quarta-feira, 7 de outubro de 2020

O 1° Grupo Folclórico de danças alemãs de Santa Catarina - foi fundado em Blumenau em setembro de 1968.

Em ritmo de Oktoberfest Blumenau.
Rosita Burkhart - atual Rosita Zeplin - 1970.
A dança, e também a música, ocupam um espaço importante nas festas da tradição na região do Vale do Itajaí - antiga Colônia Blumenau, região com o mesmo berço cultural, a partir de sua história de colonização e que não deve ser desconsiderada nunca, em cada história local, da atualidade. 
Antes de surgir o Oktoberfest Blumenau, cuja história é contada no link listado no final desta postagem, foi organizada em 1984, as pessoas do Vale do Itajaí, de Blumenau tinham suas tradicionais festas com um perfil similar, com música e choppe, conhecidas Festas do Choppe e Festival de Cerveja. Muitos colecionavam os canecos que recebiam em cada um deste eventos.
Por que introduzimos o assunto?
Porque recebemos de Haroldo Zeplin, fotografias com um valor histórico imensurável, fotografias do grupo folclórico mais antigo de Santa Catarina e que foi fundado em Blumenau. As fotos foram feitas em uma destas festas - o 4° Festival da Cerveja, ocorrido entre os dias, 23 e 25 de janeiro de 1970, quando este grupo folclórico  tinha um pouco mais de um ano de existência.
Em setembro de 2020, estivemos na Live do 52° aniversário de existência deste grupo de danças - conhecido como Alpino Germânico e atualmente, fixado na cidade vizinha que fez parte do mesmo berço cultural regional - Pomerode.
As fotografias do acervo de Haroldo Zeplin foram feitas no Pavilhão da Famosc, que depois se tornou PROEB, durante o 4° Festival da Cerveja de Blumenau de 1970 - o que seria a atual Sommerfest.
A mesma Sommerfest, na qual, também, fotografamos o Alpino Germânico em janeiro de 2020. Portanto, 50 anos depois.
FAMOSC - Depois PROEB e que foi demolido no governo de João Paulo Kleinubing.

O
G.F. Alpino Germânico, atualmente está sediado em Pomerode e um de seus baluartes culturais, foi fundado em 28 de setembro de 1968, na cidade de Blumenau. O grupo folclórico é sócio da AFG - Associação de Grupos Folclóricos de Blumenau e região.

Um pouco dessa história...
Manfredo e Rita Bubeck clicados no
Oktoberfest Blumenau 2018.
Quem nos contou um pouco desta história foi o ex maestro dos coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau e ex Secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Blumenau - Manfredo Bubeck. Bubeck disse que antes da fundação oficial do grupo folclórico, existia um trio musical formado pelo fundador do Alpino Germânico, Franz Zmazek (Canto e violão), por ele - Manfredo Bubeck (Acordeon) e sua esposa - Rita Bubeck (Canto). 
O trio se apresentava em muitos eventos da época, como: Encontro de Corais e concertos. Manfredo Bubeck disse que na época, participaram como uma das atrações na inauguração do Bela Vista Country Club - Blumenau.
Após algum tempo, Manfredo Bubeck saiu do trio e quem assumiu o acordeon foi Roland Findeiss, quando  também foi fundador, o Grupo Folclórico Alpino Germânico sob a coordenação de Franz Smazek. 
Nesta mesma data, sob orientações do primeiro coordenador - Franz ou Franziskus Zmazek, foi elaborado o estatuto e regimento do grupo folclórico, este voltado para a prática de danças folclóricas de caráter amador. 
Também ficou definido que Zmazek seria o presidente do grupo que foi batizado  de Alpino Germânico e como é chamado e conhecido até o momento presente. 
Na ata desta primeira reunião, consta os seguintes nomes - fundadores: Franz Zmazek, Ari Egger, Roland Findeiss, Ruth Dehner, Reiwald Findeiss, Wilson Bruch, Isadora Wagner, Osni Hermann, Rosita Burkhart e Renata dos Reis.
"Após a saída do  Manfredo, o Roland Findeiss assumiu o acordeon,  quando se formou definitivamente o Grupo Alpino Germânico - sempre sob a direção do abnegado e idealista das tradições Alpinas Austríacas Sr. Franz Zmazek. Sua sede sempre foi o C. C. T. Testo Salto. O Grupo está vivo até hoje e sua sede atual fica na cidade de Pomerode. Uma linda história." Manfredo Bubeck
Junto com os membros fundadores na noite de jubileu de ouro do G.F. Alpino Germânico - após serem homenageados pelos folcloristas atuais.






Contam aqueles que estiveram presentes no ato de fundação do grupo, que durante oito meses os folcloristas: Ruth Dehner, Ari Egger, Renata dos Reis, Osni Hermann, Rosita Burkhart (esposa de Haroldo Zeplin) (Foto atual ao lado - à direita), Wilson Bruch, Isadora Wagner e Reiwald Findeiss aprenderam a coreografia da dança com o casal Zmazek. Linda Zmazek ensinava os passos e Franz Zmazek, o Schuhplattler. 
O acompanhamento musical, corretamente, era feito sob o som de um acordeon e de um violão, tocados por Roland Findeiss e Franz Zmazek respectivamente.
Grupo Folclórico Alpino Germânico e músicos Franz Zmazek e Roland Findeiss no Frohsinn - Blumenau - Capa de seu primeiro trabalho gravado.
Os primeiros folcloristas do Grupo Folclórico Alpino Germânico foram pioneiros em adotar o Lederhosen na região - traje masculino da Bavaria - não conhecido por todos na cidade de Blumenau. Foi uma tentativa de usar algo semelhante ao original Lederhosen, uma vez que não se tinha acesso à original calça de couro bávara. 
Dessa maneira, o traje foi confeccionado e providenciado dentro do próprio grupo - feito de brim, observando uma Lederhosen original pertencente a Franz Zmazek .
Franz Zmazek possuía uma Lerderhosena qual foi o modelo para Arno Krueger - alfaiate que confeccionou 4 calças como o Lederhosen, de brim. Os suspensórios masculinos foram feitos por Linda Zmazek que recebeu o figuras de flores de edelweiss desenhados por Franz Zmazek e pintados por Rosita Jung. Linda Zmazek fez o traje feminino completo. Ambos os trajes buscaram representar o traje das festas tradicionais da região dos Alpes.
 Lerderhosen confeccionada pelo alfaiate Arno Krueger - Primeiro traje masculino e o chapéu - foto abaixo.

Chapéu de Franz Zmazek
C.C. 25 de Julho de Blumenau - Década de 1960
A primeira apresentação oficial do Grupo Folclórico Alpino Germânico aconteceu em 5 de maio de 1969 - durante o 15° aniversário do C.C. 25 de Julho de Blumenau. Mais tarde, fez parte do grupo, o músico da localidade de Testo Central - Ivo Raduenz (Acordeon). Ainda no ano de 1969, o Grupo folclórico Alpino Germânico se apresentou na 2° Festa da Cerveja de Blumenau  e após, passou a ser umas das atrações do Restaurante Frohsinn, no qual se apresentou entre os anos de 1969 até 1976. Nesta época faziam duas apresentações semanais para os visitantes. Em 1970, surgiu o primeiro trabalho gravado, onde Franz Zmazek e Roland Findeiss gravaram um disco com canções da região dos Alpes - na noite do 50° aniversário, os folcloristas cantaram uma das canções deste trabalho - levando Herr Findeiss às lágrimas. Estes vídeos feito por este Blog (abaixo), inspirou uma apresentação da canção Steirabua - interpretada pelos atuais folcloristas regido por Wandelei Siewert no 50° aniversário. A canção é a segunda faixa do primeiro vídeo abaixo. 

Chapéu do primeiro traje usado pelo  Alpino Germânico
Em 1982, o casal Zmazek viajou para a Áustria e para o sul da Alemanha, com o objetivo também, de complementar, a partir de pesquisa, a indumentária dos trajes do grupo folclórico. Ao retornar para o Brasil, trouxeram uma relação de acessórios, que no mesmo ano de 1982, foram doados pela Cia Karsten - Blumenau. A Karsten doou seis Lederhosen e suspensórios de couro, correntes, chapéu com a pena de águia e coletes para as folcloristas. 
Eugênio Zimmer

Em 1983, durante a grande enchente - que teve início em julho - o Prefeito de Pomerode - Eugênio Zimmer convidou o grupo, prometendo apoio necessário se esse transferisse para a cidade de Pomerode e representasse o município em festividades e encontros culturais.
Na época, a Prefeitura de Pomerode ofereceu ajuda de custo para o transporte.
Esta passagem histórica esclarece e explica porque que a cidade de Pomerode, fundada por pomeranos, passou a ter um grupo de danças folclóricas com tradições bávaras.
Segue abaixo, fotografias do acervo de Haroldo Zeplin, esposo de Rosita Burkhart, uma das folcloristas da primeira formação e, presente nas fotos inéditas
A seguir, apresentamos fotografias feitas por nós, no Sommefest Blumenau, em janeiro de 2020, exatos 50 anos depois desta apresentação de 1970. As festas são praticamente as mesmas,  no mesmo local (com as atualizações que recebeu de PROEB para Vila Germânica), somente com  a  alteração  do nome, onde esta festa tem o mesmo perfil e objetivo. 

4° Festa da Cerveja - janeiro de 1970 - Blumenau SC

À direita, o casal Araci e Roland Findeiss.

Alpino Germânico dançando Schuhplattler.



A folclorista é a esposa de Haroldo Zeplin, a folclorista Rosita Burkhart. O casal reside atualmente no bairro de Blumenau - Badenfurt.
A folclorista Rosita Burkhart - atual Rosita Zeplin.

Sommerfest Blumenau - janeiro de 2020 - Blumenau SC - 50 Anos depois.
























------------------
Curiosidades:

Tradição!


Leituras complementares - Clicar sobre o título escolhido:








Nenhum comentário:

Postar um comentário