Percorrendo a região norte nordestes do estado de Santa Catarina, observando a paisagem e os espaços das cidades encontramos o Parque da Malwee, mais uma visita entre algumas outras neste lugar destinado e aberto ao público, localizado na cidade de Jaraguá do Sul - Estado de Santa Catarina - Brasil.
Mapa do Brasil |
O espaço ocupa uma grande território de aproximadamente 1.500.000 m2, com áreas de vegetação natural preservadas, lagos e equipamentos urbanos para o conforto dos visitantes.
É um espaço para onde se dirigem pessoas de todas as idades e locais, para a prática de inúmeras atividades em contato com um meio natural caprichosamente elaborado e cuidado. Todas as cidades poderiam oferecer opções como esta às pessoas, a partir do poder público, lembrando as clássicas cidades greco romanas, que ao desenhar seus espaços, seguiam um padrão pre estabelecido e caraterístico. Destinavam grande parte de seu território para seus espaços públicos, livres e abertos para os cidadãos, como o ágora, ginásio, teatro,...
Resolvemos escrever um pouco sobre o Parque da Malwee, pelo exemplo de um cidadão. Não é trabalho do poder público local. O parque foi idealizado por uma cidadão que o materializou e entregou à comunidade, não somente de Jaraguá do Sul, mas dos inúmeros visitantes de outras cidades da região e de outras regiões.
Também seu fundador é um mecenas - membro da Família Weege, sobre qual estamos escrevendo sua história - núcleo residente em Pomerode. Lá, também, um de seus filhos ilustres está efetuando um trabalho - resgatando a história desta família e mantendo um museu.
Árvore da Família Weege - localizada em uma das paredes do Museu do imigrante - Cidade de Pomerode |
Detalhe de uma dos ramos da família, onde está os mecenas - idealizadores do Parque da Melwee O trabalho tem continuidade nas iniciativas do Filho do fundador do parque - Sr. Wander Weege |
No ano de 1978, Sr. Wolfgang Weege inaugurou o parque com o nome da empresa que ajudou a fundar - Malwee (Mal- Malha e Wee - Weeg).
Em 1982 a área do Parque foi doada à Associação Recreativa -ARMALWEE.
Atualmente, o filho do Sr. Wolfgang Weege, vem dando sequência às suas obras culturais e do resgate de parte da memória na região, onde sua família tem participação e vivenciou histórias locais.
Sr. Wander Weege, tem participado de trabalhos de resgate da memória, nas cidades de Timbó, Pomerode, Blumenau, Jaraguá do Sul, entre outras.
Em 1982 a área do Parque foi doada à Associação Recreativa -ARMALWEE.
Sr. Wander Weege - Inauguração do Museu Hábitos e Costumes em setembrp de 2010 - Blumenau |
Sr. Wander Weege, tem participado de trabalhos de resgate da memória, nas cidades de Timbó, Pomerode, Blumenau, Jaraguá do Sul, entre outras.
As imagens Comunicam
Labirinto |
Labirinto |
Provamos desta água - a mais fresca de todos |
Esculturas
Lixo |
Deixamos uma sugestão aos responsáveis pela manutenção e administração do Parque. Falamos a partir de nossa formação em Arquitetura, História e Urbanismo das Cidades. Seria muito bom que fosse criado um Pátio de Estacionamento de carros e motos - na entrada do Parque. Em seu interior não fosse permitido a entrada de automóveis. Poderia até mesmo, ter veículos elétricos para transportar algum visitante impossibilitado de caminhar. A presença dos veículos, competindo com os transeuntes a pé, destoa uma pouco e tira um pouco da harmonia do local.Em breve - mais sobre o patriarca da Família Weege.
Parte da História da Região da Colônia Blumenau...
Em Construção...
Como visitante, concordo totalmente com o aspecto dos carros x pedestres. Tentamos caminhar com meu filho de 2 anos por uma estrada logo à esquerda da entrada, ladeada por grandes ávores e canteiros formando um "ziguezague", mas foram inúmeras as vezes que tivemos que parar às margens para dar passagens a automóveis e motocicletas.
ResponderExcluirNo mais, parabéns pelo artigo, aprendi um pouco mais sobre essa história da nossa região, e com certeza, achamos louvável a atitude da família Weege em tornar público um parque tão lindo e agradável com o Parque Malwee.
Abraço grande, Daisy.
Excluir