacra ricamente detalhada
Simetria e ordenamento das colunas - arcos / tetos decorados
Acessos laterais




"Arcos" e "'abóbodas" como elementos decorarivos e não estruturais como o eram nas catedrais góticas.



























 






























3 comentários:

  1. A foto indicada como sendo o antigo dom Bosco e antiga "catedral" está com indicações equivocadas: na verdade o que aparece é o antigo IMA - Instituto Maria Auxiliadora e a antiga Paróquia São João Batista que foi desmanchada e a sede transferida para a atual catedral. Em fotos mais abertas onde se pode ver o conjunto da cidade a informação que apresento torna-se mais clara e pode ser confirmada em outros documentos históricos.

    ResponderExcluir
  2. São edifícios históricos muito recentes, se considerarmos a história regional e mundial.
    Onde estão? Foram apresentados, com intuito de mostrar o quanto tiveram pouca importância na paisagem da cidade e, o quanto a mesma mudou. O local destes da foto histórica, é aproximadamente o mesmo dos dois edifícios atuais, mencionados.
    Agradecemos a sua contribuição, ficando esta como registro.
    Não checaremos sua informação, pois o objetivo é mostrar as descaracterizações da paisagem da cidade tão "jovem" historicamente, se considerarmos as cidades milenares, ainda existentes, por exemplo, na Alemanha e Itália e, com um população pequena, lembrando o exemplo da Grécia clássica que não permitia que suas cidades fossem muito povoadas - número de habitantes - para manter a boa administração e planejamento sobre as mesmas.
    Rio do Sul, atualmente, tem menos que 80 mil habitantes.

    ResponderExcluir
  3. Agradecemos sua contribuição e fica registrado - para os demais pesquisadores - sobre o teor do assunto.
    Abraços.

    ResponderExcluir