quarta-feira, 23 de maio de 2018

Centro Histórico de Rio do Sul SC (Ainda não formalizado) - Patrimônio Histórico Arquitetônico

Centro Histórico de Rio do Sul (Que não existe formalmente) em dois momentos histórico - Início do século XX e no ano de 2018
Quando iniciamos os estudos (como Arquiteta Urbanista e docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIDAVI) dos espaços públicos da cidade de Rio do Sul - Alto Vale do Itajaí - estado de Santa Catarina,  no início de 2018, ficamos muito mais "próximos" do Centro Histórico da cidade, o qual não existe de maneira formal e oficial
É sabido que foi neste local da malha central da cidade, onde iniciou o primeiro núcleo urbano de Rio do Sul, ou o segundo, pois o primeiro foi na comunidade de Bella Aliança, tradicional bairro da cidade.
Comunidade de Bella Aliança - Rio do Sul - Primeiro Núcleo Urbano






Centro Histórico de Rio do Sul (Que não existe formalmente)
O Centro Histórico não existe oficialmente, porque está inserido na malha urbana sem destaque de importância, de referencia urbana e sem o cuidado, principalmente quanto a ocupação do solo a partir de uma legislação mais caprichosa voltada à memória e à história da cidade. Na região há tipologias arquitetônicas isoladas que poderiam ilustrar a paisagem riusulense a partir de sua identidade e história, no entanto estas estão submetidas ao impacto de novas construções que destoam do conjunto histórico ou, o que resta deste.
Lembramos que a cidade de Rio do Sul tem menos de 90 anos de existência e menos de 80 mil habitantes. Portanto, não se poderia afirmar que são reflexos do caos e conflitos instaurados nos grandes centros urbanos, argumento, também usado para a ausência de critérios de planejamento urbano, cuidados e também, a ausência de controle sobre a voracidade da indústria da construção civil. Que também, não é o caso.
No Centro Histórico (Que ainda não é oficializado) de Rio do Sul existe uma edificação que foi a estação ferroviária de Rio do Sul da extinta EFSC, no meio de um "mar de asfalto" com a comercialização, por parte do poder público, de vagas de estacionamentos. Estes ocupam os espaços do antigo jardim da estação - considerada a mais linda edificação ferroviária da EFSC em todo seu trajeto ferroviário.
Há muitas outras edificações históricas em situação semelhante, "escondidas" atrás de rebuscado visual que chamam de publicidade.
Centro Histórico de Rio do Sul (Que não existe formalmente)

Uma edificação chamou-nos a atenção desde a primeira vez que a vimos. No processo de estudo do Centro Histórico (Que ainda não é oficializado) olhando fotografias do início do século XX nos surpreendemos quando vimos esta mesma edificação dentro de outro contexto, transfigurada. Seu entorno está muito descaracterizado e também a edificação histórica, pois imaginávamos que a mesma fosse uma edificação mais recente, feita com materiais recentes. No entanto, isto é consequência de intervenções recentes com uso de materiais atuais que destoam do conjunto histórico e do entorno que existia ali no início do século XX. Estes usados  na sua cobertura, aberturas e fechamentos (telhas, janelas,e portas e paredes).
Localização


E resultado e impacto disto tudo na paisagem do Centro Histórico (Que ainda não é oficializado)  é uma "colagem" de vários períodos, sem critérios e harmonia. O resultado é uma paisagem feia e sem identidade, existente em qualquer lugar do mundo, salvo os locais onde restaram um ou outro monumento histórico "asfixiado" pelo entorno apresentando anteriormente.


As imagens Comunicam...

Década de 1960


Fechamento da mansarda localizada na fachada posterior é original - em pedra.





Paredes de tijolos autoportante e de pedras.













Seria muito bom se o local fosse reconhecido formalmente como Centro Histórico de Rio do Sul, onde poderia receber uma atenção diferenciada da sociedade riversulense e cuidados, que requer um Centro Histórico, pautados na sua importância à comunidade atual e principalmente, às futuras que receberão o legado que está nos espaços da cidade.
Rua Carlos Gomes - mesma rua do patrimônio histórico arquitetônico citado - Rio do Sul SC - "Sobreposição de imagens".



Ponte ferroviária - EFSC - no entorno.

Rio do Sul - Expansão urbana com ou sem critérios?

Para registro histórico!!
















Um comentário:

  1. Meus avós Otto e Erna Demarchi moraram na região central de Rio do Sul. Ele era dono de uma livraria e tipografia. Mudaram para Blumenau na década de 1950, não sei precisar o ano. Infelizmente não tenho informações precisas de sua residência.

    ResponderExcluir