terça-feira, 28 de agosto de 2018

Momentos - 1° Edição do Germanifest - 30 anos do G.F. Germânia - Blumenau SC

A lona da festa de integração e comemorações 30° aniversário do G.F. Germania
O grupo folclórico aniversariante - G.F Germania, sem intenção, ao tentar adotar um modelo diferenciado e "inédito" de comemorar seu 30° aniversário - na companhia de outros grupos folclóricos da região organizou uma festa semelhante às muitas festas ocorridas na Alemanha no período de maio até outubro, quando oportunizam as estações de primavera e de verão do continente europeu para o entretenimento ao ar livre - herança da religião primitiva.
Musikwoche Kiefersfelden - Bavária - 2016

Quase todas as festas por lá, acontecem sob uma lona, especialmente preparadas para o evento, com um grau de conforto incrível, contanto até mesmo com aquecedores em determinadas regiões onde o clima esfria um pouco na noite. Ou mesmo, podemos observar uma certa semelhança com a tradicional prática dos Stammtisch, que é o encontro de amigos, em torno de mesas - ao ar livre, geralmente ocupando grandes espaços vazios, ruas, ou bairros. Nestes encontros de amigos, há muita comida e música.
O grupo folclórico aniversariante teve uma ideia incrível e por certo promoveu o divertimento e momentos de alegrias a todos que compartilharam estes, durante as comemorações de seu aniversário através do que foi batizado de 1° Germanifest.

O interessado em conhecer mais sobre - Clicar sobre: 
  1. Stammtisch - Origem e Tradição
  2. Musikwoche Kiefersfelden - uma festa na Baviera
Muito bem, algo inédito aqui, em Blumenau e na região. Mas, muito comum, nos meses que não é frio, na Alemanha - achamos muito interessante. 
De repente, nas próximas edições seja providenciado um tablado de madeira para a dança, que neste dia, foi praticada com pouco conforto - lembrando que se trata de um encontro de grupos de danças folclóricas alemãs.
Falando em dança folclórica alemã - lembramos de parte da música tocada e cantada no evento mesclado com a música do folclore - Volkmusik. Sempre apontamos neste espaço, que não é um caso de segregar, ou etnocentrismo, ou qualquer outra coisa, quando afirmamos que em um encontro de grupos folclóricos de dança alemã, reúnem-se pessoas, ou pelo menos teria que ser, de pessoas que buscam esta cultura e esta música. E se houvessem este cuidado isto seria propagado como originalidade, pois poderia muito bem atrair pessoas que buscam este diferencial. As pessoas que buscam música gaúcha, que foi calorosamente tocada e cantada no evento e também, o sertanejo - música comercial, por certo encontrarão o local onde tocam  e ou, buscariam ambientes onde tocam este tipo musical. Descaracterização.

Salvador e sua cultura sem espaço para o exótico.
Sempre tomamos como exemplo positivo, a cidade de Salvador - primeira capital do Brasil e da Bahia, onde nunca vamos ver e ouvir, em suas tradicionais apresentações musicais, tocar sertanejo e música gaucha. As pessoas do mundo, chegam até Salvador para ouvir sua música e curtir sua cultura. É questão do diferencial a partir da identidade cultural local - neste momento e neste evento caraterizado pela presença de inúmeros grupos folclóricos de dança alemã.
Imaginemos as caravanas de visitantes que chegam à cidade de Blumenau para curtir o Oktoberfest Blumenau e ao chegar, se depararem com atrações musicadas com o ritmo gaúcho - como acontece em algumas festas de outubro no estado. As pessoas saem dos seus lugares de origem para ver o diferente e a tradição local. O Oktoberfest Blumenau é palco natural de muitos destes grupos folclóricos de danças alemã.
G.F.Germania no Desfile do Oktoberfest Blumenau

Nas festas de grupos e associações da Alemanha, anteriormente comentadas, contam com a presença de muita tradição, muita mesmo e com músicas regionais adequadas à festa. Para isto, para pesquisar, estivemos em algumas, e percebemos o quanto algumas pessoas estão enganadas no Brasil, quando percebem que isto acontece somente no Oktoberfest de München. Acontecem em muitas regiões e datas distintas.
Mês de maio - Sul do sul da Alemanha

Mês de maio - Sul do sul da Alemanha
Apresentação do Grupo Folclórico Germania - Casados
Comentamos, com o intuito de esclarecer, contribuir e também, apresentar diretrizes. Por que poderá chegar o momento, que todos estaremos trajados corretamente, dançando rancheira, funck e ou sertanejo universitário
A festa de aniversário do G.F. Germania foi vibrante e a fotografias ilustram esta afirmativa. Acompanhamos as comemorações, a partir de seu início - ainda na parte da manhã do dia 25 de agosto de 2018, onde aconteceu algumas apresentações no lindo piso do Salão Fotaleza Tribess -  uma obra de arte fundada em 03 de outubro de 1933 e também, aconteceu a apresentação do grupo folclórico aniversariante.
Após, todos os folcloristas e familiares dos grupos folclóricos convidados e dos aniversariantes se dirigiram à tenda principal, onde houve uma grande confraternização, realmente entre todos.
Cada um dos grupos participantes, preparou seu próprio almoço -  a exemplo dos Stammtich. A música, não parou e as apresentações do palco construído na tenda. Alguns até dançaram sobre o piso natural, animados.

A programação se estendeu ao longo da tarde e também, seguiu à noite - até amanhecer, onde, não acompanhamos por ter outro compromisso. No domingo de manhã, foi servido um café da manhã a todos que permaneceram na festa durante toda a noite. Percebemos a presença de grupos folclóricos das cidades de Indaial, Botuverá, Timbó, Rio do Sul, Braço do Trombudo, Massaranduba, Pomerode, entre outra muitas e também, da cidade de Blumenau. Foi uma bonita confraternização junto ao grupo folclórico aniversariante - Germania.

O evento também contou com a presença da Rainha do Oktoberfest Blumenau 2018 -  Karoline Gehrke. Também ocorreram jogos coordenados pela Associação dos Clubes de Caça e Tiro sob a coordenação de Raquel da Silva Lindner, com medalhas para os principais desempenhos.
Parabéns ao G.F. Germania - fundado no ano de 1988. 

Seus momentos contados - através de imagens - que comunicam.















































































 Bretzel

O folclorista Julian Michel Ruediger, olhou a postagem que fizemos sobre Bretzel, e não só olhou. Na véspera do evento do Germania, na noite anterior, foi para a cozinha e fez a receita que publicamos no Blog,  do Bretzel. Parabéns Julian. 

Quem quiser acessar esta postagem - Clicar sobre: Pretzel/Bretzel - Uma Tradição, uma História na mesa alemã























 



































Balas de bana Oliveira







A mandala





Diogo Krüger - de Trombudo Centrsl - Krüger Haus 




































































Eu gostaria primeiramente de agradecer a reportagem que você fez do Aniversário dos 30 anos do Germânia.
As críticas construtivas são sempre bem-vindas.
Se você me permitir, eu gostaria de esclarecer um ponto aos seus leitores, principalmente quanto ao ponto que você menciona sobre a etnia das músicas tocadas no evento. Bem, podemos dizer que tratava-se de um evento com muitos Grupos Folclóricos, porém também com muitos outros convidados amigos do Germânia.
Então, na ocasião, respeitamos todos os gostos musicais e é claro, prevaleceu a etnia alemã, como você mesmo acompanhou no evento.
O Germânia certamente tem lições aprendidas, sabemos das dificuldades de promover um evento sem fins lucrativos, e quem sabe, talvez em uma próxima oportunidade, possamos aplicar as melhorias mencionadas como: um tablado de madeira e etc...
No mais, só temos a agradecer ao público que esteve presente e, na minha opinião, tomara que tenhamos outros tipos de festas neste "estilo" e "formato" na nossa região, pois lançamos a ideia e, corremos todos os riscos e críticas. Dionei Otávio Reichtert - Facebook













Alles Gute zum Geburtstag.
Alles Gute, G.F Germania


Vídeos

Leituras Complementares - Clicar sobre o título para ler:
  1. 30 anos do Grupo Folclórico Germânia - AFG - Sua história
  2. A Cultura alemã na Alemanha e no Brasil
  3. Johannifeuer - Johannisfest - Johannitags - Stammtisch e o maior dia de sol
  4. Tribos germânicas - História
  5. Conversando um pouco sobre História - História
  6. Germanos e sua Mitologia - Crenças e Panteon - Parte 1
  7. Germanos e sua Mitologia - Crenças e Panteon - Parte 2
  8. O Culto da Colheita - Mitologia Germânica
  9. Primavera entre os antigos povos germânicos - Mitologia
  10. História... Origem da Expressão: Deutschland e Germania
  11. História...A páscoa na cultura alemã
  12. Antes do surgimento do Estado alemão - Século XIX
  13. História...Parte I - Dos Germanos ao surgimento: "Deutschland"
  14. Sequência Parte I - Livro Germânia - Tácito
  15. História...Hino da Prússia e um pouco de sua História
  16. História - Prússia e Alemanha
  17. História... Primeiros Imperadores Germânicos
  18. Império Alemão
  19. História - O Natal 1/2
  20. História - O Natal 2/2



































3 comentários: