quarta-feira, 21 de outubro de 2020

O Livro - Fritz Müller 200 anos - Legado que Ultrapassa Fronteiras

 
Marcondes Marchetti, Bruno Kadletz e Gilberto Gerlach.  
Recebemos mais um livro interessante - virtual -  sob o aspecto histórico, recomendado por um dos nomes da pesquisa estadual e Coordenador do Grupo Desterro Fritz Müller Darwin 200 Anos Marcondes Marchetti. Marchetti também é um dos autores da obra "Colônia Blumenau no Sul   do Brasil", juntamente com Gilberto Gerlach e Bruno Kadletz - livro a disposição neste Blog.
O livro, mencionado e recebido nesta postagem, é a materialização de trabalhos relacionados ao bicentenário de nascimento de Johann Friedrich Theodor Müller - Fritz Müller, personagem amplamente estudado neste Blog e uma dos mais importantes personagens históricos, não somente no  território da antiga Colônia Blumenau, mas no Estado de Santa Catarina, Brasil e fora do país, embora não tenha sido reconhecido como tal na Colônia Blumenau, no seu tempo histórico e somente no tempo presente. Foi praticamente forçado pelo fundador Hermann Blumenau, a residir em Desterro, sendo que, Fritz Müller retornou à Blumenau após seu "exílio" e Hermann Blumenau voltou para a Alemanha. História narrada na postagem "Fritz e Hermann" - a qual pode ser acessada entre os link's apresentados de leituras complementares, no final desta postagem.

Prosseguindo...

Pela passagem dos 200 anos de nascimento de Fritz Müller, que aconteceu na casa paroquial de  Windischolzhausen - Erfurt, em 31 de março de 1822, foi criado em Florianópolis, antiga Nossa senhora do Desterro, capital do estado de Santa Catarina, o Grupo Desterro Fritz Müller - coordenado por Marcondes Marchetti - que, tem como objetivo promover o Ciclo de Comemorações artísticas, culturais, científicas e educacionais para divulgar seu legado. Iniciativa que surgiu no local, e região, onde Fritz Müller residiu por muito anos e para onde foi "enviado" por Hermann Blumenau. Interessante iniciativa deste grupo e de Marcondes Marchetti. Merecida homenagem ao naturalista, que conquistou o reconhecimento internacional.
O resultado do trabalho, feito a muitas mãos, de várias regiões do estado  de Santa Catarina e fora dele, culminou em um livro, que foi possível graças a colaboração e parceria de diferentes instituições educacionais, culturais e científicas, dentro do Projeto Fritz Müller 200 anos, resultado de uma série de sete webinars temáticos, onde foram apresentados trabalhos sobre o legado de Fritz Müller, a partir de diferentes perspectivas e autorias, incluindo uma ação pedagógica.
Para acessar e ler o Livro - Clicar sobre:
Fritz Müller - 200 Anos

Para baixar o e-book "Fritz Müller: legado que ultrapassa fronteiras", basta acessar o link do Grupo Desterro Fritz Müller - Clicar sobre a foto:


Já para a História!

Leituras Complementares neste Blog - Clicar sobre Título escolhido:

  1. Fritz Müller - Final do Século XIX
  2. Fritz Müller e seu local de trabalho por Alfred Möller - Tradução de Hermann von Ihering
  3. Fritz e Hermann - Dois Personagens da História de Santa Catarina - Com atualizações.html
  4. August Müller e Hermann Müller - Irmãos do Sr. Fritz Müller
  5. August Müller e seu Diário - Colônia Blumenau - 2° metade do Século XIX
  6. O livro "Colônia Blumenau - no Sul do Brasil" Online
  7. Lançamento do livro "Colônia Blumenau - no Sul do Brasil" - Momentos
  8. Autores do Livro "Colônia Blumenau - no Sul do Brasil" na UNIDAVI - Rio do Sul
  9. Entrega dos livros "Colônia Blumenau - no Sul do Brasil" - Biblioteca da UNIDAVI Rio do Sul - SC
  10. Heinrich Albert Friedrich Gustav Stutzer - Rápida passagem na Colônia Blumenau - Trabalho Social na Alemanha
Outros livros:












Nenhum comentário:

Postar um comentário