sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Krüger Haus - Trombudo Central SC - Em uma "Roda de Conversas"

Roda de Conversas 2021.
Em julho de 2018 conhecemos a família de  Ralf Krüger, Mariany Uhlendorf, Diogo Krüger e a mãe de Mariany - Elfriede Krüger, da cidade de Trombudo Central, Alto Vale do Itajaí. Neste momento percebemos a consciência com que esta se  dedica à história presente em sua propriedade, como também o cancioneiro, gastronomia, hábitos e costumes - herança dos pioneiros, antepassados que se fixaram no local. Nomes presentes na história cemiterial, a qual, também já registramos. 
Há tanto amor e sentimento por estas questões, que os Krüger abrem sua casa à visitantes da cidade e também, da região e apresentam um pouco desta herança material e imaterial - parte da identidade de Trombudo Central.  É tão forte, bonito e envolvente este trabalho desenvolvido pela família, que a comunidade de Trombudo Central também se envolveu e participa ativamente, assimilando, de maneira natural, a importância desta manutenção e principalmente, observando seu papel para o futuro da educação dos jovens locais e de como, podem ter orgulho desta herança única e peculiar. Escrevemos sobre, em postagem exclusiva listada no final desta.

Ano de 2018.
Ano de 2018.
Ano de 2018.
Ralf Krüger participou do livro Fachwerk, através de dúvidas sobre a técnica construtiva, pois ele faz a manutenção, reforma e faz reconstruções das casas com estrutura enxaimel da propriedade da família. Retornamos ao local para conversarmos, dentro da Roda de Conversas, sobre enxaimel em 18 de dezembro de 2020
Fomos recepcionados com a música alemã local, tocada e cantada por  Natanael (Gaita)e Vinícios (violão e voz).

Vídeo:
 Luciane Bertelli Kniss - paçoca de pinhão - 2020.
Retornamos a Krüger Haus para conversarmos sobre o livro Fachwerk - a Técnica Construtiva Enxaimel. Haviam novidades no programa desta edição de 2020, que não faziam parte do programa de 2018, que registramos - como por exemplo, o passeio de trator pelo campo. 
Na noite do dia 18, houve um jantar, com o especial prato preparado pela professora Luciane Bertelli Kniss - paçoca de pinhão, entre outras iguarias complementadas com costela assada. 
Sentimos falta da presença do jovem Diogo Krüger, que se fez presente somente no dia seguinte, no momento que nos despedíamos do casal Krüger.  Estimamos que nada tenha mudado em seu íntimo e o gosto pela tradição, mediante o entusiasmo de seus pais Mariany e Ralf, no que tange a prática cultural do local, que deveria continuar, não somente dentro da família, mas dentro da cidade e da região. 
Entre os convidados do jantar e da Roda de Conversa, estiveram presentes na noite do dia 18 de dezembro de 2020, entre outros, pessoas da comunidade de Trombudo Central, como: a  Professora Luciane Bertelli Kniss (atualmente residindo em Agrolândia), Leonir Claudino Lanznaster - que falou muito bem e abrindo os trabalhos da Roda de ConversasNatanael Email Padilha (Gaita), Vinícios Wersdorfer Lamin (violão e voz), Matheus Thol, Katia Samagaia, Eliste Lenz, Regiane Maria Senes Franz, Carla Rosane Henn Tholl. 

Passeio de Trator - Vídeo

As Imagens Comunicam...

Momentos no Krüger Haus em 18 e 19 de dezembro de 2020.
Passeio de Trator






Ralf Krüger.


















Escureceu.


Local da Memória no porão...
Bancada de carpintaria pertencente a família Gropp de Blumenau, também conhecida no Alto Vale do Itajaí - a partir da industria madereira. Escrevemos sobre a residência Gropp demolida no bairro Vorstadt - e também sobre a casa construída pela família em enxaimel com fechamento em madeira localizada no mesmo bairro. Link's no final desta postagem.






Máquina de madeira de fazer macarrão.
t

Jantar

Mariany Uhlendorf e  Frau Krüger.


Paçoca de pinhão - herança gastronomia dos tropeiros.
 Feita pela Professora Luciene.










Leonir Claudino Lanznaster abrindo a Roda de Conversas.
Roda de Roda de Conversas




























Livro da Urda Alice Klueger



Dia 19 cedo.





















Mariany e Ralf Krüger - Krüger Haus.

s
Para a História!




Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:











Nenhum comentário:

Postar um comentário