segunda-feira, 5 de junho de 2017

III Concordia - Tanzboden - Curitiba - Momentos


Um dos eventos tradicionais da região sul do Brasil é o evento do Tanzboden organizado pelo Concordias Germanischer Volkstanzgruppe no Clube Concórdia - Curitiba PR. 
No  dia 3 de junho de 2017 estivemos no local e registramos momentos do III Concordia - Tanzboden.  Agradecemos o convite e acesso,  à organização do evento. Com isso, foi possível o registro de um tempo e momentos.
O grupo folclórico anfitrião comemorou seu 56° aniversário. 
Concordias Germanischer Volkstanzgruppe comemorou seu 56° aniversário.














Lembramos que registramos momentos do mesmo evento - no ano de 2011, estando nesse momento, na sua 51° edição. Nesse evento, o Concordias Germanische Volkstanzgruppe comemorou seu jubileu de ouro - 50° aniversário.
Em 2011, a abertura do baile foi feita pelo grupo aniversariante: Concordias Germanische Volkstanzgruppe  juntamente com a banda e mais 2 casais representantes de cada grupo folclórico presente. Reencontramos muitos folcloristas que estiveram presentes no evento de 2011, neste de 2017, e também, a Banda D´Fiebes, que tocou nos dois eventos - em  2011 e 2017.
D´Fiebes - 2011.

Um pouco de história...
História de imigração alemã de maneira organizada - no Brasil teve início  em 1824, quando chegou no Estado do Rio Grande do Sul. Em 1928, primeiro grupo de imigrantes alemães chegou no Paraná, onde fundaram a Colônia de Rio Negro do qual se desmembrou Mafra e então foi anexada ao território catarinense - isso após a Guerra do Contestado - portanto a primeira localidade que recebeu imigração alemã no estado de Santa Catarina. 
No ano seguinte, chegou e fundaram a cidade de São Pedro de Alcântara - Santa Catarina. 

Leitura sugerida - Clicar sobre: Mafra SC - Primeiro núcleo de colonização alemã de Santa Catarina - fevereiro de 1829
Colônia de Rio Negro.
No Paraná, após a chegada do primeiro grupo de imigrantes alemães nos arredores da cidade de Rio Negro, outras famílias chegaram e se estabeleceram na cidade de Curitiba, Ponta Grossa e Lapa. 
Os imigrantes alemães, de maneira organizada, chegaram à cidade de Curitiba a partir do ano de 1833. Mais de 10 anos antes da fundação da Colônia Blumenau, no Vale do Itajaí.
Para efetuar a manutenção das práticas culturais, os imigrantes, trouxeram para o território brasileiro, como é na Alemanha, os clubes. Fundaram os clubes, como: o Concórdia, Rio Branco, Duque de Caxias, Thalia e o Graciosa.
Clube Concórdia - local onde ocorreu.
Nesses clubes, também existiam e existem grupos de danças folclóricas, para a prática da dança folclórica, ou típica, como  a denominam também no Brasil. 

Clube Concórdia
Arquitetura - Um misto de arquitetura neoclássica e eclética.
Lendo sobre a história do Clube Concórdia, encontramos uma frase - mencionando-a como um "ditado":  “onde dois alemães estão, três clubes são construídos”.(???)

Antes de iniciarmos a falar sobre o centenário clube, vamos esclarecer que o ditado não procede. Pesquisamos o teor do mesmo na Alemanha, em 2016. Onde há dois alemães em plena atividade - cria-se uma sociedade. A organização é inerente a essa cultura. Com a sociedade efetivada, há captação de recursos, atas, agenda, e capital para locar espaços necessários  para suas práticas. Não fosse somente isso, também é lei na Alemanha. Se há alguma atividade de lazer ou esportiva que envolve mais de dois alemães, deve ser fundada uma sociedade formal. Os imigrantes que vieram para o Brasil durante o final do século XIX e durante o século XX, tinham e têm contado com essa prática. 
Schützverein da cidade alemã de Niederalbertsdorf - 2016.




O Clube Concórdia é o clube mais antigo fundado por imigrantes alemães na cidade de Curitiba - no atual bairro São Francisco. Antes de construir a sede física, foi fundado a sociedade no dia  4 de abril de 1869 por imigrantes alemães. Nesse tempo a sociedade se chamava Gesangverein Germania (em português: Sociedade de canto Germania) e era uma sociedade de cantores. As primeiras reuniões da nova sociedade ocorriam no Palácio de Crystal.
No dia 1° de julho de 1873, um grupo de jovens fundaram a sociedade de canto coral masculino - a Gesangverein Concórdia - tal como ocorreu com o Coro Liederkranz na cidade de Blumenau. 
No dia 4 de julho de 1884, os membros da sociedades Gesangverein Germania e Gesangverein Concordia decidiram-se unir, criando o Verein Deutscher Sängerbunde  Liga Alemã de Cantores. Em 1885, mais uma sociedade se juntou ao grupo - a Gesangverein Frohsin. Somente participavam da sociedade - sócios que falavam alemão. Isso só mudou no ano de 1915.
Nesse tempo - 1884 e 1985 a sociedade alugou uma propriedade no Alto de São Francisco e depois se instalou em uma propriedade maior.
No dia 1° de agosto de 1886, foi lançada a pedra fundamental da atual sede, a qual foi inaugurada no dia 26 de agosto de 1887. O edifício foi ampliado na década de 1920. Talvez essa reforma seja responsável pela linguagem final e foi o que nos confundiu ser uma arquitetura do início do Século XX.
O Deutscher Sängerbund (Liga Alemã de Cantores), foi um espaço para a música, a exemplo dos Clubes 25 de Julho que surgiram no extremo sul do pais e também em Blumenau. Também foi espaço do teatro alemão, na cidade de Curitiba - antecedeu o Teatro Guaíra. Como em qualquer local da Alemanha, ou em outras colônias alemãs em volta do mundo, o clube é a sala de visitas das famílias. Normalmente o alemão não recebe os amigos em sua sala, mas se encontram nos clubes - muitos clubes.
Também, como em qualquer colônia alemã no Brasil, o clube alemão de Curitiba passou por momentos difíceis durante o período do Nacionalismo - período do Estado Novo do governo de Getúlio Vargas e durantes as grandes guerras. 


Em 1938, o regime de Getúlio Vargas decretou a mudança na estrutura das sociedades com denominação estrangeira. A partir de então, o Verein Deutcher Sägerbund passou a se chamar Club Concórdia. Por ordem de Getúlio Vargas, foram afastados da direção os sócios não brasileiros e foram substituídos por uma junta governativa. Em 1942 foram proibidas as reuniões sociais de entidades italianas e alemãs em todo o território brasileiro. 
Lustre sobre o salão principal - que não passa desapercebido.
A arquitetura inicial da sede do Clube Concórdia foi feita dentro do estilo Neoclássico. Com o passar do tempo foram acrescidos elementos e partes novas, tornando-a eclética. Ainda é forte os traços da arquitetura neoclássica.
No dia 29 de junho de 2012, o Clube Concórdia foi incorporado ao patrimônio do Clube Curitibano.

É um exemplar raro do patrimônio histórico arquitetônico, além de toda sua história pretérita.
O Tanzboden - evento da cultura que o criou -  dentro de seus ambientes é inspirador.

Um pouco dos momentos do Tanzboden
As imagens comunicam...

Chegamos, quando todos chegavam, lentamento, sem atropelos, de vários locais do sul e outras regiões do Brasil. Mesmo de regiões distintas, sempre há reencontros a partir do Volkstanz. Amigos que se reencontram.










O chope era livre - Weiss und pielsen - servido em canecos personalizados com o nome e data do evento.

Reencontros...






























Hora do jantar...
Cardápio da gastronomia alemã - Equipe: Chef  Elton Adam, Daude Ribeiro, Edson Matos.
























                           






   



















Passeando pelo centenário Clube Concórdia...



l



Foyer do Clube Concórdia
A mesa tem aproximadamente 1,5 m de diâmetro - madeira nobre.

Uma das duas escadas que acessa a parte superior e o mezanino sobre o salão principal.

Trabalho artístico artesanal - corrimão das escadas é anatômico sobre o qual as
 mãos deslizam. É uma escultura funcional que não tem como não deslizar com as
 mãos para sentir o conforto - madeira nobre.

Piso do Clube Concórdia - feito com vários tons de madeira em um trabalho impecável de marchetaria .
Marchetaria é uma arte que consiste em envolver uma determinada área com pequenos pedaços de madeira coloridas de diferentes tipos que após cortadas, são devidamente embutidas ou coladas lado a lado - como foi feito em todo o piso do salão principal e Foyer do Clube Concórdia. Maravilhoso.



Saindo do mezanino - segundo piso.

Vista parcial esquerda do salão principal a partir do mezanino.

Vista parcial direita do salão principal a partir do mezanino.











Detalhes - arte.

Casal folclorista representando o Grupo Folclórico Windmühle de Joinville - SC.





Canecos distribuídos no Tanzboden 2017.


Integrantes do Norden Tal Volkstanzgruppe de Jaraguá do Sul SC.








Reencontros.


Detalhes.






Norden Tal Volkstanzgruppe - Jaraguá do Sul SC.

Ícones do resgate da identidade, cultura e tradições.

Grupo Associação Cultural Freundeskreis - Blumenau SC.

Vídeo - Entrada do Concordias Germanische Volkstanzgruppe




Baile



















































































Ein Prosit!!
Es war Wunderbar!

Vídeos...


Uma valsa - salão cheio.






E logo mais - neste ano de 2019
Estaremos, mais uma vez, registrando para a História
IV Concórdia Tanzboden






Nenhum comentário:

Postar um comentário