sexta-feira, 24 de agosto de 2018

30 anos do Grupo Folclórico Germânia - AFG - Sua história


No dia 25 de agosto de 2018, acontecerá as comemorações do 30° aniversário do Grupo Folclórico Germânia - ligado à Sociedade Recreativa Fortaleza Tribess - na cidade de Blumenau SC - Brasil - com grande programação e contando com a presença de muitos outros grupos folclóricos da região e do país.
Registramos, em vídeo, o momento que os representantes do  Grupo Folclórico Germânia, visitando ensaio do Tanz-Und Spielgruppe Gartenstadt, como o fez com outros grupos folclóricos da região - convidando os seus folcloristas para o evento de comemorações, dança e amizade.
Um pouco desta história - Grupo Folclórico Germânia...
O grupo foi fundado no ano de 1988. Lembramos, que antes do tempo do Nacionalismo implantado pelo governo de Getúlio Vargas e Nereu Ramos na região, eram comum as práticas culturais dos imigrantes alemães na região, envolvendo, canto, dança, teatro e grupos instrumentais. Durante o período que antecedeu a 2° Guerra Mundial e após, a cultura local foi "sufocada", juntamente com a prática da língua alemã.

Para compreender melhor sobre - sugerimos a leitura da postagem (Clicar sobre): Nacionalismo no Vale do Itajaí - a partir do Governo de Getúlio Vargas

As pessoas na região sofreram Bulling oficial entre outros, racismo e perderam a autoestima cultural. Mais de uma geração foi afetada. Lentamente, houve um resgate e mesmo com o aspecto comercial de alguns eventos locais, estes auxiliaram muito, neste resgate cultural adormecido. Na década de 1980 - década do surgimento do Oktoberfest Blumenau, também surgiram inúmeros grupos folclóricos, entre estes está o Grupo Folclórico Germânia.
Atualmente o Grupo Folclórico Germânia conta com mais de 30 integrantes com idades entre 15 e 50 anos divididos em duas categorias: Adultos e Casados (Este fundado em 2003). Os encontros são semanais e primam pela originalidade das danças, sem criar novas coreografias. O objetivo maior do grupo é efetuar a manutenção das tradições dos primeiros imigrantes através da dança e da música e com isto promover a amizade através destes itens.
O grupo participou de diversos encontros de danças folclóricas e se apresentou em diversas cidades de Santa Catarina e outros estados do país. Nós já fizemos alguns registros, principalmente em suas apresentações no Oktoberfest Blumenau.

O seu traje, em 4 modelos, foram desenhados e confeccionados a partir de pesquisas históricas, afim de efetuar o resgate, dos trajes históricos da Alemanha. Estas pesquisas foram feitas em relatos, documentos, desenhos e fotografias antigas, de regiões da Alemanha. Atualmente o grupo possui quatro trajes.
A principal fonte de pesquisa para busca atualizações sobre o histórico cultural e tradições é a Casa da Juventude (Gramado – RS), onde o grupo é filiado desde sua fundação. Também é um dos filiados da AFG - Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Vale do Itajaí.
Em seu Standart há a imagem do símbolo da República Federal Alemanha, origem da cultura que motivam seus folcloristas a dançarem e buscarem a lembrança dos ritmo de seus antepassados.
Não entendemos o porque de o Grupo, fundado no mês de março de 1988, fazer suas comemorações de aniversário no mês de agosto/setembro. 
O Grupo Folclórico Germânia e seus integrantes comemorarão seu 30° aniversário no sábado - dia 25 de agosto, junto a sua sede - Salão Tribess. 
A festa, em síntese, de maneira inédita na região, seguirá o modelo das festas dos grupos e sociedades da Alemanha, geralmente feitas ao ar livre ou sob tendas, que muitos chamam de Stammtisch - em contato com o ar livre, sol e na companhia de amigos - caracterizando uma grande confraternização com comida, música e dança - muita volkstanz.

Agradecemos o convite - o qual recebemos do folclorista Marcelo Berri e seus amigos - no momento do Tanz in Blumenau - dia 29 de junho de 2018 - com respectivo registro (Em breve)...Abraços ao grupo aniversariante e prossigam sempre, com a prática e valorização da cultura local - ajudando a preservar a identidade da cidade de Blumenau e região.

























































Nenhum comentário:

Postar um comentário