quinta-feira, 24 de maio de 2018

VIII Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão – CIEPE - UNIDAVI Rio do Sul


Aconteceu nos dias 21, 22 e 23, o VIII Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão – CIEPE – UNIDAVI – na cidade de Rio do Sul SC.
O  CIEPE é uma oportunidade para jovens pesquisadores e professores integrantes do quadro discente e docente do Centro Universitário o Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI, de apresentar, de forma resumida, um embrião de pesquisa que poderá ter prosseguimento como contribuição prática dentro da comunidade riusulense ou mesmo da comunidade regional e estadual.
De acordo com a organização do evento, dado publicado no jornal local, o encontro envolveu aproximadamente 2500 pesquisadores que são acadêmicos e 638 trabalhos inscritos, apresentados durante dois dias - à noite, em dezenas de salas temática, onde, quem não estava apresentando trabalho, estava assistindo apresentações, as quais escolhiam previamente, através de uma grande programação (35 páginas A4 - formato letra tamanho 12).
Foi incrível, observar jovens pesquisadores, das mais variadas áreas da ciência sintetizar na forma de apresentação, um tema de sua preferencia e de sua área de ensino e pesquisa e conseguir apresentar no tempo de 15 para 20 minutos à comunidade acadêmica e docente da instituição - UNIDAVI. Como já mencionado, foram mais de 600 trabalhos inscritos, apresentados simultaneamente em dezenas de salas de aula - sendo que o tema poderia ser escolhido por seus colegas e professores para serem prestigiados e assistidos. As opções eram muitas e simultâneas.
É um embrião de pesquisa que poderá tomar outras proporções e forma e ir além de outras fronteiras na área científica. 
Foi uma boa experiencia observar olhos brilhantes e cheios de vontade, mãos transpirando e corações acelerados diante  da perspectiva de apresentar o tema escolhido e de poder explanar sobre o mesmo para uma pequena platéia, de também pesquisadores. Experiencia que será agregada na formação deste pesquisador.
Nós participamos de maneira direta, de cinco apresentações de trabalhos. Foram as equipes e os temas, por ordem de apresentações - as seguintes (as três primeiras foram no primeiro dia (Dia 22) e a duas últimas no segundo dia  (dia 23):















Na última apresentação, fomos agraciados com a presença dos proprietários do Ponto Chic (Em breve colocaremos esta história no Blog) Jair Wolsteiner e sua mãe Helena Wolsteiner. Com recursos próprios e muita consciência e amor à história na paisagem de Rio do Sul, os Wolsteiner restauram sistematicamente de maneira continua, a edificação do patrimônio histórico arquitetônico - há 18 anos. Não recebem nenhuma facilidade do poder público. Ao contrário, muitas vezes encontram revezes durante seus trabalhos quando necessitam de alguma facilitação. 






Foram momentos bons, um bom exemplo, tão raro nas práticas civis e públicas em nossas cidades. 
As fotografias acima e ao lado - feitas em uma das visitas in loco, com a presença de Jair e Helena Wolsteiner.



Jair Wolsteiner, Ricardo Cipriani Fronza, Helena Wolteiner, Angelina Wittmann e Tayina Holdorf Matê - equipe de trabalho e proprietários do Ponto Chic - o tema da pesquisa. 


As imagens comunicam - momentos CIEPE 












































































































Para ler os resumos - clicar sobre o link: Resumo VIII CIEPE

Muito Bom!
Agradecemos a oportunidade!












Nenhum comentário:

Postar um comentário