sábado, 20 de julho de 2019

Programação Semana de Homenagens e da Imigração Alemã - Blumenau - 20 a 30 de julho de 2019

Por que o dia 25 de julho é uma data importantes para as cidades originárias de colônias alemãs no Sul do Brasil?
Atualmente, o dia 25 de julho e suas comemorações se estendem para uma semana ou, 10 dias - na cidade de Blumenau.

Por que 25 de Julho faz parte do nome de  centros culturais espalhados pelo sul do Brasil?
Geralmente, em várias cidades do sul do país, é neste dia que, muito respeitosamente, são prestadas  homenagens aos imigrantes alemães, seus descendentes e à cultura, a qual herdamos - homenagens às famílias e a seus filhos que saíram de suas cidades e  casas,  na Alemanha, para construir uma nova vida em um jovem país distante, para o qual também vieram imigrantes de inúmeras outras nacionalidades e em tempos distintos, dentro de sua história - a História do Brasil.  
Comunidade Ilse - Indaial/Ascurra - existe ainda nos dias atuais.
Mesma arquitetura deste tempo da fotografia.
Etnias que também imigraram para cá, como: Portugueses, espanhóis, franceses, italianos, poloneses, japoneses, chineses, coreanos, australianos, africanos, americanos, canadenses, ucranianos e alemães, entre outras, e é no dia 25 de julho que é comemorada e lembrada a vinda do primeiro grupo de imigrantes alemães, de maneira organizada. 
Rostos do Brasil - feito a partir de imigrantes e  indígenas - não imigrantes.
Um pouco desta história...

No início do Século XIX, a região Sul era um problema de segurança e infra estrutura para o governo central brasileiro recém liberto de Portugal. A região fazia parte de constantes disputas de terras entre, principalmente, portugueses e espanhóis e era pouco desenvolvido e povoado, comparada às regiões sudeste e nordeste do país. 
Em 1822, quando Brasil se libertou de Portugal, o governo brasileiro investiu em propaganda para promover a imigração para o Brasil, principalmente a alemã e italiana. A Europa, neste período, estava passando por uma série de conflitos e revoluções -  final do Século XVIII e  início do Século XIX. 
Brasil não dispunha de um exército para manter sua segurança nacional a partir de seu continental território, principalmente na região sul, que estava sob constantes ameaças em suas fronteiras - investidas das tropas espanholas. Por questões de segurança, não podia confiar nos portugueses que vivam na região.  O governo brasileiro, encontrou uma saída. Através de propaganda de convencimento na Europa, propagava as vantagens do novo país, entre estes: o direito à terra, paz e alimento em abundância. Ofereceu vantagens (Nem sempre cumpridas) às famílias interessadas a residir no sul do Brasil, como: passagens, direito à cidadania, isenção de impostos e direito a posse de uma ou duas colônias de terras (24 a 48 ha). O objetivo era que estas famílias, principalmente alemãs e italianas, ocupassem a terra e os homens servissem no exército de reserva para manter a segurança da região sul, principalmente contra os espanhóis.
Passagem de uma família que imigrou no início do Século XX -
Prática que durou por décadas até às grandes guerras.
Nesta época, início do Século XIX, a Alemanha e a Itália não existiam como países unificados e passavam por intensas transformações sociais em seus territórios com a industrialização tardia e movimentação de pessoas do campo para as cidades. Como já postamos aqui no Blog, a unificação alemã somente ocorreu em 1871. Na mesma época, ocorreu a unificação da Itália, consolidada somente em 1929, com o Tratado de Latrão, entre Mussolini e o Papa Pio XI.
Tratado de Frankfurt - 10 de maio de 1871  - Versalhes  - 
Guilherme I (Rei Prussiano) é aclamado imperador 
da Monarquia Federal Germânica.
Já existiam famílias alemãs no Brasil, soldados alemães nos quartéis do Rio de Janeiro, empresas alemãs nas regiões litorâneas do Brasil, mas foi somente no dia 25 de julho de 1824, que chegou ao país um grupo organizado e orientado pelo Estado brasileiro, de imigrantes alemães. Um grupo de 39 imigrantes alemães que chegou no Porto de Tebas na Real Feitoria da Linha Cânhamo, na atual cidade gaúcha de São Leopoldo.
Porto da cidade de São Leopoldo RS - Ano de 1900
Formaram muitas colônias de imigrantes alemães no Sul do Brasil. Estes novos brasileiros, resolveram adotar esta data de 25 de julho, como a data que homenageariam os imigrantes alemães, o colono, agricultor e a festa da colheita, muito comum na Alemanha e também, parte da mitologia germânica - A festa do agradecimento
Ficou então determinado que no dia 25 de julho seria o Dia do Colono, aludindo aqueles primeiras famílias alemãs que receberam colônias de terra e também seria a data de homenagens e agradecimento em memória dos pioneiros alemães, que enfrentaram grandes e muitos desafios e ajudaram a construir muitas das cidades do Sul existentes, principalmente nas paisagens dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.




Fotografia do Pastor Anton Poeschl, 2° Pastor de Rio do Sul - 1924 - 1925 - Casa de imigrante alemão no Alto Vale do Itajaí.



data, também, tem muito ligação com os vários centros culturais existentes no sul do país - inclusive na cidade de Blumenau - C.C. 25 de Julho de Blumenau, todos fundados por alemães e seus descendentes, como espaço para práticas culturais e tradições do país de origem - Alemanha.
A música sempre esteve presente nas famílias de imigrantes alemães.
Conhecendo a origem do C.C. 25 de Julho...
Theodor Heuss
Após o término da II Grande Guerra, um Coro só de homens - Coro Masculino Alemão de Porto Alegre, e seus familiares organizaram uma ação de Ajuda Humanitáriaà Alemanha - chamada na época, de Socorro à Europa Faminta - SEF. Captaram donativos e enviaram para o país de origem de muitos que viviam no sul do Brasil e para não assim dizer, com familiares na Alemanha. 
Para a surpresa do Coro que teve a iniciativa, não demorou muito e recebeu uma carta do Presidente alemão da época, Theodor Heuss, expressando o seu agradecimento  e de todo o povo alemão  pelo ato caridoso e solidário. Acompanharam a carta, dois candelabros elaborados por artistas alemães com a seguinte frase: Dankspende des Deutschen Volks (Agradecimento do povo alemão).
Em 1950, os coralistas formaram um novo coral que batizaram exatamente com a data 25 de Julho e ficou então batizado Coro Masculino 25 de Julho. 
Em 1951, os senhores do Coro Masculino entendendo que poderiam ter outras atividades culturais além do canto, resolveram abrir o espaço e criar um espaço físico, para canto, dança, teatro entre outras atividades, fundando o C.C. 25 de Julho de Porto Alegre
Toda esta história sensibilizou, como também, motivou outros grupos de imigrantesalemães no sul do Brasil a fundarem "seus centros culturais" com o mesmo nome e Homenagem - C.C. 25 de Julho, com o acréscimo da cidade no final.
Também em Blumenau, no dia 1° de maio de 1954, foi fundado por um grupo de jovens alemães e filhos de alemães - o C.C. 25 de Julho de Blumenau. 
Primeira sede própria do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Bairro Victor Konder - Blumenau
As práticas culturais já existiam na cidade, de maneira isolada, pois este hábito foi, e é, trazido junto com a bagagem das famílias alemãs. Por exemplo o Coro Masculino Liederkranz foi fundado em 1909. Depois, foi recriado em 1962, dentro do  C.C. 25 de Julho de Blumenau e permanece até os dias atuais, com mais de 60 anos de atividades permanentes e  ininterruptas.
Natal de 1962  - C.C. 25 de Julho de Blumenau - Uma apresentações do Coro Masculino Liederkranz  no C.C. 25 de Julho de Blumenau.
C.C. 25 de Julho de Blumenau, ha muito tempo, presta homenagens à memória dos antepassados na semana que está esta data: 25 de julho.
Atualmente, estas ações culminam com muitas atividades, a partir de seus grupos culturais, durante a Semana de Imigração Alemã.
Clicar sobre o título escolhido:
  1. Homenagem ao Imigrante - 2011
  2. Homenagem ao Imigrante 2013
  3. Homenagem ao Imigrante 2014
  4. Homenagem ao Imigrante 2015
  5. Homenagem ao Imigrante 2016
  6. Homenagem ao Imigrante 2017
  7. Homenagem ao Imigrante 2018
Para comemorar e prestar homenagens aos pioneiros que fundaram inúmeras cidades na região do Vale do Itajaí diversos grupos culturais, administração pública, grupos de dança, de canto, musicais esportivos da sociedade blumenauense estarão de alguma forma através de suas atividades, dentro de uma semana - 10 dias -  prestando homenagens a esta história.
Você que que deseja oportunizar este momento e homenagear, através de um gesto, com presença, com o traje, com uma flor, com um pensamento bom e através das práticas culturais e cívicas, lembrar o momento que o imigrante chegou a esta região. Vamos estar juntos homenageando.
A Semana da Imigração Alemã no Brasil e na cidade de Blumenau, começa no sábado, dia 20, às 20:00h, com a comemoração que o centenário Coro Masculino Liederkranz que estará comemorando  110 anos de existência. Esta história foi levantada por este Blog e também destacado o nome de seu idealizador que foi o Poeta, jornalista, tradutor, escritor, professor, compositor e cantor Rodolf Damm. Também o coro, comemora os 10 anos de presença continua no Oktoberfest Blumenau com o show Alte Kameraden Treff, o Encontro dos Velhos Camaradas. O momento será um jantar dançante no C.C.  25 de Julho de Blumenau. 

A programação especial prossegue até o dia 30 de julho. Nesses 10 dias, as pessoas poderão acompanhar apresentações folclóricas, Rota de Lazer, CineArte alemão, shows, exposições, exibição de filmes históricos da cidade e Parque da Leitura itinerante bilíngue. 
As atividades voltadas para o público adulto e infantil ocorrem na Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu), Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller, Mausoléu Dr. Blumenau, C. C. 25 de Julho de Blumenau e em outros pontos da cidade de Blumenau.

No domingo, dia 21 de julho, o grupo folclórico  Tanz-und Spielgruppe Gartenstadt volta à Rota do Lazer. A apresentação ocorrerá a partir das 10:00h, na Rua XV de Novembro, altura do número 693 (Café Paris/agência Banrisul), e vai contar com reverência especial à tradição germânica.
Rolf Odebrecht e Renate Odebrecht, descendentes direto de Emil Odebrecht
importante personagem da história de Blumenau
Representantes de Grupos Culturais , Prefeito de Blumenau, Presidente da Fundação Cultural e o representante do Programa Alemanha+Brasil no Estado de Santa Catarina -  Markus Blumenschein - 2013
Programação

20 de julho - sábado
20:00h: Jantar dançante comemorativo dos 110 anos Coro Masculino Liederkranz e 10 anos do Alte Kameraden Treff
Local: C. C. 25 de Julho de Blumenau
Com reserva
Informações: (47) 3322-0094
21 de julho - domingo
10:00h: Apresentação do Grupo folclórico Tanz-und Spielgruppe Gartenstadt
Local: Rota de Lazer - Rua XV de Novembro próximo ao número 800
22 de julho - segunda-feira
14:30h: CineArte Alemão especial para crianças
Local: Cine Teatro Edith Gaertner - Fundação Cultural de Blumenau (Rua XV de Novembro, 161 – Centro)

9:00h: CineArte Mudo - Alte Blumenau. Exibição de filmes históricos da cidade e bate-papo com o designer e memorialista Sávio Abi-Zaid
Local: Espaço Elfy Eggert - Fundação Cultural de Blumenau

23 de julho - terça-feira

8:00h: Abertura da Exposição de livros em alemão do Centro de Difusão da Língua Alemã
Local: Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller (Alameda Duque de Caxias, 64 – Centro)

10:30h às 16:30h: Exposição Permanente do Museu dos Clubes de Caça e Tiro
Local: Dr. Pedro Zimmermann, 10.377 - Itoupava Central

14:30h: CineArte Alemão especial para crianças
Local: Cine Teatro Edith Gaertner - Fundação Cultural de Blumenau

20:00h: Show de aniversário da Banda Municipal de Blumenau
Local: Teatro Carlos Gomes (XV de Novembro, 1.181 – Centro)

24 de julho - quarta-feira

10:00h: Abertura da Exposição Memórias do Colono
Local: Mausoléu Dr. Blumenau (Rua XV de Novembro, 161 – Centro)

14:30: CineArte Alemão especial para crianças
Local: Cine Teatro Edith Gaertner - Fundação Cultural de Blumenau

10:30h às 16:30h: Exposição Permanente do Museu dos Clubes de Caça e Tiro
Local: Dr. Pedro Zimmermann, 10.377 - Itoupava Central

20:00h: Show de aniversário da Banda Municipal de Blumenau
Local: Teatro Carlos Gomes (XV de Novembro, 1.181 – Centro)

25 de julho - quinta-feira

9:00h às 17:30h: Transferência da sede administrativa do município para a Fundação Cultural
Local: Fundação Cultural de Blumenau

14:30h: CineArte Alemão especial para crianças
Local: Cine Teatro Edith Gaertner - Fundação Cultural de Blumenau

10:30h às 16:30h: Exposição Permanente do Museu dos Clubes de Caça e Tiro
Local: Dr. Pedro Zimmermann, 10.377 - Itoupava Central

19:00h: Concerto do Coro Stimmem der Herzens
Local: Centro Cultural 25 de Julho (Rua Alberto Koffke, 354 – Centro)
Informações: (47) 3322-0094

26 de Julho - sexta-feira

10:30 às 16h30: Exposição Permanente do Museu dos Clubes de Caça e Tiro
Local: Dr. Pedro Zimmermann, 10.377 - Itoupava Central

14:30h: CineArte Alemão especial para crianças
Local: Cine Teatro Edith Gaertner - Fundação Cultural de Blumenau

19:00h: Contos e Encontros. Einen Kaffee mit freunden
Inscrições: pelo telefone (47) 3381 6787 (vagas limitadas)
Local: Biblioteca Municipal Dr. Fritz Muller (Alameda Duque de Caxias, 64 – Centro)

27 de julho - sábado

9:00h: Desfile da Associação das Atrações Germânicas de Blumenau (AAGB)
Local: Saída defronte a Fundação Cultural de Blumenau
10:00h: Solenidade em homenagem aos 190 anos da Imigração Alemã em Santa Catarina e 195 anos da Imigração Alemã no Brasil (apresentações culturais, danças de integração, Stammtisch e almoço típico por adesão com o Chef Alemão Heiko Grabolle)
Local: Fundação Cultural de Blumenau
Primeiro local de Imigração alemã em Santa Catarina (Clicar sobre)Mafra SC - Primeiro núcleo de colonização alemã de Santa Catarina - fevereiro de 1829
Mafra SC
10:00h: Parque da Leitura Itinerante Especial Bilíngue
Local: Praça Bertha Rapsold Blumenau (Rua XV de Novembro, 161 – Centro)

10:30 às 16:30h: Exposição Permanente do Museu dos Clubes de Caça e Tiro
Local: Dr. Pedro Zimmermann, 10.377 - Itoupava Central

28 de julho - domingo

7:45h - Culto em alemão transmitido pela Rádio União 96.5 FM
10:00h - Apresentação do Grupo Freiheitstanzgruppe
Local: Rota de Lazer (Rua XV de Novembro próximo ao número 800)

29 de julho - segunda-feira

19:00h: CineArte Mudo - Alte Blumenau. Exibição de filmes históricos da cidade e bate-papo com o designer e memorialista Sávio Abi-Zaid
Local: Espaço Elfy Eggert - Fundação Cultural de Blumenau

30 de julho: terça-feira

9:00h: Comemoração dos 67 anos da Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller
Local: Biblioteca Municipal Dr. Fritz Muller (Alameda Duque de Caxias, 64 – Centro)
Informações: Fundação Cultural de Blumenau, telefone (47) 3381-6193

Estaremos lá homenageando os pioneiros, como já o fizemos nos últimos 8 anos. 
É um momento de reflexão sobre que cidade recebemos e que cidade, estamos deixando para as novas gerações.



Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:
  1. Nacionalismo no Vale do Itajaí - a partir do Governo de Getúlio Vargas
  2. Johann Peter Wagner / Pedro Wagner - O pioneiro
  3. Museu de Arqueologia Lomba Alta - Alfredo Wagner
  4. Colônias Blumenau, Pommerroder, Itapocu, Humbold e São Bento - José Deeke
  5. Proclamação da República
  6. Hermann Bruno Otto Blumenau - Primeiro Negociante de Terras no Vale do Itajaí
  7. 190 Anos de Imigração Alemã
  8. Por que o dia 25 de Julho é uma data importante
  9. A Prainha...Praça Juscelino Kubitschek de Oliveir...
  10. Primeiro Núcleo Urbano de Blumenau - Stadtplatz
  11. História - Grupo de Harmônicas Blumenau
  12. Usina do Salto - Ponte de Ferro e Rio Itajaí Açú
  13. As embarcações no Rio Itajaí Açú - Blumenau
  14. A Ferrovia no Vale do Itajaí - Parte do Livro
  15. Rua das Palmeiras e o Museu da Família Colonial
  16. Por que o dia 25 de Julho é uma data importante
  17. Blumenau - Século XIX até a construção da Ferrovia
  18. Fundação de Blumenau a partir de seus meios de transportes
  19. História Schützenfest
  20. Homenagem ao Imigrante - 2011
  21. Homenagem ao Imigrante 2013
  22. Homenagem ao Imigrante 2014
  23. Homenagem ao Imigrante 2015
  24. Homenagem ao Imigrante 2016
  25. Homenagem ao Imigrante 2017
  26. Homenagem ao Imigrante 2018











Nenhum comentário:

Postar um comentário