terça-feira, 19 de janeiro de 2021

"Núcleo Urbano e o Complexo Grimm - Memória" - TCC - Arquitetura e Urbanismo para Agrolândia SC - Pesquisa e Projeto: Tamires Gutz - Orientação: Angelina Wittmann

Tamires Gutz.
Trabalho  de Conclusão de Curso - TCC desenvolvido por Tamires Gutz no curso de Arquitetura e Urbanismo sob orientação da  Arquiteta Angelina Wittmann, no 2° Semestre de 2020, quase totalmente através da plataforma Meet do Google, exceto, no dia da visita ao local de estudos, que aconteceu em 28 de agosto de 2020 - momento que também foi efetuado parte do levantamento fotográfico. A pesquisa e a proposta foram desenvolvidas para um local da cidade do Alto Vale do Itajaí Agrolândia - na comunidade de Ribeirão do Tigre, considerando o embrião urbano original existente, este formado pela igreja, escola, local de trabalho (fábrica, propriedade rural - roça, casa, pomar e animais, serviços e residencias) residencia, ranchos, pastagem, pomar, rio, roça, horta, estrada e acesso à "cidade". A maioria destes elementos se encontram na propriedade da família Grimm, denominada neste trabalho como Complexo Grimm, exemplo original de uma propriedade agrícola da Colônia Blumenau, que foi idealizada no século XIX, como uma empresa agrícola de Hermann Blumenau, seu fundador.

28 de agosto de 2020 - único contato presencial - visita ao local de estudo
Á caminho do local de estudo - outra pesquisa de Tamires Gutz - Casa Enxaimel Família Prochnow - Agrolândia SC.

                    
Igreja Preta.














Mapa de Agrolândia e local estudado.


Proposta
“A tarefa não é tanto ver aquilo que ninguém viu, mas pensar o que ninguém ainda pensou sobre aquilo que todo mundo vê.” (Arthur Schopenhauer, 1830).

1 - Introdução

Como, de fato, era a propriedade de um pioneiro alemão, após seu assentamento em algum ponto da região da grande Colônia Blumenau?  
Quais eram suas prioridades para a organização espacial desta e o seu papel dentro da grande colônia agrícola fundada por Hermann Blumenau na metade do século XIX, seguindo as diretrizes do francês Quesnay, em um, dos muitos vales da grande Bacia Hidrográfica do Itajaí, até então, desprovido de cidades? 
Muito pouco deste contexto espacial urbano resta na paisagem da região do Vale do Itajaí e o que restou, predominantemente, recebeu influência das novas práticas sociais, econômicas, tecnológicas e também, de outras culturas que chegaram à região. Estas, acompanhadas de mudanças, quase sempre, desprovidas de planejamento urbano local e regional. 
No Alto Vale do Itajaí, na comunidade Ribeirão do Tigre, no município de Agrolândia há um local, em uso, com as características originais do espaço do pioneiro alemão.
Trata-se da propriedade da família Grimm - doravante denominaremos, Complexo Grimm - composto pela casa, ranchos, pomar, roça, horta, jardim, mata, local da fábrica, e que está localizado próximo à igreja - conhecida “Igreja Preta” - e à escola, compondo um embrião urbano, igual a muitos outros semelhantes, que existiam em toda a região e deram origens às muitas das cidades do Vale do Itajaí, contando também,  com a presença de outras propriedades,  semelhantes a dos Grimm. 
Este embrião, o qual chamaremos de núcleo urbano, era predominantemente formado pelas propriedades - quase sempre com características rurais, a igreja, a escola e o local de trabalho, que poderia ser na indústrias, na extração e na roça - matéria prima e a transformação desta, em produtos - característica do início do processo de industrialização do Estado de Santa Catarina.
Segundo CAMARGO(2002, p. 29), a preservação, a classificação de objetos móveis e imóveis decorre do significado simbólico que atribuímos a eles. Todo e qualquer produto material das culturas humanas é dotado de uma funcionalidade, um fim para qual é executado. 
O autor mencionado ainda afirma que a preservação de um patrimônio está diretamente associada ao seu uso, e se este existe é porque já teve um uso em algum recorte histórico de um período da História.
A reutilização busca garantir a proteção do edifício e uma nova função perante as transformações sociais no local que está inserida. 
Conforme a Carta de Veneza 1964, a reutilização deve acontecer a fim de promover uma nova funcionalidade sem perder valor cultural local. 
A comunidade onde está o Complexo Grimm está localizada na atual rota regional de praticantes de ciclismo. Rota delineada, de maneira espontânea, pelos próprios praticantes, e também, por pessoas adeptas ao ecoturismo e turismo cultural, os quais propagam a existência de tipologias importantes pertencente ao patrimônio histórico arquitetônico do Estado de Santa Catarina - como é o caso da “Igreja Preta”, desconhecendo, de maneira parcial, a história local e com isso, a história e a existência do Complexo Grimm, melhor detalhado ao longo deste trabalho.
Esta proposta, diante deste contexto brevemente apresentado, oportuniza a presença destes atores sociais a partir do espaço pré existente, munido de lastro histórico, sociedade atual residente e visitante,  para reorganizar espacialmente este núcleo urbano original sob o aspecto histórico a partir da readequação de uso e funções para o uso pleno destas pessoas - residentes e visitantes, sem descaracterizar, com isto, a paisagem construída e natural.

1.1 -  Problema e Justificativa

Agrolândia, inicialmente conhecida como Trombudo Alto, fez parte territorial da empresa  agrícola Colônia Blumenau, a qual foi uma rede criada a partir de núcleos urbanos formados por propriedades rurais que forneciam seu excedente para a indústria alimentícia que iniciou o processo de industrialização do interior do estado de Santa Catarina, fomentando seu desenvolvimento econômico.
 
“A construção social do Vale do Itajaí não teve “in loco” nenhum processo econômico anterior ao capitalismo. Não houve, como sugerem alguns autores, o modo de produção feudal, anterior à revolução industrial. No projeto de ocupação do território, elaborado por Hermann Blumenau, estava explícito o modo de produção capitalista; ele propôs desenvolver a agricultura cuja produção seria beneficiada industrialmente. (VIDOR, p. 9)
 
A povoação  Agrolândia teve início nas primeiras décadas do século XX e sua emancipação de Trombudo Central (que se emancipou de Rio do Sul e que, por sua vez, se emancipou de Blumenau) aconteceu em 12 de junho de 1962
Seu perfil cultural é conhecido pela predominância das tradições e práticas culturais do pioneiro alemão - descendente de imigrantes alemães da Colônia Blumenau. A região também recebeu influências culturais de famílias oriundas de Lages (durante o ciclo madeireiro) e de descendentes de pioneiros italianos oriundos de Rodeio, Ascurra e de Rio dos Cedros, a partir de migrações regionais 
Residência Grimm, Residência Prochnow e Residência Wachholz.








Esta miscigenação cultural e étnica, interferiu no perfil identitário local e também submeteu parte da história local construída, nas primeiras décadas da história, à interferências e descaracterização da paisagem histórica, e até mesmo demolições e retiradas de tipologias características da paisagem, o que não ocorreu na comunidade Ribeirão do Tigre, que conta com a presença do original núcleo urbano pioneiro formada pelas propriedades (destacando o Complexo Grimm), escola, “Igreja Preta”, e o local de trabalho - roça e indústria (antiga Serraria e fábrica de óleo de Sassafrás)
O local naturalmente tornou-se rota de praticantes de ciclismo e também de grupos que apreciam o ecoturismo e o turismo cultural, por seu conjunto.
Através desta proposta, pretende-se readequar o espaço (da área estudada) e também, através da aplicabilidade das legislações, promover sua valorização e segurança através de ações preservacionistas, com proposta de pleno uso e alinhada ao seu perfil histórico cultural, destinado-a aos residentes do município, região e deste público que visita o local atualmente e outros, que poderão fazê-lo, oferecendo-lhes ambientes com equipamentos urbanos, descanso, gastronomia, compras, memória, história e cultura.
Com isto, buscar garantir sua manutenção, preservação e valorização como um núcleo urbano regional original munido de lastro histórico descrito por Ewald Kress. 
 
Os imigrantes alemães da cidade de Agrolândia dedicaram-se principalmente às atividades industriais e comerciais, tais como ferrarias, carpintarias, confeitarias, padarias e açougues, bem como a agricultura, organizando eventos no qual havia troca de conhecimento e divulgação da produção (KRESS, 1990).
 
O autor ainda afirma que os descendentes de imigrantes alemães “trouxeram não só as técnicas, mas uma sociabilidade de igrejas e clubes”. De acordo com o autor, pode-se afirmar que a contribuição dos alemães foi decisiva para a mudança física da cidade e identificação mais visível desta influência seria a tipologia construtiva presente no telhado, estrutura e fechamentos de paredes, detectados também na residência Grimm - objeto de estudo, dentro desta proposta.
Justificando ainda, com foco no Complexo Grimm, uma propriedade rural, como outras que foram descaracterizadas e que foram importantes para formação da cidade de Agrolândia e de outras cidades da região, bem como, para a formação sociocultural da comunidade baseado nas práticas e a historicidade dos pioneiros do município, de que há uma ausência generalizada de consciência quanto à importância destes elementos pertencentes ao patrimônio histórico cultural e arquitetônico local apresentado, não somente no “lugar” localizado em Agrolândia, mas na região do Médio Vale do Itajaí e também, em Santa Catarina - como referencial história cultural de grande importância. 
 
O lugar é a parte do espaço onde as relações de proximidade e afetividade dos indivíduos se entrelaçam sobretudo as do cotidiano. É onde as pessoas constroem referências quase que sentimental com aquele lugar, onde cada pessoa busca as referências pessoais e constrói os seus sistemas de valores que fundamentam a vida em sociedade. Portanto, o conceito de lugar está relacionado à dimensão cultural e fortemente relacionado à identidade e ao cotidiano. (TERRA, 2005).
1.2 Objetivo Geral e Específicos
1.2.1 Objetivo Geral

Valorizar, recuperar e disponibilizar o espaço original de uma nucleação urbana pioneira alemã composta pelas propriedades rurais representadas pela propriedade da família Grimm (ranchos, jardim, pomar, roça, pasto, quintal, etc), igreja, escola e o local de trabalho (roça, pomar, mata e a fábrica – local da matéria prima e local de transformação desta em produtos industrializados). Para isto, como objetivo, reordenar dentro de um novo uso, os espaços integrantes e originais, destacando seus aspectos históricos, os seus caminhos e disponibilizando-o aos residentes de Agrolândia e visitantes de outras regiões, principalmente, aos ciclistas – visitantes frequentes no momento presente, enaltecendo um referencial histórico local, na escala regional.
Espaço destinado ao Complexo Grimm.                   

1.2.2 Objetivos Específicos
  • Espacializar, em escala macro - os elementos que compõem o núcleo urbano histórico, área de estudo desta proposta - formada pela “Igreja Preta”, escola, espaço da comunidade, caminhos e o Complexo Grimm,  este formado pelas edificações históricas: serraria, fábrica de óleo sassafrás, galpões, residência, entre outros - projeto e diretrizes urbanas;
  • Organizar, em escala macro, a partir dos novos usos, os caminhos e relações entre os mesmo dentro do espaço maior e que são importantes no núcleo urbano histórico;
  • Desenvolver um Programa de necessidades e fluxograma observando a escala urbana;
  • Desenvolver um programa de necessidades e fluxograma, observando cada módulo em torno de uma das edificações que compõem o núcleo urbano;
  • Propor reinserção histórica cultural por meio do turismo na comunidade Ribeirão do Tigre;
  • Desenvolver o partido inicial de um projeto de restauro nas dependências da Serraria e fábrica de óleo sassafrás do Complexo Grimm;
  • Elaborar projeto com as diretrizes arquitetônicas para: a sede do Memorial Família Grimm, Hostel deinn Zuhause (HosteL: a sua casa), Caffehaus Grimm (Cafeteria Grimm),  Museum der Erinnerung (Museu das memórias) e Empório Oma Grimm;
  • Elaborar Planta de Situação (macro) e Diretrizes urbanas: ​apresentando as diretrizes arquitetônicas e urbanísticas pesquisadas no TCC I - apresentadas ou em cortes, plantas, ou esquemas; 
  • Elaborar a Implantação com Planta de Cobertura, legenda dos equipamentos/ambientes, bem como o entorno imediato;  
  • Elaborar as Plantas baixas: ​com layout, legendas e entorno imediato (representando acessos, relação privado x semi-público x público) das principais edificações do Complexo Grimm;  
  • Elaborar Cortes Transversais e Longitudinais ​– mínimo 2, mostrando sempre a relação com o terreno com indicação da escala humana;  
  • Elaborar Plantas de Coberturas - com a indicação de inclinação, calhas, rufos e descidas de água pluviais; 
  • Elaborar desenho de Fachadas ​- alongadas mostrando o terreno, humanizadas com descrição das estratégias e diferenciação dos materiais;  
  • Elaborar Projeto paisagístico ​com tabela de vegetação com nome popular e científico;  
  • Fazer uso e apresentar a aplicabilidade de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ​ODS;
1.3 Delimitação do Tema

Esta proposta está contida na área de abrangência localizada no bairro Ribeirão do Tigre, município de Agrolândia-SC.
A rodovia SC-112 é o principal acesso ao local, que conta com a presença de elementos e edificações que marcam a história e o processo de ocupação do mesmo. Esta proposta tem como público alvo, os residentes do município e da região, bem como, pessoas com interesse no ecoturismo, turismo cultural e ciclistas que já adotaram esta rota no momento presente, e outros ainda, poderão ser atraídos pelo local, conhecendo esta história no espaço .
O Núcleo Urbano formado pela presença da “Igreja Preta”, a escola e Complexo Grim, composto pelos espaços de uma antiga e desativada serraria e fábrica de óleo sassafrás, a residência da família Grimm e os característicos ranchos da propriedade, pomar quintal, jardim, roça, pasto caracterizam a  nucleação pioneira em sua configuração original, cujo espaço será revitalizado, não somente para visitação, mas com usos destinados à memória, gastronomia, hospedagem e apoio ao visitante local e regional.

 4 Diagnóstico da Área
4.1 Contextualização
     4.1.1 - Contextualização

A área para esta proposta, o Complexo Grimm está situado no estado de Santa Catarina, na região do Alto Vale do Itajaí, município de Agrolândia, na comunidade de Ribeirão do Tigre, área rural do município. 
Agrolândia, denominada cidade da agricultura, onde sua principal economia é voltado para agricultura e pecuária. Segundo censo do IBGE de 2018, a população de Agrolândia é estimada em 10.711 habitantes.
Com intuito de identificar as cidades do Alto Vale do Itajaí atualmente atendidas, na figura ao lado, apresentam-se os municípios limítrofes com Agrolândia. 
 
4.1.2 Contextualização Núcleo Urbano - Comunidade Ribeirão do Tigre

Os irmãos Otto e Walter Grimm emigraram da Alemanha para o Brasil e chegaram a Agrolândia/SC em 1918, na comunidade de Ribeirão do Tigre
 
Somente mata fechada, sem caminho nem vereda. Imediatamente foram abriram uma clareira. Paus roliços serviram de esteios, enterrados no chão e entalhados em cima. Nos entalhes, colocaram as vigas, também de paus roliços, depois os caibros e as ripas. Os pioneiros conheciam as dificuldades e sabiam também que em poucos anos tudo ficaria mais e mais fácil (ROSA, 2008 p. 43)
Foto Propriedade Grimm.
Nesse movimento, os pioneiros alemães ajudaram a colonizar grande parte do território da comunidade Ribeirão do Tigre.
Agrolândia e local do trabalho.

4.1.3 Contextualização Complexo Grimm

O pioneiro Otto Grimm era natural da província da Prússia Ocidental, nascido em Skompe, na região de Kulm (hoje na Polônia) em 14 de julho de 1886. Frequentou a Escola Agrícola de Briesten, e com seu irmão Walter emigrou para o Brasil após a Primeira Guerra Mundial, estabelecendo-se na região de Ribeirão do Tigre, então pertencente ao município de Blumenau. Otto Grimm fixou-se definitivamente no Brasil em 1930. Construíram uma serraria e dedicaram-se à produção de carvão vegetal e alcatrão. 
O insucesso do empreendimento fez com que Walter retornasse à Alemanha. Depois de muitas pesquisas, Otto Grimm desenvolveu, em 1938 um procedimento simples e barato para extrair o óleo essencial da canela-sassafrás. O procedimento como tal não era passível de patente, já que era de domínio público, o que estimulou muitos outros colonos a criarem também suas "instalações" (cf. Kress, 1995). Como diz Kress, não havia nem necessidade de "espionagem industrial" diante da simplicidade do procedimento, que se desenvolveu. 
Foto: Serraria e fábrica de Óleo, Família Grimm.
Apesar da concorrência às vezes desleal – imitação e não criação, busca de lucro fácil – a indústria de Grimm continuou líder do setor. O "óleo essencial de sassafrás" brasileiro, depois de algumas dificuldades, encontrou o mercado mundial através de um exportador do Rio de Janeiro (1941).
Otto Grimm, com sua formação de agrônomo, tentou novas técnicas de cultivo da árvore preciosa. De 1950 a 1958, a empresa Grimm e Cia. foi administrada por seu filho Ewald Grimm (1918-1989). Otto Grimm faleceu em Agrolândia em  25 de dezembro de 1966 (cf. Grimm, 2009). Atualmente há uma árvore de Ocotea pretiosa  sobre seu túmulo.
Os irmãos Grimm criaram um modo de vida, na qual buscavam um local que fosse semelhante a sua antiga moradia na Alemanha. Segue imagens do local de moradia, onde esta acasa, galpões,  hortas, pomar, etc.
Casa Grimm.
Ewald Grimm - Extração de óleo.
Túmulo Otto Grimm.
4.2 Análise do Entorno
4.2.1 Cheios e Vazios

O Complexo Grimm apresenta uma a área permanece pouco adensada, com uma ocupação assentada de maneira desordenada, com maior incidência nas margens da rodovia principal. Com isto, no entorno imediato, há a predominância de vazios urbanos ocupados por vegetação, o que não é de todo mal.
A área desta proposta é uma área com baixa densidade, contendo 96% do recorte vazio, e faz parte entorno imediato da edificação histórica e também, do Complexo Grimm. Há baixo impacto  de interferência do entorno no Complexo Histórico.





















4.2.3 Gabarito das Edificações

O gabarito das edificações tem a predominância de edificações com 01 pavimento, havendo somente duas edificações com 02 pavimentos. À vista disso, no recorte de estudo verifica-se a ausência da verticalização.

4.3.1 Sistema Viário

O sistema viário da área de estudo é composto predominantemente por vias locais e desprovido conflitos significantes. Nas vias locais os fluxos existem a partir do trânsito oriundo da passagem dos moradores e visitantes. Analisando a área de intervenção, com relação à estrutura das vias, igualmente há a predominância de vias locais e desprovidas de conflitos significantes, mesmo que a área de estudo seja seccionada por uma via coletora. O Complexo Grimm está locado totalmente em um dos lados.
Analisando a área de estudo com base em alguns pontos focais  da cidade de Agrolândia, de grande importância para a orientação no espaço, destacados na Figura a seguir, foram localizados alguns pontos estratégicos. Desta maneira, levantaram-se os tempos de percursos até a área de intervenção de automóvel, de bicicleta e a pé. Com isso, verificou-se as condições de mobilidade e acessibilidade.
4.3.2 Infraestrutura Urbana

Por ser uma área com características rurais, mesmo no plano diretor do município é tido como área urbana, apresenta baixa densidade, a localidade apresenta deficiências de infraestrutura e equipamentos urbanos. Não possui rede de água, as edificações são abastecidas com poços artesianos ou de nascentes. Não possui rede de esgoto, cada edificação contém sua própria fossa e filtro e como as vias não são pavimentadas, não existe bocas de lobo. Em relação ao paisagismo,  arborização, também detecta ausência de projeto, embora seja uma das características da região. O entorno do terreno, onde está o Complexo Grimm, é beneficiado por paisagens, diferentemente do centro da cidade, com a presença densa de vegetação
4.4 Transporte

A partir dos dados levantados  in loco, observou-se a existência de um  ponto de ônibus na área estudada. Encontra-se em estado ruim de conservação, principalmente a cobertura, e também munido de bancos quebrados. O trajeto da via coletora é usado, excepcionalmente, pelos alunos que usam transporte público. De modo geral, o meio de transporte dos munícipes de Agrolândia acontece através de automóveis particulares, somente. Há igualmente, o uso de outros meios de transporte, como o cicloviário, mas também sem estrutura adequada. A cidade não possui ciclovias e nem espaços direcionado a outros modais. 
4.5 Localização do Terreno

O terreno está localizado na Comunidade Ribeirão do Tigre, no perímetro rural da cidade de Agrolândia. Sua dimensão é de 57320m2. A comunidade tem acesso principal pela SC-112 que dá acesso ao centro da cidade de Agrolândia, e secundário pela SC 281 que faz ligação com a cidade de Atalanta.






4.5.1 Relevo e Forma

O local possui predominância de uso residencial com gabarito baixo. Outro fator a ser considerado e seu aspecto aberto e relativamente alto, dotado de uma boa ventilação e também dotado de considerável iluminação natural. Os visuais do terreno para a área externa favorecem perspectivas acerca do entorno.
4.6 Condicionantes Ambientais: Clima e Orientação solar

Com relação aos condicionantes ambientais, é importante ressaltar a grande extensão territorial do terreno. As análises climatológicos/ambientais são importantes para tornar o uso e caminhos com aspectos mais agradáveis, sob o enfoque de meio ambiente. A temperatura média e a precipitação do município de Agrolândia apresenta a temperatura máxima diária  de 25ºC, sendo a mínima diária média, de 8ºC. Conforme apresentação de dados anteriores, dentro desta pesquisa, os dados obtidos a partir da análise da Carta Solar sob o terreno é relevante para entendimento de conforto da área inserida. Com isso, observa-se a fachada Nordeste (NE) com maior quantidade de horas de sol durante o inverno, mais precisamente durante o dia todo. No verão, para a mesma fachada, percebe-se o sol com relevância maior no período da manhã, devido às altas temperaturas desta estação. 
4.7 Skylines do Terreno

Conforme citado anteriormente, trata-se de uma comunidade localizada em uma área alta, com topografia semi acidentada (Não é o caso do terreno do complexo) e sem o impacto na paisagem através da presença de edificações com gabarito altos. Dessa forma, destaca-se a permeabilidade visual obtida por meio das áreas vazias e com gabaritos de poucas e esparsar  edificações, baixos. 
Nos Skylines, pode-se observar a presença marcante da  vegetação e da topografia que compõem as vistas do terreno.
4.8 Legislação Vigente
4.8.1 Plano Diretor de Agrolândia

Regulamento pela Lei Complementar nº 161 de 12.09.16, o terreno localiza-se na NRU (Núcleo urbano rural) e ZR1 (Zona rural 1), conforme ilustra figura 78. De acordo com o Plano Diretor “A NRU como áreas de características urbanas localizadas na área rural e ZR1 como áreas predominantemente de produção primária, com baixa densidade habitacional, onde devem ser incentivadas as características rurais com estabelecimento de critérios adequados de manejo” (AGROLÂNDIA, 2008).
De acordo com a Subseção V – Do Patrimônio Histórico e Cultural, o Artigo 30 visa preservação e valorização cultural local, da arquitetura e de memória através das seguintes diretrizes:
4.9 Levantamentos das Edificações Existentes
4.9.1 Serraria

A estrutura possui 242 m² de área construída, sua tipologia construtiva é de madeira, em toda sua superfície é aplicado um material conhecido com carborineu, cobertura com telha de fibrocimento. 



4.9.1.2 Fábrica de Óleo

A estrutura possui 320 m² de área construída, sua tipologia construtiva é de alvenaria convencional, telhado de duas águas com fechamento de telha de fibrocimento.
4.9.3 Galpão 01

A estrutura possui 237m² de área construída, sua tipologia construtiva é de madeira, em toda sua superfície é aplicado um material conhecido com carborineu























4.9.4 Garagem

A estrutura possui 47,00m² de área construída, sua tipologia construtiva é de madeira, em toda sua superfície é aplicado um material conhecido com carborineu, cobertura com telha plana germânica. 










4.9.5 Galpão da Balança de Óleo

A estrutura possui 70m² de área construída, sua tipologia construtiva é de madeira, em toda sua superfície é aplicado um material conhecido com carborineu, cobertura com telha plana germânica. 











5. Partido arquitetônico
5.1 Conceito

O conceito surge com o intuito de preservar o patrimônio, o conceito utilizado é o resgate. A palavra resgate está associada à recuperação daquilo que se encontra em perigo ou aquilo que está perdendo identidade com o tempo, podendo chegar ao esquecimento. 
 
Significado palavra resgate: Ação ou efeito de resgatar. Ação de livrar ou libertar, libertação. Quitação de uma dívida como resultado de seu pagamento. O valor pago por essa libertação. Ação de recolher os sobreviventes, salvamento (Dicionário Online de Língua Portuguesa, 2020).

Desta forma, a Figura exemplifica o conceito resgate atribuída ao Complexo Grimm, onde visa resgatar a história valorizando o acervo bem como a cultura e tradição da cidade de Agrolândia. O patrimônio possui a capacidade de estimular a memória das pessoas historicamente vinculadas a ele, e por isso, é alvo de estratégias que visam a sua promoção e preservação.
Preservá-lo então, pode ser uma medida eficaz para garantir que a sociedade tenha a oportunidade de conhecer sua própria história e de outros, por meio do patrimônio material, imaterial, arquitetônico ou edificado, artístico e da humanidade. Pois através da materialidade, o indivíduo consegue se realizar e afirmar sua identidade cultural, podendo também, reconstruir seu passado histórico (OLIVEIRA; LOURES OLIVEIRA, 2008).
 
De acordo com POLLAK (1989), a memória, por conservar certas informações, contribui para que o passado não seja totalmente esquecido, pois ela acaba por capacitar o homem a atualizar impressões ou informações passadas, fazendo com que a história se eternize na consciência humana. O passado só permanece “vivo” através de trabalhos de síntese da memória, que nos dão a oportunidade de revivê-lo a partir do monumento em que o indivíduo passa a compartilhar experiências, tornando com isso a memória “viva” (ALBERTI, 2004, p. 15).
Ao entendermos patrimônio como algo que recebemos do passado, vivenciamos no presente e transmitimos às gerações futuras, de acordo com Pelegrini (2007, p.3), estamos admitindo “que o patrimônio é historicamente construído e conjuga o sentimento de pertencimento dos indivíduos a um ou mais grupos”, sentimento esse, que acaba por assegurar uma identidade cultural. Por esse motivo, ao estabelecer um ambiente de permanência convidativo à comunidade, deve-se levar em conta um local que os laços históricos e afetivos sejam preservados, respeitados e devidamente valorizados. Além disso, projetar para as pessoas, significa ter um espaço para todos, sem discriminações e tipos de limitações.

5.2 Programa de Necessidades

A partir dos dados obtidos na pesquisa e no processo deste trabalho e com intenções projetuais, constatou-se a inclinação para novos usos dos espaços para recreação, lazer conhecimento, culinária e apoio aos futuros funcionários. Por conseguinte, atendendo os itens levantados apresenta-se na tabela a seguir, lista de compartimentos necessários para a revitalização do Complexo Grimm.
Através do programa de necessidades apresentado, observa-se espaços voltados para diversas áreas de lazer. Dentre elas, destaca-se o espaço de conhecimento para os visitantes em geral e, ainda, um espaço reservado para exposição de objetos de caráter histórico proporcionando áreas de convivência entre as gerações. Por fim, apresenta-se um programa de necessidades voltado a área de vivência que abrange todo  o núcleo urbano da comunidade Ribeirão do Tigre
5.3 Fluxograma
5.3.1 fluxograma Núcleo Urbano

O fluxograma, elaborado a partir do Programa de Necessidades apresentado anteriormente, foi classificado através de diferentes cores, conforme determinadas no programa de necessidades anterior, para facilitar a compreensão dos setores da proposta.
5.3.2 Fluxograma Complexo Grimm
5.3.2.1 Fluxograma Cafeteria

Praticidade e funcionalidade foram fundamentais na concepção do fluxograma projeto, tanto para os clientes, como para os funcionários. O espaço de preparação dos produtos precisou ser organizado para viabilizar um vasto cardápio de cafés, bebidas e comidas. Com o intuito de proporcionar às pessoas, conforto, e um bom convívio com o espeço arquitetônico revitalizado.
5.3.2.2 Fluxograma Hostel

O fluxograma do hostel é direcionado mais para ciclistas e apreciadores do ecoturismo. O planejamento do ambiente de a funcionalidade semelhante a uma residência de família, munida de quartos com camas, sala de TV, além de áreas compartilhadas, cozinha e sala de estar, cobertura, sala de jogos, oficina de bicicletas, áreas de atividades artísticos/culturais, lavabos e banheiros. 

5.3.2.3 Fluxograma Empório

O fluxograma do empório foi planejado promover a proximidade entre pomar e os produtos caseiros da gastronomia local, como também resgatar o ambiente dos mercadinhos de outros tempos.

5.3.2.4 Informação e BWC

O fluxograma da Recepção e Atendimento, também alocando sanitários públicos, seguiu a espacialização do  edifício histórico, onde a parte mais baixa, receberá os sanitários e a mais alta, está alinhada com a “entrada” do Complexo, junto ao portal.
5.4 Sistemas construtivo
5.4.1 Telha germânica

Para cobertura da serraria foi escolhida a telha germânica, popular telha plana. A mesma encontra-se em grande parte das edificações históricas do Complexo Grimm, onde a mesma será mantida  e na serraria, onde encontra-se parcialmente coberta de telha de fibrocimento será substituída por esta. As telhas germânicas foram muito utilizadas no período colonial na região do Vale do Itajaí, isto é uma característica dos patrimônios históricos da região. Popularmente chamada de telha plana, o modelo é pouco utilizado atualmente nesta região, diferentemente que no Vale do Testo. Existem poucas fábricas produzindo. Para cobertura da fábrica de óleo, atualmente coberta com telha de fibrocimento, será realizado a troca para telha germânica. A telha fibrocimento depor contra o conjunto histórico - nada original, possui baixo desempenho térmico e entre os principais temores é um risco a saúde dos usuários.
5.4.2 Drywall

Por se tratar de edificações históricas, a parte interna precisará ser adaptada para o novo uso, como por exemplo, instalações elétricas e hidráulicas novas. Para isso, os ambientes serão revestido com uma camada de placas de Drywall (parede seca). Esta técnica construtiva poderá ser complementada com Wood ou Steel Frame, quando houver necessidade estrutural. O Drywall e as das técnicas citadas  que permitem uma obra “limpa”, e é resistente ao fogo e a umidade,viabilizando as mais variadas instalações, permitindo a execução de instalações elétricas, hidráulicas, hidrossanitárias através do sistema de fixação em tetos e pisos.
É um material que se adapta em qualquer estrutura, além de não aumentar o custo final, como carga adicional, pois é um material leve.
E para terminar, o Drywall integra perfeitamente, como técnica construtiva, no complemento construtivo dos galpões construídos de maneira rústica, sem grande contrastes. 
5.4.3 Vidro Laminado

Nos ambientes abertos com possibilidades de fechamento de grandes vãos, será utilizado o vidro como elemento principal. O vidro laminado é indicado para os espaços que envolve externamente os ambientes, por serem compostos por duas placas unidas por uma camada intermediária de polivinil butiral, também conhecida por PVB. É um tipo de resina que, além fixar ambas as partes, também faz com que em caso de quebra os estilhaços ficam presos nesta camada. Além disso, ele também oferece grande conforto acústico porque a sua camada interna amortece o som vindo do exterior, e visual, bloqueando 99% dos raios UV, colaborando para maior durabilidade de tecidos como cortinas e carpetes além dos móveis em geral.
5.4.4 Muxarabi

Clássico da arquitetura árabe, o muxarabi é uma estrutura trazida ao Brasil pelos portugueses. O muxarabi consiste em um complexo trançado de ripado de madeira – ideal para regiões quentes, áridas e com alto nível de incidência solar. Por ser ‘rendado’, permite a penetração controlada do raio solar e da ventilação, conduzindo conforto térmico à construção. “Quanto mais você aumenta a espessura entre uma madeira e outra, menor fica o vão e, consequentemente, menos luz e vento passarão”, explica o arquiteto Gustavo Calazans. “Os intervalos do treliçado são ajustados de acordo com a intensidade da radiação solar local”, acrescenta a historiadora Heloisa Paes de Souza. A especificação da peça depende das necessidades de ventilação e iluminação do projeto. “É necessário estudar o conceito e as variáveis do ambiente”, aconselha Calazans. “Esse elemento é muito técnico e artesanal. É preciso calcular precisamente a geometria para desenvolvê-lo”, completa.No caso desta opção na proposta, ainda, é o vínculo cultural com a arquitetura pioneira alemã, que utilizam o treliçado de um processo construtivo que reporta a origem das construções em madeira - no período neolítico.
5.4.5 Esquadrias em PVC

A esquadria de PVC é simplesmente uma esquadria que utiliza um perfil de PVC, material cuja estrutura é proveniente do cloreto de polivinil. A esquadria de PVC  é composta por materiais como estabilizantes térmicos, modificadores de impacto e pigmentos especiais com resistência UV. Através dessa composição, ela alcança a resistência necessária para suportar o fechamento de vãos em praticamente qualquer ambiente e dimensão, seja em áreas internas ou externas.
O PVC oferece  isolamento acústico e térmico necessário aos ambientes. Seu poder de isolamento térmico reduz a troca de calor e frio entre o ambiente interno e externo, mantendo a temperatura ambiente no local.
5.5 Zoneamento
 
A proposta visa principalmente o convívio na forma radial, que segundo Ching (2011) consiste em um espaço central a partir do qual organizações lineares de espaço se estendem de maneira radial. O acesso ao público se dá por a entrada das  edificações existente, e o acesso de veículos é locado ao lado do Complexo Grimm principal, facilitando o acesso entre eles. No outro lado da rua, há um terreno que contém um lago perene - onde será proposto um parque de convivência. Na mata existente ao lado deste local, receberá uma trilha de exploração da mata e contato direto aos apreciadores deste tipo de lazer.



6.1 Planta de Situação (Macro)

6.1.1 Ponto Focal
        6.1.1.1 Igreja Preta













6.1.1.2 Casa da Comunidade


6.1.1.3 Área de Recomposição Florestal


6.1.1.4 Complexo Grimm


6.1.2 Sistema Viário

Toda a via será pavimentada por pavers de concreto, com cores distintas. As peças devem observar a ABNT NBR 9781, atentando-se para sua dimensão, que para serem consideradas pavimento intertravado devem atender a relação comprimento/espessura < 4. A infiltração de água, neste caso, se dá pelos espaços vazios nas peças, pelo espaçamento entre elas ou ainda, pela própria peça quando constituída de concreto permeável.


6.1.3 Mobiliário Urbano


6.2. Implantação Complexo Grimm


6.1.1 Projeto Arquitetônico
 6.1.1.1 Centro de Informações
   6.1.1.1.1 Demolir e Construir


6.1.1.1.2 Planta Baixa e Cobertura



6.1.1.1.3 Perspectiva Externa

6.1.1.2 Empório Oma Grimm
  6.1.1.2.1 Demolir e Construir

6.1.1.2.2  Planta Baixa e Cobertura

6.1.1.2.3 Perspectiva Externa
6.1.1.3 Hostel dein Zuhause - Hostel a Sua Casa
6.1.1.3.1 Demolir e Construir



6.1.1.3.2 Planta Baixa e Cobertura
6.1.1.3.3 Perspectiva Externa



6.1.1.4 Museu Der Erinnerung - Museu da Lembrança 
6.1.1.4.1 Demolir e Construir

   6.1.1.4.2 Planta Baixa e Cobertura

6.1.1.4.3 Perspectiva Externa

6.1.1.5 Kaffeehaus Grimm - Cafeteria Grimm
   6.1.1.5.1 Demolir e  Construir


   6.1.1.5.2 Planta Baixa e Cobertura

 6.1.1.5.3 Perspectiva Externa
6.1.1.6 BWC/Vestiário
     6.1.1.6.1 Planta Baixa
6.1.1.6.2 Perspectiva Externa

Cortes

Elevações
Elevações  Sentido Horizontal

Elevações  Sentido Vertical

6.1.2 Projeto Paisagístico 
6.1.2.1 Recomposição Florestal
O reflorestamento de vegetação nativa tem como objetivo a restauração da floresta nativa, e com isto, do meio ambiente natural, habitat de espécies da fauna e flora locais. A intervenção acontecerá por meio do plantio de espécies nativas para recompor o ecossistema. Outro termo existente é a recomposição florestal, que é "a compensação do volume de matéria-prima florestal extraído de vegetação natural pelo volume de matéria-prima resultante de plantio florestal para geração de estoque ou recuperação de cobertura florestal".

6.1.2.2 Pomar - Complexo Grimm

O resgate e manutenção do pomar existente na proposta tem como objetivo, manter viva a tradição da propriedade pioneira autossuficiente a partir da produção para consumo de frutas, para o feitio de sucos, cachaça, doces, conservas, mussi, bolos e também poder comercializar o excedente. A proposta sugere e induz  para que o visitante tenha a oportunidade de colher a fruta da época no pé para degustar no local, ou mesmo levar para sua casa
Detalhamento Construtivo
 Muxarabi

Drywall
Perspectivas Externas
7 Considerações Finais

O legado étnico do pioneiro alemão que chegou à região está presente no perfil cultural e identitário da cidade de Agrolândia. É perceptível  e está presente, de diversas maneiras, através de elementos culturais, tradições, hábitos e costumes, nas relações sociais, nas atividades de lazer, na gastronomia, na música, na religião, na arquitetura, na estruturação dos espaços da cidade, na propriedade rural, no Complexo Grimm. 
Através da pesquisa, no decorrer deste trabalho, ficou evidente a presença de marcos culturais relacionados à imigração alemã. Muitos desses elementos culturais não são reconhecidos como legado e consequentemente,  não são valorizados, quando não contar mais com representantes da família idealizadora do espaço. Por sua vez, o patrimônio edificado, quando se encontra sem uso, desprovido de práticas sociais - e da energia das pessoas, pode entrar em um processo irreversível de decadência. Com foco nesta questão e cientes de que a original propriedade pioneira da Família Grimm ainda conta com a presença de um membro da família que toma conta e a mantém em bom estado de conservação, mesmo que, contando com muitos ambientes do complexo em desuso e fechados, desprovido do vigor de outrora, é importante um planejamento e uma reestruturação quanto ao uso, para ocorrer o resgate da vitalidade de outro momento e que esta, mantenha-se no futuro. 
Esta proposta, atenta a estas conclusões previamente elaboradas, apresentou novas propostas de uso e a revitalização espacial local com a valorização das muitas tipologias pertencentes ao patrimônio histórico arquitetônico regional  que compõem o complexo, sem sua descaracterização, enquanto conjunto. 
Com isto, concluímos que a requalificação contribui para manter com vivacidade  e conteúdo de um espaço e arquitetura na paisagem, munido do vigor e lastro histórico de outros períodos, contribuindo para uma paisagem peculiar e cheia de identidade, independentemente do período histórico.
Resgatar um espaço histórico vai muito além da Arquitetura, do Urbanismo. Ele resgata o ambiente, a comunidade, nos comunica a história e nos permite construir a história. Objetiva-se, portanto, acentuar a capacidade do sítio enquanto elemento de identificação e suporte da memória, utilizando-se da identidade local como estratégia de preservação.

8 Referências Bibliográficas
  • ADAMI, Luiz Saulo; ROSA, Tina. Agrolândia de Trombudo Alto aos nossos tempos. 3. ed. Santa Catarina: Editora S&T editores, 2008.
  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. 3 ed. Rio de Janeiro, 2015. 147 p. Disponível https://www.ufrgs.br/incluir/wp-content/uploads/2017/07/Acessibilidade-a-edifca%C3%A7%C3%B5es-mobili%C3%A1rio-espa%C3%A7os.-PDF1.pdf. Acesso em: 17 abr. 2020.
  • ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO ALTO VALE DO ITAJAÍ. Localização e distâncias: AMAVI. 
  • BRANDÃO, Antônio Carlos. Habitabilidade e Bem Estar. Interpretar Arquitetura. UFMG
  • BRASIL. Decreto-Lei n° 25, de 30 de novembro de 1937. Organiza a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del0025.htm. Acesso em 03 mar. 2020.
  • BRASIL; Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Patrimônio Material. Disponível em:  http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/276. Acesso em 01 mar. 2020
  • BOTELHO, Soraya Alvarenga; DAVIDE, Antonio Cláudio. Métodos silviculturais para recuperação de nascentes e recomposição de matas ciliares. Simpósio Nacional sobre Recuperação de Áreas Degradadas, v. 5, p. 123-145, 2002.
  • CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. Cortez Editora, 2017.
  • COELHO, Teixeira. Dicionário crítico de Política Cultural. São Paulo: Iluminuras, 2012.
  • CHING, Francis DK. Arquitetura, forma, espaço e ordem. John Wiley & Sons, 2014.
  • ICOMOS, Carta de Atenas 1931. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Carta%20de%20Atenas%201931.pdf. Acesso em 03 mar. 2020.
  • ICOMOS, Carta de Veneza 1964. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Carta%20de%20Veneza%201964.pdf. Acesso em 03 mar. 2020.
  • GIEDION, Sigfried. Espaço, tempo e Arquitetura: O desenvolvimento de uma nova tradição. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
  • GUTZ, Tamires. Pesquisa - através de Questionário on line, entre os dias 21 a 25 de março de 2020. Disponível: https://docs.google.com/forms/d/1g1vhXf07r-z4yBYMOFNfy9Sp_17JNxi2kpx_PodkI_4/edit
  • GREENWOOD, Frank D.; KOBIELSKI, Kazimir. Drywall construction. U.S. Patent n. 5,146,723, 15 set. 1992.
  • MACEDO, Silvio Soares. Espaços Livres. Em Paisagem e  Ambientes Ensaios, São Paulo, nº 07 p. 15-16, jun. 1995.
  • NEVES, Renata Ribeiro. Centro Cultural: a cultura à promoção da Arquitetura. IPOG – Revista Especialize On-line, Goiânia, v. 1, n. 5, jul. 2013.
  • NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL-ONU BR. A Agenda 2030. Disponível em :< https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/ >. Acesso em: 29 de nov. de 2020.
  • Prochnow, M., et al. "Matas legais: planejando propriedades e paisagens." Ficha Técnica (2008).
  • SAIDOK, Christian. Estilo alemão: a funcionalidade e o requinte do estilo alemão na decoração. In: Casa da Iaz. Disponível em: https://blog.iazamoveisdemadeira.com.br/decoracao/estilo-alemao/. Acesso em 06 de jun.  2020.
  • SILVA, Fernando Fernandes da. As cidades brasileiras e o patrimônio cultural da humanidade. 2. ed. São Paulo: Peirópolis: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.
  • SOUZA, CL de; AWAD, Juliana di Cesare Marques. Cidades sustentáveis, cidades inteligentes. 2012.
  • VIDOR, Vilmar. Indústria e Urbanização no Nordeste de Santa Catarina. Editora da FURB. Blumenau, 1975.
  • VIVA DECORAPRO (ed.). Entenda como foi à evolução da arquitetura alemã e qual a sua influência nas construções brasileiras. Disponível em: https://www.vivadecora.com.br/pro/arquitetura/arquitetura-alema/.. Acesso em: 03 mar. 2020
  • TERRA, Lygia Geografia Geral e do Brasil – Moderna, 2005. Disponível em: http://obshistoricogeo.blogspot.com/2014/12/o-conceito-de-paisagem-lugar-territorio.html. Acesso em: 09 set. 2020.
Vídeos
Processo - Via Meet Google
Projeto
Avaliação da Banca

TCC defendido em 8 de dezembro de 2020, pela plataforma meet do Google, entre os horários de 16:00 e 17:00h. 
A Banca examinadora, formada somente por docentes do quadro de Arquitetura e Urbanismo da UNIDAVI, coordenado pela professora Maristela Macedo Polezza foi formada pelos professores e suas respectivas notas:

- Gustavo Peters -  Nota: 6,40;       
- Joice Warmling  - Nota: 7,08;
-Angelina Wittmann (Orientação) - Nota: 10,0 - equivalente a 20% nota final)
 
Nota Final: 7,39.
Que estas reflexões encontrem ecos dentro da sociedade de Agrolândia, no sentido de buscar construir uma cidade melhor a partir de questões que reportem ao Urbanismo, Arquitetura, Patrimônio Histórico, Patrimônio Natural e Sociedade. Que este debate nunca termine e através da formação de Tamires, prossiga, a partir de suas contribuições profissionais.
Parabéns Tamires. Gratidão por nos permitir participar deste processo social e criativo a partir da Arquitetura e do Urbanismo e suas variantes, agora para a História.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário