domingo, 26 de agosto de 2018

Entrevista - Alda Niemeyer - Período da 2° Guerra Mundial e seu trabalho na Cruz Vermelha

No dia 4 de abril de 2016 - quando entrevistamos Alda Nimeyer

Dona Alda em 1939 - quando embarcou para Alemanha
 e foi impedida de retornar ao Brasil - o que só lhe foi 
permitido após o término da guerra.
Foto de foto de Alda Niemeyer
Percebemos, ao longo das pesquisas - ser importante fazer este registro, conhecendo a  história de Dona Alda, muitas vezes, contata por ela para nós, em um português impecável e com uma voz de menina - apesar de seus mais de 95 anos e com muita história para contar.
Talvez a Dona Alda Niemeyer possa ser a única brasileira viva - que teve durante todo  o período da 2° Guerra Mundial, na Alemanha. E como estrangeira, neste tempo, trabalhou na Cruz Vermelha.
Com o auxílio do Consulado Alemão, muitos jovens brasileiros viajaram, em 1939, para a Alemanha. Dona Alda e sua irmã Marthali conseguiram se engajar neste intercâmbio. Sua mãe Wanda viajou algumas semanas mais tarde. O navio de Wanda, foi o último que atracou no porto de Hamburg, antes de iniciar a 2° Guerra Mundial
Dona Alda, sua irmã Marthali e sua mãe Wanda foram impedidas de retornar ao Brasil, em função da guerra, que iniciou neste mesmo ano de 1939. Permaneceram, forçosamente, na Alemanha por nove anos. Durante a 2° Guerra Mundial, trabalharam na Alemanha, muitas vezes pelo alimento. Dona Alda trabalhou como enfermeira com um cirurgião-dentista e na Cruz Vermelha - trabalho voluntário feminino, com idade entre 20 e 30 anos.
Como voluntária da Cruz Vermelha.














Sabendo disto, pedimos permissão para registrar sua narrativa contando mais sobre estes momentos, através de imagens em um esqueno vídeo - para a história.
Em 1° de setembro próximo, estará fazendo 79 anos do início da guerra, que iniciou no dia 1° de setembro de 1939.

Documentário e fotografias -  bombardeio na cidade de Dresden.



Histórias para a História - desde já registradas.
"Eu vi, vivi e sobrevivi à 2° Guerra Mundial!" 

Alda Niemeyer













Registro de 2013

Leituras Complementares - Clicar sobre título escolhido:













Nenhum comentário:

Postar um comentário