

O CIEPE é uma oportunidade para jovens pesquisadores e professores integrantes do quadro discente e docente do Centro Universitário o Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI, de apresentar, de forma resumida, um embrião de pesquisa que poderá ter prosseguimento como contribuição prática dentro da comunidade riusulense ou mesmo da comunidade regional e estadual.
De acordo com a organização do evento, dado publicado no jornal local, o encontro envolveu aproximadamente 2500 pesquisadores que são acadêmicos e 638 trabalhos inscritos, apresentados durante dois dias - à noite, em dezenas de salas temática, onde, quem não estava apresentando trabalho, estava assistindo apresentações, as quais escolhiam previamente, através de uma grande programação (35 páginas A4 - formato letra tamanho 12).

Foi incrível, observar jovens pesquisadores, das mais variadas áreas da ciência sintetizar na forma de apresentação, um tema de sua preferencia e de sua área de ensino e pesquisa e conseguir apresentar no tempo de 15 para 20 minutos à comunidade acadêmica e docente da instituição - UNIDAVI. Como já mencionado, foram mais de 600 trabalhos inscritos, apresentados simultaneamente em dezenas de salas de aula - sendo que o tema poderia ser escolhido por seus colegas e professores para serem prestigiados e assistidos. As opções eram muitas e simultâneas.
É um embrião de pesquisa que poderá tomar outras proporções e forma e ir além de outras fronteiras na área científica.
Foi uma boa experiencia observar olhos brilhantes e cheios de vontade, mãos transpirando e corações acelerados diante da perspectiva de apresentar o tema escolhido e de poder explanar sobre o mesmo para uma pequena platéia, de também pesquisadores. Experiencia que será agregada na formação deste pesquisador.
Nós participamos de maneira direta, de cinco apresentações de trabalhos. Foram as equipes e os temas, por ordem de apresentações - as seguintes (as três primeiras foram no primeiro dia (Dia 22) e a duas últimas no segundo dia (dia 23):







As fotografias acima e ao lado - feitas em uma das visitas in loco, com a presença de Jair e Helena Wolsteiner.
![]() |
Jair Wolsteiner, Ricardo Cipriani Fronza, Helena Wolteiner, Angelina Wittmann e Tayina Holdorf Matê - equipe de trabalho e proprietários do Ponto Chic - o tema da pesquisa. |
As imagens comunicam - momentos CIEPE
Muito Bom!
Agradecemos a oportunidade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário