quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Casa Sant´Anna - Canelinha SC

Casa Sant'Anna.
Antigo casarão - Casa Sant'Anna, cuja arquitetura reporta ao neoclássico, tardio, por ser tratar de um estilo que teve seu apogeu no Brasil nos dois séculos anterior ao de sua construção e esta tipologia foi construída no início do século XXEstá localizada na Avenida Joaquim José de Santana, no centro do município de Canelinha SC.
No tempo de sua construção, o município de Canelinha fazia parte do território de Tijucas, e sua sede (núcleo do casarão) estava localizada junto ao caminho/estrada que rumava ao Vale do Itajaí. Esta estrada era muito movimentada, quando era um dos percursos entre o mar e Blumenau feitos por terra e não, pelo mar, sendo o marítimo, o mais usual  (viabilizada pela presença usual da trafegabilidade do Rio Itajaí Açu que contava com transporte de passageiros e cargas). De Canelinha, o caminho acessava a comunidade de São João Batista, Brusque, Guabiruba e Blumenau, chegada no bairro Garcia - Rua da Gloria, fato que estudamos quando escrevemos o livro a Ferrovia no Vale do Itajaí - Estrada de Ferro Santa Catarina. Pela presença deste caminho, ligando o Vela do Itajaí e a Capital Nossa Senhora do Desterro. Na época de sua construção, a localização da Casa Sant'Anna ocupava o local muito bem situado e importante, ao longo desta estrada que ligava regiões.
Do livro A Ferrovia no Vale do Itajaí - com a localização da antiga picada entre Brusque e a Colônia Blumenau - Figura 26. WITTMANN, 2010.
Um pouco sobre Neoclássico

Arquitetura com características neoclássicas faz parte de um estilo arquitetônico que teve seu período áureo no Brasil entre a segunda metade do século XVIII e início do século XIX. Neste período houve um resgate de características da arquitetura greco-romana como: colunas, platibandas, frontões, arcos romanos, simetria das fachadas e balaústres. O que percebemos, ainda usual no Vale do Tijucas, no início do século XX.
Características da arquitetura neoclássica encontradas na Casa Sant'Anna:

  • arcos romanos,
  • balaústres;
  • uso da proporção e simetria;
  • plantas retangulares, geométricas, simétricas;
  • materiais nobres (pedra, mármore, granito, madeiras);
  • processos técnicos avançados;
  • sistemas construtivos simples;
  • linhas ortogonais;
  • volumes corpóreos, maciços, bem definidos por planos murais lisos.

A data da construção da Casa Sant'Anna é de 1902, a qual está estampada em sua fachada frontal, sobre a porta central. Seus primeiros proprietários foram Joaquim José de Sant’Anna Filho (21/05/1869-19/09/1939) e Rosalina R. de Sant'Anna (05/04/1874 - 14/12/1903). Rosalina viveu menos que um ano na casa.
Sepultados no Cemitério Municipal -
fundos da Igreja Sant'Anna
A história da família Sant’Anna, em Canelina e na região, teve início em 1840, quando Joaquim José de Sant’Anna - Prefeito de Tijucas, regularizou suas propriedades em Tijucas e na localidade do Moura - Canelinha. 
Seu filho mais novo, Joaquim José de Sant’Anna Filho, construiu a edificação histórica em 1902. Ele se casou com Rosalina Rosa, com quem teve seis filhos. Em 14 de dezembro de 1903, Rosalina faleceu ao dar a luz ao sexto filho. Em 1904, Joaquim Filho se casou com Tereza Rosa, com quem teve mais oito filhos. Os 14 irmãos cresceram na Casa Sant’Anna.
Há registros que até 1970, o filho do casal - Joaquim Filho e   Tereza: Oscar e a nora, Otilina - mais os 16 filhos do casal, viveram na casa. 
No século XXI o local teve vários usos. Já foi a sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Canelinha. Também, em 2015, tornou-se espaço para projetos sociais, onde foi utilizada para o ensino de capoeira, jiu jitsu, entre outros, sob a coordenação de Rudinei Noster. Em 2017 foi iniciado seu restauro e inauguração aconteceu em 07 de setembro de 2019. Atualmente o local abriga um museu sobre a história local e possui espaço para outras exposições e também conta espaço destinado aos escritores locais - conhecida  "Sala Escritora Júlia".
Moacir Montibeller (PMDB).
Restauro
O processo de restauro teve início
em 2017, com a assinatura da ordem de serviço em 25 de outubro, assinado pelo prefeito Moacir Montibeller (PMDB). A obra foi executada pela Construtora WDD Ltda e o investimento foi de R$ 137.283,22 (Cento e trinta e sete mil, duzentos e oitenta e três reais e vinte e dois centavos). Os trabalhos seguiram minuciosamente os desenhos e detalhes do projeto original. A reforma foi feita na cobertura, revestimentos, paginação de piso interna, também do sótão, esquadrias, pintura, imunização, acabamentos e serviços diversos. Durante as obras, não foi observado seu entorno que fora totalmente descaracterizado, inclusive com conjunto de edifícios muito próximos, ao lado  esquerdo, da edificação histórica, os quais poderiam ter sua visão bloqueada com vegetação, não restasse outra alternativa. Lembrando também a "invasão" do campo de futebol no jardim de residência. O projeto previu a construção do Parque Municipal neste entorno com espaços e usos destoantes como: o Estádio Municipal Galeão, o Centro Esportivo e recreativo Galeão e o Centro Cultural, Social e Recreativo Arthur Adolfo Jachowicz.
Bloqueio visual com vegetação.

A reforma/restauro foi realizado com recursos próprios da Prefeitura de Canelinha e da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Juventude.








As imagens comunicam...









Parte da estrutura do Parque Municipal - frente da Casa Sant'Anna.


Acesso Principal, vista a partir da casa - Desprovida do jardim.



Estádio Municipal Galeão.



História Preservada a partir da Arquitetura!

Referências

__________. Reforma da Casa de Santana: O que está sendo feito para preservar esse patrimônio. Site Município Canelinha. Disponível em: https://www.canelinha.sc.gov.br/noticias/index/ver/codMapaItem/33817/codNoticia/464882. Acessado em: 02 de janeiro de 2021, 21:42h.

___________. Casa Sant’Anna é inaugurada em noite de grandes emoçõesSite Município Canelinha. Disponível em: https://www.canelinha.sc.gov.br/noticias/index/ver/codNoticia/575368/codMapaItem/33817. Acessado em: 02 de janeiro de 2021, 21:50h.

WITTMANN, Angelina.  A ferrovia no Vale do Itajaí :Estrada de Ferro Santa Catarina -Blumenau : Edifurb, 2010. - 304 p. :il.




Nenhum comentário:

Postar um comentário