Aconteceu na noite do dia 15 de março de 2018, o lançamento do Vídeo Oficial 200 anos de Caldas da Imperatriz - na cidade de Santo Amaro da Imperatriz SC.
Caldas da Imperatriz é um refúgio histórico/natural localizado na grande Região Metropolitana de Florianópolis - capital do estado de Santa Catarina. No último senso do IBGE, somou uma população de 19.823 habitantes.
Um pouco sobre a história de Caldas da Imperatriz
Um pouco sobre a história de Caldas da Imperatriz
De acordo com os dados do IBGE, foi no ano de 1795, que chegaram as primeiras famílias pioneiras no local onde atualmente está a cidade de Santo Amaro da Imperatriz - conhecida na época pelo nome de Nossa Senhora de Santana - localidade onde está localizada Caldas da Imperatriz.
Na virando para o Século XIX, houve pouco desenvolvimento na região, até ser descoberto as águas termais de Caldas nas terra onde viviam tribos indígenas.
Na virando para o Século XIX, houve pouco desenvolvimento na região, até ser descoberto as águas termais de Caldas nas terra onde viviam tribos indígenas.
A partir dessa descoberta e estudos das águas termais na fonte, foram trazidos tropas de milícia para afugentar os índios do local.
Contribuição do pesquisador Toni Jochen
18 de março de 2018 - 200 anos de história
Íntegra do Decreto assinado por Dom João VI, em 18 de março de 1818, que "Aprova a Criação de um Hospital no Sítio do Cubatão, em Santa Catarina". Hoje, o mencionado "Sítio do Cubatão" é a famosa estância termal de Caldas da Imperatriz.
Fonte: Coleção das Leis do Brasil. 1818. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1889, pp. 24-25.
Este Decreto, em síntese, trata da:
1 – Aprovação do projeto da construção de um Hospital com as “convenientes acomodações” que teria sido oferecido pelo então Governador da Ilha de Santa Catarina, João Vieira Tovar de Albuquerque;
2 – Concede licença para subscrição de donativos em todo o Reino para viabilizar a construção do mencionado Hospital;
3 – Determina que o Hospital a ser construído, “no que for aplicável”, seria regido pelos Estatutos do Hospital Termal de Caldas da Rainha, em Portugal, fundado em 1484;
4 – Concede para “fundo e patrimônio” do hospital a ser fundado “uma légua em quadro de terreno” para “aforar em pequenas porções e por pequenos foros, com os laudêmios da lei”. Surge aí o Patrimônio de Caldas do Cubatão, cujas terras são demarcadas em 1820, na localidade de Caldas do Norte, hoje Águas Mornas-SC. Importante observar que Caldas do Cubatão era integrada por duas localidades: Caldas do Sul e Caldas do Norte; neste caso, o “sul” e o “norte” são referências ao Rio Cubatão, que as separa. Hoje, as Caldas do Sul chamam-se Caldas da Imperatriz e, por sua vez, as Caldas do Norte, denominam-se de Águas Mornas;
5 – Cassa a concessão de sesmaria de Manoel de Miranda Bittencourt em cujas terras posteriormente foi implantando o Patrimônio de Caldas do Cubatão.
O primeiro hospital de águas termais do Brasil. |
As pessoas viajavam do Rio de Janeiro para a região, pelo mar - via Nossa Senhora do Desterro (Capital da Província de Santa Catarina - e São José. Em outubro de 1845, o Imperador e a Imperatriz - D. Pedro II e Dona Maria Cristina, seguindo conselho médico, chegaram à região das termas. Antes de chegar ao local, passaram alguns dias na povoação de São José, mais precisamente entre os dias 29 e 31 de outubro de 1845. Conta a história local que foram necessários 16 homens para conduzirem a barcaça que fez a travessia do Rio Cubatão, rio que corta a cidade de Santo Amaro da Imperatriz e que tinha mais correnteza do que hoje. O povoado - atual Santo Amaro da Imperatriz festejou a presença da família imperial brasileira na região.
Santo Amaro da Imperatriz durante a visita da Família Imperial à região. |
Foi construído o primeiro hospital com águas termais do Brasil. O edifício original do hospital não existe mais. Ainda existe a edificação onde onde D. Pedro II e a Imperatriz se hospedaram.
O local, atualmente, é um hotel e no qual, também funciona um restaurante, às margens do ribeirão onde se banharam.
Hotel Imperador Caldas da Imperatriz |
Corredor dos quartos |
Águas termais |
Vídeo oficial comemorativo aos 200 anos de Caldas da Imperatriz
O Vídeo oficial comemorativo é resultado do trabalho realizado pela equipe:
Projeto: Hélio João Machado
Direção e imagens: Ruy Luiz Machado
Pesquisa e apresentação: Juliano Souza da Silva
Arte e edição: Gabriel Thaler
O lançamento aconteceu durante seção solene da Câmara de Vereadores de Santo Amaro da Imperatriz.
Foto: Ruy Luiz Machado |
História contada - história perpetuada...
e identidade preservada!
e identidade preservada!
Leitura complementar - Clicar sobre o título:
- Santo Amaro da Imperatriz SC - Cidades Brasileiras e o Urbanismo
- Exposição Virtual - Ruy Luiz Machado - Caldas da Imperatriz: 200 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário