domingo, 4 de outubro de 2020

História e Bastidores - Live 52° Aniversário Alpino Germânico - Pomerode SC

Em 26 de setembro de 2020, o Grupo Folclórico Alpino Germânico de Pomerode comemorou seu 52° aniversário com a comunidade, através de uma Live transmitida direto do salão da Sede Social do Clube Cultural e Recreativo e Esportivo Testo Central -  Pomerode SC, em pleno período de isolamento social, em função da pandemia causada pelo Covid 19.
Há 5 anos acompanhamos e registramos suas festividades  comemorativas de aniversário, como também já pesquisamos e registramos sobre sua história neste Blog. 
Foi singular e diferente ver o grupo de folcloristas se comunicando com seus amigos, através das plataformas - nas redes sociais. Tão próximos e tão longe - e sem a dança de integração. São os momentos de um ano diferente, ano de 2020.
Também foi muito bom saber que prosseguem seus ensaios folclóricos, também, via on line, através de cumprimento de desafios repassados pelos coordenadores de dança, os quais devem fazê-los, nem que seja sem o seu par de dança. Assim, também não deixaram de comemorar sua data de aniversário em 2020.
Estiveram "presentes", a Secretária de Cultura de Pomerode Gladys Sievert, fundadores do grupo folclórico como Ronald Findeiss e Manfredo Bubeck, folcloristas de grupos folclóricos amigos, ex integrantes e amigos. Igualmente fomos convidados e resolvemos marcar a presença, para registrar para a história, estes momentos tão diferentes, mas que existiram, mesmo diante de todas as adversidades.
Não conseguimos efetuar um registro fotográfico de todo o grupo aniversariante, como sempre o fizemos em anos anteriores, porque eles, os folcloristas do Alpino, não somente dançaram, como também, foram a equipe técnica da Live. Estavam por trás de computares, registrando com equipamentos de imagens e celular e também transmitindo. Um grande trabalho de equipe.
Antes de apresentarmos nossos registros dos bastidores da Live do 52° aniversário do G.F. Alpino Germânico - reapresentaremos a histórica do grupo folclórico aniversariante, construída nas cidades de Blumenau e Pomerode, cuja atual sede  - é Pomerode.

Um pouco dessa história...
Manfredo e Rita Bubeck clicados no
Oktoberfest Blumenau 2018.
O ex maestro dos coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau e ex Secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Blumenau - Manfredo Bubeck nos contou que antes da fundação oficial do grupo folclórico, existia um trio musical formado pelo fundador do Alpino Germânico, Franz Zmazek (Canto e violão), por ele - Manfredo Bubeck (Acordeon) e sua esposa - Rita Bubeck (Canto). O trio se apresentava em muitos eventos da época, como: Encontro de Corais e concertos. Manfredo Bubeck disse que na época, participaram como uma das atrações na inauguração do Bela Vista Country Club - Blumenau.
Após algum tempo, Manfredo Bubeck saiu do trio e quem assumiu o acordeon foi Roland Findeiss, quando  também foi fundado, o Grupo Folclórico Alpino Germânico sob a coordenação de Franz Smazek. 
Nesta mesma data, sob orientações do primeiro coordenador - Franz ou Friedrich Zmazek, foi elaborado o estatuto e regimento do grupo folclórico, este voltado para a prática de danças folclóricas de caráter amador. Também ficou definido que Zmazek seria o presidente do grupo que foi batizado  de Alpino Germânico e como é chamado e conhecido até o momento presente. 
Na ata desta primeira reunião, consta os seguintes nomes - fundadores: Franz Zmazek, Ari Egger, Roland Findeiss, Ruth Dehner, Reiwald Findeiss, Wilson Bruch, Isadora Wagner, Osni Hermann, Rosita Burkhart e Renata dos Reis.
"Após a saída do  Manfredo, o Roland Findeiss assumiu o acordeon,  quando se formou definitivamente o Grupo Alpino Germânico - sempre sob a direção do abnegado e idealista das tradições Alpinas Austríacas Sr. Franz Zmazek. Sua sede sempre foi o C. C. T. Testo Salto. O Grupo está vivo até hoje e sua sede atual fica na cidade de Pomerode. Uma linda história." Manfredo Bubeck
Junto com os membros fundadores na noite de jubileu de ouro do G.F. Alpino Germânico - após serem homenageados pelos folcloristas atuais.






À direita Rosita Burkhart.
Contam aqueles que estiveram presentes no ato de fundação do grupo, que durante oito meses os folcloristas: Ruth Dehner, Ari Egger, Renata dos Reis, Osni Hermann, Rosita Burkhart (Foto atual ao lado - à direita), Wilson Bruch, Isadora Wagner e Reiwald Findeiss aprenderam a coreografia da dança com o casal Zmazek. Linda Zmazek ensinava os passos e Franz Zmazek, o Schuhplattler. O acompanhamento musical, corretamente, era feito sob o som de um acordeon e de um violão, tocados por Roland Findeiss e Franz Zmazek respectivamente.
À direita - Roland Findeiss - após a homenagem - jubileu de ouro do Alpino - setembro de 2018.


Grupo Folclórico Alpino Germânico e músicos Franz Zmazek e Roland Findeiss no Frohsinn - Blumenau - Capa de seu primeiro trabalho gravado.
Os primeiros folcloristas do Grupo Folclórico Alpino Germânico foram pioneiros em adotar o Lederhosen na região - traje masculino da Bavaria - não conhecido por todos na cidade de Blumenau. Foi uma tentativa de usar algo semelhante ao original Lederhosen, uma vez que não se tinha acesso à original calça de couro bávara. 
Dessa maneira, o traje foi confeccionado e providenciado dentro do próprio grupo - feito de brim, observando uma Lederhosen original pertencente a Franz Zmazek .
Franz Zmazek possuía uma Lerderhosena qual foi o modelo para Arno Krueger - alfaiate que confeccionou 4 calças como o Lederhosen, de brim. Os suspensórios masculinos foram feitos por Linda Zmazek que recebeu o figuras de flores de edelweiss desenhados por Franz Zmazek e pintados por Rosita Jung. Linda Zmazek fez o traje feminino completo. Ambos os trajes buscaram representar o traje das festas tradicionais da região dos Alpes.
 Lerderhosen confeccionada pelo alfaiate Arno Krueger - Primeiro traje masculino e o chapéu - foto abaixo.

C.C. 25 de Julho de Blumenau - Década de 1960.
A primeira apresentação oficial do Grupo Folclórico Alpino Germânico aconteceu no dia 5 de maio de 1969 - durante o 15º aniversário do C.C. 25 de Julho de Blumenau. Ainda no ano de 1969, o Grupo folclórico Alpino Germânico se apresentou na 2° Festa da Cerveja de Blumenaue após, passou a ser umas das atrações do Restaurante Frohsinn, no qual se apresentou entre os anos de 1969 até 1976. Nesta época faziam duas apresentações semanais para os visitantes. Em 1970, surgiu o primeiro trabalho gravado, onde Franz Zmazek e Roland Findeiss gravaram um disco com canções da região dos Alpes - na noite do 50° aniversário, os folcloristas cantaram uma das canções deste trabalho - levando Herr Findeiss às lágrimas. Ficamos felizes que este vídeo feito por este Blog (abaixo), inspirou tão linda apresentação da canção Steirabua - interpretada pelos atuais folcloristas regido por Wandelei Siewert . A canção é a segunda faixa do primeiro vídeo abaixo. 
Mais tarde, fez parte do grupo, o músico da localidade de Testo Central - Ivo Raduenz (Acordeon).


Chapéu do primeiro traje usado pelo  Alpino Germânico.
No ano de 1982, o casal Zmazek viajou para a Áustria e para o sul da Alemanha, com o objetivo também, de complementar, a partir de pesquisa, a indumentária dos trajes do grupo folclórico. Ao retornar para o Brasil, trouxeram uma relação de acessórios, que no mesmo ano de 1982, foram doados pela Cia Karsten - Blumenau. A Karsten doou seis Lederhosen e suspensórios de couro, correntes, chapéu com a pena de águia e coletes para as folcloristas.
O G.F. Alpino Germânico permaneceu na cidade de Blumenau por mais de 14 anos. 
Eugênio Zimmer.
Em 1983, durante a grande enchente - que teve início em julho - o Prefeito de Pomerode - Eugênio Zimmer convidou o grupo, prometendo apoio necessário se esse transferisse para a cidade de Pomerode e representasse o município em festividades e encontros culturais.
Na época, a Prefeitura de Pomerode ofereceu ajuda de custo para o transporte.
Esta passagem histórica esclarece e explica porque que a cidade de Pomerode, fundada por pomeranos, passou a ter um grupo de danças folclóricas com tradições bávaras.
E a tradição é viva e continua através da dança bávara, tirolesa austríaca, dentro da cidade de Pomerode.

Momentos Live 52° aniversário - imagens para a História

André Cristiano Siewert e João Danilo Almeida - apresentadores.

Presença da Hausmusikanten sem a presença do fundador Ronald Findeiss - inviabilizado na noite por estar se recuperando - foto abaixo, Herr Findeiss no evento 50° aniversário do Alpino. ele também canta e toca, nos vídeos acima.














































































Acompanhando a Live no local




Participando - ao vivo da Live.




















Manfredo Bubeck






Faltou a Foto Oficial do G.F Alpino Germânico, porque o grupo trabalhava na produção da Live, que terminou além da 23:59h.
Um registro!

Vídeo
Live - Para assistir - Clicar sobre: Live - 52 Anos - Alpino Germânico
Um detalhe...
O arquiteto Martin Bernhard - Bürgermeister - Prefeito da cidade alemã de Tamm - assistiu a Live na Alemanha e se manifestou via mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário