sábado, 5 de outubro de 2019

Herr Schmidt - o carpinteiro que tocou por mais de 25 anos seu bandoneon no Oktoberfest Blumenau - no Bierwagen

Estamos em ritmo de postagens "Escrevendo o livro 'Fachwerk - Técnica Construtiva Enxaimel'". Em Breve retornaremos ao ritmo de postagens diárias. Agradecemos a compreensão.
Arthur Schmidt, com 61 anos de idade, no Bierwagem do primeiro desfile da primeira Oktobefest Blumenau - Ano 1984.
Durante pesquisa, com Jones Schmidt e Marciano Pereira .
Estação de Matador - EFSC, 
Alto Vale do Itajaí  .
Pesquisando por aí no grande Vale do Itajaí, vamos encontrando descendentes de personalidades que passam e deixam sua marca na História, dentro de um leva de anônimos que não aparecem nos livros de histórias, mas que fizeram história no territória da antiga Colônia Blumenau, não importando qual o período.
Pesquisando a ferrovia local em 2018, observando os resgates de voluntários, conhecemos um pouco do trabalho do carpinteiro Jones Schmidt, construtor de vagões de madeira e de casas enxaimel. Aprendeu o ofício com seu pai e este, com seu Opa.
Entrevistamos o Jones na ocasião - vídeo abaixo e a postagem, no final desta, para quem desejar ler.
Quem foi o Opa de Jones Schmidt? - que deu seu nome ao pai de Jones - Arthur Schmidt.

Conversando com Jones Schmidt - neto de Herr Schmidt
Arthur Schmidt - Opa de Jones Schmidt

Conversando com Jones Schmidt descobrimos que este era filho de Arthur Schmidt, que por sua vez, era filho de Arthur Schmidt (novamente), sendo todos os três, carpinteiros de profissão e construtores de casas enxaimel

Um pouco sobre o Opa Arthur Schmidt...

O Opa Schmidt era neto de imigrantes alemães de Berlin. Propagava que, na sua casa - a família se comunicava somente no idioma alemão. 
Fotografia no Desfile na Rua XV de Novembro em outubro de 2008 - Foto:  Franco Rodrigues.
Nesta fotografia, Herr Schmidt contava com 86 anos.
Anderson Töwe.
Herr Schmidt construía casas com a estrutura enxaimel, fazia móveis e também pintava casas, quando, após a 2° Guerra Mundial, não se construía mais com esta técnica, como antigamente. 
Parece incrível, mas quase todo construtor de casas com madeira, sabe tocar o bandoneon
Não é o primeiro que encontramos. Atualmente conhecemos também Anderson Töwe de Jaraguá do Sul, que além de musicista do instrumento - bandoneon, constrói e restaura casas enxaimel.
Trabalho atual executado por Töwe.
Música e carpintaria, arte e arquitetura - que contribuem para a identidade de uma cidade e região. 
Isso também sabia Herr Schmidt, que participou desde o primeiro desfile na primeira Oktoberfest Blumenau - 1984, tocando seu bandoneon.
Tornou-se uma das figuras folclóricas do Oktoberfest Blumenau - O Opa do bandoneon, que no Bierwagen, distribuía chope na cidade. Fez isto desde a primeira edição da festa. Gostava de dizer e de contar que participou, ininterruptamente de todas as Oktoboberfest's Blumenau, mais de 25 anos, nos meses de outubro - desde 1984.
Contou que pegou pela primeira um instrumento musical, quando tinha a idade de 9 anos. Fez-no escondido do pai, quando pegou sua gaita para tocar no vizinho. Uma arte artística. Aprendeu sozinho ordenar as notas musicais em melodia, melodia da música além mar. Além da gaita aprendeu a tocar violão, violino, teclado e o bandoneon. 

Tocava um bandoneon construído em 1965, um dos muitos que ele possuía, dentre os quais, um está  muito bem guardado com Jones Schmidt. 
Um dos bandoneons de Herr Schmidt.
Primeiro Desfile da primeira Oktoberfest Blumenau - o Bierwagem - do qual Herr Schmidt  tocava, enquanto era distribuído chope ao público da Rua XV de Novembro.

[opa+do+bandoneon+(1)blog.jpg]O Opa Arthur Schmidt partiu no dia 22 de janeiro de 2010, quando contava com 88 anos de idade. Na época de sua despedida foi lembrado pela comunidade de Blumenau - comparado-o a outros personagens do Oktoberfest Blumenau que já tinham partido: a Espanhola e o  Horácio Braum. 
Fotografia feita quando Herr Schmidt tinha 83 anos  - durante o desfile do Oktoberfest Blumenau 2005 - Fotógrafa de Sabrina Frâncio/PhotusPress.
Herr Schmidt, com seu neto Eduardo Alexandre Maueler - que muitas vezes o acompanhou nos desfiles. Eduardo  partiu em 2018.




"Cada vez que escuto uma música dele e como se estivesse junto." Eduardo Alexandre Maueler
Um dos  chapéus de Herr Schmidt que estava com Eduardo Maueler até o final.
"O inicio de um legado deixado pelo Opa..." Eduardo Alexandre Maueler
Um dos primeiros bandoneons de  Eduardo Maueler.

O neto de Herr Schmidt, Eduardo Alexandre Maueler, era o tocador de bandoneon da Die Dorfmusikanten - Rock'n Volxmusic que tanto apreciamos conhecer e sobre a qual escrevemos - Banda de Witmarsum PR, a qual conhecemos em Curitiba no IV Concórdia Tanzboden - em julho de 2019. 

Temos planos de ir a Wittmarsum ver Die Dorfmusikanten - Rock'n Volxmusic tocar da festa de sua cidade.
Descobrimos esta história agora!! - Dia 5 de outubro de 2019  - É fantástico!




















Ein Prosit!!


Um pergunta...
Foi mencionado tanto "bandoneon", alguém teria um para emprestar para um jovem músico e folclorista, para sonorizar uma roda de canto após o ensaio de dança folclórica. O instrumento fica também sob nossa responsabilidade. É um jovem de grande capacidade e vocação e muito nos sensibilizou. Registraria o seu uso e compartilharia neste espaço. Apreciamos construir pontes.
Se sim....entrar em contato conosco.


A História do Oktoberfest Blumenau - Para conhecer - Clicar sobre:

















































Nenhum comentário:

Postar um comentário