A tornearia fez e faz parte da cultura dos imigrantes que chegaram à região do Vale do Itajaí.
Quem nunca leu a história do Pinóquio? Aquele bonequinho de madeira criado pelo torneiro Gepetto, que tinha sentimentos e sua personalidade tinha momentos instáveis mediante situações, que punha sua conduta sob testes. E o Quebra Nozes?
Na Alemanha - O profissional que trabalha a madeira em um torno é conhecido como Drechsler. O Drechsler pode confeccionar brinquedos, muitos brinquedos; detalhes de elementos arquitetônicos de uma residência, como: corrimão de escadas; portas; peças de móveis, como: mesas, cadeiras, cabides; ou qualquer outra peça decorativa e até mesmo peças de artes, como significativo muito pessoal e com a identidade do Dreschler em sua peça pronta.
Na Alemanha, além do trabalho com a madeira no torno, o artesão também pode trabalhar outros materiais como: marfim, madrepérola, chifre – Bernsteindrechsler, Horndrechsler, Elfenbeindrechsler, Reifendreher, etc. Mas geralmente o material mais usado é a madeira.
Em Pomerode há uma escola de formação de Drechsler, e temos acompanhado algumas atividades deste espaço cultural.
Espaço do Drechslerschule junto a Fundação Cultural de Pomerode. |
Em período de Covid 19, a Drechslerschule, única escola de tornearia no Brasil, localizada na cidade de Pomerode SC, resolveu abrir "suas portas virtuais" e passar uma prática da qual o resultado será uma colher de servir mel.
Local: Facebook.com/CentroCulturalDePomerode
Horário: 14:30h.
=======================
Para ler mais sobre - Clicar sobre:
- 6° Encontro Nacional de Tornearia - Pomerode - Momentos.
- Tornearia - Drechslerschule - Escola de Tornearia da região
Vídeo
Bis Morgen!
Nenhum comentário:
Postar um comentário