segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Tradição - Bodas de Prata de Renê e Vera Korte


Logo nas primeiras décadas de existência das primeiras nucleações urbanas na região do Vale do Itajaí, grande Colônia Blumenau, houve a tradicional cerimônia de casamento, depois a celebração dos 25 anos e também, dos 50 anos, seguindo um tradicional rito, praticado na presença de amigos e familiares. Essas comemorações - confirmação dos votos de casamento, quase sempre feitos na igreja do casamento e depois comemorado na sede de um dos muitos Clubes de Caça e Tiro da região.
Geralmente os noivos participavam de alguma atividade cultural no clube ou, praticavam alguma atividade na igreja e nesses locais, se conheciam, se encontravam, tornavam-se amigos, enamoravam-se e casavam-se.
No último dia 9 de setembro participamos dos momentos da celebração das Bodas de Prata do casal Renê Korte de Vera Sommerfeld Korte.

No G.F. Germânia
O casal se conheceu dentro de um grupo de danças folclóricas alemãs. Eram coordenadores do Grupo Folclórico Germânia - grupo folclórico da cidade de Blumenau. A partir da amizade, surgiu o amor e casaram-se no dia 5 de setembro de 1992.
Há muito anos, Renê Korte é coralista do Coro Masculino Liederkranz.
Renê com o Coro Masculino Liederkranz na Abertura do 30° Oktoberfest Blumenau 2010.




Muitos amigos do casal Korte participaram das festividades, no dia das comemorações de sua Boda de Prata. Muitos coralistas do coro, no qual o Renê canta, se apresentaram na cerimônia religiosa e também prestaram uma homenagem ao casal jubilar no salão do Clube de Caça e Tiro Vale do Selke – localizado na cidade vizinha de Pomerode.

O casal fez questão da presença de Hercílio Stahnke, o coralista com maior idade do Coro Masculino Liederkranz que atualmente conta com 96 anos de idade.
Hercílio Stahnke no ano de 2010 - Abertura do 30° Oktoberfest Blumenau -  segundo da direita para esquerda. - entre Edson Wruck e Haraldo Krueger

Hercílio Stahnke
É provável que Hercílio Stahnke estivesse na fotografia histórica (foto abaixo) que já postamos nesse blog e foi publicada no Jornal Santa Catarina sobre a primeira formação do Coro Masculino Liederkranz, após seu resgate, em 1962. O menino da foto que olha para trás é o filho do meio do coralista - Valdir Stahnke. Nessa noite festiva das Bodas de Prata do casal Korte, Hercílio Stahnke confirmou que é o único cantor vivo do grupo que iniciou as atividades do Coro Masculino Liederkranz fora do Teatro Carlos Gomes – quando o Maestro Gayer integrou música coral, teatro e música em um só espaço, e dentro desses estava o centenário Coro Masculino Liederkranz.
Coro Masculino Liederkranz - retornando a formação inicial - apresentação no C.C. 25 de julho - natal de 1962.

Hercílio Stahnke nasceu no dia 15 de setembro de 1921 na comunidade de Warnow, na cidade vizinha de Indaial, mas que na época pertencia a Colônia Blumenau. A mesma localidade, aonde chegava o trem, em 1909, quando foi inaugurado seu primeiro trecho ferroviário da EFSC. 
Stahnke disse que andou muito de trem, no trecho entre Blumenau e Warnow. Tanto que, aos 18 anos resolveu se mudar para Blumenau. Nesta época, morava no antigo Hotel Seifert, aonde, foi construído, mais tarde, o Ed. Catarinense. Hercílio Stahnke trabalhou por quatro anos na Alfaiataria Kellermann, até possuir sua própria alfaiataria, conhecida por Alfaiataria Tupy, localizada em frente, onde hoje está o Banco do Brasil. Trabalhou como alfaiate até a aproximadamente a idade de 70 anos. 
Casou-se com Gerda (Baumann), também de Warnow. Quando se mudou para Blumenau, eram namorados. O casal, Hercílio e Gerda, tiveram três filhos: Ramiro Stahnke; Valdir Stahnke e Frederico Stahnke – Fred. Os filhos lhe deram 5 netos e os netos, 2 bisnetos. Hercílio Stahnke atualmente é viúvo.
Na noite festiva das Bodas de Prata do amigo Renê Korte e de sua esposa Vera S. Korte, Hercílio Stahnke disse-nos que estava muito feliz por estar na companhia dos amigos. Também comentou, que canta desde sua juventude, prática  não adotada por nenhum de seus três filhos. 

As Bodas de Prata
Ano de 1992 - Renê e Vera

A cerimônia religiosa foi realizada na Igreja Luterana da Velha Central, onde aconteceu a confirmação dos votos de casamento na frente dos filhos e do pai de Renê. Entraram na igreja, por volta das 18:00 horas, de mãos dadas e se posicionaram no altar, emocionados. No meio do ritual de casamento foi dado um hífen para a apresentação de um hino ou outro cantado pelo Coro Masculino Liederkranz que se posicionou no Coreto da igreja.
Ao término da cerimônia, saíram os filhos, o casal jubilar e depois o pai de Renê e sua esposa.
Todos seguiram para o Caça e Tiro do Vale do Selke – localizado na cidade de Pomerode – onde seguiu as comemorações – agora contadas através de imagens – que comunicam. 















Parte dos cantores do Coro Masculino Liederkranz antes da cerimônia religiosa.

















































































O coralista Hercílio Stahnke junto com o Maestro do Coro Masculino Liederkranz - José Carlos Oeschsler

O coralista Hercílio Stahnke  e o Maestro - José Carlos Oeschsler

 Hercílio Stahnke e os noivos jubilares

O coralista Hercílio Stahnke junto com o Maestro do Coro Masculino Liederkranz - José Carlos Oeschsler

Cantando com o Coro Masculino Liederkranz

Os noivos cantando com o Coro Masculino Liederkranz - com a presença do coralista Hercílio Stahnke

Os noivos cantando com o Coro Masculino Liederkranz - com a presença do coralista Hercílio Stahnke







Coro Masculino Liederkranz 

Coro Masculino Liederkranz 


















Os noivos com o Coro Masculino Liederkranz - no qual Renê Korte é coralista
Os noivos com o Coro Masculino Liederkranz - no qual Renê Korte é coralista
Os noivos com o Coro Masculino Liederkranz - no qual Renê Korte é coralista
Os noivos com o Coro Masculino Liederkranz - no qual Renê Korte é coralista
Os noivos com o Coro Masculino Liederkranz - no qual Renê Korte é coralista



A valsa - tradição


A valsa




























































Os Noivos receberam dos filhos, como presente, uma braçada de flores e uma viagem de alguns dias na Alemanha

Felicidades ao casal jubilar!


Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:












Nenhum comentário:

Postar um comentário